>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> Projetores de Home Theater

TV vs. Projetor:qual é melhor para seus olhos?


As tecnologias digitais de hoje e os serviços de streaming online oferecem muitas oportunidades para seus espectadores. Ao decidir entre uma TV ou um projetor para visualizar sua mídia ilimitada, qual você acha que é melhor para seus olhos?

Os vendedores de vídeo podem apontar as vantagens técnicas das TVs em comparação com os projetores, mas nunca falam de seus efeitos na saúde humana. Considerando o impacto nos olhos humanos, devemos admitir, por unanimidade, que um projetor é a melhor escolha.

Leia também:Quão longe um projetor pode estar da tela?

É claro que esse argumento também tem lados diferentes. Assistir à TV algumas horas por dia com as luzes acesas à noite provavelmente não prejudicará seus olhos. No entanto, hoje raramente nos satisfazemos com algumas horas em frente à TV, principalmente nos finais de semana.

E a juventude de hoje, que muitas vezes passa dias na frente da tela, jogando online ou videogame?

Considerando todos esses fatores, temos que tomar uma boa decisão sobre que tipo de sistema de vídeo escolher. Nesse caso, as poucas desvantagens técnicas ou de custo que os projetores podem ter são fortemente superadas por sua segurança para os olhos humanos.

Vantagens e Desvantagens – A TV vs. Debate do projetor examinado


Na hora de escolher seu home theater, o mais lógico é comparar os produtos oferecidos. A comparação depende dos critérios que você estabeleceu. Por exemplo, se você tem problemas nos olhos, a escolha entre uma TV e um projetor pode ser mais importante do que você pensa.

Mesmo que você não tenha problemas oculares, saiba que seu home theater também pode prejudicar sua visão, assim como uma tela de computador. Portanto, a escolha certa para a saúde dos seus olhos seria a menos prejudicial entre os dois dispositivos.

Comparando TVs e projetores, devemos abordar do ponto de vista da saúde ocular.

Os ventiladores de TV destacariam instalação e uso complicados, requisitos de escuridão, qualidade de imagem inferior e preços altos (o que é discutível), entre as principais desvantagens dos projetores.

No entanto, os projetores têm vantagens bastante boas que fazem com que muitas pessoas os escolham para seus home theaters. A lista abaixo fornece vários benefícios principais dos projetores sobre as TVs.

O assunto de nosso interesse particular são os méritos relacionados à saúde ocular humana.
  • Tamanho de tela personalizável
  • Imagens enormes
  • Conforto para os olhos
  • Tamanho compacto
  • Portabilidade
  • Valor

Conforto dos olhos da TV vs. Projetor


O conforto visual que os projetores oferecem está intimamente ligado à segurança ocular, embora imagens enormes também tenham a ver com isso. O que faz a diferença entre TVs e projetores é o tipo de luz que emitem.

As TVs reproduzem imagens por meio da luz direta de suas telas, enquanto os projetores refletem a luz na tela à frente. Refletir a luz é menos cansativo para os olhos do que o direto emitido por TVs LED e OLED, por exemplo. A luz emitida pela tela, por outro lado, pode ser perigosa. (2)

Você já experimentou fadiga ocular depois de muito tempo olhando para a tela do computador ou da TV? Milhões de pessoas em todo o mundo têm essa experiência, mas muito poucas sabem o que a causa. Interpretado tecnicamente, o sinal de TV de entrada passa por um tubo de raios catódicos (CRT), que o converte em uma imagem.

A imagem então é emitida, via elétrons e luz, através da tela da TV. O problema vem do brilho da luz emitida porque o olho humano tem limites de quanto o brilho pode tolerar.

Vários pesquisadores estudaram os efeitos da luz do diodo emissor de luz (LED) no olho humano ao longo dos anos.

A principal conclusão desses estudos é que a longa exposição ocular às luzes LED, a tecnologia de TV mais utilizada atualmente, pode causar danos irreparáveis ​​à retina.

As células da retina não são regenerativas; portanto, tal prejuízo seria irrevogável. O brilho da luz só não poderia causar danos tão sérios. Os pesquisadores descobriram que o causador é a radiação na luz HEV, também conhecida como luz azul. (3)

Luz Azul




A luz visível de alta energia (HEV) ou luz azul é luz de alta frequência e alta energia na faixa violeta/azul de 400 a 450 nm no espectro visível. Na natureza, o sol emite luz azul. (4)

Lâmpadas fluorescentes e incandescentes, computadores, laptops, TVs e telas de celulares que usam a tecnologia LED também emitem grandes quantidades de luz azul. Quanto mais curta for a onda eletromagnética de luz, mais energia nociva ela transmite.

Os raios UV são a única luz mais poderosa com ondas de alta energia mais curtas do que a luz azul. (5)

Em 2019, a Agência Francesa de Saúde e Segurança Alimentar, Ambiental e Ocupacional (ANSES) publicou um relatório comprovando o efeito nocivo da luz LED azul no olho, que pode causar deficiência visual.

O relatório detalha os efeitos de curto prazo na retina e os efeitos de longo prazo da degeneração macular relacionada à idade, infligidos pela exposição à luz azul. A luz azul afeta não apenas a visão, mas também outros componentes da saúde humana. Harvard Health Publishing alarma sobre os efeitos adversos da luz HEV no sono. (4)

O resultado mínimo da exposição prolongada à luz azul da tela pode ser uma fadiga ocular digital.

Lesão Retiniana


O principal perigo para o olho humano exposto à luz azul vem da radiação eletromagnética em comprimento de onda entre 400 e 450nm. O olho pode perceber o fluxo luminoso fotópico enquanto a luz azul emite radiância radiométrica.

A diferença no espectro de brilho é cerca de 26 vezes maior, então a retina não a suporta. Em outras palavras, os fotorreceptores no olho absorvem a luz com um brilho superior ao seu limite. O resultado é uma lesão retiniana induzida por fotoquímica, que é irrecuperável. (4)

O emissor mais poderoso de luz azul é o sol. No entanto, a longa distância e o ar reduzem seus volumes a níveis inofensivos quando atingem nossos olhos e nossa pele. No entanto, não é o caso da tela de LED da nossa TV ou computador.

A emissão direta de luz azul causa problemas oculares e outros problemas de saúde. Além da lesão na retina, a lista abaixo mostra alguns riscos adicionais e efeitos colaterais da exposição à luz azul. (5)
  1. Cansaço ocular digital
  • Olhos secos
  • Olhos doloridos ou irritados
  • Olhos cansados
  • Dores de cabeça
  • Músculos faciais fatigados por estrabismo
  1. Problemas de sono
  • Risco de câncer relacionado a hormônios
  • Níveis mais baixos de leptina
  • Alterações metabólicas, especialmente açúcar no sangue
  1. Degeneração macular

Cansaço ocular digital


Pesquisadores descobriram que o uso de dispositivos digitais, como computadores, telefones celulares ou TVs por longos períodos, pode causar fadiga ocular digital. As pessoas que olham para a tela por muito tempo tendem a piscar com menos frequência do que o normal.

Menos piscadas podem levar a menos umidade e mais tensão nos olhos. A fadiga ocular digital envolve diferentes sintomas em diferentes indivíduos, mas deve ser uma lâmpada de sinalização para uma possível lesão na retina. (5)

Você pode ver alguns dos sintomas na Lista 2 acima.

Efeito no sono


Vários estudos alertam que a exposição prolongada à luz azul interrompe o ciclo sono-vigília das pessoas.

Sensores de luz nos olhos e na pele humanos discernem a luz do dia, consistindo em intensas ondas de luz azul e os tons mais quentes no espectro vermelho no final do dia.

Como resultado, os receptores liberam o hormônio melatonina, indicador do sono, quando a luz do sol está diminuindo. No entanto, enganados pela luz azul da tela à noite, os sensores não liberam melatonina, o que leva a interrupções no sono. (5)

A insônia pode ter algumas consequências graves para a saúde, mostradas na Lista 2 acima.

Degeneração Macular


A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) refere-se ao dano da parte de trás do olho, chamado mácula, devido à idade avançada. Pessoas acima de 50 anos geralmente sofrem de DMRI e perdem a capacidade de ver o centro de seu campo de visão.

Várias pesquisas em animais promoveram a versão de que a luz azul provavelmente acelera o processo de degeneração macular. No entanto, nenhuma evidência clara sobre esse efeito foi divulgada até agora. (5)

No entanto, a incerteza na ciência nunca deve ser calmante.

TV vs. Projetor - Preocupações


Ao escolher entre TV e Projetor, a saúde dos olhos deve ser a consideração número um. A principal preocupação a seguir para os olhos é, obviamente, a luz azul.

Sabendo qual dispositivo emite luz azul direta e refletindo-a (se houver), a escolha não deve ser tão difícil. No entanto, podemos formular vários critérios em relação à saúde ocular humana, de acordo com os quais comparar e contrastar os dois dispositivos para fazer a melhor escolha.

A tabela abaixo representa como as TVs e os projetores atendem aos critérios de saúde ocular.
CRITÉRIOS PROJETORES TVs
Descarga de luz azul Praticamente sem luz azul Emissão de luz azul forte
Fonte de luz Luz refletida Emissão de luz direta
Tamanho da tela Facilmente maior que 80" Tamanho comum abaixo de 70"
Recursos de segurança inteligentes Integrado Nenhum

Os critérios acima são baseados em sua relação com a segurança da saúde ocular. Os dois primeiros, descarga de luz azul e fonte de luz, comparam as emissões de luz dos dois dispositivos.

Os dois segundos, tamanho da tela e recursos de segurança inteligentes, representam as propriedades (se houver) de projetores e TVs para evitar efeitos de luz prejudiciais. Esses critérios são um ponto de vista perfeito para decidir qual dispositivo comprar para casa. Devem ter prioridade máxima, antes do preço ou de difícil instalação porque a saúde não tem preço.

Descarga de luz azul


O uso da luz azul é o princípio de funcionamento das tecnologias LED. Portanto, as TVs são campeãs indiscutíveis nesse sentido.

De acordo com pesquisa realizada nos EUA, o americano médio passa mais de 4,5 horas em frente ao LED, LCD e outras variações de TV, que emitem quantidades prejudiciais de luz azul, principalmente à noite.

Os projetores, por outro lado, produzem quantidades muito menos concentradas de luz azul. Desde que o espectador não olhe diretamente para a fonte de luz, o dano aos olhos é mínimo ou nenhum. (6)

Fonte de luz


Geralmente, as fontes de luz são divididas em duas categorias, de acordo com sua trajetória até os olhos – direta e indireta. A luz direta é bastante difícil para o olho humano e, quando é luz azul, é prejudicial.

TVs e outros dispositivos baseados em tela emitem luz direta. Os projetores, ao contrário, usam luz indireta para reproduzir imagens na tela. Sua luz refletida é menos intrusiva para a visão humana e reduz a fadiga ocular e outros efeitos nocivos da visualização prolongada. (6)

A tela do projetor absorve o fluxo inicial de luz azul e o transforma em um fluxo de luz inofensivo.

Tamanho da tela


O tamanho da tela está diretamente relacionado ao conforto dos olhos. Os projetores podem facilmente criar imagens enormes devido à capacidade de suas telas serem produzidas em tamanhos acima de 100”.

Imagens maiores são mais confortáveis ​​de visualizar e reduzem o cansaço visual. Ler legendas, por exemplo, é muito mais fácil e não exige esforço visual. As TVs têm limitações de tamanho e, em combinação com a luz direta, cansam muito mais os olhos. (6)

Recursos de segurança inteligentes


Uma das vantagens mais significativas dos projetores modernos sobre as tecnologias de TV são os recursos de segurança integrados contra lesões oculares acidentais.

Os chamados projetores inteligentes têm uma opção de proteção para os olhos, que desliga temporariamente a lente quando um objeto é detectado muito próximo ao feixe do projetor. Esta função elimina automaticamente todas as possibilidades de exposição prolongada à luz direta, mesmo por acaso.

É uma grande vantagem, especialmente se você tiver crianças correndo por aí. Mesmo os modelos de TV mais recentes não possuem esses recursos de segurança. (6)

Resumo de segurança


Para resumir, as análises da segurança de TVs e projetores em relação à saúde ocular concluem que, indiscutivelmente, os projetores são melhores para os olhos humanos. Eles minimizam os efeitos nocivos da luz azul e da luz direta, ao mesmo tempo em que fornecem tamanho de projeção de tela ajustável. (6)

Os projetores funcionam com base no princípio da luz refletida, o que contribui significativamente para o conforto dos olhos. Finalmente, mas importante, os projetores modernos possuem recursos de segurança inteligentes para evitar lesões oculares acidentais. Dito isso, ao investir em um projetor para seu home theater, você investe na saúde da sua família.

Perguntas frequentes

Como reduzir a exposição à luz azul?


A melhor maneira de reduzir a exposição à luz azul é minimizar nosso vício em tela. No entanto, a internet e as tecnologias inteligentes já estão tão profundamente integradas em nossas rotinas diárias que é pouco provável que mudemos nossos hábitos. Além disso, as pessoas que trabalham em computadores nem sequer têm escolha.
Os projetores, por exemplo, são uma excelente opção para reduzir a exposição à luz azul! Mesmo que você precise trabalhar no computador durante o dia, pode relaxar à noite, assistindo ao seu programa favorito ou seriado na tela do projetor.

Como posso proteger meus olhos da TV?


A proteção completa é impossível a menos que você use um projetor. No entanto, existem alguns passos que você pode tomar para mitigar o cansaço visual digital.
Primeiro, ajuste a iluminação para um nível confortável para os seus olhos. Em seguida, limite o tempo de tela, faça pausas, ventile seu local com frequência. Escolher óculos apropriados também pode ter um efeito preventivo em seus olhos.

Onde deve estar a luz ao assistir TV?


O lugar certo para a luz é na área atrás do aparelho de TV. Desta forma, a luz será emitida para fora de forma dispersa, em torno do ponto brilhante da sua TV.
Colocar a luz em outro lugar, especialmente na frente da tela, seria bastante inapropriado. Brilhar na tela criaria reflexos irritantes na tela da TV, o que também pode causar fadiga ocular. Você também tem que ajustar a intensidade da luz corretamente.

Posso usar o projetor para assistir TV todos os dias?


As pessoas geralmente associam assistir TV com assistir em uma tela de TV. No entanto, assistir TV todos os dias no projetor é uma ação possível e razoável. Já apontamos os benefícios para a saúde de usar um projetor.
O uso diário do projetor pode adicionar uma melhor experiência de assistir TV em uma tela mais alta e a um preço mais baixo. Exceto que algumas lâmpadas podem acabar mais rápido, nada mais pode acontecer com seu projetor.

Considerações finais


Preocupar-se se usamos ou não dispositivos de vídeo seguros para os olhos quando as tecnologias LED se tornaram uma necessidade de condução de nossas vidas intensivas parece um pouco inapropriado.

Muitas pessoas se perguntam por que deveriam gastar tempo, dinheiro e energia comprando e instalando um projetor seguro para os olhos em casa, enquanto sua família e ele passavam a maior parte do dia na frente do computador ou da tela do celular. No entanto, todos devem saber que um estilo de vida saudável vale a pena.

Assistir à TV em seu projetor por algumas horas à noite pode não ter a segurança ocular absoluta desejada. No entanto, este será um excelente exemplo para seus filhos apreciarem sua saúde e fazerem o possível para preservá-la.

Fontes

  1. Emily Clarke, “Vantagens do projetor no ambiente de home theater”. Médio, https://medium.com/@emilyclarkelondon/advantages-of-projector-in-home-theatre-environment-9ed9ca284d20 Avaliado em 24 de abril de 2021
  2. Bryan Cavataro, “Projetor ou TV:é mesmo um concurso?” Gear Patrol, www.gearpatrol.com/tech/a119933/tvs-vs-projectors/ Avaliado em 24 de abril de 2021
  3. PTI, “Luzes LED podem danificar seus olhos:estudo.” Gadgets Now, www.gadgetsnow.com/computing/led-lights-can-damage-your-eyes study/articleshow/20084961.cms avaliado em 24 de abril de 2021
  4. Wikipedia, “Efeitos biológicos da luz visível de alta energia”. Wikimedia Foundation, https://en.wikipedia.org/wiki/Biological_effects_of_high-energy_visible_light Avaliado em 24 de abril de 2021
  5. Rebecca Stanborough, “O que é a luz azul e como ela afeta nossos olhos?” Healthline, www.healthline.com/health/what-is-blue-light. Avaliado em 24 de abril de 2021
  6. Chris Davis, “Projetor vs. TV:Consideração à Saúde dos Olhos”. Biblioteca ViewSonic, www.viewsonic.com/library/entertainment/projector-vs-tv-consideration-to-eye-health/ Avaliado em 25 de abril de 2021