>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

As cinco etapas da sequência de inicialização


Computadores grandes e pequenos devem ter algum tipo de processo de inicialização, que normalmente é chamado de processo de "inicialização". Durante esse conjunto de etapas, o computador verifica a si mesmo para ter certeza de que está tudo bem, carrega algum software operacional mínimo e carrega o sistema operacional. O termo "boot" é uma versão abreviada da palavra "bootstrap", que foi usada nos primórdios da computação para descrever o processo pelo qual o computador puxava a si mesmo por seus "bootstraps".

Ligar


A primeira etapa de qualquer processo de inicialização é aplicar energia à máquina. Quando o usuário liga um computador, uma série de eventos começa e termina quando o sistema operacional obtém o controle do processo de inicialização e o usuário fica livre para trabalhar. Quando o computador é ligado, o processador central executa algum código de inicialização na ROM que está localizada na placa-mãe.

Autoteste de inicialização


A próxima etapa no processo de inicialização é chamada de POST, ou autoteste ao ligar. Este teste verifica todo o hardware conectado, incluindo RAM e dispositivos de armazenamento secundário para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Após o POST concluir seu trabalho, o processo de inicialização pesquisa na lista de dispositivos de inicialização um dispositivo com um BIOS.

Encontre um dispositivo de inicialização


O sistema de E/S é essencial para o funcionamento do computador, pois define as regras de comunicação entre a CPU e os demais dispositivos conectados ao computador via placa-mãe. O sistema de E/S, às vezes encontrado no arquivo "io.sys" no dispositivo de inicialização, fornece extensões para o BIOS localizado na ROM da placa-mãe.

Carregar o sistema operacional


Depois que a funcionalidade do hardware é confirmada e o sistema de entrada/saída é carregado, o processo de inicialização começa a carregar o sistema operacional a partir do dispositivo de inicialização. O sistema operacional é carregado na RAM e todas as instruções específicas para o sistema operacional específico são executadas. O sistema operacional real é um tanto irrelevante, pois o computador seguirá o mesmo padrão de inicialização em qualquer caso.

Controle de transferência


Depois que as etapas anteriores forem concluídas e o sistema operacional estiver carregado com segurança na RAM, o processo de inicialização abdicará do controle do sistema operacional. O SO então executa qualquer rotina de inicialização pré-configurada para definir a configuração do usuário ou a execução do aplicativo. No final do handoff, o computador está pronto para uso.