>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Vantagens e desvantagens da arquitetura de servidor cliente


Em redes de computadores, o termo "cliente servidor" descreve uma arquitetura de rede em que os computadores conhecidos como servidores são usados ​​para gerenciar centralmente o acesso à rede e aos recursos da rede e armazenar dados. A maioria das redes de negócios usa arquitetura cliente-servidor, pois as vantagens das implementações de cliente-servidor superam as desvantagens.

Vantagem de servidor centralizado


Ter um único servidor hospedando o banco de dados de nomes de usuários e senhas e, ao mesmo tempo, gerenciar quais níveis de acesso de usuários e computadores individuais podem ter a recursos de rede específicos é uma vantagem distinta da arquitetura cliente-servidor. São necessários menos funcionários de suporte para gerenciar contas de segurança centralizadas do que seria necessário se a segurança e o acesso aos recursos tivessem que ser configurados em cada computador individual na rede. Essa vantagem é ainda maior em redes em que os usuários normalmente acessam recursos de vários computadores, pois o acesso a recursos e as permissões de logon teriam que ser configurados para cada usuário, em cada computador que eles usam.

Desvantagem do servidor centralizado


Onde quer que um único servidor seja usado para gerenciar recursos em uma rede, sempre há a chance de uma falha do servidor interromper os negócios da rede. Por exemplo, se um único servidor hospedar o banco de dados de nomes de usuário e senhas de uma rede e o servidor sofrer uma falha, nenhum usuário poderá fazer logon na rede até que o servidor seja consertado ou substituído. Uma rede em que as informações de logon são configuradas e mantidas em cada computador não tem esse problema, pois a falha de um único computador não impede que os usuários de outros computadores façam logon e acessem os recursos da rede. Apenas o computador com falha é afetado.

Vantagem de escalabilidade


Você pode adicionar recursos na forma de segmentos de rede, computadores e servidores a uma rede cliente-servidor sem grandes interrupções na rede. O acesso a quaisquer novos recursos pode ser administrado a partir do banco de dados de segurança centralizado, armazenado em um único servidor de rede. Sem servidores centralizados hospedando novos recursos, quaisquer novos computadores adicionados à rede precisariam ser configurados individualmente com os nomes de usuário e senhas de todos os usuários que possam precisar usá-los, e o acesso a recursos mantidos em vários computadores precisaria ser configurado em cada computador que hospeda recursos, para cada usuário que precisa acessá-los. Quanto maior a rede se torna, mais equipe de suporte de TI é necessária simplesmente para gerenciar contas de usuários e permissões de acesso a recursos. Com um servidor centralizado, as permissões para todos os recursos da rede podem ser concedidas por um número menor de funcionários de suporte que configuram essas permissões no servidor.

Custo


Em certo sentido, o custo pode ser visto como uma vantagem da arquitetura de rede cliente-servidor. Poucos funcionários de suporte são necessários para manter a rede e manter o acesso aos recursos da rede. No entanto, o custo de hardware e software de servidor é maior do que o custo de compra de hardware de desktop e licenças de software, e o fato de que servidores dedicados únicos representam um risco para toda a rede caso falhem significa que a maioria das empresas emprega sistemas caros à prova de falhas, como a manutenção de servidores de backup, prontos para entrar em operação no momento em que o servidor principal falhar. Esse tipo de duplicação de recursos e o conhecimento necessário para gerenciá-lo e mantê-lo compensa de alguma forma as economias obtidas pela necessidade de menos equipe de suporte de desktop.