>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Sem fio ou com fio – qual é melhor para alto-falantes Hi-Fi?


Alto-falantes e fones de ouvido sem fio estão em quase todos os lugares hoje em dia. Sempre que saio para passear, encontro pessoas com fones de ouvido com e sem fio.

Mesmo na minha casa, todo mundo tem pelo menos um par de fones de ouvido Bluetooth. Então, surge a pergunta:os fones de ouvido com fio são melhores do que os sem fio?

A resposta é:depende. Realmente se resume ao que você mais valoriza em seus fones de ouvido. Se o seu objetivo é desfrutar de qualidade de som sem atrasos (o que geralmente é o caso dos ventiladores de alto-falante de alta fidelidade), os fones de ouvido com fio ainda são o que a maioria recomenda.

Mas se você procura conveniência e portabilidade, os fones de ouvido sem fio são a melhor opção. O mesmo vale para os alto-falantes.

Mas estes são alto-falantes e fones de ouvido básicos para um usuário comum. E quanto ao uso de alta fidelidade? Qual é melhor para um audiófilo como você e eu?

Alto-falantes Hi-Fi sem fio – Minhas descobertas


Quando experimentei os alto-falantes sem fio pela primeira vez, fiquei realmente desapontado com a qualidade do som. Simplesmente não se compara aos meus alto-falantes com fio. O atraso e a perda de pistas de áudio eram insuportáveis ​​para mim.

Mas então percebi que estava usando o tipo errado de alto-falante sem fio. Existem dois tipos principais de alto-falantes de alta fidelidade sem fio:Bluetooth e Wi-Fi.

Recursos sem fio Bluetooth


Os alto-falantes Bluetooth são o tipo mais comum de alto-falante sem fio. Eles são convenientes porque podem se conectar a qualquer dispositivo habilitado para Bluetooth, como seu smartphone ou tablet. Mas a qualidade do som não é tão boa quanto os alto-falantes Wi-Fi.

Recursos sem fio Wi-Fi


Os alto-falantes WI-FI, por outro lado, têm uma qualidade de som muito melhor porque estão conectados diretamente à sua rede doméstica. Isso significa que eles podem transmitir áudio de alta qualidade sem qualquer compressão.

Além disso, a largura de banda do Wi-Fi é geralmente maior que a do Bluetooth (5 MHz vs. 1 MHz para variantes básicas). Portanto, se você está procurando a melhor qualidade de som, os alto-falantes Wi-Fi são o caminho a percorrer.

Meus próprios alto-falantes de som surround usam o kit de alto-falante Dynasty Pro Audio WiFi, e é ótimo [revisão completa aqui].

Mas há uma desvantagem nos alto-falantes Wi-Fi:eles não são tão portáteis quanto os alto-falantes Bluetooth. Você nem sempre pode carregar um roteador Wi-Fi com você, certo?

Isso significa que há trade-offs entre qualidade de som e portabilidade. Realmente se resume ao que você mais valoriza em um alto-falante ao se perguntar qual escolher. Claro, você tem a opção de ir com fio também.

Antes de passar para a próxima seção, porém, devo mencionar que equipamentos de áudio hi-fi sem fio e regulares são mais do que apenas uma tendência .

Os smartphones, que são os principais dispositivos que as pessoas usam para ouvir música hoje em dia, não têm mais entradas para fone de ouvido.

Portanto, se você quiser usar fones de ouvido com fio com seu smartphone, precisará usar um adaptador ou comprar fones de ouvido Bluetooth.

Pessoalmente, odeio a escolha de remover o fone de ouvido, mas, infelizmente, é assim que o mundo está se transformando agora. Este é apenas um exemplo de como o áudio sem fio está se tornando mais utilitário em relação à tendência.

Alto-falantes Hi-Fi com fio – Minhas descobertas


Eu tenho usado alto-falantes com fio para hi-fi em casa desde que foram introduzidos pela primeira vez. E devo dizer que a qualidade do som e o tempo de resposta ainda são imbatíveis.

Se você deseja a melhor qualidade de som possível, os alto-falantes com fio são o caminho a seguir, sem dúvida. O atraso é de apenas alguns milissegundos e não será perceptível para usuários normais, mas pode ser como gritar Bloody Mary para audiófilos!

A principal desvantagem dos alto-falantes com fio é que eles não são tão portáteis quanto os alto-falantes sem fio. Eles também exigem mais configuração, pois você precisa conectá-los ao seu sistema estéreo doméstico ou receptor AV.

Mas neste ponto, eu tenho que perguntar - você realmente vai andar tanto com seus volumosos alto-falantes de alta fidelidade? Como audiófilo, você prefere ouvir música sozinho ou com outras pessoas? Eu gosto de mergulhar fundo na música por conta própria, pois é uma experiência mais pessoal para mim.

Se você deseja compartilhar sua música com outras pessoas, os alto-falantes Bluetooth podem ser uma opção melhor.

Existem vários tipos diferentes de alto-falantes e fones de ouvido com fio de alta fidelidade, que determinam a qualidade do som que você obterá. Por exemplo, os monitores de estúdio são projetados para produzir uma representação precisa do som, enquanto os sistemas de home theater são projetados para filmes e jogos.

Vamos dar uma olhada nesses dois tipos de alto-falantes hi-fi com fio para sua consideração:

Monitores de estúdio


Os monitores de estúdio são projetados para produzir uma representação precisa do som.

Isso significa que eles não aumentam nenhuma frequência ou adicionam qualquer coloração ao som e são muito mais precisos em comparação com os sistemas de alto-falante produzidos em massa. Eles são frequentemente usados ​​por músicos e produtores profissionais em estúdios de gravação. Esses monitores também podem ser usados ​​com fones de ouvido.

Na minha experiência, eles são mais adequados para uso com alto-falantes ou fones de ouvido com fio do que os sem fio, porque mesmo um atraso de nanossegundos pode levar ao desalinhamento ao criar música!

Sistemas de home theater


Os sistemas de home theater são projetados para filmes e jogos. Eles geralmente têm um subwoofer para adicionar alguns graves extras ao som. Eles foram projetados para oferecer o som mais imersivo possível e são mais adequados para sistemas de alto-falantes do que fones de ouvido.

Sim, também existem fones de ouvido surround, mas no final do dia, você não poderá verdadeiramente experimentar um som vindo de trás, a menos que o alto-falante realmente esteja na parte de trás. Os fones de ouvido emulam o efeito sonoro, mas os audiófilos definitivamente saberão a diferença quando ouvirem um 'rip-off' em comparação com a coisa real.

Novamente, com sistemas de home theater, é melhor manter as opções com fio do que sem fio. Pode ser um pouco confuso separar os fios, mas vale a pena o esforço! Lembre-se de primeiro configurar o sistema e a acústica e depois foco no gerenciamento de fios.

Os fios


A qualidade, o tipo e o número de cabos também desempenham um papel importante na qualidade do som. Por exemplo, usar um cabo óptico oferece melhor qualidade de som do que usar um cabo auxiliar padrão de 3,5 mm. Para alto-falantes de alta fidelidade, existem vários tipos de cabos que você pode usar, incluindo:
  • Cabos ópticos . São cabos que usam luz para transmitir o sinal. Eles são frequentemente usados ​​para sinais de áudio digital. O maior benefício dos cabos ópticos é que eles não degradam a qualidade do som. Eles também não captam nenhuma interferência eletromagnética. No entanto, eles não são tão comuns quanto outros tipos de cabos, e encontrá-los pode ser uma missão, para dizer o mínimo. Eu pessoalmente uso cabos ópticos com meu sistema Hi-Fi para garantir melhor qualidade e sem perda.
  • Cabos coaxiais . São cabos que utilizam um único fio para o sinal e uma blindagem para proteção contra interferências. Os cabos coaxiais são frequentemente usados ​​para sinais de áudio analógicos. O maior benefício dos cabos coaxiais é que eles têm baixa perda, o que significa que eles não degradam a qualidade do som tanto quanto outros tipos de cabos. É claro que há algum grau de perda e, se você estiver configurando seus próprios fios, pode ser muito difícil gerenciar o isolamento e a capa de plástico. Idealmente, você não deve ter nenhuma conexão ao longo do fio. Caso contrário, pode haver ainda mais perdas e distorções.
  • Cabos XLR . Estes são cabos que possuem três pinos que transportam o sinal. Eles são frequentemente usados ​​para equipamentos de áudio profissionais. O maior benefício dos cabos XLR é que eles são muito robustos e podem ser usados ​​em uma variedade de aplicações. No entanto, eles geralmente são mais caros também. Esses cabos não são tão comuns quanto os fones de ouvido, mas podem ser usados ​​facilmente para sistemas de alta fidelidade. Você precisará encontrar uma porta de áudio dedicada para desfrutar da melhor qualidade.
  • Fios de alto-falante . Estes são fios normais que vêm com seus alto-falantes diários. Eles conectam alto-falantes, subwoofers, amplificadores e muito mais e geralmente são feitos de cobre ou prata. Esses fios são ainda revestidos com um material isolante. O benefício de usar fios de alto-falante é que eles são econômicos e fáceis de encontrar. No entanto, eles podem ser de qualidade relativamente baixa e podem não ser a melhor opção para audiófilos.
  • Cabos RCA . Estes são cabos que possuem dois pinos que transportam o sinal (marcados como branco e vermelho). Eles são frequentemente usados ​​para sistemas de home theater. O maior benefício dos cabos RCA é que eles são relativamente baratos. No entanto, eles podem prejudicar a qualidade do som se não forem de alta qualidade.
  • Cabos HDMI . São cabos que possuem 19 pinos e podem transportar sinais digitais de áudio e vídeo. Eles são frequentemente usados ​​para sistemas de home theater. A vantagem dos cabos HDMI é que eles podem transportar sinais de áudio e vídeo. No entanto, eles não são tão comuns quanto outros tipos de cabos e podem ser mais caros. Para usar o cabo HDMI com o alto-falante, você precisará encaminhá-lo com um cabo RCA – algo que descobri depois de muito trabalho.

Os alto-falantes hi-fi com fio podem ficar mais caros do que os alto-falantes hi-fi sem fio por causa do(s) fio(s) que você escolher. Mas a confiabilidade e qualidade de áudio que vem com alto-falantes com fio é literalmente imbatível (ainda), na minha opinião.

Realmente se resume ao que você mais valoriza em um alto-falante ao se perguntar qual escolher.

Se você deseja a melhor qualidade de som possível, os alto-falantes com fio são o caminho a percorrer. Mas se você valoriza a portabilidade e a facilidade de uso, os alto-falantes sem fio podem ser uma opção melhor para você.