>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Noções básicas sobre especificações:tolerâncias de tensão de operação e circuitos de proteção




Para encerrar nossa série de artigos educacionais sobre especificações de amplificadores, vamos falar sobre os limites de tensão de operação e, por associação, os circuitos de proteção embutidos em um amplificador de áudio automotivo. Nos bons velhos tempos dos sistemas elétricos que eram compostos por um alternador, bateria, interruptores e alguns relés, era fácil fornecer uma tensão relativamente constante a um amplificador de áudio de carro. Novas tecnologias e limites na bateria, alternador e tamanho do fio tornaram muito mais difícil manter nossos amplificadores satisfeitos.

Sistemas Start-Stop automotivos causam baixa tensão operacional


Com a batalha sem fim para obter cada grama de eficiência de combustível dos veículos que dirigimos, as montadoras recorreram a sistemas que desligará o motor para economizar combustível em marcha lenta. A transição do modo inativo padrão para o estado desligado não representa um problema para a maioria dos amplificadores, pois a tensão da bateria cai apenas para a faixa de 12,2 a 11,5 volts. Se a tensão começar a cair porque o carro ficou muito tempo em marcha lenta, o motor será reiniciado automaticamente.

O que representa um problema para os amplificadores de áudio automotivos modernos são as quedas de tensão associadas à partida do motor. Em veículos convencionais, o estéreo está desligado enquanto você liga o veículo. Esses sistemas start-stop mantêm tudo funcionando e funcionando enquanto o motor é reiniciado. A tensão do sistema elétrico pode cair abaixo de sete volts enquanto o motor dá partida. Muitos amplificadores desligam-se abaixo de nove ou dez volts e, como tal, sua música para de tocar. Embora uma pausa na sua música não seja realmente problemática, pode ser irritante se você estiver preso no trânsito.

Novos designs de amplificadores incluem circuitos que manterão o amplificador ativo durante breves condições de baixa tensão de operação. Algumas empresas especificam seus amplificadores como capazes de lidar com apenas 6 volts por até 5 segundos para garantir que sua música seja reproduzida sem interrupção. Esse mesmo projeto de conformidade start-stop é necessário para processadores de sinal digital para evitar que eles desliguem durante as reinicializações do motor.

Circuito de proteção do amplificador de áudio do carro


Três décadas atrás, se você encurtasse as saídas de um amplificador, ele explodiria, ocasionalmente com resultados espetaculares. Amplificadores modernos incluem circuitos de proteção que monitoram diferentes funções e desligam automaticamente o amplificador quando ocorre uma condição indesejada. A maioria dos amplificadores inclui proteção contra superaquecimento ou curto-circuito nos fios do alto-falante. Amplificadores melhores podem fornecer um aviso se ocorrer uma condição de sobretensão na conexão de energia que pode danificar os componentes dentro do amplificador.

Alguns fabricantes selecionados fornecem monitoramento computadorizado de diferentes partes de seus amplificadores e piscam códigos de erro para que os usuários saibam por que o amplificador está protegido. São fornecidos curtos-circuitos, sobretensão, subtensão, sobretemperatura na fonte de alimentação e no estágio de saída e uma notificação sobre curtos-circuitos repetidos. Essas informações tornam muito mais fácil e eficiente para um técnico solucionar um problema de instalação ou alto-falante.

Como os amplificadores de áudio automotivo lidam com condições de temperatura excessiva


Existem duas maneiras de um amplificador se proteger se ficar muito quente. O modo mais comum é o amplificador parar de tocar música para que a fonte de alimentação e os dispositivos de comutação de saída possam esfriar. A segunda opção é que o amplificador reduza o sinal de saída para que seja criado menos calor. Embora seja bom que sua música não pare de tocar, a maioria dos consumidores tende a tentar aumentar o volume quando a música fica mais baixa. Eventualmente, os amplificadores que revertem a energia entrarão em um estado de proteção total e se desligarão para proteger os componentes.

Se você mora em uma área que fica quente durante o verão, é uma boa ideia escolher um amplificador com refrigeração adequada de um grande dissipador de calor ou um ventilador. Enfiar um pequeno amplificador no canto do porta-malas ou na área de carga pode não ser a melhor escolha nessa situação.

Visite seu revendedor local de aprimoramento para dispositivos móveis hoje mesmo


Se você estiver interessado em atualizar o sistema de áudio do seu carro, caminhão ou SUV, a compra de um novo amplificador será parte fundamental do processo. Sua loja especializada local de som automotivo pode ajudá-lo a percorrer as centenas de opções de amplificadores no mercado para encontrar uma solução que soe incrível e funcione com seu orçamento e expectativas de desempenho.