>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

As telas de computador emitem luz UV?


A radiação UV não é nada para tomar de ânimo leve. A exposição crônica aos raios UV pode causar envelhecimento prematuro da pele, câncer de pele, danos aos olhos, incluindo catarata e pode até suprimir o sistema imunológico. Felizmente, mesmo que você passe o dia todo na frente de um computador, há pouco com o que se preocupar. A maioria das telas de computador hoje não emite radiação UV, embora os monitores mais antigos sim.

Níveis de luz UV


As telas de tubo de raios catódicos, ou CRT, como aquelas que já foram usadas para monitores de computador e aparelhos de TV, na verdade emitem baixos níveis de radiação UV. No entanto, esses níveis são significativamente mais baixos do que o do sol. A lâmpada fluorescente acima de sua cabeça emite, na verdade, mais luz UV do que um monitor CRT. Embora a luz trêmula que os CRTs usam possa causar fadiga ocular, isso não é o mesmo que dano ocular real.

Monitores LCD


Monitores de cristal líquido, ou LCD, de tela plana, mais comumente encontrados em laptops, desktops e dispositivos móveis hoje em dia, não emitem nenhuma radiação UV.

Luz Azul


Embora a luz UV não seja um problema tão grande, foi descoberto que monitores de computador de todos os tipos e televisores emitem luz azul. Embora os perigos associados à luz azul também sejam leves a nenhum, estudos mostraram que a luz azul faz com que o cérebro fique mais alerta e o sono vem com menos facilidade. Por isso, é melhor parar de usar o computador pelo menos uma hora antes de dormir e desligar todos os monitores que possam estar ligados no quarto para uma melhor noite de sono.

Tensão ocular


Embora as telas de computador CRT antigas possam não emitir níveis perigosos de luz UV e os monitores LCD não a emitam, fadiga ocular, fadiga e insônia ainda podem ocorrer devido à superexposição a monitores de computador. Mais do que radiação, a fadiga ocular deve ser uma preocupação se você passar longos períodos de tempo na frente de um computador. A Clínica Mayo recomenda a regra 20-20-20 para reduzir a fadiga ocular. A cada 20 minutos, desvie o olhar do computador e concentre-se em algo a pelo menos 6 metros de distância por pelo menos 20 segundos.