>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

2 Ohm vs 4 Ohm – Qual é melhor para um subwoofer?

2 Ohm vs 4 Ohm – Qual é melhor para um subwoofer?


O antigo debate de 2 ohm vs 4 ohm e qual é o melhor para o seu subwoofer está em andamento. Qual bate mais forte? Qual produz graves mais limpos? E qual é o melhor para a bateria e o amplificador do seu carro?

Como em tudo na indústria de áudio automotivo, há prós e contras em ambos e depende muito da escolha pessoal. A maioria das pessoas não sabe dizer como a impedância (resistência) desempenha seu papel na definição do desempenho de um subwoofer, mas saber isso é fundamental no debate de 2 ohms vs 4 ohms.

Todos os subwoofers adicionam algo que outros woofers não podem, e qualquer que seja o subwoofer que você obtiver, você estará procurando por graves fortes e limpos ou graves impressionantes que não são tão claros.

Isso ocorre porque os subs são construídos apenas para reproduzir as baixas frequências, deixando os médios e agudos para os woofers e tweeters, e a resistência que eles produzem afetará a reprodução dos graves.

Portanto, quando você está comprando um subwoofer, seja uma impedância de 2 ohm vs 4 ohm, pode ser confuso qual comprar. Afinal, quando se trata de alto-falantes e outras peças de áudio do carro, além dos audiófilos, quem realmente entende a importância de tudo isso?

Para uma visão mais clara, continue lendo…

O que significa Ohm?


Antes de olharmos para a diferença de impedância do subwoofer, é bom entender o significado de ohm. As pessoas jogam sobre o termo, e muitos aprendem na escola e esquecem logo depois. Mas o que significa ohm?

A impedância, medida em ohms (Ω) é a quantidade de resistência que o subwoofer oferece contra o fluxo de corrente elétrica através do subwoofer. Esse fluxo de corrente elétrica produz o som, e a resistência que o subwoofer oferece contra ele determina a qualidade do som.

Todos os subwoofers têm um certo nível de resistência a um sinal de áudio, e a maioria dos subwoofers tem um nível de impedância de 2 ou 4 ohms, e muitos subwoofers e amplificadores são flexíveis e funcionam com ambos os níveis.

Portanto, se você tem um ou outro, ou um subwoofer que funciona bem em 2 e 4 ohms, é bom saber qual é melhor na produção de qualidade de graves.

2 Ohms vs 4 Ohms


Então, agora que sabemos o que realmente é Impedância, vamos mergulhar mais fundo no debate de 2 ohms vs 4 ohms…

Subwoofer de 2 Ohm


Como você pode imaginar um subwoofer de 2 ohms significa que ele tem uma impedância de 2 ohms, o que significa que não tem muita resistência em seu circuito. Por causa disso, um amplificador poderá alimentar mais potência sem muita resistência do sub, que também precisará de menos tensão para a quantidade de saída do seu amplificador.

Por exemplo, se você tiver um subwoofer de 300 watts, deverá obter mais volume do subwoofer de 2 ohms do que de um subwoofer e amplificador de 4 ohms.

Isso geralmente resulta em uma reprodução de graves mais alta, mas a desvantagem é que consumirá mais energia e produzirá graves de menor qualidade.

Subwoofer de 4 Ohm


Um subwoofer de 4 ohms tem uma impedância de 4 ohms, que é obviamente maior do que o sub de 2 ohms. A resistência mais alta em um subwoofer de 4 ohm significa que a reprodução de graves não será tão alta em comparação com um subwoofer de 2 ohm feito com especificações semelhantes.

No entanto, em comparação com um sub de 2 ohms, um subwoofer de 4 ohms consome menos energia do amplificador, e a reprodução de graves será mais apertada e, sem dúvida, um baixo limpo de maior qualidade.

Ironicamente, embora não seja tão alto no papel, a reprodução de som de um sub de 4 ohms pode ser ouvida de mais longe. Isso se deve à rigidez e precisão do baixo que viaja mais antes de desaparecer.

Se você deseja os melhores e mais limpos graves, deve optar por um subwoofer de 4 ohms, embora a principal desvantagem seja que eles geralmente são mais caros e precisarão de mais potência para obter a mesma quantidade de saída de som.

Qual ​​é melhor então?


Então agora você conhece as principais diferenças entre eles, o que é melhor no debate de 2 ohms vs 4 ohms?

Como você provavelmente pode descobrir, depende da preferência pessoal. Você gosta de graves extremamente altos e largos? Ou você prefere graves fortes e nítidos que não sejam tão agitados quanto o carro?

Ambos os níveis de impedância são ótimos e, para a maioria das pessoas, serão bons o suficiente, mas se você preferir graves o mais alto possível, escolha um subwoofer de 2 ohms ou até 1 ohm.

Se você preferir que seu baixo seja apertado, mas não ensurdeça seus vizinhos, um subwoofer de 4 ohm será sua escolha provável.

Existe uma diferença em 2 Ohm vs 4 Ohm ao usar vários subwoofers ?


E se você tiver vários subwoofers - isso faz diferença no debate 2ohm vs 4ohm?

Se você deseja usar mais de 1 subwoofer em seu carro, pode optar por executá-los a partir de um único amplificador ou de vários amplificadores. Mas se você executá-los a partir de um único amplificador, o circuito de fiação determinará sua resistência.

Você pode conectar subwoofers em circuitos em série ou paralelos. Cada um tem seus benefícios e cada circuito corta pela metade ou dobra a resistência de seus subwoofers, portanto, certifique-se de que seus subwoofers estejam estáveis ​​na impedância que seu circuito de fiação produzirá.

Fiação em série é a escolha mais comum para a fiação de vários subwoofers. Esta série, como você pode ver no diagrama, significa que os fios circulam em série. Portanto, o fio de um terminal negativo do subwoofer será conectado ao terminal positivo do outro subwoofer e vice-versa.

Com a fiação em série, ele multiplica a resistência para que você acabe obtendo uma impedância mais alta. Por exemplo, se você conectar dois subwoofers com uma impedância de 2 ohms cada, a impedância total será de 4 ohms.

Em fiação paralela , você conecta os terminais de um sub aos terminais correspondentes do outro sub, de modo positivo para positivo e negativo para negativo.

Ao contrário de um circuito em série, a fiação paralela cortará sua resistência em dois, portanto, se você tiver os mesmos dois subwoofers a 2 ohms cada configurados em um circuito paralelo, o nível de impedância será reduzido para 1 ohm.

2 Ohm vs 4 Ohm – Depende de você


Determinar o melhor equipamento de áudio é sempre uma área cinzenta, e com o debate 2 ohm vs 4 ohm não há resistência para mudar isso. Trocadilho ruim intencional.

É realmente uma escolha pessoal. A maioria das pessoas opta por um subwoofer e amplificador de 4 ohms, porque os graves são mais firmes e limpos, e o som é melhor. Para a maioria das pessoas!

Algumas pessoas preferem graves mais largos e trêmulos e você consegue isso com menos resistência, então nesse caso um subwoofer e amplificador de 2 ohm é melhor.

Mas não é apenas a resistência que compõe um subwoofer e sua capacidade de reproduzir graves. Se você quiser entender melhor como todas as partes de um subwoofer funcionam, confira este artigo.

Você está pronto para comprar um subwoofer, dê uma olhada nessas análises dos melhores subwoofers:
  • Os melhores subwoofers para um carro
  • Os melhores subwoofers de 12 polegadas
  • Os melhores subwoofers de 10 polegadas
  • Os melhores subwoofers de 8 polegadas