>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como corrigir setores defeituosos no Ubuntu


Se você já perdeu um arquivo importante em uma falha no disco rígido, sabe como a experiência pode ser frustrante. Seu computador está funcionando bem enquanto você salva um documento importante. Quando você reinicializa alguns minutos depois, o sistema se recusa a abrir, deixando você imaginando se verá seus arquivos novamente.

Felizmente, os discos rígidos geralmente morrem lentamente:setores individuais, a menor unidade de dados gerenciada pelo disco, começam a falhar. Quando o dano é pequeno, o Ubuntu Linux encontra e repara a corrupção automaticamente. Se o disco estiver muito danificado, no entanto, você precisará reparar os setores defeituosos manualmente.

Etapa 1


Clique no menu "Aplicativos".

Etapa 2


Clique no grupo "Acessórios".

Etapa 3


Clique no aplicativo "Terminal".

Etapa 4


Digite o comando “mount” e pressione “Enter”.

Etapa 5


Escolha um sistema de arquivos para reparar. Por exemplo, você pode escolher o sistema de arquivos chamado "/home" se a saída do comando "mount" incluir esta linha:

/dev/mapper/vg0-home em /home tipo ext3 (rw)

Etapa 6


Digite o comando "umount" para desmontar o sistema de arquivos. Para desmontar o sistema de arquivos "/home", por exemplo, emita o comando "sudo umount /home".

Etapa 7


Digite o comando “fsck” para reparar o sistema de arquivos. O comando "fsck" significa "verificação do sistema de arquivos"; ele verifica o disco em busca de setores defeituosos e rotula os que não estão funcionando. Para executar o fsck no sistema de arquivos /home, emita o comando "sudo fsck /dev/mapper/vg0-home". Substitua "/dev/mapper/vg0-home" pela saída do seu comando "mount", conforme apropriado.

Etapa 8


Digite o comando "mount" para remontar o sistema de arquivos reparado. Se você reparou o sistema de arquivos "/home", use o comando "sudo mount /home".

Dica


Se "fsck" reclamar que o sistema de arquivos está limpo e não precisa ser verificado quanto a erros, você pode invocar o comando como "fsck -f" para forçá-lo a tentar os reparos de qualquer maneira.

Alguns sistemas de arquivos, como o sistema de arquivos raiz, nunca podem ser desmontados enquanto o sistema Ubuntu está em execução. Para reparar um sistema de arquivos crítico como este, você deve inicializar no ambiente "instalador ao vivo" do CD de instalação do Ubuntu antes de tentar essas etapas.

Aviso


O utilitário "fsck" pode danificar um sistema de arquivos que ainda está montado. Sempre certifique-se de desmontar um sistema de arquivos antes de tentar repará-lo. Se você receber um aviso de que o sistema de arquivos ainda está montado, não o ignore!

O Ubuntu Linux usa sistemas de arquivos robustos de "registro em diário", como ext3 e ext4. Esses sistemas de arquivos armazenam seus arquivos de maneira especial para minimizar a necessidade de usar o comando "fsck". Se seus sistemas de arquivos estão se tornando corrompidos mesmo que seu sistema não tenha travado, seu disco provavelmente está falhando e deve ser substituído.