>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Problemas de fluxo de ar HVAC:12 causas comuns e como corrigi-los


Você tem notado que alguns cômodos da sua casa são mais quentes ou mais frios do que outros? Você altera suas configurações de CA, mas ainda não sente diferença? Você coloca as mãos na frente das aberturas e sente que o fluxo de ar do seu ar condicionado é fraco e quase inexistente. Talvez o ar esteja quente quando deveria estar frio e você percebe correntes de ar em sua casa.

Bem, sua unidade pode estar lidando com problemas de fluxo de ar. O fluxo de ar HVAC fraco é um dos problemas mais irritantes, não apenas porque é desconfortável, mas também porque você não pode identificar a causa exata.

De filtros de ar sujos a dutos com vazamento, há muitas razões para o fluxo de ar do seu ar condicionado ser fraco. Alguns são fáceis de consertar, enquanto outros requerem ajuda profissional.

Se os problemas de fluxo de ar não forem tratados, eles podem resultar em problemas de ar condicionado, como falha no compressor, que é bastante caro para reparar. Em alguns casos, você pode até ter que substituí-lo. Para ajudá-lo a lidar efetivamente com problemas de fluxo de ar HVAC antes que eles piorem, preparamos este guia que abrange:
  • Sintomas de fluxo de ar HVAC fraco
  • 12 causas de problemas de fluxo de ar HVAC e suas soluções
  • Maneiras de melhorar o fluxo de ar HVAC
  • Como calcular o fluxo de ar HVAC
  • Como equilibrar o fluxo de ar HVAC

Sintomas de fluxo de ar HVAC fraco


Quando há um problema com o fluxo de ar, seu aparelho de ar condicionado geralmente lhe dá sinais de alerta. Você pode começar a sentir pontos quentes e frios ou nenhum ar soprando das aberturas em sua casa. As aberturas podem liberar pouco ou nenhum ar ou você pode enfrentar um desequilíbrio de pressão em sua casa. Portanto, é importante aprender sobre esses sinais para chegar ao fundo da questão.

1. Sua casa está experimentando pontos quentes e frios


Se você configurou seu termostato para a mesma configuração em toda a sua casa, pode estar se perguntando por que certos cômodos parecem quentes enquanto outros sentem frio. As variações de temperatura em sua casa são um sinal vital, indicando que há algo errado com o fluxo de ar HVAC.

2. Fluxo de ar HVAC fraco das aberturas


Você configurou sua unidade na configuração mais baixa, mas seu quarto permanece quente e você quase não sente nenhuma circulação de ar. Então, você coloca a mão sob as aberturas, mas sente pouco ou nenhum ar saindo. Isso indica um problema de fluxo de ar.

3. Desequilíbrio de pressão


Se você estiver experimentando correntes de ar em sua casa, que são perceptíveis se as portas começarem a chacoalhar ou fechar por conta própria, você pode estar lidando com uma pressão desigual criada por um fluxo de ar ruim.

4. Sua unidade de ar condicionado está soprando ar quente


Quando uma unidade de CA começa a soprar ar quente enquanto está acima de 100F do lado de fora, você está lidando com um problema de fluxo de ar HVAC ruim que precisa ser corrigido imediatamente para evitar mais danos.

12 causas de problemas de fluxo de ar HVAC e suas soluções


Vamos explorar alguns dos motivos comuns para problemas de fluxo de ar HVAC e como evitá-los ou corrigi-los.

1. Filtros de ar entupidos


Se você ignorou a manutenção do seu AC por um bom tempo, os filtros de ar entupidos podem ser o culpado do seu problema de fluxo de ar HVAC.

Os filtros de ar são responsáveis ​​por manter o ar limpo em sua casa. Eles filtram o mofo, pólen, poeira, pêlos de animais e poluentes externos. Para funcionar de forma ideal, eles precisam ser limpos mensalmente, dependendo do seu uso. Se eles estiverem cheios de detritos, eles podem bloquear o fluxo de ar, resultando em fluxo de ar fraco ou pontos quentes e frios em sua casa. Filtros entupidos podem até impedir que seu AC funcione completamente se você ficar muito tempo sem manutenção.

Para resolver esse problema de fluxo de ar HVAC, você precisa trocar os filtros de ar. Idealmente, você deve limpar seus filtros após cerca de 250 horas de uso e trocá-los pelo menos uma vez a cada 3-4 meses ou mais, se você mora em um clima úmido ou em uma área altamente poluída.

Manter uma verificação dos filtros de ar pode ser um aborrecimento, e é aí que os dispositivos inteligentes entram em ação. Você pode usar um termostato inteligente ou um controlador de CA inteligente se tiver unidades de mini-split, janela ou CA portáteis para monitorar o nível de limpeza do filtro de ar.

2. Unidade HVAC superdimensionada e subdimensionada


Se você comprou um ar condicionado de grandes dimensões, pensando que uma unidade maior proporcionaria um resfriamento mais eficiente, bem, não é assim que funciona.

Uma unidade que é maior do que os ciclos curtos necessários, o que significa que liga e desliga com frequência. Isso aumenta o desgaste e seu AC não poderá fornecer fluxo de ar suficiente. Além disso, nunca dura o suficiente para remover o excesso de umidade de sua casa.

Da mesma forma, uma unidade HVAC subdimensionada precisa trabalhar mais para resfriar sua casa, o que pode causar superaquecimento de seus componentes, especialmente o capacitor.

Se você notar esses sinais, faça uma avaliação profissional para determinar o tamanho certo de ar condicionado para sua casa.

3. Acúmulo de Detritos na Unidade Externa


As folhas são detritos que podem facilmente ficar presos na unidade externa do seu ar condicionado, especialmente se você usar arbustos ou outras plantas para escondê-lo ou cobri-lo. Ele terá que trabalhar mais para dispersar o calor e impactar o fluxo de ar do seu ar condicionado. Seu sistema também pode superaquecer devido ao fluxo de ar fraco. Seria melhor se comprometer com uma rotina de limpeza regular para evitar esse problema no futuro.

4. Baixos níveis de refrigerante em sua unidade


O refrigerante em seu HVAC é responsável por fornecer ar frio e, se seus níveis estiverem baixos, não fará bem o seu trabalho. Você notará pouco ou nenhum ar soprando das aberturas da casa e resfriamento reduzido quando houver falta de refrigerantes.

O vazamento é o principal responsável por baixos níveis de refrigerante em seu ar condicionado. As rachaduras e furos na bobina CA podem causar vazamentos. Um acúmulo de corrosão devido à falta de manutenção AC também pode causar esse problema.

Entre em contato com um especialista em HVAC para reabastecer o refrigerante; os níveis devem corresponder exatamente aos níveis especificados pelo fabricante do seu AC.

5. Dutos bloqueados ou vazando


O duto do seu AC é responsável por fornecer ar frio para o resto da sua casa. Com o tempo, devido à falta de manutenção, poeira e detritos podem entupir seus dutos. Também pode desenvolver buracos e rachaduras, levando a um fluxo de ar HVAC reduzido. Se você mora em um prédio antigo, pássaros e roedores podem construir seus ninhos ao longo do tempo, contribuindo para o entupimento dos dutos.

Um duto com vazamento não apenas reduz o fluxo de ar, mas também pode afetar a qualidade do ar da sua casa, sugando sujeira e outros poluentes. Além disso, pode resultar em desperdício de energia, fazendo com que suas contas de eletricidade aumentem. Você saberia que tem um problema de duto bloqueado ou com vazamento se notar resfriamento desigual, poeira no ar ou se o duto parecer torcido.

Você pode entrar em contato com um profissional ou inspecionar o duto por conta própria. Procure por rachaduras e buracos. A maioria dos vazamentos é onde os dois dutos são unidos; você pode colocar sua mão perto dessas articulações para sentir o ar.

Depois de encontrar os vazamentos, use fita adesiva ou um selante de duto de ar de mástique. O selante de dutos é uma opção melhor do que a fita adesiva. É uma substância pegajosa que você aplica nos orifícios e lacunas e endurece após a secagem.

Para bloqueio de dutos, verifique as aberturas em cada sala quanto ao fluxo de ar, observe a quantidade de fluxo de ar e verifique quais não estão soprando ar. Remover os detritos por conta própria pode ser complicado, por isso, se você nunca fez isso antes, é sempre melhor chamar um profissional.

6. Bloqueio de ventilação


Se você sentir que não há ar saindo das aberturas em sua casa, é mais provável que o bloqueio das aberturas seja o problema. Você pode estar bloqueando suas saídas de ar sem saber; um móvel pode estar na frente e bloqueando o fluxo de ar, ou você pode ter fechado algumas aberturas em um dia frio e esquecido de abri-las novamente.

Esta ação compromete o fluxo de ar HVAC, deixando-o abafado e desconfortável nos verões quentes.

Felizmente, esse problema é fácil de corrigir; tudo o que você precisa fazer é inspecionar todas as aberturas da sua casa e abrir as fechadas ou remover quaisquer obstruções que estejam no caminho.

7. Termostato com defeito


Você verificou tudo e ainda não consegue descobrir o problema do baixo fluxo de ar? Seu termostato pode ser o culpado! Pode parecer que não há conexão, mas se o termostato não estiver calibrado corretamente ou estiver com defeito, isso poderá afetar o fluxo de ar HVAC.

Para resolver este problema, verifique as baterias se você tiver um termostato operado por bateria. Se as baterias estiverem funcionando bem, prossiga para abrir a tampa e verifique se há poeira e detritos. Pegue uma escova macia para remover toda a sujeira dentro do termostato. Às vezes, os elementos dentro dele ficam dobrados, o que também pode causar problemas.

Para descobrir se o termostato está calibrado incorretamente, pegue um termômetro de vidro e coloque-o ao lado do termostato. Após 15 minutos, verifique a leitura do termômetro e do termostato. Se houver uma discrepância de mais de um grau, você deve recalibrar seu termostato.

8. Dutos superdimensionados e subdimensionados


Semelhante ao dimensionamento de CA, levar em consideração o tamanho do duto também é importante. O duto muito grande não manterá a pressão do ar, resultando em baixa pressão, e o ar frio/quente não chegará ao seu destino.

No caso de dutos menores, o fluxo de ar será fortemente restrito e não poderá ser distribuído uniformemente em sua casa, resultando em um fluxo de ar HVAC fraco.

Unfortunately, you may have to replace your entire ductwork in case of wrong sizing. Contact a professional; they will further guide you after inspection.

9. AC Blower Not Working


Your AC blower pushes the cold air through the ductwork into your house. Without a strong push by a blower, the HVAC airflow is considerably reduced.

An excessive amount of dust on the blower blades and the malfunctioning blower motor can reduce the air conditioner airflow.

To fix this issue, turn off the AC and open your indoor unit to locate the AC blower. Gently wipe it to remove any grime. Be careful while doing this, and protect your fingers from the blades. After that, turn it on and check the airflow. If it is still weak, call a professional over for a detailed inspection. 

10. Dirty Coils


Your HVAC works by passing the air over the cold evaporator coils to cool your house. However, if they are unclean, it can pose a lot of problems. When coils are covered with dirt, they cannot release heat, interfering with air conditioner airflow. The unit then has to work extra hard to cool your space and can cause compressor failure.

If you have no experience cleaning the coils, it’s best to leave this job to the professionals. Coil fins are quite sensitive, and abrasive cleaning can lead to severe damage.

11. Limited Return Air Vents


If the return air vents in your home are not enough, then the air conditioning process will not work efficiently. When your HVAC unit distributes cool air to your house, the same amount of air has to return to be reconditioned and redistributed. If your home has few return air vents, your HVAC will receive limited airflow. In this scenario, you will feel congested and uncomfortable in your home.

Contact an HVAC expert for a thorough inspection.

12. Old HVAC Unit


If you notice a significant decrease in your air conditioner airflow, then your unit might be near the end of its life. In old age, the unit does not work efficiently and cannot maintain the optimum airflow. HVAC units typically last 10-15 years, and if your system is more than a decade old, then you surely need to replace it.

Have an HVAC technician thoroughly check your unit before replacing it with a new one.

How to Improve HVAC Airflow


You know how frustrating it can be when your HVAC airflow is not up to the mark on a hot summer day. This not only impacts the comfort level but can also cost you high bills as your system is working harder to achieve the set temperature.

Here are some simple ways to improve weak air conditioner airflow:
  • Clean your air filters regularly. You can make it a part of your cleaning home appliances process to minimize the chances of dust accumulation and ensure proper air circulation.
  • Check your AC vents to see if they are not obstructed in any way. Remove any furniture or drapes blocking the airflow. While you are checking all the vents in your home, take a piece of cloth to clean the dust off the vents’ grills.
  • Fix any leaks and holes in your HVAC ductwork. Leaks let the air escape, which lowers the pressure in the air vents, resulting in decreased airflow in your house. You can inspect the leaks yourself or call a professional as sometimes, they can be hard to find without special equipment.
  • Clean your fan blades regularly with a soft cloth.
  • Schedule regular AC tune-ups to help your unit run smoothly. Weak airflow can be a sign of your AC system developing problems, so with regular tune-ups, an expert can find out the issue before it gets worse.

How to Calculate Your HVAC Airflow


HVAC airflow is measured in cubic feet per meter (CFM). There are two ways to calculate CFM for ensuring adequate airflow in your home.

1. Air Flow Calculation for a Room

Calculate the CFM by finding out the size of your room and the number of air changes per hour. The frequency with which the air changes is different for different rooms. For instance, the air in the living room should be exchanged every 10 minutes.

So, first, calculate the room volume. Multiply the length, width, and height to get the volume. Next, divide the volume by the number of air changes. Suppose if the volume of a living room is 2000, then CFM would be 2000/10=200

2. Air Flow Calculation Based on HVAC Capacity

This calculation is important when trying to find the right AC size as well as the correct duct size. The airflow capacity of an AC is measured in CFM per square foot. To calculate it, you should know your AC output in tons, where 1 ton is equal to 12,000 BTUs. Multiply the ton value by 400 (average output of an HVAC unit) and divide by square footage of the area.

How to Balance HVAC Airflow


Air balancing is a method to test your HVAC unit to determine what is causing uneven airflow or negative air pressure. Balancing your HVAC airflow is all about ensuring optimal airflow in all the rooms of your house. It increases air circulation and enhances indoor air quality. Air balancing also helps lower your energy bills as hot and cold spots in your home cause stress to your unit.

To balance the HVAC airflow, here are some tips that you can follow:
  • Keep electronic equipment that generates heat away from your thermostat.
  • Make sure your windows and doors are sealed properly to avoid drafts.
  • Do not block your vents with furniture and other obstructions as it restricts airflow.

Moreover, you can contact a qualified technician who can use Manual J or some other calculating techniques to find the required airflow in each of your rooms. After that, he/she will balance the airflow by adjusting internal dampers or correcting issues such as duct leakage.

If you suspect you have any of the problems mentioned above, it’s time to get your unit fixed before it collapses and stops working altogether. And remember, with regular maintenance and annual professional inspection, HVAC airflow problems are preventable!