>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Os sistemas de alto-falantes Hi-Fi melhoram ou pioram com a idade?


Os alto-falantes da velha escola são realmente uma explosão de se ter, pois seu estilo e natureza antigos podem ser ótimos para iniciar conversas. Mas e a qualidade do áudio?

Os sistemas de alto-falantes de alta fidelidade melhoram ou pioram com a idade?


Na minha experiência, descobri que a música jazz clássica e antiga soa mais impecável em alto-falantes da velha escola do que em alto-falantes mais novos. Depois de um pouco de pesquisa, descobriu-se que isso ocorre principalmente porque os compositores levam em consideração a tecnologia de som disponível para a maioria dos ouvintes e projetam a música de acordo.

Então, de certa forma, você poderia dizer que os sistemas de alto-falantes mais antigos são calibrados para tocar certos tipos de música melhor do que os modelos mais recentes. Mas claro, esta é apenas a minha opinião (e vários milhares de outras, tenho certeza). Estou confiante de que há muitas pessoas por aí que discordariam de mim.

No final do dia, tudo se resume a preferência pessoal. Mas com o tempo, os sistemas de alto-falantes de alta fidelidade realmente perdem seu valor sonoro? Ou são como o vinho e melhoram com a idade?

Infelizmente, eles tendem a piorar. Assim como qualquer outro eletrônico, com o tempo, os componentes dentro dos alto-falantes Hi-Fi se degradarão e quebrarão.

É por isso que é importante cuidar do seu sistema de alto-falantes e não reproduzi-los no volume máximo o tempo todo - não importa o quanto você queira (e eu realmente quero).

Os sistemas de alto-falantes Hi-Fi ficam melhores ou piores com a idade?


Com o tempo, os sistemas de alto-falantes de alta fidelidade tendem a piorar em mais de uma maneira. À medida que os componentes se desgastam ou quebram, a qualidade do som e o feedback pioram. No entanto, há muitos que gostam deste tipo de som.

Os cliques constantes da mola, as distorções ou o som geralmente supersaturado tendem a dar vibrações clássicas a muitos (não estou entre esses). Na opinião deles, os alto-falantes de alta fidelidade ficam muito, muito melhores com a idade, à medida que se transformam em clássicos ou antiguidades.

Os alto-falantes geram som convertendo energia elétrica em vibrações, e essas vibrações sobrecarregam os componentes dos alto-falantes. Com o tempo, esse estresse faz com que os componentes se quebrem e se degradem.

Por exemplo


Considere a impedância, por exemplo. É basicamente a resistência que o alto-falante oferece à corrente. Com o passar do tempo, a impedância começará a aumentar à medida que os componentes do alto-falante se quebram. Isso fará com que a qualidade do som se deteriore.

A mesma coisa acontece com os capacitores e indutores. Estes são responsáveis ​​por armazenar e liberar energia, que é vital para a geração do som. Mas, à medida que se desgastam com o tempo, eles se tornam menos eficazes em seu trabalho. Isso também levará a menos energia sendo armazenada e, por sua vez, fará com que os alto-falantes se sintam “desbotados”.

A aranha (mola) dentro dos sistemas de alto-falantes também se solta com o tempo. Quando isso acontece, seus alto-falantes podem criar mais vibrações, especialmente ao produzir graves e, portanto, o som será menos preciso. Como um audiófilo como eu, isso é importante porque pode arruinar a experiência de audição.

Então, em suma, os sistemas de alto-falantes Hi-Fi definitivamente piorarão com a idade. O excesso de feedback dos alto-falantes também pode desequilibrar o som, especialmente com músicas e filmes de hoje que tendem a usar a acústica de uma sala e os recursos surround dos alto-falantes para melhorar as experiências.

Mas não se preocupe; existem maneiras de prolongar sua vida útil e evitar que se degradem muito rapidamente.

Coisas que podem dar errado


Quando peguei meus antigos alto-falantes estéreo (com mais de 12 anos, lembre-se), descobri que um alto-falante estava emitindo distorções excessivas enquanto o outro lutava para acompanhar o volume. Como um audiófilo, isso era inaceitável para mim, e eu sabia que tinha que fazer algo a respeito.

Depois de abrir os alto-falantes, descobri que o cone do alto-falante estava rompido e a mola estava solta. Enquanto o primeiro era bastante aparente, o último precisava de medições precisas com um paquímetro para determinar o desequilíbrio. Pode não parecer muito, mas mesmo 0,1 cm pode prejudicar o som.

Acabei substituindo a aranha e o cone, e os alto-falantes agora estão como novos. Portanto, isso significa que, embora os alto-falantes antigos tendam a se desgastar com o tempo, não há nada que o impeça de reparar a peça do museu e desfrutar de sua beleza sonora mais uma vez.

Maneiras de prolongar a vida útil dos alto-falantes Hi-Fi


Existem maneiras de retardar o processo de envelhecimento de seus alto-falantes e manter o som pelo maior tempo possível. Descobri que a melhor maneira de fazer isso é manter um nível de volume com os alto-falantes ou, se você ouvir rock, comprar alto-falantes dedicados a esse gênero que lidarão com o volume sem muito desgaste.

Aqui está uma lista de etapas que você pode seguir para prolongar a vida útil de seus alto-falantes Hi-Fi:
  1. Evite tocar música em volumes altos por períodos prolongados. Isso sobrecarregará os componentes e acelerará o processo de envelhecimento, conforme mencionado acima.
  2. Se você ouve música com muitos graves, certifique-se de comprar alto-falantes projetados para isso. Eles serão capazes de lidar melhor com o estresse extra. O mesmo vale para o rock. Esses alto-falantes são construídos com o “uso indevido” em mente.
  3. Mantenha seus alto-falantes limpos e sem poeira. Isso evitará o acúmulo de sujeira e sujeira, que podem danificar os componentes ao longo do tempo.
  4. Certifique-se de manusear seus alto-falantes com cuidado. Evite deixá-los cair ou bater, pois isso pode danificar os componentes e fazer com que eles quebrem prematuramente (fãs de bandas de metal/rock, estou olhando para você).
  5. Guarde seus alto-falantes em local fresco e seco quando não estiverem em uso. Isso evitará que eles se deteriorem devido à exposição ao calor ou à umidade.
  6. Se seus alto-falantes forem atendidos por um profissional, eles começarem a soar significativamente diferentes? Isso garantirá que quaisquer problemas sejam corrigidos antes que causem mais danos.
  7. Invista em um bom conjunto de capas de alto-falante. Isso protegerá seus alto-falantes dos elementos e prolongará sua vida útil. Eu cometi esse erro uma vez e acabei arruinando um par de alto-falantes bastante caro.
  8. Se você pretende usar seus alto-falantes de forma grosseira, é uma boa ideia investir em algumas peças de reposição e formar uma coleção básica. Coletei peças de reposição como cone, mola, bobina e muito mais ao longo de sete meses – e graças a Deus consegui! Não foi logo depois que não consegui encontrar nenhuma parte online, pois os alto-falantes não foram descontinuados. Boa tentativa, corporações. Acabei usando essas peças após cerca de 4 anos de uso constante. Com um pouco de graxa de cotovelo, algumas gotas de suor e alguns buracos nos dedos, meu sistema de alto-falantes de alta fidelidade melhorou com a idade.

Os alto-falantes de alta fidelidade ficam ruins se eu não os usar?


É uma boa ideia usar seus alto-falantes regularmente, mas se você não usar, eles realmente estragam . No entanto, isso sou apenas eu. O sistema de alto-falantes de alta fidelidade em questão aqui foi basicamente deixado na poeira ao lado de uma janela ensolarada por alguns meses. Logo após o arrombamento, comprei outro par e acabei meio que abandonando o sistema de alto-falantes.

Sem uma capa de poeira para o corpo ou o diafragma, o Moving Iron começou a oxidar, e o som ficou maçante quando decidi usá-los novamente. Os usuários relataram que a bobina de voz também pode quebrar devido à falta de uso.

Portanto, embora não haja problema em não usar seus alto-falantes por um período prolongado, certifique-se de mantê-los limpos, cobertos e armazenados em local fresco e seco.

Com que frequência devo limpar meus alto-falantes Hi-Fi?


Eu recomendaria limpar seus alto-falantes pelo menos uma vez por mês, mas se você mora em um ambiente empoeirado, pode ser necessário limpá-los com mais frequência. Basta usar um pano macio para limpar o corpo do alto-falante e remover qualquer poeira ou sujeira acumulada.

Se você notar que a qualidade do som de seus alto-falantes se deteriorou, é uma boa ideia que eles sejam atendidos por um profissional. Isso garantirá que quaisquer problemas sejam corrigidos antes que causem mais danos.

Você tem um caso em que seus sistemas de alto-falantes de alta fidelidade também melhoraram com a idade? Ou você concorda que os falantes pioram com o tempo? Deixe-me saber nos comentários!