>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como fazer gráficos de sobrevivência Kaplan-Meier no Excel


A curva de Kaplan-Meier foi projetada em 1958 por Edward Kaplan e Paul Meier para lidar com observações incompletas e diferentes tempos de sobrevivência. Usada na medicina e em outros campos, a curva K-M analisa a probabilidade de um sujeito sobreviver a um evento importante. O evento pode ser qualquer coisa que marque um ponto significativo no tempo ou realização. Os sujeitos na análise K-M têm duas variáveis:período do estudo (do ponto inicial ao ponto final) e status no final do período do estudo (o evento ocorreu, ou o evento não ocorreu ou é incerto).

Configurar a planilha do Excel

Etapa 1


Nomeie a coluna A como "Período de Estudo", coluna B como "Número em Risco", coluna C como "Número Censurado", coluna D como "Número Morto", coluna E como "Número de Sobreviventes" e coluna F como "Sobrevivência K-M. "

Etapa 2


Preencha os valores da coluna. Digite os períodos do estudo na coluna Período de estudo. Na coluna Número Censurado, digite quantas pessoas foram excluídas do estudo neste momento. Uma pessoa pode ser censurada porque desistiu do estudo, seus dados estão incompletos ou o estudo terminou antes que o evento acontecesse para ela. Na coluna Número de Mortos, digite o número de pessoas que morreram neste período do estudo.

Etapa 3


Preencha as colunas Número em risco e Número de sobreviventes. Para a primeira linha, começando na célula B2, o número em risco é o número total de participantes do estudo. O número de sobreviventes é o número em risco menos o número que morreu, ou =B2-D2. A segunda e as linhas subsequentes são calculadas de forma diferente. A coluna Número em risco é o número de sobreviventes do período anterior menos quantas pessoas foram censuradas, ou =E3-C3. O número de sobreviventes para este período ainda é o número em risco menos o número que morreu, ou =B3-D3. Clique na célula B3 e arraste para preencher automaticamente o restante da coluna Número em risco. Clique na célula E3 e arraste para preencher automaticamente o restante da coluna Número de Sobreviventes.

Etapa 4


Preencha a coluna K-M Survival para calcular a probabilidade de sobrevivência para cada período do estudo. Para o primeiro período de estudo, a probabilidade de sobrevivência é o número de sobreviventes dividido pelo número em risco, ou =E2/B2. Para o segundo período de estudo e subsequentes, a probabilidade de sobrevivência é a probabilidade de sobrevivência do período anterior multiplicada pelo número de sobreviventes dividido pelo número em risco, ou =F2*(E3/B3). Clique na célula F3 e arraste para preencher o restante da coluna K-M Survival.

Crie o enredo de sobrevivência Kaplan-Meier

Etapa 1


Selecione os valores na coluna K-M Survival, da célula F2 até o final de seus dados.

Etapa 2


Clique na guia "Inserir". Na seção Gráficos, clique na seta ao lado do ícone Inserir gráfico de linhas. Clique na opção "Linha com marcadores". Um gráfico aparece na planilha.

Etapa 3


Clique em "Selecionar dados" na guia Design para alterar o eixo X para refletir os períodos de estudo corretos. A caixa Selecionar fonte de dados é aberta. Na seção Rótulos de eixo horizontal (categoria), clique no botão "Editar". Clique na célula A2 e arraste até o final dos dados. Clique em “OK” e, em seguida, clique em “OK” novamente. Agora você tem um plano de sobrevivência Kaplan-Meier.

Dica


Se você tiver vários grupos de assuntos, adicione uma coluna Grupo. Cada grupo deve ter sua própria linha no gráfico que você cria.

Aviso


As informações neste artigo se aplicam ao Excel 2013. Elas podem variar ligeiramente ou significativamente para outras versões ou produtos.