>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

4 causas comuns de vazamentos na linha de refrigerante HVAC


Cada equipamento ou aparelho que você usa é feito de vários componentes que são cruciais para o seu funcionamento. Mesmo que um componente esteja danificado ou comece a apresentar algum problema, seu eletrodoméstico ou equipamento não conseguirá desempenhar a função para a qual foi feito corretamente. Da mesma forma, seu sistema HVAC possui vários componentes, um dos quais é a linha de refrigerante. A linha de refrigerante é responsável pela circulação do refrigerante, que finalmente absorve e libera o calor e faz com que o ar resfrie. Mas às vezes, a linha de refrigerante pode ficar danificada e/ou começar a vazar, afetando o funcionamento do seu sistema. Aqui, discutiremos algumas causas comuns de vazamentos na linha de refrigerante HVAC em detalhes, para fornecer uma compreensão adequada do problema.

Propósito da linha de refrigerante HVAC


O refrigerante é uma das coisas básicas necessárias para um HVAC funcionar corretamente. É uma mistura de produtos químicos que circulam dentro do seu ar condicionado. O refrigerante muda de líquido para gás enquanto circula pelo sistema e absorve e libera calor durante o processo. As linhas de refrigerante fornecem uma passagem para o refrigerante para circulação. As linhas de refrigerante são uma combinação de duas linhas de cobre que servem para conectar o condensador e a serpentina do evaporador.

A linha maior, também chamada de linha de sucção, transporta o gás frio e é isolada para evitar qualquer condensação e também aumentar a eficiência. A linha maior também é conhecida como linha de vapor ou linha de retorno. A linha menor transporta líquido quente e não é isolada. Esta linha menor é mais conhecida como linha de líquido.
Nossa escolha

Detector de vazamento de refrigerante Elitech WJL-6000

Testador de gás halogênio HVAC Refrigerante AC Sniffer
O detector de vazamento de Freon aciona R22, R134A, R404a, R410A e todos os refrigerantes halogenados, incluindo HFCs, CFCs, HCFCs e misturas. Resposta em 3 segundos; Aquecimento em 6 segundos.

Causas de vazamentos na linha de refrigerante


Uma linha de refrigerante danificada ou com vazamento pode causar aumento no uso de energia, contas mais altas e ineficiência do seu sistema. Se não for reparado imediatamente, pode causar danos permanentes ao seu sistema. A linha de refrigerante com vazamento é responsável pela perda frequente de refrigerante, levando a recargas repetidas e o custo do refrigerante está aumentando regularmente.
Nossa escolha

Detector de vazamento de Freon LotFancy

Detetor de vazamento de refrigerante HVAC para CFCs HCFCs HFCs
Excelente sensor com sensibilidade máxima de 0,21 onças/ano, o detector de vazamento Freon detecta todos os tipos de refrigerantes de halogênio, incluindo, entre outros, CFCs. Uma sonda flexível de cerca de 7,9 polegadas pode alcançar quase todos os cantos ou espaços estranhos; Detector de vazamento de climatização mais estável com design preciso de IC de potência ultrabaixa.

Pode haver várias razões para vazamentos nas linhas de refrigerante, mas vamos dar uma olhada em algumas causas comuns de vazamentos nas linhas de refrigerante HVAC.
  1. Vazamentos de pinhole:
    O formaldeído é um elemento comum encontrado em produtos de construção doméstica e forma naturalmente o “ácido fórmico”. Quando o formaldeído se acumula nas linhas de cobre, ele forma ácido fórmico que lentamente corrói as linhas de cobre e cria vazamentos. Isso geralmente acontece depois de usar o sistema HVAC por um longo tempo. Junto com as linhas de cobre, a formação de ácido fórmico também afeta os componentes do sistema. Os fabricantes começaram a substituir as linhas de cobre por alumínio, pois não são propensas à corrosão.
  2. Vibração do sistema:
    A unidade externa do sistema HVAC é composta por um compressor e um condensador. O compressor possui um potente motor e uma unidade de ventilação alojados dentro de um gabinete de metal e o motor funciona o tempo todo em que o sistema está ligado. Durante o funcionamento, o motor produz vibrações, mas se o sistema estiver instalado corretamente, um isolador de vibração será conectado ao sistema. Esses isoladores de vibração absorvem qualquer movimento em excesso e impedem que as vibrações circulem pelo sistema. Mas, caso o HVAC não esteja instalado corretamente e não haja isolador de vibração conectado ao sistema, o motor pode causar fortes vibrações durante o trabalho. Essas vibrações podem enfraquecer ou até mesmo fraturar as linhas de refrigerante. Em alguns casos, as braçadeiras nas linhas de refrigerante de cobre podem se soltar, fazendo com que elas rocem no suporte do sistema. Essas fricções regulares formam buracos na unidade, causando vazamento nas linhas de refrigerante.
    Crédito da imagem:Wikimedia Commons
  3. Dano do conjunto de linhas:
    Há chances de que as linhas de refrigerante de cobre que conectam o condensador e as bobinas do evaporador sejam perfuradas ou danificadas, causando vazamento. As causas de tais danos podem ser cortadores de grama, trabalhos de construção, alguém tropeçando no conjunto de linha, ou penetração de pregos e/ou parafusos nas paredes do prédio se as medidas de proteção adequadas não forem tomadas.
  4. Corrosão:
    Alguma quantidade de formaldeído está presente no ar interno de quase todas as casas que, ao longo do tempo, cria corrosão conhecida como corrosão Formicary. A corrosão formicária é resultado do ácido fórmico gerado naturalmente pelo formaldeído. Essa corrosão pode atacar as linhas de refrigerante feitas de cobre, eventualmente resultando em vazamentos de refrigerante em vários locais do sistema HVAC. Mesmo no caso das bombas de calor, os acumuladores que são feitos de aço começam a corroer ou enferrujar após alguns anos de uso, causando vazamentos de refrigerante.
    Crédito da imagem:Wikimedia Commons
Nossa escolha

Detector de vazamento de HVAC Elitech CLD-100

Testador de gás halogênio HVAC Refrigerante AC Sniffer
É um sensor corona tradicional com um circuito analógico atualizado. Resposta em 3 segundos e aquecimento em 6 segundos. 6 Sensibilidade ajustável com máx. sensibilidade de 0,21 onças/ano. Indicação direta de status com indicadores sonoros e visuais de alarme de vazamento e indicadores de bateria de duas cores.

Conclusão


As linhas de refrigerante começam a vazar após uso prolongado ou devido à falta de prevenção adequada. O vazamento de refrigerante é um assunto sério e perigoso e não deve ser encarado com leviandade. O maior problema com a linha de refrigerante com vazamento é que você precisará recarregar o refrigerante com mais frequência e é um componente caro. Além disso, se a questão do vazamento de refrigerante não for tratada adequadamente a tempo, isso resultará em altas contas de energia e aumento nas taxas de reparo ou serviço. Portanto, sempre que notar vazamento no seu sistema HVAC, entre em contato com um especialista o mais rápido possível, pois se não for atendido, esse vazamento pode causar danos permanentes ao seu sistema. É sempre melhor parar os problemas no início para evitar mais danos e grandes contas de reparo.