>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Qual lente você deve comprar?


Infelizmente, não é tão fácil responder. Afinal, existem literalmente milhares de lentes no mercado, feitas para todos os tipos de finalidades.

Então, como você decide a lente certa para suas necessidades?

É disso que trata este artigo.

Vou compartilhar com você tudo o que você precisa para escolher sua próxima lente. Você aprenderá sobre os principais tipos de lentes, as principais características das lentes e as melhores especificações de lentes para diferentes gêneros de fotografia.

Quando terminar, você poderá escolher com confiança a lente perfeita.
Resumo show A escolha da lente é importante? Sua lente do kit é suficiente? Qual é a melhor lente? Os tipos de lentes que você deve conhecer Lentes Ultra-Wide Lentes Grande Angular Lentes Padrão Lentes Telefoto Lentes Supertelefoto Lentes Macro Lentes Fisheye Lentes Tilt-Shift Lentes Superzoom Guia de Compra:Principais Características da Lente Compatibilidade da Câmera Formato da Câmera/Lente Tamanho e Peso Zoom vs Prime Distância focal Autofoco Velocidade Qualidade de imagem Abertura máxima Estabilização de imagem Capacidades de foco próximo Como escolher uma lente Qual sistema de câmera você tem? O que você quer fotografar? Melhores lentes de fotografia de rua Melhores lentes de fotografia de paisagem Melhores lentes de fotografia de vida selvagem Melhores lentes de fotografia de retrato Melhores lentes de fotografia de ação Melhores lentes de fotografia macro Que lente devo comprar:o próximo passo Qual lente devo comprar primeiro? Que tipo de lente devo comprar? Devo comprar uma lente de 35 mm ou 50 mm? A escolha da lente é importante na fotografia? O que é uma lente de kit? Preciso de mais do que a lente do meu kit para uma ótima fotografia? Qual é a melhor lente? O que é uma lente zoom versus uma lente prime? O que é um teleconversor? Tudo o que você precisa saber sobre teleconversores (Adição de Rajib Mukherjee):Escolhas A captura O equívoco Perda de nitidez de imagem Quando não usar um teleconversor Quando um teleconversor não é viável Fator de peso

A escolha da lente é importante?


Dada toda a confusão em torno das lentes, você pode estar se perguntando:

Importa qual lente eu recebo? Não posso simplesmente escolher rapidamente uma lente e pronto?

Aqui está a verdade:

A escolha da lente é possivelmente a parte mais importante da configuração da sua câmera.

A lente certa pode ajudá-lo a catapultar sua fotografia para a estratosfera.

Considerando que a lente errada pode causar frustração constante, pois você perde repetidamente as fotos que procura.

Veja bem, as lentes são o que o aproximam (ou afastam) do assunto. Eles são o que garantem que você obtenha imagens nítidas ou desfocadas, com desfoque de fundo ou sem desfoque de fundo. Eles lhe darão a capacidade de capturar assuntos em movimento rápido (como pássaros ou jogadores de esportes) e também a capacidade de se aproximar muito de seus assuntos para lindas imagens macro.

Em outras palavras:

Opções de lentes realmente, realmente assuntos.

Então é algo que você deve levar a sério.

(Observe que a escolha da câmera é muito menos importante do que a escolha da lente. Os profissionais podem capturar ótimas fotos usando a maioria das câmeras, mas terão muito mais dificuldade se você limitar suas lentes.)

Sua lente do kit é suficiente?


As lentes do kit geralmente vêm com câmeras de consumo. E, mesmo quando adquiridos individualmente, tendem a ser pequenos, leves e baratos.

Se você comprou sua câmera nova, provavelmente ela veio com uma lente de kit. Nesse caso, você provavelmente está se perguntando:

Preciso de outra lente? Ou a lente do meu kit é boa o suficiente?

Na verdade, depende muito do tipo de fotografia que você quer fazer. Algumas lentes de kit oferecem ótica de qualidade relativamente alta e são ótimas para fotografia casual. Mas as lentes do kit vêm com algumas limitações:

Primeiro, as lentes do kit geralmente oferecem uma distância focal na faixa de 18 a 55 mm (ou algo nesse sentido). Isso é ótimo se você procura fotos de rua ou retratos de corpo inteiro, mas não é o melhor para paisagens ultra-amplas, pássaros, imagens macro ou fotos na cabeça.

Em segundo lugar, as lentes do kit raramente oferecem aberturas máximas amplas. Embora eu discuta as ramificações disso em detalhes abaixo, isso restringe seriamente sua capacidade de fotografar com pouca luz, como em eventos, jogos esportivos internos e à noite.

E você também não poderá obter o mesmo nível de desfoque de fundo suave que pode obter com, digamos, uma lente prime f/1.8.

Terceiro, as lentes do kit são um saco misto em termos de qualidade óptica. Embora algumas lentes de kit sejam relativamente nítidas, raramente estão no mesmo nível de outros vidros oferecidos pelos fabricantes, portanto, você deve avaliar cuidadosamente as lentes do kit antes de comprar.

Aqui está a linha de fundo:

Embora as lentes do kit possam fazer um bom trabalho, você deve considerar cuidadosamente se elas são suficientes para satisfazer suas necessidades fotográficas. Se você não tiver certeza, tente fotografar com uma lente de kit por um tempo e veja como se sente. Se você começar a querer algo mais, isso é sinal de que é hora de atualizar as lentes do kit!

Qual ​​é a melhor lente?


Como você provavelmente já percebeu, realmente não existe uma única lente melhor para fotografia.

Em vez disso, existe a melhor lente para você, considerando o tipo de assunto que você deseja fotografar e seu estilo de fotografar.

Por exemplo, você pode ser um fotógrafo de pássaros que faz longas caminhadas pela floresta, e nesse caso você vai querer uma lente supertelefoto relativamente leve.

Ou você pode ser um astrofotógrafo que só fotografa à noite, nesse caso você vai querer uma lente ultra grande angular com abertura máxima de f/2.8 (ou mais ampla).

Ou você pode ser um fotógrafo de rua que gosta de manter as coisas leves e compactas enquanto caminha pela cidade; nesse caso, você deseja uma pequena lente principal de 35 mm ou 50 mm.

Você vê como todos esses fotógrafos exigem lentes diferentes, dependendo de seus interesses e estilo de fotografia?

É por isso que é importante considerar os assuntos que você fotografa e como você gosta de fotografá-los antes compra de uma lente.

Postagens relacionadas
As melhores lentes de zoom da Canon em 2022 Melhor lente para fotografia de produtos em 2022 Como selecionar as melhores lentes Canon DSLR (para iniciantes) Lentes que todo fotógrafo iniciante deve ter

Os tipos de lentes que você deve conhecer


Agora vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de lentes no mercado hoje.

Observe que as lentes geralmente são agrupadas por distância focal (com algumas exceções para vidro do tipo “efeito especial”).

Lentes Ultra-Wide


As lentes ultra largas tendem a ir de cerca de 10 mm na extremidade larga a 18 mm na extremidade longa.

Eles oferecem um enorme campo de visão, muito maior do que o olho humano vê, o que lhe dá a oportunidade de criar paisagens amplas e arrebatadoras que realmente cativam o espectador.

As lentes ultra-amplas são o pão com manteiga da maioria dos fotógrafos de paisagens, muitos dos quais usam uma lente ultra-larga quase exclusivamente (ou, pelo menos, nunca saem de casa sem uma).

Observe que as lentes ultra largas tendem a ser muito caras, especialmente quando incluem uma abertura máxima ampla (geralmente f/2.8).

Com uma lente ultra grande angular, você pode enfatizar assuntos próximos enquanto faz com que assuntos distantes pareçam recuar na distância.

Lentes grande angular


As lentes grande angular são a versão menos extrema das lentes ultra grande angular:

Eles oferecem um amplo campo de visão sem aquela perspectiva “varrendo” oferecida pelas lentes ultra-amplas.

As lentes grande angulares variam de cerca de 18 mm a 40 mm, que é uma grande parte da distância focal da lente do kit padrão.

As lentes grande angular são populares entre os fotógrafos de paisagem, e a maioria dos fotógrafos de paisagem carrega uma lente na faixa de distância focal de 16 a 35 mm. Há também fotógrafos de retratos que trabalham com lentes grande angulares para criar retratos ambientais, enquanto fotógrafos de arquitetura e fotógrafos imobiliários geralmente têm uma lente grande angular como opção.

As lentes grande angulares tendem a ser mais acessíveis do que as lentes ultra largas. E porque eles são tão populares, há muitas opções de grande angular para escolher!

Postagens relacionadas
Melhor lente grande angular para iPhone:um guia definitivo As melhores lentes grande angular E-Mount da Sony em 2022 As melhores lentes grande angulares da Canon

Lentes padrão


As lentes grande angulares são populares.

Mas as lentes padrão são o tipo de lente mais popular de todos porque são muito úteis.

As lentes padrão oferecem distâncias focais na faixa de 40-80 mm, que é semelhante ao que o olho humano vê.

E eles são essenciais para fotografia de rua (50 mm é uma distância focal ultra popular para fotografia de rua), fotografia de casamento/evento e fotografia de retrato, para citar apenas alguns.

As lentes padrão vêm em todas as formas e tamanhos, desde enormes zooms f/2.8 até pequenas e compactas primes f/1.8.

Honestamente, é muito difícil dar errado com uma lente prime de 50 mm, e é por isso que muitas delas são chamadas de “nifty-fifty”.

E se você está lutando para escolher entre várias opções diferentes, uma lente de 50 mm geralmente é o caminho a seguir.

Eu mencionei que as lentes padrão tendem a ser excepcionalmente baratas?

Postagens relacionadas
As melhores lentes de 50 mm para Canon em 2022 As melhores lentes de 50 mm (para câmeras DSLR da Nikon)

Lentes telefoto


As lentes telefoto variam de cerca de 70 mm a 300 mm; eles dão um campo de visão mais estreito do que o olho geralmente vê, mas sem ampliar muito o assunto.

Uma distância focal de lente telefoto especialmente popular é de 70 mm a 200 mm, que é usada por fotógrafos de paisagens, fotógrafos de retratos e fotógrafos esportivos (para paisagens íntimas, fotos de retrato e fotos de ação distante, respectivamente).

Observe que as lentes telefoto podem ser relativamente baratas (quando a lente possui uma abertura máxima variável e ótica medíocre) a extremamente caras (quando a lente possui uma abertura máxima f/2.8, qualidade de imagem ultra-nítida e foco automático extremamente rápido).

As lentes telefoto podem ser um pouco restritivas porque forçam você a enquadrar bem o assunto. Você não vai capturar uma paisagem arrebatadora com uma lente telefoto. As lentes telefoto também tendem a ser bastante grandes, o que as torna inadequadas para fotografia de rua e fotografia de viagem (embora haja algumas exceções!).

Por outro lado, as teleobjetivas são úteis para isolar o assunto e enfatizar pequenos detalhes, o que é fundamental em vários gêneros fotográficos.

Geralmente, não recomendo lentes de telefoto como primeira (ou segunda) lente, a menos que você queira fotografar assuntos que só podem ser abordados de uma perspectiva de telefoto.

Mas as teleobjetivas são indubitavelmente úteis, e eu quase sempre carrego uma comigo quando estou fotografando!

Postagens relacionadas
Quando usar lentes telefoto:um guia completo As melhores lentes telefoto para iPhone em 2022 As melhores lentes telefoto Nikon:um guia definitivo

Lentes supertelefoto


As lentes superteleobjetivas são o que você esperaria:

Como as teleobjetivas, mas ainda mais longas.

As lentes supertelefoto oferecem distâncias focais de 400 mm, 500 mm, 600 mm e muito mais.

Estas são lentes especializadas, projetadas especificamente para fotógrafos de pássaros, fotógrafos de vida selvagem e (ocasionalmente) fotógrafos de esportes.

Eles são grandes. Eles são volumosos. E são absurdamente caros.

Mesmo zooms que alcançam a faixa de supertelefoto (como um zoom de 100-400 mm) tendem a custar US$ 800 ou mais.

Enquanto as lentes supertelefotos prime chegam a um preço médio de cerca de US$ 4.000.

Aqui está minha recomendação quando se trata de lentes supertelefoto:

Não obtenha um, a menos que você absolutamente, 100% o exija.

Se você sabe, sem dúvida, que deseja fotografar pássaros ou animais selvagens, uma superteleobjetiva faz sentido.

(E quanto menor o assunto, maior o zoom necessário. Para referência, os fotógrafos de pássaros geralmente trabalham com lentes de 500 mm, 600 mm e 800 mm.)

Caso contrário, fique com outra opção.

Lentes macro


As lentes macro não são definidas por sua distância focal. Em vez disso, são lentes que podem focar perto de seus assuntos.

Você pode usar lentes macro para capturar fotos detalhadas da natureza e outros pequenos objetos.

Agora, você não apenas tem que usar uma lente macro para fotografia do tipo macro. Com uma lente macro, você pode fotografar pessoas, paisagens e muito mais.

Mas as lentes macro são excepcionalmente boas em se aproximar do assunto, daí o nome especial.

Você encontrará várias distâncias focais macro por aí, de cerca de 40 mm na extremidade larga a 200 mm na extremidade longa.

Você também encontrará algumas lentes que possuem o rótulo macro, mas não fornecem níveis macro de ampliação. Portanto, fique atento a eles e evite-os se seu objetivo for capturar imagens macro altamente ampliadas.

Postagens relacionadas
Melhores lentes macro para Nikon em 2022 Melhores lentes macro para Sony em 2022 Melhor lente macro para Canon em 2022

Lentes Olho de Peixe


As lentes olho de peixe são ultra-amplas e distorcem deliberadamente suas imagens.

Eles dão a você uma espécie de efeito “globo de neve”, onde as bordas externas do quadro parecem se curvar em círculos.

Postagens relacionadas
A melhor lente olho de peixe para iPhone:5 escolhas estelares
Embora as lentes olho de peixe possam criar um efeito interessante, recomendo ficar longe delas, a menos que você seja um fotógrafo experiente com muitos equipamentos. Eles não são utilizáveis ​​na maioria das situações, e você rapidamente se sentirá frustrado se tiver apenas uma lente olho de peixe para trabalhar.

Lentes Tilt-Shift


As lentes Tilt-shift são projetadas principalmente para fotógrafos de arquitetura e paisagem.

Eles permitem que você incline o plano de foco para maximizar a profundidade de campo.

Eles também permitem que você mude o plano de foco, o que evita distorções de perspectiva indesejadas.

O que quero dizer com isso?

Se você é um fotógrafo de arquitetura, muitas vezes terá problemas ao fotografar “em cima” em edifícios. Os assuntos de suas fotos parecerão estar caindo para trás, o que geralmente não é o que você procura.

É aí que uma lente tilt-shift é útil. Ao mudar o plano de foco, você pode neutralizar qualquer distorção de perspectiva e obter imagens bonitas e sem distorções!

Lentes Superzoom


As lentes Superzoom são lentes de zoom expansivas que permitem ampliar várias centenas de milímetros (como de 18 mm a 300 mm ou 80 mm a 400 mm).

Se você pegar um superzoom, muitas vezes poderá usar essa lente para uma grande parte de suas necessidades de fotografia e precisará comprar lentes adicionais com muito menos frequência.

No entanto, os superzooms vêm com algumas desvantagens.

Primeiro, eles podem ser caros.

Em segundo lugar, os superzooms raramente oferecem aberturas máximas amplas (e geralmente usam aberturas máximas variáveis, o que pode ser problemático para fotos com pouca luz).

Postagens relacionadas
Melhores lentes de zoom DSLR em 2022 As melhores lentes de zoom para câmeras sem espelho da Sony
Terceiro, os superzooms não oferecem a melhor qualidade óptica. A maioria dos superzooms são suaves na extremidade larga e na extremidade longa, o que os torna menos úteis do que você pode supor imediatamente.

Dito isto, você pode fazer muito com um superzoom e eles são excepcionalmente úteis, especialmente se você for um fotógrafo de viagens que precisa de uma lente de tamanho único!

Guia de compra de lentes:principais características das lentes


Agora você deve estar familiarizado com os tipos de lentes comuns.

Mas o que torna uma lente melhor (ou pior) que outra?

Vamos dar uma olhada em cada característica principal da lente e como elas afetam suas fotos:

Compatibilidade da câmera


Primeiras coisas primeiro.

Antes de considerar qualquer lente, você precisa saber:

Em qual câmera a lente será montada?

Câmeras e lentes usam tecnologia de montagem precisa, o que significa que você não pode montar uma lente Canon em uma câmera Nikon ou uma lente Nikon em uma câmera Canon (pelo menos, não sem um adaptador especial, e estes geralmente vêm com limitações próprias).

Portanto, dê uma olhada em sua câmera e determine sua marca. Isso ajudará você a determinar quais lentes você deve pensar em comprar.

Mas mesmo depois de saber com qual marca de câmera você está trabalhando…

…você também precisa saber o formato da sua câmera, para poder obter a lente correta.

Deixe-me explicar:

Formato da câmera/lente


Mesmo dentro do conjunto de lentes de um único fabricante, você encontrará vidros de todos os tipos diferentes.

Por exemplo, a Canon oferece lentes full-frame para DSLRs, lentes com sensor de corte para DSLRs, lentes para a linha mirrorless Canon APS-C e lentes para a linha mirrorless full-frame.

E nenhuma dessas lentes é imediatamente compatível com nada além do sistema para o qual foram projetadas.

(Felizmente, existem adaptadores que você pode usar para montar lentes DSLR nas câmeras sem espelho, embora possam ser um pouco caros.)

Portanto, identifique o tipo de câmera com a qual você está trabalhando. É full frame? APS-C? Quatro terços? E é sem espelho? Uma DSLR? Ou alguma outra coisa?

Dessa forma, você pode fazer uma escolha de lentes informada desde o início.

Tamanho e peso


Algumas lentes são leves e compactas. Eles são ótimos para viagens, fotografia casual e fotografia onde você precisa ser discreto (como fotografia de rua ou evento).

Outras lentes são enormes. Normalmente, são lentes mais longas (como as lentes supertelefoto mencionadas acima). Mas existem lentes mais curtas que são bem grandes (geralmente aquelas lentes que incluem uma abertura máxima ampla).

Agora, não há nada de errado em obter uma lente grande se você puder lidar com o tamanho e o peso. Mas se você é um fotógrafo de viagens ou um fotógrafo de rua, uma lente grande não funcionará com seu estilo de fotografia. E se você costuma segurar sua câmera com pouca luz, uma lente pesada tornará muito mais provável que suas fotos fiquem embaçadas.

Zoom vs Prime


Você deve escolher prime ou zoom?

As lentes de zoom oferecem uma variedade de distâncias focais; por exemplo, de 18mm a 55mm, ou de 70mm a 200mm. Enquanto as lentes prime oferecem uma única distância focal fixa, como 50 mm.

As lentes de zoom tendem a ser muito mais convenientes do que as lentes prime porque cobrem uma grande faixa de distância focal. Você pode usar uma única lente de zoom e cobrir várias distâncias focais de uma só vez (especialmente se usar um superzoom!).

As lentes prime, por outro lado, podem ser menores do que as lentes zoom, o que torna uma única lente prime mais conveniente de transportar em comparação com uma lente zoom longa. E as lentes prime são opticamente superiores à maioria dos zooms, mesmo a preços baixos.

Além disso, as lentes prime oferecem aberturas máximas fixas, o que é útil para fotografar com pouca luz.

Em última análise, é uma questão de conveniência versus óptica e preço. O que mais importa para você?

Distância focal


Como falei longamente acima, a distância focal da lente faz uma enorme diferença.

Se você deseja capturar paisagens arrebatadoras, precisará de uma lente ultra grande angular ou grande angular.

Para capturar retratos e fotos de rua, uma lente padrão fará bem o trabalho.

Para fotos de esportes ou paisagens íntimas, uma lente telefoto é uma boa aposta.

E se você estiver atrás de fotos de animais selvagens ou pássaros, precisará de uma lente supertelefoto.

Claro, é possível criar fotos únicas usando tipos de lentes de maneiras não convencionais. Mas ter a lente “adequada” muitas vezes lhe servirá bem!

Velocidade do foco automático


Algumas lentes oferecem foco automático lento. Eles caçam com pouca luz e lutam para focar em assuntos em movimento.

Outras lentes oferecem foco automático extremamente rápido que parece nunca falhar.

Se você é um fotógrafo de paisagem ou fotógrafo de arquitetura, o foco automático rápido não importa. Então você vai se sair bem com uma lente mais lenta.

Mas se você é um fotógrafo de esportes, fotógrafo de vida selvagem, fotógrafo de rua ou outro tipo de fotógrafo de ação, recomendo obter uma lente de foco rápido.

Infelizmente, não há uma maneira fácil de saber se uma lente pode focar rapidamente além de ler comentários.

E você também deve ter em mente que sua câmera também afetará drasticamente as velocidades de foco. A lente mais rápida não acompanhará assuntos de ação se estiver montada em uma DSLR de 2008, por exemplo.

Qualidade da imagem


Fotógrafos são obcecados por lentes ópticas e por (principalmente) boas razões.

Porque, embora existam muitos outros fatores que afetam suas imagens, a ótica de sua lente limitará a nitidez e a fidelidade de suas imagens.

Algumas lentes são nítidas de canto a canto e oferecem zero franjas. Enquanto outras lentes são macias no centro e são atormentadas por aberrações cromáticas.

Agora, lentes que inicialmente parecem macias podem ser melhoradas ao diminuir (restringir) sua abertura.

Mas isso sacrifica a luz e, portanto, nem sempre é ideal para fotógrafos que fotografam sem tripés ou assuntos em movimento.

É por isso que você deseja obter a lente mais nítida possível dentro de sua faixa de preço.

(Ao mesmo tempo, não fique obcecado com a nitidez. A maioria das lentes é pelo menos relativamente nítida, então é improvável que sua lente forneça imagens consistentemente inutilizáveis.)

Abertura máxima


A abertura máxima refere-se à maior abertura que uma lente pode abrir.

Isso é importante porque quanto maior a abertura, mais luz a lente pode receber, o que contribui para um melhor desempenho em situações de pouca luz.

A abertura máxima média é em torno de f/4, e isso é considerado muito “padrão”.

Uma lente “rápida” (aquela que oferece uma abertura máxima ampla) está na faixa de f/2.8, com algumas lentes indo além disso (para f/2, f/1.8, f/1.4 e ainda mais ampla).

Observe que algumas lentes de zoom oferecem aberturas máximas variáveis. Com uma lente de abertura máxima variável, quanto mais você ampliar, mais estreita será a abertura máxima.

Portanto, se você tiver uma lente 70-300mm f/4-6.3, ela lhe dará uma abertura máxima de f/4 em 70mm, uma abertura máxima de f/5.6 em torno de 200mm e uma abertura máxima de f/6.3 em 300mm.

A maioria dos fotógrafos não gosta de lentes de abertura máxima porque elas tendem a limitar suas fotos com pouca luz.

Mas se a abertura máxima não for importante para você, isso não será grande coisa.

Estabilização de imagem


A estabilização de imagem refere-se à tecnologia incorporada em algumas lentes projetadas para neutralizar a trepidação da câmera.

Com uma lente padrão de 50 mm, por exemplo, você pode segurar até 1/40s ou mais com uma quantidade decente de detentores.

Nesse ponto, se você quisesse diminuir ainda mais a velocidade do obturador, precisaria de um tripé.

Mas com a estabilização de imagem, você pode diminuir a velocidade do obturador para 1/20s e além.

Você não precisaria de nenhum tipo de suporte adicional; você poderia apenas segurar sua câmera.

Se você é o tipo de fotógrafo que só fotografa com luz forte, a estabilização de imagem não fará uma grande diferença.

Mas se você fotografar com pouca luz ou usando aberturas estreitas, a estabilização de imagem pode ser uma grande ajuda.

Recursos de foco próximo


Como discuti acima, algumas lentes são rotuladas como “macro”, o que indica a capacidade de focar de perto.

Lentes macro verdadeiras podem fornecer imagens de alta ampliação.

Mas existem outras lentes que não têm o rótulo “macro” e ainda podem obter close-ups relativamente detalhados.

Portanto, se você estiver interessado em capturar imagens em close-up, é uma boa ideia verificar os recursos de ampliação de uma lente antes de comprar. Qualquer coisa abaixo de 1:4 vai deixar você bem perto do seu assunto, garantindo que você possa obter algumas imagens macro de outro mundo!

Como escolher uma lente


Uma vez que você esteja familiarizado com as principais características das lentes, é hora de realmente escolher uma lente.

Na verdade, isso geralmente envolve duas perguntas básicas:

Primeiro:

Qual ​​sistema de câmera você tem?


Lembre-se, você deve considerar apenas lentes compatíveis com seu sistema de câmera. Existem muitas lentes excelentes por aí que não funcionam com sua câmera, e é assim que funciona; você tem que trabalhar dentro do seu sistema de câmera para encontrar as lentes que funcionam para suas necessidades.

Portanto, se você usa DSLRs Canon APS-C, precisa usar lentes Canon EF ou EF-S. Se você usa câmeras sem espelho Nikon Z-Mount, precisa usar lentes Z (ou comprar um adaptador para poder acessar o equipamento Nikon F-mount.

Não cometa o erro de comprar uma lente que não funcionará com o seu equipamento!

O que você quer fotografar?


Esta é a segunda pergunta-chave que você deve fazer antes de comprar uma lente.

E embora eu tenha falado longamente sobre diferentes tipos de lentes e como elas se adequam a diferentes gêneros fotográficos, aqui está um breve resumo:

Melhores lentes para fotografia de rua


Se você deseja capturar fotos de rua impressionantes, recomendo uma lente de distância focal padrão, como uma prime de 50 mm ou uma zoom de 24-70 mm.

É uma boa ideia manter sua lente (e câmera) o mais compacta possível para não atrair a atenção, então lentes de teleobjetiva monstruosas estão praticamente fora de questão.

Você também pode usar uma lente principal mais ampla (como uma lente de 35 mm ou até mesmo uma lente de 16-35 mm) para uma perspectiva única.

Melhores lentes para fotografia de paisagem


Se você deseja capturar fotos de paisagens deslumbrantes, use uma lente grande angular ou ultra grande angular. Um bom ponto de partida é uma lente de 24 a 70 mm, embora se você optar pela fotografia de paisagem, uma lente de 16 a 35 mm seja uma ótima compra.

A abertura máxima não importa, a menos que você fotografe astrofotografia, nesse caso você precisará fotografar em f/2.8.

Postagens relacionadas
Melhores lentes Canon para astrofotografia Melhores lentes Nikon para astrofotografia Melhores lentes Sony para astrofotografia

Melhores lentes de fotografia de vida selvagem


Escolher uma lente de fotografia de vida selvagem depende muito do tipo de vida selvagem que você planeja fotografar.

Você pode usar uma lente de 300 mm para fotografar grandes mamíferos (por exemplo, bisão), enquanto você deseja uma de 400 mm ou 500 mm para animais menores ou mais evasivos. E os fotógrafos de pássaros preferem trabalhar com lentes de 500 mm, 600 mm ou até 800 mm.

Se você estiver com orçamento limitado, considere um zoom longo, como uma lente de 100-400 mm (que, quando montada em uma câmera com sensor de corte, levará você a uma boa distância!).

Você não terá muitas opções em termos de abertura máxima, mas maior é sempre melhor.

Melhores lentes de fotografia de retrato


A fotografia de retrato geralmente começa em torno de 50 mm (embora você possa usar uma lente de 35 mm para retratos ambientais).

Você também pode fotografar retratos um pouco mais apertados em 85 mm (um favorito de muitos fotógrafos de retratos) e pode fazer fotos na cabeça de 135 mm a 200 mm.

As lentes prime são excelentes para fotografar retratos, porque são baratas, mas ainda opticamente fortes.

Postagens relacionadas
Melhores lentes de retrato para câmeras Nikon em 2022 Melhores lentes de retrato para câmeras Canon em 2022

Melhores lentes de fotografia de ação


A fotografia de ação tem tudo a ver com recursos de foco automático e coleta de luz.

Você desejará uma lente telefoto na faixa de 70 a 200 mm, especialmente se estiver fotografando frequentemente nos bastidores de jogos esportivos.

E você desejará uma abertura máxima de pelo menos f/2.8 se fotografar à noite ou em ambientes fechados.

Novamente, quanto mais rápido o foco automático, melhor, então leia as resenhas para ter certeza de obter uma lente que possa lidar com a ação.

Melhores lentes de fotografia macro


Se você leva a sério a fotografia macro, recomendo usar uma verdadeira lente de fotografia macro (ou seja, uma que oferece foco 1:1).

Você tem várias opções aqui, muitas delas baratas. Se possível, vá com uma lente na faixa de 100 mm para começar, especialmente se você quiser um equipamento mais “para todos os fins”. Lentes macro mais amplas (na faixa de 40-60mm) não permitem que você se aproxime de insetos, enquanto lentes macro mais longas (150-200mm) são enormes e pesadas.

Que lente devo comprar:o próximo passo


Agora que você terminou este artigo, você sabe tudo sobre as melhores lentes para suas necessidades. E você pode responder à pergunta:Que lente devo comprar?

Então vá e pegue uma lente! E então saia e comece a atirar. Algumas fotos incríveis esperam por você!

Qual ​​lente devo comprar primeiro?


Isso depende de seus objetivos como fotógrafo! Se você está apenas começando com a fotografia, comprar uma câmera com uma lente de kit pode fazer sentido. Essa é uma maneira barata e flexível de obter imagens bonitas e rápidas. Mas se você deseja levar sua fotografia para o próximo nível ou tem gêneros específicos de fotografia que gostaria de seguir, eu consideraria pegar um zoom grande angular (se você procura fotos de paisagens), um 35mm, 50mm ou 85mm prime (se você estiver atrás de fotos de rua ou retratos), um zoom de telefoto de 70-200mm (se você estiver atrás de headshots ou fotos de esportes) e um zoom ou prime super-telephoto (se você estiver atrás de animais selvagens ou fotos de pássaros).

Que tipo de lente devo comprar?


Compre a lente que se adapta às suas necessidades como fotógrafo! Nem todos os fotógrafos têm as mesmas lentes; a bolsa de câmera de um fotógrafo de paisagem parece muito diferente da bolsa de câmera de um fotógrafo de pássaros, que parece ainda diferente da bolsa de câmera de um fotógrafo de retratos. Decida qual gênero de fotografia você deseja seguir (pode ser vários gêneros!) e tome sua decisão de lente com base nisso!

Devo comprar uma lente de 35 mm ou 50 mm?


As lentes prime de 35 mm e as lentes prime de 50 mm são ferramentas muito poderosas e são bastante populares entre os fotógrafos (incluindo profissionais).
Observe que a distância focal de 35 mm oferece uma perspectiva ampla em uma câmera full-frame, enquanto a distância focal de 50 mm está alinhada com o que seus olhos verão. Isso significa que uma lente de 35 mm é boa para fotos ambientais e outras imagens que envolvem uma cena maior, enquanto uma lente de 50 mm é boa para capturar imagens um pouco mais estreitas.
Portanto, se você procura retratos ambientais ou fotos de rua mais amplas, uma lente de 35 mm pode ser uma boa escolha, enquanto uma lente de 50 mm é melhor para imagens de rua padrão e retratos padrão. Honestamente, se você não pode decidir entre os dois, eu iria com um prime de 50mm; são lentes incríveis e úteis em várias situações.

Is lens choice important in photography?


Lens choice in photography is absolutely essential. In fact, choosing a lens is more important than choosing a camera, because most cameras will do the job, whereas lenses can vary wildly in how they enhance and restrict your shooting capabilities. If you’re after tight shots of distant wildlife, you won’t be able to use a wide-angle lens, but you can get away with a beginner or professional camera. If you’re after sweeping images of the desert landscape, you won’t be able to use a super-telephoto lens, but you’ll be fine with lots of different cameras. So don’t skimp on lens choice; do the research you need before buying!

What is a kit lens?


A kit lens is a lens that comes bundled with your camera, such as an 18-55mm lens or a 24-105mm lens. Note that kit lenses tend to have similar focal lengths, generally from a medium-wide focal length (e.g., 18mm or 24mm) to a standard or telephoto focal length (e.g., 55mm, 80mm, or 105mm). Kit lenses can also be purchased separately from a camera (and you’re generally free to purchase a camera without a kit lens), but photographers often don’t purchase a second or third kit lens; the exception is with lenses that work both as kit lenses and as high-quality non-kit options.

Do I need more than my kit lens for great photography?


Not really. A kit lens can capture stunning photos as long as you know how to use it well. So you can capture beautiful images with a kit lens. That said, if you’re looking to really take your images to the next level, I’d recommend thinking about a kit lens upgrade. Non-kit lenses do tend to be optically superior to kit lenses. Also, note that your kit lens might limit you in terms of focal length; if you’re after tight shots of flying planes, for instance, an 18-55mm kit lens just won’t get you close enough for great results.

What’s the best lens?


There is no single best lens, unfortunately! Instead, there are many good lenses, all designed for different purposes. If you’re a street photographer, for instance, you might want to grab a 50mm prime lens, because this will be light, fast, and sharp; that way, you can carry it for long distances, it won’t be especially conspicuous, and you’ll be able to capture some stunning images. If you’re a bird photographer, on the other hand, a 50mm lens is far too short. You’ll likely need a 400mm lens at the very least (though 500mm is even better), so that you can get close to birds without spooking them. In other words:Before choosing a lens, you must determine the type of photography you want to do!

What is a zoom lens versus a prime lens?


A zoom lens offers a range of focal lengths, such as 18mm (wide) to 200mm (telephoto), or 12mm (ultra-wide) to 24mm (moderately wide). This makes zoom lenses very convenient because you can capture different subjects or compositions at a wider focal length compared to a middle focal length and the longest focal length.
A prime lens, on the other hand, offers a single focal length (such as 50mm or 35mm). While primes don’t offer the same level of convenience as zooms, prime lenses tend to be cheaper than their zoom counterparts, while also remaining lighter and optically more impressive.
Whether you get a zoom lens or a prime lens should depend on the type of photos you plan on taking and the way you take them. If you frequently shoot many subjects in a single outing (e.g., you want a walkaround photography lens), then a zoom is probably the better option, given its ability to get you up close to subjects, then go wide, then go tight again.
A zoom is also good if you need to travel light and only want to take one camera and one lens. On the other hand, if you prize optical quality or you’re willing to sacrifice flexibility for an ultra-light package, a prime lens will serve you well!

What Is a Teleconverter?

Everything You Need to Know About Teleconverters (Addition by Rajib Mukherjee):


A teleconverter is a great way to extend the effective focal length of your camera . You could also refer to them as optical tools that sit between the lens and the camera body amplifying the focal length of the lens they are attached to. When they do that they also affect the aperture of the lens as well.

There are different teleconverters with different focal length amplifying strengths. Thus, you would find teleconverters of 1.4x, 1.7x, and 2x .

Therefore, when you use a 1.4x teleconverter on a 70-200mm lens, it becomes an effective 98 – 280mm lens. As you can imagine, they are the next best thing to using a telelens .

Choices


Nikon, Canon, and Sony make teleconverters.

Apart from the big two, there are a bunch of third-party teleconverter manufacturers as well. If you are using a Nikon or Canon camera/lens system, or for that matter any proprietary system, it is best to use teleconverters designed by the same manufacturer. That way you get to enjoy the same high optical quality as the lens that you are using. This is critical. More on this later.

Additionally, if you are using a teleconverter from the same manufacturer, you get the confidence that metering, aperture adjustments and everything else that goes into making an image will be perfect with the teleconverter as it is without it.

The Catch


There is a catch, however, and that is the loss of the maximum aperture of the final combination of teleconverter and lens. When you mount a teleconverter to the back of a lens you lose anything between 1 stop to 2 stops of light depending on how much the focal length is extended.
  • A 1x teleconverter will lose about one stop of light.
  • On the other hand, a 1.7x teleconverter will lose about 1.5 stops of light.
  • Finally, a 2x teleconverter will lose about two stops of light.

The loss of aperture stops is one of the reasons it may not be advisable to use a teleconverter in all situations. Further explanation can be found under the sub-heading ‘when not to use a teleconverter‘.

The Misconception


Though the ‘effective aperture’ goes down, the actual lens opening does not. The ‘hole’ through which light passes remains the same. Now, that has an interesting implication. Your 200mm f/2.8 with a 2x teleconverter will become a 400mm f/5.6. But it still retains the same subject to background separation (or selective focusing) capability as before.

Loss of Image Sharpness


Another downside to using a teleconverter, and this is more of the case when you use a third-party teleconverter, is the loss of image sharpness. Not many third-party teleconverters can boast of retaining the same optical quality as some of the proprietary lenses that you use. They are simply not of the same quality.

If you use one of the OEM teleconverters you get a much better optical quality. But even then the quality of a $200 teleconverters and a $2000 lens are not the same. So you have to be prepared for some loss in optical quality.

When Not to Use a Tele-Converter


The only viable reason for not using a teleconverter seems to be when you are using a fairly long lens which is expensive, of good optical quality, and is tack sharp. Let’s say that you are using a Nikon 200-500mm f/5.6 lens. That lens is of a fairly sharp quality and is surprisingly on the cheaper side. Given the fact that the lens is designed for the FX-format and is already a 200-500mm lens, it makes no sense to attach a teleconverter to the back of it. Not that you can’t.

Another reason would be when you are using a lens that has a slow maximum aperture. In the above example, I recommended the 200-500 lens. Now the maximum aperture of that lens is only f/5.6. If you mount the Nikon AF-S TC-14E III which has a 1.4x magnification, you lose one stop of light. That means f/5.6 becomes an f/8 lens. When photographing birds and large animals, especially when they are inside thick foliage, you would have significant issues getting enough light in for a good exposure .

Another reason and this is one why a lot of professionals discourage amateurs from using teleconverters is that if your lens is of ‘marginal’ quality with soft results, the teleconverter is also going to make it worse. Meaning, the results produced will be softer than what the original lens produced. This is because a teleconverter is just another piece of glass that comes between the sensor and the already ‘marginal’ quality glass that sits up front.

Some photographers have tried to stop down the lens even further to improve the sharpness. But then if the lens is already stopped down to a small aperture, you are going to lose more light if you stop down even further. This would be problematic when shooting in low-light conditions.

When a Tele-Converter Is Not Feasible


Yes, there are times when you cannot use a teleconverter. As much as you want to you cannot take your 18-55mm kit lens and strap a 2x teleconverter at its back to make it a 36 – 110 mm standard – medium telephoto lens. No, it does not work that way.

For a glass to work with a teleconverter, there are preconditions to be fulfilled. And one of those preconditions is that the lens has to be a telephoto lens already. So, no extending of the focal length of your 16-35mm lens. Desculpe.

The best way to go about buying teleconverters for your lens is to check for compatibility. The lens manual or the website of the manufacturer will tell you whether your lens is compatible with teleconverters and which one is specific, at that. Contrarily you can also check the teleconverter page to find out if the teleconverter is compatible with your lens.

Sometimes the issue of compatibility is quite apparent. When you look at the back of a proprietary teleconverter if the rear elements appear too pronounced for the lens then probably using it on your camera will not be a great idea.

If you are shooting handheld or forgot your tripod in the car and are using a long zoom lens already, something like the 80-200 f/2.8 AF-D, which does not have image stabilization built-in, you are asking for trouble.

Related Post:Wide vs Narrow Aperture (with Example Images)

Not only the maximum aperture goes for a toss, but because now the effective focal length has become very long you have to be extra careful about the shutter speed that you use. The inverse of shutter speed (the standard hand-holding) rule still applies here. Only now your lower margin is actually higher than before.

Weight Factor


Another thing to consider is the weight factor. A teleconverter is a very complicated piece of technology that includes glass elements, electronic connectors, lens mount, and so on. It is a mini lens and thus is not lightweight. A teleconverter like the Nikon AF-S TC-14E III weighs about 340 grams.

So, if you are already holding a heavy camera (say the D5) and a large lens such as the 200-400mm adding another 340 grams to the whole package will be imprudent. But then it all depends on the kind of photographer you are and the kind of work that you do.