>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como criar um gráfico P usando amostras


Um gráfico "P" pode ser criado no Microsoft Excel usando exemplos (consulte Recurso). O Excel tem um utilitário gráfico interno que você pode usar para essa finalidade. Depois de inserir os dados na planilha, o utilitário de gráficos cria automaticamente um gráfico P, como você usaria para comparar proporções de diferentes itens de dados. Por exemplo, uma turma tem 50 alunos e a frequência é feita após cada aula. Os dados para o número de alunos ausentes após 10 aulas são os seguintes:4, 1, 3, 1, 2, 6, 3, 2, 3 e 0. Este processo pode ser analisado usando um gráfico P.

Etapa 1


Clique em “Iniciar” depois em “Todos os Programas” e selecione “Microsoft Excel” para abrir o programa.

Etapa 2


Digite "Classe" na célula A1 da planilha do Excel e digite os números de 1 a 10 em ordem cronológica nas células A2 a A11.

Etapa 3


Digite "Ausente" na célula B1 e depois digite os seguintes valores (conforme o exemplo introdutório), um abaixo do outro conforme mostrado abaixo (B2 a B11):

4 1 3 1 2 6 3 2 3 0

O valor "4" deve ser inserido na célula B2, "1" na célula B3 e assim por diante.

Etapa 4


Digite “Proporção” na célula C1, digite “=B2/50″ na célula C2 e pressione “Enter”. A proporção é calculada usando o valor da célula B2 (ou seja, 4) e dividindo-o por 50 (número de alunos). Essas instruções fazem com que o Excel execute o cálculo automaticamente.

Etapa 5


Aponte o cursor do mouse para o canto inferior direito da célula C2. O cursor se transformará no sinal +. Em seguida, clique e arraste o cursor do mouse verticalmente para baixo até chegar à célula C11. O Excel calcula automaticamente todos os valores usando a fórmula usada na etapa anterior enquanto substitui B2 por B3, B4 e assim por diante e, em seguida, preenche as células correspondentes.

Etapa 6


Digite "Total Ausente" na célula A13, digite "=SUM(B2:B11)" na célula B13 e pressione "Enter". Digite "Total possível" na célula A14, digite "=10*50" na célula B14 e pressione "Enter". SOMA é uma função interna do Excel que, conforme instruído aqui, calcula automaticamente a soma dos números nas células B2 a B11 e exibe a soma na célula B13. Neste caso, 10 é multiplicado por 50 usando o operador de multiplicação * e então o resultado é exibido na célula B14. Aqui, 10 é o número de turmas e 50 é o número de alunos.

Etapa 7


Clique na célula “A1”, clique no menu “Inserir” e depois em “Gráfico”. Clique na guia "Tipos padrão" no Assistente de gráfico.

Etapa 8


Clique em "Linha" abaixo de "Tipo de gráfico", selecione o tipo de gráfico que é descrito como "Linha com marcadores exibidos em cada valor de dados" no painel direito e clique em "Avançar". Clique no botão de opção "Colunas" na guia Intervalo de dados e clique em "Avançar".

Etapa 9


Clique na guia "Títulos". Digite "Amostras" na caixa do eixo Categoria (X) e "p" na caixa do eixo Valor (Y). Em seguida, clique em "Avançar". Clique no botão "Concluir". O gráfico P será exibido na planilha do Excel.