>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

4 dicas de manutenção para sua bomba de calor Mini-Split


As chances são de que você ama seu mini-split. A maioria das pessoas que adquirem esses sistemas elogiam sua eficiência, tranquilidade e conveniência. Simplificando, mini-splits geralmente funcionam muito bem . E eles realmente são úteis quando você está construindo uma adição ou terminando um espaço anteriormente não condicionado.

Mas, como todos os sistemas mecânicos, os mini-splits precisam de manutenção.

A falha em manter um sistema mini-split pode resultar em desempenho ruim, desconforto geral na sala onde o sistema está localizado e até mesmo falhas completas do sistema. Ninguém quer isso, especialmente quando requer reparos caros.

Boas notícias: Manter um mini-split não é tão complicado. Aqui estão quatro coisas que você pode começar a fazer hoje para maximizar a vida e o desempenho da sua bomba de calor mini-split.

1. Limpe o filtro todos os meses.


Este parece tão simples, mas filtros mini-split sujos são culpados comuns sempre que um sistema começa a funcionar! A maioria dos sistemas exige limpezas de filtro uma vez por mês, mas verifique as especificações do fabricante para ter certeza.

Quando o filtro de ar fica muito sujo, o acúmulo bloqueia o fluxo de ar através do sistema. A diminuição do fluxo de ar pode dificultar o aquecimento ou resfriamento do sistema. Eventualmente, você pode acabar com uma bobina congelada. Esse é um problema sério que pode levar a outras falhas mecânicas mais caras.

Portanto, certifique-se de manter o filtro limpo! É fácil de fazer e pode salvá-lo de grandes dores de cabeça no futuro.

2. Inspecione o minisplit duas vezes por ano.


É melhor deixar alguns tipos de manutenção para profissionais de HVAC. Aqui está uma lista de etapas que nossos técnicos realizam durante as inspeções regulares da bomba de calor mini-split:
  • Verifique os códigos de erro do sistema
  • Verifique a queda de temperatura (e o aumento no inverno)
  • Verifique se a linha de drenagem está livre de bloqueios e se a água pode fluir
  • Teste a operação dos capacitores do sistema
  • Analise todos os componentes elétricos e fiação
  • Limpe a bobina externa
  • Faça uma inspeção visual da bobina interna e da roda do soprador (serviço de limpeza disponível, se necessário)
  • Verifique a pressão do refrigerante
  • Limpe e aspire o interior da unidade interna

Como a maioria dos sistemas mini-split nas residências da área de Atlanta é usada para resfriamento e aquecimento, é melhor fazer essa inspeção duas vezes por ano - uma vez na primavera e outra no outono. Dessa forma, você pode se sentir confiante de que o sistema está pronto para fornecer vários meses de AC ou calor.

3. Avalie a instalação inicial


Se você está tendo problemas com um mini-split, há uma boa chance de que ele não tenha sido instalado corretamente em primeiro lugar.

Ao redor de Atlanta (e provavelmente na maioria dos lugares ao redor dos EUA, na verdade), esses sistemas são muito menos comuns do que os condicionadores de ar e fornos centrais com dutos. A maioria dos empreiteiros de HVAC fica feliz em instalar mini-splits, mas poucos têm muita experiência com eles. Erros de instalação são comuns e podem prejudicar significativamente o desempenho do sistema.

Observe que isso é não o caso conosco. Na PV, somos contratados Trane Ductless Pro certificados.


Isso significa que nossa equipe recebeu treinamento especial no local em instalação e manutenção de bombas de calor mini-split em uma instalação da Trane-Mitsubishi. Poucos empreiteiros locais podem reivindicar essa distinção. De nossa parte, instalamos sistemas mini-split Trane-Mitsubishi há muitos anos e os conhecemos por dentro e por fora.

Mas quando somos chamados para solucionar um problema com um mini-split que não instalamos, uma das primeiras coisas que fazemos é auditar a instalação inicial. É comum encontrar problemas como:
  • Ventilador interno mal nivelado que não drena a água adequadamente e causa vazamentos
  • Linhas de cobre mal isoladas atrás do ventiloconvector que suam e vazam água
  • Vazamentos de óleo devido a uma conexão desleixada do queimador
  • Espaço insuficiente na unidade externa - o ventilador soprará diretamente em uma parede ou em outro sistema HVAC, o que prejudica o desempenho
  • Suporte de montagem desalinhado - a unidade interna não ficará nivelada com a parede
  • Dimensionamento inadequado que impede o desempenho do sistema
  • Unidades internas e externas incompatíveis
  • Infiltração de ar através de um orifício não vedado onde o instalador passava as linhas pela parede

Quando um ou mais desses problemas estiver presente, seu mini-split provavelmente não funcionará da maneira que deveria. Sabemos como encontrar o problema e aplicar a melhor solução.

4. Inspecione seus dutos


A maioria dos sistemas mini-split não possui dutos. É parte da razão pela qual eles são tão eficientes! Sem dutos para se preocupar, o potencial de perda de energia é drasticamente reduzido.

No entanto, alguns sistemas mini-split possuem dutos. Estes são chamados (sem surpresas aqui) conduzidos bombas de calor mini-split e são úteis quando você precisa de uma unidade interna para aquecer e resfriar várias salas.

Os problemas potenciais com dutos mini-split são os mesmos que você pode experimentar com qualquer sistema de dutos:vazamentos, dimensionamento inadequado, flacidez, bloqueios, má instalação… tudo isso é possível.

Sempre que um sistema mini-split com dutos está com problemas, inspecionamos os dutos quanto a vazamentos e testamos a pressão estática. Em muitos casos, vazamentos de dutos e má instalação estão fazendo com que o sistema funcione com menos eficiência do que deveria. Depois de diagnosticar o problema com os dutos, selaremos os vazamentos e/ou ajustaremos os dutos conforme a situação exigir.

Tem problemas de mini-divisão em sua casa na área de Atlanta? Podemos ajudar.


Antes de nos ligar, certifique-se de limpar seu filtro. Se você ainda tiver problemas após a limpeza, entre em contato conosco! Nossos técnicos experientes analisarão seu sistema mini-split e chegarão ao fundo do problema.

Mini-splits são máquinas excelentes, mas não são invencíveis. Como a maioria dos sistemas HVAC, a manutenção preventiva pode ajudar bastante a evitar problemas dispendiosos.