>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como definir um equalizador e ajustar o som do seu carro



As melhores configurações do equalizador – Aprenda a ajustar o equalizador e o estéreo do carro em Ottawa para um som ideal


Quando se trata de ajustar o som e os alto-falantes do seu carro, sempre confie em seus ouvidos.

O pouco de tempo que você gasta ajustando seu aparelho de som vale a pena pela qualidade do som que você poderá desfrutar depois.

Para obter o melhor desempenho e som do sistema, considere estas dicas para ajustar o som do seu carro em Ottawa.

Por que ajustar seu estéreo é importante?


Afinar seu estéreo faz a diferença no som. A diferença está entre uma boa qualidade de som e um som incrível.

Como você já investiu tempo e esforço para atualizar o sistema estéreo do seu carro, você também pode aproveitar ao máximo o novo estéreo e ajustá-lo ao seu potencial.

Como funcionam os equalizadores?


Quando configurado corretamente, o equalizador (EQ) do seu estéreo pode trazer o melhor som do sistema estéreo do seu carro.

Ajustar o EQ melhora a reprodução de som do seu estéreo removendo grandes picos e quedas entre as frequências que criam sons desagradáveis ​​e ásperos.

EQs básicos têm apenas 3 bandas de frequências para trabalhar, enquanto EQs mais complexos podem incluir 13 ou mais bandas.

Por exemplo, um EQ de 3 bandas representa 3 divisões de frequência para tons agudos, médios e graves. As frequências graves são geralmente entre 60 a 120 hertz, médias entre 400 a 2.500 hertz e agudas entre 8.000 a 15.000 hertz.

EQs com mais bandas oferecem uma divisão mais fina de grupos de frequência (ou seja, 13 em vez de 3 divisões de frequência). Isso fornece maior controle sobre o som do seu estéreo.

Como configuro meu equalizador?


Para configurar seu EQ, você precisa de uma ferramenta de análise em tempo real (RTA) para medir o som em seu carro. Você pode baixar facilmente um aplicativo RTA em seu smartphone. Você também precisará de um gerador de ruído rosa, que muitos aplicativos RTA incluem em seu software.

O ruído rosa é a saída igual de uma ampla faixa de frequências, geralmente de cerca de 20 hertz a 20.000 hertz. Reproduza ruído rosa através do som do seu carro enquanto executa o aplicativo RTA, que exibirá um gráfico de frequências. Como você está analisando o ruído rosa, não deve haver lacunas significativas entre cada frequência, exceto uma curva suave.

No máximo, você quer uma diferença de 3 dB entre cada um, com as frequências de 32 hz na extremidade superior de uma curva, um nível principalmente de 120 a 4.000 hz e uma queda suave entre 8.000 e 16.000 hz.

Verifique as frequências correspondentes no seu EQ e faça alguns ajustes. Se você tiver um EQ multi-banda, isso pode significar alguns ajustes e ajustes até obter uma leitura uniforme no seu gráfico RTA.

EQs de 3 bandas podem ser mais complicados porque cada controle lida com uma faixa maior de frequências. Ajustar fatores externos (colocação do subwoofer, ganho, crossover ou aumento de graves em amplificadores de pós-venda) é um ótimo lugar para começar, mas você provavelmente ainda precisará de alguns ajustes.

Se você ainda tiver lacunas, selecione o controle (graves, médios, agudos/agudos) mais próximo da frequência que precisa ser ajustada e reduza a largura de banda. Mesmo o menu de uma unidade principal básica deve oferecer a opção de selecionar a frequência central. Esta é a frequência em que sua faixa de ajuste se concentra.

Tente ajustar seu EQ novamente para equilibrar as coisas um pouco mais. EQs de 3 bandas são mais complicados, mas com um pouco de paciência, você pode sintonizar frequências severas e suavizar seu som.

Dicas de ajuste estéreo passo a passo


Se a unidade principal estéreo tiver recursos avançados, como processamento de som digital, equalização automática e alinhamento de tempo, consulte o manual do proprietário do estéreo ao fazer os ajustes.

Quando estiver pronto para sintonizar o som do seu carro, sente-se no banco do motorista e siga estas etapas:

Etapa 1:ligue seu estéreo


Ao sintonizar seu aparelho de som, certifique-se de que seu carro esteja estacionado. Escusado será dizer que este não é um trabalho que você deve fazer enquanto dirige. Reserve algum tempo para sintonizar seu aparelho de som. Pode ser uma experiência divertida, então não há necessidade de se apressar.

Etapa 2:reproduzir uma música favorita


Toque uma de suas músicas favoritas no estéreo, algo que você conhece por dentro e por fora.

Também deve ser uma música que você não se importe de ouvir repetidamente, já que você precisará de um bom ponto de referência para ajustar seu estéreo.

Além disso, certifique-se de que esta música tenha variedade sonora, com muitos sons diferentes que incluem:
  • Notas altas — metais, flautas e pratos
  • Sons de médio alcance—guitarra, piano e vocais
  • Notas baixas—baixo e bateria

Etapa 3:ajuste o controle de fade


Ajuste o controle de fade do estéreo até que a música saia apenas dos alto-falantes frontais. Em seguida, ajuste o equilíbrio esquerda-direita até obter um som de que goste.

Anote essas configurações, seja com um pedaço de papel ou em seu telefone.

Agora faça o oposto completo com o controle de fade para que o som saia apenas dos alto-falantes traseiros. Mais uma vez, ajuste o equilíbrio da esquerda para a direita até ficar satisfeito com o som e anote essa configuração.

Se as configurações de equilíbrio forem as mesmas para os alto-falantes frontais e traseiros, isso é ótimo. Você pode deixá-los como estão. Caso contrário, você terá que se comprometer entre as duas configurações diferentes. Encontre um equilíbrio adequado para som de qualidade dos alto-falantes dianteiros e traseiros.

Mais uma vez, ajuste o controle de fade totalmente para a frente. Em seguida, aumente lentamente o volume traseiro com o controle de fade até que a música tenha uma profundidade satisfatória, mas ainda pareça estar vindo da sua frente.

Para unidades principais que permitem controlar as diferenças de tom entre os alto-falantes dianteiros e traseiros, ajuste os alto-falantes traseiros para que tenham um pouco menos de agudos do que os alto-falantes frontais. Isso ajuda a música a soar como se estivesse vindo dos alto-falantes frontais, mesmo quando o volume está alto.

Etapa 4:definir o tom


Sente-se e ouça a música por um momento. Todas as notas estão presentes – altas, médias e baixas? As notas estão equilibradas?

Tome nota do que está errado com o tom antes de fazer ajustes.

Para aparelhos de som com predefinições de EQ, como amplificador de som do equalizador ou equalizador e amplificador de graves, teste as predefinições para ver se elas melhoram o som da música. Ajuste o som com os controles de graves, agudos e médios e outros ajustes de EQ, se necessário.

Experimente diferentes combinações de predefinições de EQ, cortes e reforços de graves e agudos até que sua música soe bem.

As notas altas devem ser claras, mas não penetrantes. As notas médias devem ser claras e suaves. E o baixo deve estar cheio, mas não estrondos altos.


Ajuste de alto-falantes e eliminação de ruído


Alguns ajustes nos alto-falantes também podem ajudar a melhorar o som geral do sistema estéreo.

Assim como para afinar seu aparelho de som, ligue uma de suas músicas favoritas e comece a fazer esses ajustes.

Ajustar tweeters


Usando suportes de tweeter ou guias de onda, direcione as altas frequências do tweeter para que eles tenham um caminho mais direto para seus ouvidos a partir do banco do motorista.

Tente apontar os tweeters em direções diferentes para encontrar o melhor som. Certifique-se de ajustar as configurações de nível do tweeter em seus crossovers de componentes até encontrar o som perfeito.

Ajuste o preenchimento traseiro


Embora os alto-falantes frontais devam oferecer as melhores frequências de médio e alto alcance, você dificilmente deve estar ciente dos alto-falantes traseiros. Os alto-falantes traseiros devem adicionar profundidade ao som proveniente dos alto-falantes frontais.

Ajuste o subwoofer


Se o seu estéreo ou amplificador tiver um crossover embutido, defina os filtros passa-altas dos alto-falantes frontais para a frequência mais baixa que seus alto-falantes podem suportar. Em seguida, aumente o ponto de cruzamento até ouvir as notas do baixo claramente, mas elas ainda soam como se estivessem vindo da sua frente.

Atenuação de ruído


Materiais de amortecimento de ruído, como um Dynamat, podem melhorar o som geral de seus sistemas estéreo.

Um Dynamat absorve as vibrações causadas pelo alto-falante, veículo e ruído da estrada. Os Dynamats também podem amortecer o ruído de um subwoofer para um som de graves mais firme e menos distorção.

Aproveite ao máximo o seu novo sistema de som automotivo com essas dicas de ajuste. E lembre-se, sempre confie em seus ouvidos, pois você ajustará o som do seu carro para atender às suas preferências de música e som.