>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Os alto-falantes do carro são sensíveis à polaridade? 9 coisas que você precisa saber


Não é muito incomum as pessoas inverterem repentinamente os fios dos alto-falantes, especialmente quando os fios dos alto-falantes não são rotulados quanto à polaridade.

E quando isso acontece, o áudio fica “fora de fase” e haverá uma diferença audível na qualidade do som. Isso geralmente acontece com sistemas de som em casa, mas você pode estar se perguntando se os alto-falantes do carro também são sensíveis à polaridade?

Os alto-falantes do carro são sensíveis à polaridade. Inverter a polaridade terá um efeito estranho nos alto-falantes do carro, de modo que a onda sonora produzida pelos alto-falantes será o oposto do que foi gravado. Isso cria um efeito “fora de fase” que prejudica a qualidade dos sons produzidos.

Se você estiver usando os alto-falantes embutidos do carro que recebeu do fabricante, não deve haver muitos problemas de polaridade dos alto-falantes porque os fios devem ter sido configurados da maneira correta.

O problema vem se você pretende substituir os alto-falantes do seu carro. Nesses casos, é importante que você saiba mais sobre os alto-falantes do carro e como eles podem ser sensíveis à polaridade.


Qual ​​é a polaridade do alto-falante?


Caso você não saiba, as ondas sonoras realmente vêm com sua própria polaridade, que é basicamente a série de pressões positivas e negativas que elas fazem no ar.

A pressão positiva no ar acontece quando a onda sonora faz uma mudança acima da pressão normal do ar na sala.

Enquanto isso, uma pressão negativa acontece quando a onda sonora faz uma mudança abaixo da pressão normal do ar na sala.

As ondas sonoras realmente vêm na forma de uma onda real, em que os altos são as pressões positivas e os baixos são as pressões negativas. O sequenciamento é determinado por qual entre a pressão positiva e negativa vem primeiro.

Por exemplo, quando você toca um tambor, o fato de que a parte superior do tambor se move para baixo cria uma pressão negativa no ar, tornando a primeira parte da onda sonora negativa, que é seguida por uma pressão positiva quando a parte superior do tambor começa a aparecer novamente.

Então, em outras palavras, quando falamos sobre a polaridade das ondas sonoras provenientes de um alto-falante, estamos falando sobre o comprimento de onda criado entre o amplificador e o alto-falante.

Os fios que conectam o amplificador e o alto-falante determinam a polaridade, por isso é importante lembrar que o terminal positivo do amplificador deve estar sempre conectado ao terminal positivo dos alto-falantes. O mesmo vale para os terminais negativos.

E se trocássemos isso, os alto-falantes estariam em polaridade reversa.


Como funcionam os alto-falantes do carro?


Os alto-falantes do carro funcionam da maneira que a corrente elétrica passa do amplificador para os alto-falantes através de um fio que os conecta.

O amplificador é aquele que primeiro recebe o sinal elétrico e, em seguida, permitirá que ele passe para os alto-falantes, que se moverão para frente e para trás dependendo da polaridade do sinal que está recebendo do amplificador.

Então, basicamente, quando você observa como os alto-falantes do carro funcionam, eles estarão na posição padrão e ficarão em repouso sempre que uma corrente elétrica não passar por eles.

No entanto, quando eles recebem um sinal do amplificador, eles começam a se mover para trás e para frente. O movimento para trás representa uma pressão negativa, enquanto a posição para frente representa a pressão positiva que os alto-falantes fazem nas partículas de ar do carro.

Nesse sentido, a polaridade se torna importante porque a corrente elétrica que vem do amplificador para os alto-falantes deve corresponder ao terminal.

Os terminais positivo e negativo devem corresponder às correntes positiva e negativa do amplificador, ou os alto-falantes acabariam se movendo de maneira diferente.

Por exemplo, mesmo que a corrente enviada para os alto-falantes do amplificador seja positiva, mas você conectou o fio ao terminal negativo, o movimento que o alto-falante fará será para trás, mesmo que o som produzido seja positivo.

Isso pode criar distorções estranhas e mudanças na qualidade do som vindo dos alto-falantes.

Como saber se a polaridade do alto-falante do carro está invertida?


Há muitos casos em que você pode acabar misturando os fios positivo e negativo com os terminais positivo e negativo se estiver configurando seus novos alto-falantes do carro porque eles não têm etiquetas ou os fios não estão marcados.

Caso os alto-falantes do seu carro não tenham terminais marcados, pode ser muito difícil dizer se os alto-falantes do seu carro estão ou não com polaridade invertida.

Nesse sentido, a melhor maneira de você saber se a polaridade dos alto-falantes do seu carro não é invertida é fazendo uso de um testador de alto-falante.

O Speaker Tester é uma ferramenta feita especificamente para esses casos e nem é muito cara. Existem até testadores de alto-falantes que geram seus próprios sinais para que possam ser usados ​​para outros fins também, mas o que tenho usado é o PAC TL-PTG2 . Ele não apenas testa os fios, mas também verifica se o alto-falante funciona corretamente.

Pac O testador está disponível na Amazon, portanto, se você for testar fios ou alto-falantes, clique neste link e verifique o preço mais recente.

Usar um testador de alto-falante é bastante fácil e você não precisa de muito esforço para saber como usá-lo.


Como identificar fios de alto-falante positivos e negativos?


Na maioria dos casos, basta olhar as etiquetas nos alto-falantes e os fios para saber quais são positivos e quais negativos.

Os símbolos de mais e menos indicarão claramente quais são negativos e quais são positivos. Enquanto isso, em alguns casos, a cor vermelha indica positivo, enquanto a cor preta indica negativo.

Mas há casos em que eles não têm cores de rótulos. É por isso que você deve usar um método diferente para saber qual é o fio positivo e qual é o fio negativo.

Se você não tiver orçamento para comprar um testador de alto-falante, poderá usar uma bateria de 9V para testar a polaridade do alto-falante.

Aqui está agora você basicamente faz uso de um:
  • Coloque um fio de alto-falante no terminal positivo da bateria. Não importa qual fio você está colocando nele.
  • Depois disso, faça o mesmo com o terminal negativo da bateria. Novamente, não importa se você sabe se está ou não usando o fio positivo ou negativo.
  • Tente ver como o alto-falante se move no momento em que você faz a conexão.
  • Se o alto-falante se mover para frente ou para fora, você pode presumir que o fio do alto-falante conectado ao lado positivo da bateria é o fio positivo.
  • No entanto, se o alto-falante se mover para dentro, significa que o fio positivo foi conectado ao terminal negativo do alto-falante.

Como consegui bagunçar a fiação?


Se você percebeu que realmente estragou a fiação quando testou a polaridade do alto-falante usando um testador de alto-falante ou usando outros métodos eficazes, não precisa se preocupar.

Muitas pessoas cometem esse erro porque pode ser bastante comum, dependendo das circunstâncias.

Em muitas situações, o motivo mais comum para bagunçar a fiação pode ser devido à falta de informação ou até mesmo descuido. Mesmo que os fios e os terminais dos alto-falantes sejam rotulados e coloridos, ainda pode ser muito fácil bagunçar as coisas, especialmente se você não souber como os rótulos funcionam e o que a polaridade significa para os alto-falantes do carro.

Como tal, você pode pensar que não há problema em conectar o fio positivo ao terminal negativo e vice-versa, porque você não está bem informado. É aí que se informar se torna importante quando se trata de alto-falantes automotivos.

Há também alguns casos em que os fios e terminais do alto-falante do carro não são rotulados. Quando isso acontece, pode ser muito fácil cometer esse erro, não importa o quão bem informado e experiente você seja na configuração de alto-falantes de carro ou outros tipos de alto-falantes.

O que você tem que fazer quando isso acontece é testar a polaridade e trocar os terminais.


O que acontece se eu inverter os fios do alto-falante do carro?


Suponha que você conseguiu inverter os fios do alto-falante do carro e conectou o fio positivo ao terminal negativo e o fio negativo ao terminal positivo. O que acontece com os alto-falantes do seu carro então?

Bem, para começar, a polaridade do alto-falante será invertida no sentido de que ele se moverá para frente quando deveria estar se movendo para trás e vice-versa.

Isso acontece porque as ondas sonoras e a pressão criada pelo seu alto-falante serão o oposto das ondas sonoras que foram gravadas e depois liberadas pelo amplificador para os alto-falantes.

Em suma, a fiação inversa afetará a maneira como seus alto-falantes funcionarão e você poderá ou não notar a diferença nos sons produzidos.

Este é um caso a caso, dependendo dos alto-falantes do carro que você possui e do tipo de música ou sons que eles estão produzindo. Mas, de um modo geral, o som dos alto-falantes do seu carro é afetado se a polaridade for invertida acidentalmente.


Que tipo de som os alto-falantes do meu carro produzirão se eu inverter a polaridade?


Nesse sentido, ao inverter a polaridade dos alto-falantes do seu carro, haverá algumas diferenças que são bastante perceptíveis dependendo dos alto-falantes e da música que você está tocando.

Também depende se você está ou não usando vários alto-falantes, porque haverá casos em que uma configuração de um alto-falante não mostrará muitas mudanças na qualidade do som se você inverter a polaridade do alto-falante do carro.

No entanto, pode ser caso a caso e é muito mais comum se você estiver usando vários alto-falantes do carro. Em uma configuração onde há dois alto-falantes, e apenas um deles está fora de fase, é bastante perceptível, e você pode ouvir o alto-falante esquerdo tocar de forma diferente do direito.

Aqui estão as mudanças comuns quando você inverte a polaridade dos alto-falantes do seu carro:


Sem baixo


A mudança mais comum que é bastante fácil de notar se você inverter a polaridade dos alto-falantes do seu carro é que não haveria nenhum ou muito pouco baixo produzido.

Isso porque o baixo é produzido principalmente pela pressão criada pelo movimento de entrada e saída dos alto-falantes do carro.

Portanto, se os sinais estiverem cruzados e seus alto-falantes estiverem se movendo para dentro quando o sinal sonoro deve fazê-lo se mover para fora, as notas do bumbo se tornarão muito difíceis de perceber a ponto de seus alto-falantes não produzirem nenhum baixo. A música acaba perdendo o impacto causado pelo baixo, e você acaba não gostando da qualidade.


Cancelamento


O cancelamento é muito mais comum em um par de alto-falantes graves e não será tão comum se você tiver apenas um alto-falante do carro funcionando. Você pode ouvir isso claramente quando os alto-falantes do carro estão próximos um do outro.

Quando há um cancelamento, o alto-falante com polaridade em fase na verdade cancela e compete com a frequência do alto-falante que tem polaridade invertida. É como se você estivesse colidindo um número negativo com um número positivo de valores iguais – ambos acabam sendo cancelados.

O cancelamento que você ouve pode ser notado no baixo devido à forma como o baixo é produzido. Com efeito, ambos os alto-falantes para cancelar um ao outro.

Isso é muito mais comum se os alto-falantes estiverem diretamente em frente um do outro. O efeito de cancelamento é ainda mais perceptível quando você está em um carro menor, onde os alto-falantes estão próximos uns dos outros.


Imagem ruim


Caso você não saiba o que é imagem, é quando os alto-falantes do carro podem projetar uma imagem dos instrumentos que estão sendo tocados na música.

Portanto, se os alto-falantes do carro estiverem conectados corretamente, você poderá visualizar mais ou menos os instrumentos à sua frente como se estivesse realmente assistindo os músicos ao vivo.

No entanto, imagens ruins acontecem quando os alto-falantes não estão conectados corretamente ou estão fora de fase.

Você não poderá processar corretamente as informações provenientes da música a ponto de não conseguir imaginar qual instrumento está emitindo determinados sons. Em outras palavras, os sons se tornam vagos e sua imagem fica distorcida.

A polaridade incorreta pode danificar os alto-falantes do meu carro?


Agora que você sabe que a polaridade incorreta pode realmente alterar a qualidade dos sons criados pelo alto-falante do carro, você pode estar se perguntando se isso danificará os alto-falantes do carro a longo prazo. Especialmente quando você considera o fato de que seus alto-falantes estarão se movendo em direções opostas.

Bem, embora a qualidade do som seja realmente danificada e alterada, você não precisa se preocupar com danos ao seu equipamento se acidentalmente inverter a polaridade dos alto-falantes do carro.

Isso ocorre porque a tensão dos alto-falantes geralmente é a mesma, independentemente de os fios serem positivos ou negativos. Em suma, a tensão elétrica não é alterada, mesmo que os sinais possam ser alterados.

Ainda assim, você pode acabar tendo alto-falantes que não funcionarão acusticamente bem quando estiverem corretamente conectados depois de tê-los conectados incorretamente por um longo tempo. É por isso que você sempre deve certificar-se de que seus alto-falantes estão conectados corretamente.

E suponha que você notou que eles não são. Nesse caso, você deve remediar a situação o mais rápido possível para evitar qualquer dano que possa ocorrer ao seu equipamento e à qualidade do som dos alto-falantes.


A polaridade é importante para os alto-falantes do carro?


Com tudo isso dito, a polaridade realmente importa para os alto-falantes do carro, especialmente quando você está preocupado com a qualidade do som que eles produzem.

A polaridade dita o movimento que os alto-falantes do seu carro farão e, se for invertido, o movimento também será invertido, então, na verdade, o som não será tão bom quanto você esperaria.

As mudanças que a polaridade inversa faz são muito mais perceptíveis quando você tem apenas um alto-falante invertido. Torna-se menos perceptível se todos os alto-falantes do carro estiverem invertidos ou usar apenas um alto-falante.

No entanto, para obter a melhor qualidade de som possível, é sempre recomendável verificar a fiação dos alto-falantes e certificar-se de que cada fio esteja no terminal correto.