>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Colunas Hi-Fi vintage vs. Colunas Hi-Fi modernas – Qual deve comprar?


Alto-falantes de alta fidelidade antigos versus alto-falantes de alta fidelidade modernos. É uma comparação intrigante que geralmente não é feita.

Os sistemas de alto-falantes vintage têm um elemento “old school cool”.

Os designs clássicos de receptor e alto-falante se destacam por sua elegância simples, desde os gabinetes de receptor de metal e madeira comumente vistos com medidores analógicos que ganham vida com sua música até os alto-falantes monolíticos gêmeos que a replicam.

Mas como os alto-falantes de alta fidelidade mais antigos se comparam às alternativas modernas?

Alto-falantes da velha escola, também conhecidos como alto-falantes vintage, empregados em sistemas de áudio no passado normalmente parecem e parecem velhos e volumosos.

Por outro lado, os alto-falantes modernos têm designs mais modernos e simplificados. Eles parecem mais contemporâneos e são mais leves. Mas eles não possuem características de alto-falantes mais antigos, como qualidade de graves e reprodução de som.

Há muito mais separando alto-falantes hi-fi vintage de suas versões modernas. Estarei passando por algumas dessas coisas neste guia comparativo.

Colunas Hi-Fi vintage versus colunas Hi-Fi modernas — Desempenho


Quando conectei um dos alto-falantes antigos para testá-los, não tinha certeza do que esperar. Com o tempo, os alto-falantes melhoraram significativamente, tornando-se mais precisos, menos distorcidos e mais sutis.

Acontece que não havia necessidade de eu ser cético, pois os alto-falantes clássicos que liguei para continuar a impressionar e produzir performances que, de certa forma, ainda me surpreendem hoje.

Eles não são perfeitos, no entanto. Fica aquém da clareza do som e do nível de detalhes em comparação com qualquer bom alto-falante de orçamento contemporâneo.

Embora muito menores que os sistemas vintage, os alto-falantes modernos são mais altos e mergulham nos graves com muito mais força e força. Eles possuem equilíbrio e controle que os veteranos simplesmente não podem igualar.

Os alto-falantes vintage, no entanto, também têm muito a oferecer.

Os sistemas das décadas de 1970 e 1980 ainda soam surpreendentemente rápidos e fluidos.

Eles apresentam vocais com nitidez e articulação que ainda se sentem bem, ao mesmo tempo em que proporcionam dinâmicas de baixo nível com notável sutileza.

O sistema vintage de teste produziu uma imagem estéreo de amplo alcance quando o coloquei um pouco mais longe na minha sala de teste, e disparou direto para a frente em vez de na posição de audição.

Ele naturalmente preenche o espaço entre os alto-falantes porque é grande e expansivo. Está bem sobreposto a ele e também é uma imagem razoavelmente robusta.

Esses clássicos têm um tom levemente avançado nas altas frequências, mas eu gosto da força e do corpo que eles fornecem nos médios.

Os alto-falantes de alta fidelidade vintage criaram brilhantemente o ambiente, que fez um excelente trabalho ao carregar o ritmo consistente e pulsante da música. Embora a extensão e o peso dos graves faltem, os alto-falantes têm força suficiente nas frequências mais altas para soar equilibrado.

Os sistemas vintage forneceram uma boa quantidade de impulso rítmico e tiveram a liberdade dinâmica de retratar a seção de metais com entusiasmo quando mudei para All Night da Beyoncé, uma música mais animada.

Eles têm uma maneira de nos fazer desligar o hi-fi e focar apenas na música, soando vibrante e emocionante.

Muitas vezes nos sentimos um pouco decepcionados depois de ouvir coisas de décadas anteriores. Às vezes, esses elementos anteriormente valorizados não se sustentam em termos modernos, dificultando a compreensão de por que eles eram anteriormente tão respeitados.

Não é assim com os alto-falantes hi-fi vintage que testei. Eles ainda soam tão melódicos e envolventes algumas décadas após sua estréia.

No entanto, os melhores alto-falantes modernos são superiores em tonalidade, clareza e nitidez.

Vintage x moderno:gabinete


Os anexos desempenham um papel significativo na avaliação das diferenças entre os falantes da velha escola e os contemporâneos.

Os gabinetes de alto-falantes antigos eram tipicamente construídos de madeira compensada ou papelão de baixo custo. Muito raramente foi aplicado qualquer contraventamento interno, o que resultou em paredes de gabinete frequentemente finas e barulhentas.

Tudo isso contribui para a distorção porque não é poderoso o suficiente para controlar as ondas de retorno dentro do gabinete. Alto-falantes proeminentes do passado normalmente têm caixas de madeira grossas que foram amortecidas para reduzir a ressonância. Um tamanho maior se traduz em uma resposta de graves mais significativa e mais baixa.

No entanto, este foi o caso em uma época passada. Os alto-falantes modernos normalmente têm um som oco quando tocados e são menores. Eles só produziram graves precisos mínimos. Mas sem nada para contrastá-los, ninguém pode dizer o quão ruim eles soam, a menos que sejam colocados contra um bom par de fones de ouvido.

Além disso, os parafusos de madeira eram normalmente usados ​​para prender os drivers de sistemas de alto-falantes antigos ao gabinete. Mas isso não é como o que você encontraria nos alto-falantes hoje em dia.

Vintage vs. Moderno:Tecnologia


Tenha em mente que a produção, inovação, materiais melhoraram, etc. Mas comparado a vários alto-falantes contemporâneos baratos, um alto-falante clássico de alta qualidade e bem projetado soará superior.

Alto-falantes antigos específicos com desempenho melhor do que alto-falantes modernos podem ser encontrados por um preço fantástico. Por outro lado, a menos que você esteja procurando principalmente uma experiência vintage, alto-falantes modernos de última geração não podem competir com alto-falantes vintage.

Projeto


Os alto-falantes modernos lutam em uma área, pois são frequentemente criados em software e não em papel. Os elementos de cone do driver soam diferentes e não se comportam como cones teóricos, e os gabinetes podem ressoar de maneira diferente das simulações.

Projetar no papel, verificar em uma simulação e verificar de ouvido é o processo de design ideal. Hoje, um microfone sintonizado é usado para medir o processo de design do alto-falante, uma vez que ele foi simulado.

Devido ao alto custo de tentativa e erro hoje em dia, a maioria das empresas conta com simulações e curvas de resposta harmônica para garantir a qualidade do produto acabado.

Eu vejo o fascínio dos alto-falantes vintage porque algumas pessoas têm um fraquinho por eles. No entanto, em comparação com os alto-falantes construídos décadas atrás, quase todos os alto-falantes modernos de alta fidelidade são muito melhores.

Em geral, a progressão é uma coisa boa. É sempre bom escolher as opções de hoje em vez de alto-falantes antigos, mesmo que ainda precisemos lembrar e apreciar esses fabulosos e incomuns alto-falantes vintage.

Alto-falantes modernos se beneficiam dos mais recentes avanços tecnológicos. No entanto, alguns alto-falantes antigos icônicos têm características de som distintas que nenhum alto-falante moderno pode imitar fielmente.

O melhor conselho que posso dar a você é ouvir atentamente uma variedade de alto-falantes, tanto contemporâneos quanto vintage, e deixar que seus ouvidos julguem.