>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Você pode usar alto-falantes PA em um carro?


Se você já esteve em uma banda de garagem ruim, você provavelmente sabe que pode usar alto-falantes de carro para conectar a um sistema de PA. Na minha experiência, porém, eles geralmente explodem depois de apenas algumas práticas. Mas as coisas podem ir para o outro lado? Você pode usar alto-falantes PA em um carro?

A resposta é um sim retumbante!" Você pode substituir alto-falantes automotivos de fábrica por alto-falantes PA , especialmente se você deseja criar um som grande e estrondoso para o seu sistema.

Claro, você deve ter certeza de que tem energia para executar esses alto-falantes e que eles estão instalados corretamente para aproveitar seu som superior. Mas se você deseja som profissional em seu carro, os alto-falantes PA podem ser o caminho certo a seguir.

O que são falantes de PA?




PA pode significar “endereço público” como no sistema de endereço público, seu diretor costumava falar com toda a escola. E eles quase sempre estão conectados a alto-falantes de áudio profissionais de qualidade para serem úteis.

Portanto, os alto-falantes PA são diferentes dos alto-falantes comuns de fábrica antigos que estão no seu carro. Eles são normalmente mais resistentes, mais poderosos, mais duráveis ​​e naturalmente mais caros também.

Alto-falantes de PA x Alto-falantes de carro


Existem algumas diferenças muito importantes entre alto-falantes de PA e alto-falantes de carro . As principais diferenças estão no poder e na sensibilidade.

Diferenças de potência


Um sistema estéreo de carro típico é projetado para usar vários alto-falantes pequenos para produzir som suficiente para deixar a cabine cheia de som. Isso não é tão difícil de fazer. A distância dos ouvidos de qualquer passageiro até o alto-falante mais próximo será de apenas cerca de dois a três pés. Isso é muito mais próximo do que você normalmente sentaria no seu aparelho de som doméstico.

Por esse motivo, os alto-falantes do carro normalmente não têm altas classificações de potência - eles não precisam deles. Um alto-falante de carro típico suporta cerca de 15 Watts RMS e provavelmente derreterá se alimentado com mais de 50 Watts de potência (ah, o cheiro de alto-falantes queimados pela manhã – me leva de volta!).

Por outro lado…

Alto-falantes de áudio profissionais podem lidar com muito mais suco. Alto-falantes coaxiais como esses GTO629 Premium de 6,5" da JBL podem oferecer 60 Watts RMS e sensibilidade [protegida por e-mail] (mais sobre isso em um segundo). Então, você terá muito mais potência, o que geralmente significa que você pode produzir muito mais som.

Claro, você precisa ter um amplificador capaz de produzir mais potência em primeiro lugar. É por isso que a maioria das pessoas compra um novo aparelho de som antes de escolher os alto-falantes que o acompanharão.

Mas, depois de conectar alto-falantes mais potentes em seu carro, você poderá produzir muito mais som. Só tome cuidado para não derreter seus passageiros.

Diferenças de sensibilidade


A sensibilidade é uma medida da capacidade de um alto-falante de converter energia elétrica em som. Portanto, se você tiver um alto-falante de alta sensibilidade, ele usará menos energia para produzir o nível de som que um alto-falante de baixa sensibilidade faria para o mesmo volume.

Os alto-falantes de carro geralmente são muito utilitários e feitos de materiais de baixo custo que permitem que sejam fabricados de maneira barata e fácil. Portanto, um alto-falante de carro típico pode ter uma sensibilidade de apenas 87 decibéis a uma potência de entrada de 1 Watt medida a uma distância de 1 metro (cerca de 3 pés) ou [protegido por e-mail]

Os alto-falantes de PA de qualidade, por outro lado, estarão nos anos 90 e terão coisas realmente boas em [email protected] ou superior.

O que isso significa para o seu sistema?


Isso significa que você pode obter mais retorno pelo seu investimento ou mais volume pela mesma quantidade de energia. Uma diferença de 10 dB representa 10x a potência. Portanto, para obter o mesmo volume com os alto-falantes de carro [protegidos por e-mail] e com os alto-falantes PA [protegidos por e-mail], você precisaria de dez vezes mais potência.

Outras diferenças entre alto-falantes de carro e alto-falantes de PA?




Quando você compra alto-falantes mais potentes e sensíveis, não ficará surpreso ao descobrir que eles também custam mais do que os alto-falantes de carros antigos comuns. No entanto, eles geralmente também são feitos de materiais melhores que duram mais e suportam muito mais abuso.

Portanto, ao perguntar:“Você pode usar alto-falantes de PA em um carro?” conhecer as vantagens de usar alto-falantes PA em um carro pode fazer uma grande diferença.

Os materiais de construção podem variar de acordo com os alto-falantes…

Alto-falantes PA de boa qualidade podem ser feitos de uma grande variedade de materiais. Em vez de papel, os cones do tweeter podem ser construídos de seda ou misturas têxteis duráveis ​​para um som agradável, suave e uniforme.

Materiais mais duros, como metais e cerâmicas, podem tornar os tweeters muito nítidos e brilhantes, o que você pode preferir, especialmente em um sistema muito alto.

Woofers em seu carro normalmente são feitos apenas de papel. Mas, novamente, materiais mais resistentes são frequentemente usados ​​em alto-falantes de PA. Muitos usam polipropileno, mas outros podem ser feitos de tecidos reforçados, tecidos sintéticos ou até mica (um mineral fino e escamoso) para maior durabilidade.

Algo a ter em mente…

Embora os cones de papel possam soar bem, eles não resistem bem a danos diretos ou coisas como mudanças de temperatura e umidade. E, como seu carro não é um ambiente perfeitamente controlado, é melhor procurar alto-falantes que sejam um pouco mais robustos.

Tipos de alto-falantes PA para seu carro


Existem três tipos principais de alto-falantes de PA que podemos olhar. Estes são alto-falantes componentes, coaxiais e micro-amplificadores. Todos os três podem ter um lugar na construção de um grande sistema de som automotivo.

Colunas de componentes


Os alto-falantes componentes são chamados assim porque são como partes individuais do seu sistema. Estes são tweeters, woofers e subwoofers individuais que são conectados individualmente e alimentados com frequências diferentes do seu amplificador.

Eles exigem um crossover para controlar quais partes do sinal eles recebem. Dessa forma, os tweeters assumem o controle dos agudos, woofers os médios e o sub fica com os graves deliciosos.

Normalmente, você precisa comprar alto-falantes componentes separadamente, embora às vezes possa encontrá-los em conjuntos. A Pyle oferece este conjunto de componentes de 2 vias com dois tweeters e dois woofers de 6,5” que suportam 400 Watts de potência máxima.

Alto-falantes coaxiais


Os alto-falantes coaxiais têm vários drivers integrados, todos conectados ao mesmo fio ou “eixo”. Na maioria dos casos, esses alto-falantes serão de 2 ou 3 vias para sistemas de som automotivo. Isso significa que você terá dois ou três componentes embutidos em um ponto, geralmente um pequeno tweeter no centro e um woofer atrás dele.

Para comparar com o exemplo do componente de 6,5” que acabamos de ver, este par de alto-falantes coaxiais de 3 vias Boss Audio contém três drivers em cada alto-falante. Você obtém um grande woofer de 6,5 ”, um cone menor de médio alcance e um minúsculo tweeter piezoelétrico em cada um. E cada um pode suportar até 150 Watts de potência máxima.

Os alto-falantes coaxiais podem ser mais fáceis de conectar e geralmente contêm seus próprios crossovers por conveniência. Mas eles geralmente não conseguem lidar com tanta potência quanto os alto-falantes componentes.

Colunas de microamplificador


Os alto-falantes Micro-Amplifiers também são conhecidos como micro-subwoofers. Estas são caixas de alto-falante totalmente encapsuladas que acomodam alto-falantes de subwoofer e produzem alguns sons graves intensos para seu tamanho menor.

Normalmente são caixas quadradas de 12" x 12" com apenas alguns centímetros de profundidade, para que possam caber embaixo dos assentos ou em outros lugares apertados. Por exemplo, o SS8P da Rockville oferece 100 Watts RMS e 400 Watts de potência máxima através de apenas um cone de subwoofer de 8”.

É seguro colocar poderosos alto-falantes PA no seu carro?




Você pode ter os alto-falantes PA conectados por um instalador profissional ou tentar você mesmo se tiver inclinação para a eletricidade. Contanto que estejam instalados corretamente, usando fios de bitola correta, com correspondência de impedância correta e com um amplificador que forneça a quantidade correta de energia, você estará em ótima forma.

Mas o outro problema é o nível de som…

De acordo com o CDC, a exposição a níveis sonoros de 70 dB por longos períodos de tempo pode começar a causar danos à sua audição. Isso não é muito barulhento, e coisas como o tráfego da cidade ou um cortador de grama a gasolina seriam mais barulhentos.

Mas, a 120dB, você pode sentir dor e até mesmo danos imediatos aos ouvidos. A maioria dos fones de ouvido ou locais de entretenimento tem um nível máximo predefinido de 105-110dB para evitar danos à audição. E, se estamos falando de dirigir um carro, você também deve manter o nível abaixo desse limite.

No entanto, os aparelhos de som automotivos não servem apenas para ouvir no carro…

Se você planeja estacionar e tocar música em uma fogueira ou festa na porta traseira, pode aumentar o volume desde que não haja ninguém no carro. Isso ocorre porque o som diminui com a distância. Portanto, embora possa ser mais de 120 dB no carro, pode ser um confortável 65 dB quando você está a três metros de distância.

Você também vai querer considerar as ordenanças de ruído da cidade. Estes irão variar de cidade para cidade. Mas, os máximos diurnos serão em torno de 70-80dB, e à noite, provavelmente menos de 70dB.

Se você não tiver certeza de quão alto é o seu sistema, você pode usar um medidor de som para medi-lo dentro e à distância do seu veículo. A maioria dos smartwatches tem medidores de som embutidos nos dias de hoje. Você também pode carregar aplicativos como o Sound Meter para Android ou usar o aplicativo Health integrado no seu iPhone.

Quer atualizar o sistema de som do seu carro?


Nós podemos ajudar. Confira nossas análises detalhadas dos melhores alto-falantes 6 × 8, os melhores alto-falantes de 6,5, os melhores subwoofers de 15 polegadas, os melhores subwoofers de 12 polegadas, os melhores subwoofers sob o assento e os melhores subwoofers para caminhão de cabine simples que você pode compre em 2022.

Além disso, dê uma olhada em nossas análises detalhadas dos melhores subwoofers de carro, os melhores amplificadores de carro, os melhores amplificadores de carro monobloco, os melhores amplificadores RMS de 2000 watts e os melhores amplificadores de 3000 watts atualmente no mercado.

Você pode usar alto-falantes PA em um carro? – Conclusão


Agora você sabe que pode usar alto-falantes PA em um carro para substituir os alto-falantes fracos de fábrica que acompanhavam. Apenas conheça suas limitações.

Você pode obter muito mais potência de alto-falantes mais sensíveis. Mas, se o seu estéreo já tiver uma saída alta, não fique muito sensível. Você também pode obter alto-falantes PA com potência muito maior para que o sistema estéreo do seu carro realmente exploda.

Apenas lembre-se de ser seguro e inteligente sobre as coisas. E lembre-se de sempre ouvir em níveis seguros. Dessa forma, você e seus passageiros poderão desfrutar de um excelente áudio nos próximos anos.

Até a próxima, boa audição.