>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como corrigir setores defeituosos no Linux


Setores defeituosos são um problema físico no disco rígido. Cada sistema operacional tem suas próprias ferramentas específicas que você pode usar para corrigir setores defeituosos. A melhor maneira de reparar o disco rígido é inicializar outro sistema e escanear o disco rígido enquanto ele não estiver em uso. Você também pode inicializar o sistema no modo de usuário único e executar uma verificação se nenhum outro sistema estiver disponível. O programa "e2fsck" é ideal para verificar o sistema de arquivos e usar o programa "badblocks" para verificar o disco rígido. Não execute o programa "badblocks" diretamente, a menos que você saiba o tamanho exato do bloco.

Etapa 1


Baixe e grave o Ubuntu em um DVD. Se você tiver outro sistema Linux ou Live CD que possa acessar o disco rígido, pule esta etapa.

Etapa 2


Reinicie o computador e inicialize a partir do DVD ou sistema alternativo.

Etapa 3


Abra uma janela de terminal.

Etapa 4


Digite "fdisk -l" (sem as aspas) para ver o disco rígido e os nomes dos dispositivos de partição. Isso exibe os discos rígidos e partições em seu sistema. Anote o disco rígido ou partição que você deseja verificar para o comando "e2fsck". Observe que o parâmetro após o comando é um "L" minúsculo.

Etapa 5


Digite o seguinte comando:sudo e2fsck -cfpv /dev/sdb2. Substitua "sdb2" pelo nome do dispositivo real, que pode ser uma unidade inteira, como "sda" ou uma partição, como "sda1".

Os parâmetros têm os seguintes significados:"c" procura por blocos defeituosos e os adiciona à lista, "f" força uma verificação no sistema de arquivos, "p" repara qualquer coisa que possa ser reparada com segurança e "v" é o modo detalhado para você pode ver o progresso do comando.

O comando "e2fsck" pode levar muito tempo para ser executado, até mesmo várias horas em uma unidade particularmente grande.

Etapa 6


Saia do terminal após a conclusão do comando "e2fsck".

Etapa 7


Remova o DVD/CD se houver e reinicie o sistema. Seu sistema de arquivos está atualizado com quaisquer setores defeituosos e os evitará; quaisquer problemas reparáveis ​​foram corrigidos.