>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Vantagens e desvantagens dos bancos de dados de rede


Os bancos de dados têm uma ampla gama de aplicações em sistemas de negócios. Eles ajudam a automatizar tarefas repetitivas de personalização de documentos, permitem que as operadoras de telefonia tenham acesso rápido aos detalhes do cliente e aceleram a consolidação de informações financeiras. Bancos de dados categorizam tipos de dados e então estabelecem relacionamentos entre essas categorias, os três principais sistemas de gerenciamento de bancos de dados são relacional, hierárquico e de rede. Cada um tem seus próprios méritos. Existem vantagens e desvantagens no modelo de banco de dados de rede em comparação com os outros dois sistemas de gerenciamento de dados.

Organização


As informações são agrupadas em entidades ou registros e cada entidade possui atributos, que correspondem aos títulos das colunas. Por exemplo, a entidade "Cliente" teria Nome da empresa e Número de telefone como dois atributos. Cada entidade tem um atributo definidor que identifica exclusivamente cada registro na tabela. Isso é chamado de chave, que é um índice. As tabelas são unidas por esses atributos-chave para expandir o intervalo de dados disponíveis para cada consulta.

Alternativas


O sistema de gerenciamento de banco de dados relacional domina a aplicação de negócios. Os dados são "normalizados" e depois armazenados em tabelas. Os dados normalizados se encaixam em uma estrutura que elimina a repetição e a redundância de dados. São as junções entre as tabelas de dados normalizados que criam uma relação entre os atributos e assim dá nome a este sistema de gerenciamento de banco de dados. Bancos de dados hierárquicos são menos comuns. Eles vinculam entidades, novamente por atributos-chave, mas organizados como relacionamentos pai-filho. Isso cria uma estrutura de árvore de dados e é adequado para informações geográficas ou dados arquivados usados ​​para "mineração de dados".

Relacionamentos


Um banco de dados de rede é semelhante a um banco de dados hierárquico. No entanto, enquanto um banco de dados hierárquico tem apenas relacionamentos um-para-muitos entre entidades, um sistema de gerenciamento de banco de dados de rede permite relacionamentos muitos-para-muitos. Esta é a característica definidora dos SGBDs de rede. Em um banco de dados hierárquico, uma entidade pai pode ter muitas entidades filhas, mas cada filha pode ter apenas um pai. Esta é a relação um-para-muitos. O relacionamento muitos-para-muitos em um SGBD de rede permite que uma entidade pai tenha muitas entidades filhas e uma entidade filha tenha muitas entidades pai.

Benefícios


O principal benefício do modelo SGBD de rede é o relacionamento muitos-para-muitos. O banco de dados hierárquico não leva em conta muitos eventos organizacionais humanos que exigem que uma entidade tenha muitos links ascendentes para outras entidades. Por exemplo, em um banco de dados médico, um médico pode ser atribuído a muitas enfermarias e cuidar de muitos pacientes, enquanto o paciente é uma ala que não está vinculada ao relacionamento com a entidade médica e, portanto, a entidade paciente também precisa de um link tanto para a entidade médica como para a entidade ala. Assim, uma série de relacionamentos cruzados se desenvolve rapidamente.

Desvantagens


Os bancos de dados relacionais têm estruturas que resolvem relacionamentos muitos-para-muitos entre instâncias ou registros de uma entidade, mas os bancos de dados de rede não. Por exemplo, no exemplo de banco de dados de rede, o paciente pode ter muitos médicos e um médico tem muitos pacientes, mas o SGBD de rede só poderia estabelecer um relacionamento de um médico para muitos pacientes ou um relacionamento de um paciente para muitos médicos, não ambos.