>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Áudio e Vídeo Mídia

Mono vs. Áudio estéreo


O áudio mono e estéreo oferece experiências de audição significativamente diferentes. Embora o estéreo seja o formato mais comum para sistemas de áudio doméstico e para música gravada, o som mono oferece benefícios distintos para consumidores que buscam uma experiência de alta qualidade em gravações mais antigas. A diferença essencial entre mono e estéreo surge do tipo de sinal que um amplificador transmite para um alto-falante - não do tipo ou número de alto-falantes - portanto, um conhecimento prático de som estéreo e mono é vital para consumidores informados e técnicos de áudio que buscam o melhor possível experiência auditiva.

​​Som estereofônico


Os sistemas de áudio domésticos ou pessoais criam som estereofônico transmitindo dois sinais independentes através de dois canais separados para um par de alto-falantes. Os sistemas estéreo são melhor usados ​​para replicar a sensação de ouvir uma banda ou orquestra tocando ao vivo. Como os sinais independentes enfatizam diferentes instrumentos ou sons nos canais direito e esquerdo, o som estéreo é considerado como tendo mais "profundidade", recriando o som de instrumentos individuais localizados em diferentes áreas. Para a melhor experiência, o ouvinte deve se colocar diretamente no meio dos dois alto-falantes, o que cria uma sensação chamada de "imagem de áudio" por alguns ouvintes.

​​Som Monaural


Os amplificadores produzem som monofônico ou "mono" transmitindo um único canal de sinal para um ou mais alto-falantes - mesmo que dois alto-falantes sejam usados, um sinal mono produzirá exatamente os mesmos níveis de som em cada alto-falante. Portanto, o mono não transmite sensação de profundidade ou localização, ao contrário dos alto-falantes estéreo. Mesmo através de fones de ouvido, o som monofônico produzirá um único "cluster" de música, sem a sensação de imagem de áudio.

​​Vantagens do som estéreo


Desde que o estéreo se tornou o formato padrão para música gravada no final da década de 1960, a maioria dos sistemas de áudio doméstico e fones de ouvido usam amplificação estéreo. O estéreo também é padrão para a maioria dos sistemas de PA em salas de concerto, devido à sua capacidade de replicar a separação física dos instrumentos no palco. De acordo com "A Short History of the Multitrack Recording Studio" de Wayne Wadham, a rádio FM é transmitida em estéreo, e quase todas as músicas gravadas desde o início dos anos 70 foram gravadas e mixadas com som estéreo em mente.

​​Vantagens do som mono


Embora o estéreo seja o sistema de áudio mais comumente usado, existem algumas vantagens distintas para o som mono em determinadas situações. Por exemplo, músicos como os Beatles se concentrariam nas mixagens mono de suas músicas em vez das mixagens estéreo, já que as estações de rádio AM preferiam o som mono para singles de sucesso. Stereo foi considerado uma nova tecnologia e, portanto, foi geralmente ignorado por muitos grandes músicos de rock. Como os artistas pretendiam que suas músicas fossem ouvidas em mono, as gravações anteriores podem soar mais poderosas e dinâmicas em mono. Além disso, mono é um formato melhor para discursos públicos, onde a clareza de uma única voz amplificada é o foco da mixagem de som.

Conselhos para consumidores e técnicos


Hoje, as empresas de equipamentos de som raramente fabricam sistemas de som mono, garantindo que o custo médio de um sistema estéreo seja muito menor. Assim, os consumidores que compram um sistema de som doméstico devem adquirir amplificadores de áudio e alto-falantes estereofônicos. No entanto, ao comprar gravações de músicas antigas, como os Beatles, você pode procurar versões mono sempre que possível. Para som ao vivo, os técnicos de áudio devem usar estéreo para apresentações musicais e mono para discursos ou painéis de discussão.