>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Por que o amplificador do meu carro permanece no modo de proteção?


Modo de proteção significa que o amplificador do carro entrou em um estado de proteção. Em outras palavras, ele protege a si mesmo e a outros elementos de áudio do carro de danos graves.

Mas, “Por que o amplificador do meu carro está no modo de proteção?” Esta é a pergunta que muitos entusiastas de áudio automotivo estão fazendo, então vamos descobrir o porquê.

Em geral, os amplificadores do carro permanecem no modo de proteção mesmo depois de desligar completamente o sistema de áudio do carro, porque os amplificadores do carro precisam de algum tempo para esfriar antes de serem ligados novamente. Outra causa do amplificador do carro permanecer no modo de proteção pode ser um mau funcionamento interno do amplificador do carro.

Neste artigo, fornecerei aos usuários do sistema estéreo do carro informações sobre como os amplificadores do carro funcionam, quando eles entram no circuito do modo de proteção e como corrigir isso.

O que significa "amplificador em modo de proteção"?


Quando o amplificador do carro está no modo de proteção, significa que o sistema de áudio do carro não está funcionando e, na melhor das hipóteses, a qualidade do som está distorcida.

O modo de proteção é causado por curtos-circuitos no alto-falante, curto-circuito interno do amplificador ou tensão da bateria do carro ficando muito alta (ou baixa).

Os modos de proteção do amplificador são projetados para proteger seu sistema de som contra danos causados ​​por sobrecarga, curtos-circuitos ou superaquecimento do sistema de áudio do carro.

No entanto, muito poucas pessoas sabem o que é preciso para um amplificador entrar no modo de proteção, e menos ainda podem solucionar corretamente problemas de amplificadores de carro que podem ajudar a impedir que amplificadores de carro permaneçam no modo de proteção.

O que faz com que um amplificador entre no modo de proteção?


Várias coisas podem fazer com que os amplificadores do carro entrem no modo de proteção:

1) a tensão da bateria do carro fica muito alta (ou baixa).

2) amplificador do carro recebendo um sinal de áudio muito baixo.

3) o amplificador do carro está sobrecarregado com o consumo de energia.

4) o receptor do carro ou a unidade principal do carro está enviando um sinal de entrada errado para o amplificador do carro. Por exemplo, um cabo RCA defeituoso pode causar isso.

5) superaquecimento do amplificador do carro. Isso é mais comum se o amplificador do carro for muito pequeno para a configuração de áudio ou se não houver ventilação suficiente ao redor do sistema de áudio do carro.

6) Curto-circuito na fiação do alto-falante ou no próprio alto-falante.

7) Conexão de alto-falantes com impedância maior que a potência RMS do amplificador do carro.

Tudo isso parece assustador, mas na realidade, na maioria das vezes, quando um amplificador de carro entra no circuito de proteção, é devido a problemas de energia e sobrecargas.

Especialmente se você acabou de instalar novos alto-falantes e eles consomem mais energia da bateria do que seus alto-falantes antigos, seu amplificador pode começar a funcionar mal.

Por que meu amplificador entra no modo de proteção quando o baixo bate?


Subwoofers de carro grandes e potentes geralmente fazem com que os amplificadores de carro entrem no modo de proteção.

Isso é especialmente notável quando você tem um subwoofer forte e um amplificador que não tem muito mais potência do que o subwoofer precisará, ou pior quando na verdade é mais fraco que o subwoofer.

Quando o amplificador do carro está ligado, ele monitora o consumo de energia e o consumo de corrente da bateria.

Se o amplificador do carro detectar que a energia está sendo consumida mais rápido do que a bateria pode manter (o que significa que o amplificador do carro está consumindo mais energia do que o sistema elétrico do seu carro pode enviar), o amplificador do carro será desligado.

No entanto, alguns amplificadores de carro, especialmente aqueles mais baratos da prateleira inferior, podem não nos dar esse tipo de luxo, e eles serão desligados quando tentarmos aumentá-los. Isso é chamado de “sobrecarga” ou sobrecarregar um amplificador.

Por que o amplificador entra no modo de proteção quando o RCA é conectado?


Geralmente não é um problema conectar cabos RCA diretamente ao som do carro. Eles geralmente funcionam sem problemas até que o amplificador do carro entre no modo de proteção.

Se o amplificador entrar em proteção com os RCAs conectados, pode haver um problema com uma conexão ruim ou um problema interno com os terminais de entrada do amplificador.

Primeiro, você precisa verificar as blindagens RCA na unidade principal. Se o aterramento da blindagem da unidade principal estiver OK, o amplificador pode ser um problema.

Você precisa ligar o amplificador e medir a tensão nos conectores RCA e, para fazer o teste, você precisa de um multímetro. Primeiro, toque a ponta de prova preta no terminal de aterramento do amplificador e, em seguida, a ponta de prova vermelha em cada uma das blindagens RCA.

Se o display mostrar 10V ou mais, o amplificador pode ter um transformador em curto. Por outro lado, o transformador funciona bem se o display indicar muito menos tensão, como 1V.

Alguns amplificadores econômicos têm problemas com conexões quebradas entre a blindagem RCA e a placa de circuito, o que significa que a blindagem está diretamente conectada aos terminais de alto-falante NÃO-ponte.

Se você tiver isso em seu amplificador, às vezes ajuda girar os RCAs para a esquerda e para a direita para garantir que a conexão seja sólida.

Como tirar meu amplificador do modo de proteção?


A maneira mais simples de tirar um amplificador do modo de proteção é desligar e ligar novamente. Isso fará com que o amplificador se reinicie e saia do modo de proteção.

Se isso não funcionar, pode ser necessário desconectar o fio terra do amplificador. Depois de desconectar a conexão de aterramento, ligue e desligue novamente.

Se tudo mais falhar, você pode verificar o manual do amplificador do seu carro para obter etapas específicas de solução de problemas ou seguir algumas etapas simples abaixo:

#1. Desligue o amplificador.

#2. Remova os cabos RCA do amplificador.

#3. Desconecte o fio de alimentação do amplificador.

#4. Aguarde alguns minutos.

#5. Conecte o fio de alimentação e ligue o amplificador.

#6. Conecte os cabos RCA e ligue o rádio para testar a música.

Se você ainda tiver o problema depois de aplicar todos esses métodos e vir a luz de proteção no amplificador, desconecte todos os outros componentes e conecte-os novamente para ver se estão com defeito.

Se todos os outros componentes estiverem bons e o problema persistir, significa que há uma falha interna no amplificador que pode exigir um reparo profissional ou você pode precisar substituir o amplificador.

Como redefinir o amplificador do carro do modo de proteção?


Quando você verifica todo o sistema e não há danos, todos os fios têm uma conexão sólida e todas as configurações do amplificador estão corretas, você pode redefinir o amplificador do carro do modo de proteção.

Para fazer isso, você precisa desconectar o amplificador da bateria do carro. Primeiro, desparafuse o fio positivo do terminal do amplificador (geralmente vermelho ou azul) e mantenha-o desconectado por alguns minutos.

Embora o amplificador deva reiniciar assim que você remover a fonte de alimentação, é melhor desconectar a bateria do carro por no mínimo alguns minutos ou por mais tempo e deixar o amplificador esfriar completamente e reiniciar os componentes eletrônicos.

Alguns amplificadores têm memória interna, portanto desconectá-los por apenas alguns segundos pode não reiniciá-los.

Como faço para impedir que meu amplificador entre no modo de proteção?


Embora um amplificador seja um equipamento eletrônico e possa ser danificado por vários motivos, existem alguns passos que você pode tomar para evitar que o amplificador vá para o modo de proteção.

Conexão sólida de fios de alimentação e terra


Certifique-se de que não haja fios soltos, o que poderia causar uma conexão intermitente e forçaria o amplificador a entrar no modo de proteção. A solução adequada para isso é certificar-se de que o fio de alimentação e o fio terra estejam firmemente presos em ambas as extremidades.

Primeiro, verifique a conexão do seu amplificador, certifique-se de que está sólida e verifique a outra extremidade do fio de alimentação. Você quer ter todas as conexões firmemente presas no fusível ao terminal positivo da bateria do carro.

Para o fio terra, certifique-se de que ele esteja bem preso ao metal exposto no chassi do carro. Para o aterramento sólido, toda a tinta no ponto de conexão deve ser removida com escova de aço ou lixada, para que o fio terra tenha uma conexão limpa com o chassi do carro.

Correspondência de impedância entre alto-falantes e amplificador


Depois de verificar a alimentação e o fio terra e estiver satisfeito com os pontos de conexão, a segunda coisa que você deseja verificar quando seu amplificador entrar no modo de proteção é pegar seu sistema e verificar se ele é compatível com ele mesmo. O que isto significa?

Pegue o número do modelo de seus subwoofers, o número de subwoofers que você está usando, o número do modelo de seus amplificadores e você vai verificar como tudo isso está conectado.

O importante é garantir que os alto-falantes e woofers correspondam à impedância final que sai do amplificador.

Por exemplo, se você tiver dois subwoofers DVC de 2 ohms conectados em paralelo com uma carga de meio ohm e que estejam conectados a um amplificador mono estável de 2 ohms, o amplificador estará funcionando extremamente quente.

Essa quantidade de calor se acumulará e a proteção térmica será ativada, portanto, se seu amplificador entrar no modo de proteção após tocar música por alguns minutos, verifique a impedância total e verifique se é compatível com o amplificador.

Você pode verificar isso com um multímetro, se tiver.

Ventilação insuficiente


Outra coisa a verificar é a quantidade de ventilação ao redor do amplificador. Por exemplo, se você o tiver embaixo do banco de um carro, pode estar acumulando calor excessivo porque não tem ar fresco suficiente ao redor.

O amplificador deve sempre ter ventilação suficiente para se resfriar, especialmente se você instalou um de classe “A” ou “A/B” que produz uma grande quantidade de calor.

Fios do alto-falante tocando uns nos outros


Outro motivo comum pelo qual seu amplificador pode entrar no modo de proteção é se o fio positivo e negativo do alto-falante que vai do seu amplificador para os alto-falantes se tocarem nos terminais do alto-falante ou do amplificador.

Esse problema também pode acontecer se você tiver um subwoofer em uma caixa de gabinete e os fios dos alto-falantes estiverem se tocando nos terminais da caixa de gabinete.

Para corrigir esse problema, certifique-se de que os fios não tenham fios soltos ou use os conectores de fio adequados.

Polaridade reversa


Um problema mais comum para evitar que isso aconteça devido à instalação errada é o erro de instalação é a polaridade reversa.

A polaridade oposta dos fios de alimentação e terra pode ser devastadora para todo o sistema de áudio do carro.

A polaridade reversa significa que seus fios de alimentação e terra estão no lugar errado e essencialmente invertidos, então você tem o fio de alimentação entrando no terminal de aterramento e o fio de aterramento no terminal de alimentação.

É fácil evitar isso. Apenas sempre verifique duas ou três vezes seu trabalho depois de fazer uma instalação.

Certifique-se de que o fio positivo esteja conectado aos terminais positivos e o fio negativo aos terminais negativos.

Esta verificação é crucial porque pode levar a uma falha permanente do seu sistema.

Oradores estourados


Outra coisa que pode fazer com que seu amplificador entre no modo de proteção é um alto-falante queimado.

Uma maneira fácil de verificar isso é pegar um multímetro, verificar a impedância em cada terminal do alto-falante e verificar se está de acordo com as especificações. Se você não tiver um multímetro, pode usar uma bateria de 9V.

Para testar o alto-falante com uma bateria de 9V, pegue um fio do alto-falante e passe-o do terminal positivo do alto-falante até o terminal positivo da bateria de 9V.

Em seguida, pegue outro fio de alto-falante e passe-o do terminal negativo do alto-falante para o terminal negativo da bateria.

Se o alto-falante fizer um som pop e você perceber que o cone sobe, você sabe que a bobina de voz está boa.

Se não houver movimento no alto-falante quando você fizer este teste, isso pode significar que um alto-falante pode ser queimado, e isso também pode colocar seu amplificador no modo de proteção.

Fio remoto conectado corretamente


O último fio que você precisa verificar para ter certeza de que está funcionando corretamente é o fio remoto.

Se você conectar o fio remoto no local correto do amplificador, mas não no local errado da unidade principal ou do receptor, isso pode fazer com que o amplificador entre no modo de proteção.

Assim como com o fio de alimentação e o fio terra, certifique-se de que o fio remoto esteja indo para o local correto na unidade principal e que não haja conexão intermitente.

Tensão da bateria


Uma coisa que você definitivamente vai querer verificar se o seu amplificador está entrando no modo de proteção de forma intermitente é a voltagem da bateria do seu carro.

Normalmente, uma bateria de carro saudável mostrará uma tensão de 12,6 V e, na maioria dos casos, os amplificadores têm uma faixa de operação de cerca de 10 a 16 V.

A faixa de operação é específica para cada amplificador, portanto, verifique novamente se o amplificador não ativa a proteção de baixa tensão ou sobretensão.

Esse nível de proteção colocará o amplificador em um modo de proteção se a tensão cair ou ficar acima da faixa de operação do amplificador.

A solução para isso é bem simples. Você pode testar a bateria do seu carro com o multímetro para garantir que esteja saudável e forneça uma tensão dentro da faixa de operação de seus amplificadores.

Medida correta dos fios de força e terra


A última coisa é verificar se o fio de alimentação e terra tem a bitola correta para o seu sistema.

Na verdade, deve ser a primeira coisa a verificar, porque se o fio de alimentação e o fio terra não forem grossos o suficiente, o amplificador pode entrar no modo de proteção para se proteger de sinais inseguros.

Se você usar um fio de bitola muito pequeno para o amplificador, o fio ficará quente porque pode não transportar a corrente máxima que o amplificador precisa.

Ele também pode queimar, e o resultado disso seria uma queda de tensão severa nos terminais, o que poderia fazer com que o amplificador entrasse no modo de proteção intermitentemente.

Certifique-se sempre de que seus fios estejam de acordo com as especificações e correspondam aos requisitos de energia do restante do sistema.

Por que o amplificador entra no modo de proteção quando o carro liga?


Quando o amplificador do seu carro entra no modo de proteção apenas quando o carro liga e permanece nesse modo enquanto o motor funciona, esse comportamento não é normal, e existem algumas razões pelas quais o amplificador do carro funcionará dessa maneira:

Nº 1. Se as conexões dos fios estiverem soltas, isso pode fazer com que o amplificador superaqueça e entre no modo de proteção.

Importante é verificar o cabeçote conectado com o amplificador, e se você usar um chicote padrão, não misture o fio azul e o azul com o fio listrado.

#2. Outro motivo pode ser um problema com a bateria e o alternador.

Se a fonte de alimentação não estiver fornecendo energia suficiente ou estiver com defeito, isso também pode fazer com que o amplificador entre no modo de proteção devido à alta demanda de energia.

#3. Finalmente, pode haver um problema com o próprio amplificador. Se o amplificador estiver danificado ou tiver um curto, isso também pode ativar o modo de proteção.

Se todas as etapas forem verificadas e o amplificador ainda entrar no modo de proteção quando o motor ligar, a única maneira é levar o amplificador ao serviço e testá-lo quanto a danos internos.

O fio remoto pode fazer com que o amplificador entre no modo de proteção?


O fio remoto sozinho não é a razão para o amplificador ir para o modo de proteção, mas a conexão errada e a mistura do fio remoto com outro do chicote estéreo pode ser um problema.

O fio remoto (geralmente azul ou azul com a faixa) precisa ser conectado à unidade principal para que o amplificador ligue quando a unidade principal for ligada.

Se o fio remoto não estiver conectado ou estiver conectado a uma fonte de alimentação constante, isso pode fazer com que o amplificador fique ligado e superaqueça, causando danos.

Se você tiver um multímetro, poderá testar a continuidade entre o fio remoto e o terra. Ao ligar a unidade principal, deve haver continuidade entre os dois fios.

Se não houver continuidade, o fio remoto não está conectado corretamente e precisa ser consertado.

Perguntas frequentes

Por que o amplificador entra no modo de proteção quando o RCA é conectado?


Os fios RCA entre o som do carro e o amplificador são outra causa possível do amplificador entrar no modo de proteção.

Os fios RCA precisam ser conectados corretamente à entrada do amplificador.

Se não estiverem ou você usar fios RCA danificados ou com blindagem ruim, pode causar um curto-circuito no amplificador e acionar o modo de proteção.

Como redefinir o amplificador do carro que está no modo de proteção?


Se o amplificador do seu carro entrou no modo de proteção, desligue o amplificador e desconecte-o da fonte de alimentação.

Após desconectar, aguarde alguns minutos, conecte-o novamente e ligue-o. Isso deve reiniciar o amplificador e sua memória interna, tirando-o do modo de proteção.

Se o amplificador não reinicializar e ainda estiver no modo de proteção, consulte o manual do amplificador para obter as etapas específicas de solução de problemas ou entre em contato com o fabricante para obter mais etapas de solução de problemas.

Conclusão


Depois de ler este artigo, o modo de proteção do amplificador do carro deve ficar um pouco mais claro.

Ambos os problemas podem ser corrigidos rapidamente, se o amplificador do carro estiver no modo de proteção devido a um sinal inseguro ou algum outro problema com a alimentação e o fio terra.

Tudo o que precisa acontecer é que você tenha que usar o fio de bitola e o fio de alimentação corretos. Isso por si só resolverá qualquer problema com o amplificador do carro entrando no modo de proteção.