>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

A fase de manutenção no ciclo de vida do software


No ciclo de vida do software, a fase de manutenção é a última etapa do ciclo. Depois que o software passa pelo estágio de projeto e é implementado, começa a fase de manutenção do ciclo de vida do software. Compreender as características da fase de manutenção do ciclo de vida do software permite que os indivíduos encarregados de analisar o desempenho do software após a implantação resolvam corretamente os problemas que surgirem.

Características da fase de manutenção


Depois que o software está instalado e funcionando, ele geralmente requer manutenção contínua. Em geral, o software permanece operacional por um longo período de tempo após a implementação inicial e requer manutenção regular para garantir que o software opere continuamente nos níveis de desempenho máximos. Durante a fase de manutenção do ciclo de vida do software, os programadores de software emitem regularmente patches de software para tratar de mudanças nas necessidades de uma organização, para corrigir problemas relacionados a bugs no software ou para resolver possíveis problemas de segurança. Ao longo da fase de manutenção, os projetistas abordam os problemas que são descobertos para evitar qualquer impedimento ao desempenho esperado do software ou para adicionar maior funcionalidade ao software.

Responsabilidade pela execução da manutenção do software


As tarefas de manutenção de software são normalmente executadas pelos projetistas do software para resolver problemas descobertos após a implantação do programa de software. À medida que os desenvolvedores de software abordam os problemas encontrados nos programas de software, cabe aos operadores do sistema instalar os patches lançados. A maioria dos programas de software disponíveis comercialmente são atualizados regularmente usando downloads disponíveis no site de suporte online do desenvolvedor. Os operadores do sistema baixam as atualizações à medida que são lançadas e as instalam para garantir o desempenho contínuo do software de acordo com os parâmetros do projeto original.

Duração da fase de manutenção


A fase de manutenção é a mais longa de todas as fases do ciclo de vida do software. A principal razão pela qual a fase de manutenção dura mais tempo é a vida útil do software. A maioria dos programas de software permanece em operação até que se tornem obsoletos devido a mudanças nas necessidades de um usuário ou até que o custo de manutenção do software se torne proibitivo para uso futuro do software. Muitos projetistas lançam programas de software de substituição recém-projetados, enquanto as versões anteriores de seus softwares continuam passando por manutenção. Isso pode ser visto com a introdução do pacote de software Office 2010 da Microsoft ou a introdução do sistema operacional Windows 7. Embora a versão mais recente desses programas de software esteja disponível comercialmente para usuários de computador, a empresa continua mantendo as versões anteriores do software e disponibilizando patches por meio dos serviços do Windows Update por um período de tempo especificado.

Exemplos da fase de manutenção de software da Microsoft


A Microsoft fornece manutenção contínua de programas de software existentes durante toda a vida útil do software por meio do site do Windows Update. Embora o suporte para alguns produtos seja gradualmente eliminado, a fase de manutenção do software da Microsoft geralmente cobre um período de vários anos. No caso do Microsoft Office 2007, as atualizações do software são lançadas em service packs. O suporte para cada service pack lançado continua por até 24 meses após o lançamento do service pack.

Conclusão da fase de manutenção


À medida que o custo de manutenção do software se torna proibitivo e se aproxima do fim do ciclo de vida do software, os designers de software iniciam o processo de desenvolvimento de novo software para substituir o software existente. Em muitos casos, os ciclos de vida de desenvolvimento de software para programas podem se sobrepor. Um desenvolvedor de software pode iniciar a fase inicial do novo ciclo de vida do software antes mesmo do lançamento da versão atual do software se tornar comercialmente disponível. À medida que os sistemas de computador e as necessidades dos usuários finais de programas de computador continuam a mudar, os desenvolvedores de software seguem um ciclo interminável de desenvolvimento para seus produtos mais populares.