>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Alerta IAQ:Seu sistema HVAC está contaminado?




Quando você pensa sobre os perigos potenciais que podem ameaçar seu prédio e seus ocupantes, seu sistema HVAC pode não vir imediatamente à sua mente. Muitas empresas estão preparadas para desastres naturais e ameaças terroristas, que, embora potencialmente devastadoras, são estatisticamente improváveis ​​de acontecer. No entanto, as empresas não consideram a ameaça muito mais provável de problemas de qualidade do ar interno (IAQ), como uma contaminação química ou biológica acidental espalhada pelo sistema HVAC do edifício.

Com algum planejamento antecipado e manutenção regular do seu sistema HVAC, você pode evitar completamente muitas ameaças de IAQ e evitar o pior resultado de acidentes.

Quais contaminantes IAQ seu sistema HVAC poderia espalhar em seu prédio?


Como seu sistema HVAC circula o ar por todo o edifício, ele também tem o potencial de espalhar muitos tipos de contaminantes, incluindo:
  • Vírus e bactérias
  • Mofo e bolor
  • Fumaça de produtos químicos usados ​​no prédio
  • COVs liberados de muitos materiais de construção modernos
  • Fumaça
  • Monóxido de carbono
  • Amianto
  • Gás refrigerante

As ameaças de IAQ mais comuns vêm de agentes biológicos, que quase certamente estão presentes em seu sistema HVAC se você não acompanhar a limpeza e manutenção regulares.

Vírus e bactérias pode causar surtos de resfriados, mas também doenças mais graves, como sarampo, gripe, tuberculose, Legionella e, mais recentemente, Covid-19.

Mofo e bolor crescimento, que são comuns quando a umidade de um edifício não é devidamente controlada, causará dificuldades respiratórias em pessoas com alergias e asma, e também pode causar problemas de pele. O crescimento de microrganismos no sistema de ventilação de um edifício pode até espalhar uma doença respiratória potencialmente grave chamada “febre do umidificador”.

Contaminação por agentes químicos, incluindo monóxido de carbono e amianto, são ameaças de IAQ menos comuns, mas muitas vezes mortais quando ocorrem. Se o seu sistema de ar condicionado desenvolver um grande vazamento, a liberação de refrigerante pode causar danos à pele, congelamento, cegueira e asfixia.

Como os contaminantes da IAQ entram lá?


Contaminantes podem ser introduzidos em seu sistema a partir de uma variedade de fontes:
  • Negligência e má manutenção de seus sistemas de aquecimento, ar condicionado e ventilação
  • Excrementos de roedores, baratas e outras pragas
  • Derramamentos químicos acidentais dentro do prédio (uma grande ameaça em fábricas e laboratórios)
  • contaminantes transportados pelo ar da área circundante, possivelmente resultantes de um acidente rodoviário ou ferroviário, mau funcionamento da planta ou incêndio.
  • Desastres naturais
  • E sim, até mesmo atividades criminosas ou terroristas deliberadas.

7 etapas para eliminar a contaminação HVAC


Com tantas ameaças em potencial, como você pode manter seu prédio e, mais importante, seus ocupantes, seguros e protegidos?

Felizmente, existem alguns passos simples que você pode tomar para evitar a contaminação do seu sistema HVAC. Ao planejar adequadamente o design do seu sistema e estar atento à manutenção regular, você pode mitigar os riscos de IAQ e evitar muitos perigos completamente.

1. Manutenção do sistema HVAC


Comece com a solução mais fácil e com impacto garantido:limpeza regular e manutenção preventiva do seu sistema HVAC. Quando você estabelece um contrato de serviço com um profissional de serviço de HVAC, eles limpam regularmente seu equipamento, trocam filtros, limpam dutos e grades e calibram controles e dispositivos que detectam vazamentos de gás. Essas ações simples evitam o acúmulo e a disseminação de contaminantes biológicos e químicos em seu sistema.

2. Melhore a filtragem


Instale filtros de maior eficiência, que evitam a propagação de contaminantes ao reter partículas e mantê-las fora do sistema de ventilação.

3. Monitore os níveis de contaminantes com testes de IAQ


Instale monitores com alarmes visuais e sonoros para alertá-lo sobre altos níveis de substâncias tóxicas no ar, incluindo monóxido de carbono, VOCs e outros produtos químicos.

4. Revise o projeto de ventilação


O design de ventilação controla o fluxo de ar em seu espaço, e o design certo pode ajudar a remover micróbios, VOCs e muito mais para melhorar o IAQ. Especialmente se produtos químicos tóxicos forem usados ​​em seu prédio, pergunte ao seu empreiteiro de HVAC como o sistema de ventilação pode ser projetado para ajudar a conter a fumaça em caso de derramamento.

5. Priorize ocupantes vulneráveis


Considere quem está em seu prédio e onde estão localizados os ocupantes mais vulneráveis. Por exemplo, se você tem crianças ou idosos no prédio, que são mais rapidamente prejudicados por contaminantes, preste atenção especial ao projeto e manutenção da ventilação nessas áreas.

6. Aproveite a automação


Se você possui um sistema de automação predial que controla os sistemas e o fluxo de ar em seu prédio, certifique-se de que ele esteja programado para desligar partes ou todo o sistema de ventilação no caso de contaminação química ou infecciosa.

7. Não negligencie a segurança HVAC


Determine onde seu sistema pode estar vulnerável a um ataque deliberado e tome medidas para proteger essas áreas. Por exemplo, restrinja o acesso ao teto e onde quer que as entradas de ar estejam acessíveis. Tente evitar entradas de ar ao nível do solo sempre que possível. Proteja todas as áreas do seu prédio onde o equipamento HVAC está localizado.

Nenhum de nós gosta de pensar nos perigos que podemos enfrentar, então muitas vezes negligenciamos a preparação para as ameaças mais prováveis ​​de todas. Quantos de nós se preocupam em morrer em um acidente de avião, mas não usam cinto de segurança em um carro? São essas pequenas ações que fazemos dia após dia, como apertar o cinto até no banco de trás, que nos mantêm seguros e evitam desastres.

Manter seu edifício seguro contra a contaminação HVAC não é diferente. O planejamento e as proteções que você implementa podem melhorar o IAQ e ajudar a minimizar os danos caso o pior aconteça. Mas as etapas fáceis que você toma regularmente, como limpar e manter seu sistema, têm o maior impacto. Essas etapas não apenas protegem os ocupantes do seu prédio contra doenças e desconfortos, mas também dão a você a tranquilidade de saber que você está protegido contra as ameaças mais comuns de IAQ.

Interessado em saber como investir em um contrato de serviço para manutenção preventiva pode manter seu prédio saudável e também economizar dinheiro? Baixe nosso guia para Contratos de Manutenção Preventiva de HVAC.