>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Ajustar o som estéreo do seu carro


Então você decidiu atualizar o sistema de som do seu veículo substituindo o rádio ou trocando os alto-falantes de fábrica. Talvez você esteja pensando em adicionar um subwoofer amplificado ou um amplificador para seus novos alto-falantes. Mas talvez você esteja se perguntando se há mais alguma coisa que você possa fazer para obter esse som perfeito? Estamos aqui para lhe dizer que há absolutamente.

O que procurar e como isso ajuda


Se você estiver disposto a dedicar um pouco de tempo no início, esculpir seu som escolhendo produtos com mais poder de fogo de controle de tom pode ajudar a superar obstáculos sônicos em seu veículo e tirar o máximo proveito de seu som. Alguns de nossos recursos favoritos vêm embutidos em muitos dos aparelhos de som que vendemos. Esses incluem:
  • equalizadores multibanda, que permitem que você se concentre em frequências específicas;
  • alinhamento de tempo digital, que compensa a localização descentralizada do assento do motorista e permite que você volte para a frente da banda;
  • e redes de crossover robustas, que direcionam frequências específicas para os alto-falantes projetados para lidar melhor com elas.

O alinhamento de tempo digital atrasa o som nos alto-falantes mais próximos de você, colocando você de volta no centro do palco.

Ok, onde você encontra esses recursos?


Mesmo se você está apenas começando ou está adicionando a um sistema de áudio existente, você encontrará esses tipos de controles de tom aprimorados em muitos dos aparelhos de som automotivos e processadores de sinal digital que carregamos.

Aplicativos como o aplicativo TuneIt da Alpine permitem que você acesse os controles de tom profundo de um aparelho de som automotivo Alpine compatível diretamente do seu smartphone.


Aparelhos de som automotivos com ferramentas de som integradas


Um som automotivo é muitas vezes o primeiro passo para atualizar o sistema de som de um veículo. Coincidentemente, muitos aparelhos de som automotivos incluem controles robustos, incluindo equalização detalhada e recursos de modelagem de som, como alinhamento de tempo digital. E como muitos aparelhos de som agora se integram diretamente ao seu smartphone, alguns aplicativos de fabricantes permitem que você acesse as configurações de som do aparelho sem vasculhar os menus do aparelho.



Usando um PC conectado, o processador de sinal digital DM-810 da AudioControl permite que você disque em todos os aspectos do seu som, ao mesmo tempo em que fornece muitas entradas e saídas para expansão do sistema.


Processadores de sinal digital — todas as ferramentas em uma caixa


Se você mantiver o rádio de fábrica, ainda poderá trocar os alto-falantes na maioria dos casos e adicionar um amplificador para acioná-los. No entanto, muitas vezes você está preso a certas falhas de áudio, como configurações de equalizador de fábrica abaixo do esperado e locais de alto-falante ruins.

Um processador de sinal digital externo redefine a equalização para um nível plano, liberando você das configurações impostas de fábrica para que você possa personalizar o som do zero. Com muitos desses processadores, você pode configurar e controlar o processamento usando um PC ou até mesmo seu smartphone.

[Leia mais sobre processadores de sinal digital]

Muitos desses processadores também servem como conversores de saída de linha, permitindo que você recupere o sinal de áudio tocando nos fios dos alto-falantes que já existem em seu veículo. Os DSPs também podem fornecer uma infinidade de entradas e saídas, que você pode usar conforme necessário para adicionar amplificadores adicionais para mais potência e controle sobre seus alto-falantes.

[Leia mais sobre conversores de saída de linha]

Ao configurar seu serviço de streaming de música, certifique-se de ter escolhido as melhores configurações de qualidade de som. Usamos o Spotify para o nosso exemplo aqui.

A importância de suas fontes de música


O processamento de sinal pode maximizar seu som, mas um bom som começa com fontes de música de alta qualidade. A música que você está ouvindo é a base do seu sistema. Se você estiver transmitindo música de estações de rádio da Internet, verifique se a opção de qualidade mais alta está ativada nas configurações.

Serviços de streaming, como o TIDAL, começaram a oferecer música de alta resolução para sua mixagem. Ficar longe de músicas altamente compactadas, como MP3s, e usar arquivos de áudio de alta resolução, como FLAC, WAV e arquivos Apple Lossless armazenados em um player portátil de alta resolução, smartphone ou unidade USB também ajuda a garantir que você esteja obtendo o mais limpo som de suas músicas favoritas.

Quando estiver pronto para dar o próximo passo na evolução sonora do sistema de som do seu veículo, você pode ligar ou conversar com um de nossos Consultores. Eles terão prazer em ajudá-lo a escolher a solução certa para o seu carro.