>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

Como saber se um subwoofer de carro está queimado


Um subwoofer é um componente crítico em qualquer sistema de áudio automotivo. É um alto-falante dedicado à produção de frequências baixas, também conhecidas como graves. Ter um subwoofer em seu carro adicionará profundidade/realismo à música e tornará sua experiência muito mais agradável.

O que significa um subwoofer estourado?


Se você tiver alguma experiência com os subs, saberá que o desempenho deles começa a se deteriorar depois de algum tempo e você não obtém o mesmo nível de Bass forte como antes. Não só isso, mas você também sente distorção no som.

Geralmente acontece quando um subwoofer estourou .

Mas como você pode saber que seu Sub está estourado e não tem nenhum outro problema?

Como saber se o subwoofer está queimado


Verifique a rigidez do cone do alto-falante pressionando com os dedos. Se estiver muito duro, provavelmente está queimado. Outro sinal de tais alto-falantes é a distorção se o nível de volume estiver alto. Por fim, use um multímetro para verificar sua resistência.

Abaixo estão algumas das maneiras comuns de detectar um subwoofer queimado.

1. Inspeção Física


Na maioria das vezes, você pode detectar um submarino queimado simplesmente por meio de inspeção física. Se estiver danificado por dentro, haverá algumas rachaduras nele.

Coloque uma mão em cada lado do submarino e use os dedos para pressionar o cone para ver se você ouve alguma coisa ou se ele se move.

Se estiver rígido e não pressionar mesmo depois de aplicar alguma força, as bobinas de voz estão congeladas por dentro, o que significa que o submarino está queimado.

Um subwoofer comum tem pouca suspensão, o que permite que o cone volte para cima quando você o pressiona.

Mas se ele se mover com facilidade e mais do que o normal, indica que as suspensões de aranha e surround estão desgastadas.

O mesmo acontece se você ouvir algum estalo ou ruído ao pressioná-lo para baixo.

2. Ouvir música


Simplesmente ouvir música pode revelar muitas coisas sobre o sistema de áudio do seu carro.

Mantenha sua música em um nível básico e aumente-a lentamente. Se você ouvir alguma distorção enquanto o volume está aumentando, há alguma falha no sub.

Essa distorção também pode ocorrer se o subwoofer for sobrecarregado . Portanto, certifique-se de verificar isso também antes de prosseguir.

Da mesma forma, se você não estiver recebendo os graves que costumava, mesmo em um volume mais alto, é provável que o subwoofer esteja com defeito.

3. Toque no Subwoofer


Um subwoofer é um alto-falante especializado e, como qualquer outro alto-falante, converte energia elétrica em energia sonora vibrando seu cone.

Você pode sentir facilmente essa vibração colocando as mãos em um submarino em funcionamento. Da mesma forma, sentir sem vibração do seu sub tudo é um bom indicador de que ele está queimado.

No entanto, isso também pode acontecer se o seu amplificador for mais fraco e um fio estiver danificado. Portanto, certifique-se de verificar isso também antes de tirar qualquer conclusão.

4. Use um multímetro


Esta é talvez a maneira mais fácil e rápida de detectar um sub queimado, porque aqui você obtém ajuda de um multímetro.

Também chamada de multitester, essa ferramenta ajuda você a conhecer (entre outras coisas) a resistência de um subwoofer. A falta de qualquer resistência significa que a bobina está danificada.

Antes de fazer qualquer outra coisa, você terá que desconectar as fontes de entrada e alimentação do subwoofer.

Depois disso, configure o multímetro para Test Ohms e conecte suas pontas de prova aos terminais negativo e positivo.

Se a leitura de Ohm que você vê neste multímetro estiver muito próxima da classificação do sub, tudo bem.

Mas se estiver errado por uma boa margem de qualquer maneira ou é uma grande flutuação, então o subwoofer está queimado.

O que faz os subwoofers explodirem?


Até agora, discutimos diferentes métodos para detectar submarinos explodidos e o que os faz explodir em primeiro lugar.

1. Superando seus inscritos


Uma das razões comuns para os submarinos explodirem é avassaladora. Dá-nos volume extra quando fornecemos muita energia ao subwoofer. Mas esse volume extra não apenas distorce o som, mas também danifica o subwoofer a longo prazo.

Quando o submarino é sobrecarregado, ele tenta mover a bobina de voz e o cone para mais longe do que foram projetados. Ele arranca a aranha e o cone e faz com que a bobina de voz bata na placa traseira do ímã.

2. Como enfraquecer seus inscritos


Underpowering é exatamente o oposto de overpowering. Aqui você não fornece energia suficiente ao sub para produzir um som detalhado.

Não é inerentemente ruim, mas resultará em um sinal cortado quando aumentamos o volume. Um sinal cortado ocorre quando o volume de um sinal de fonte excede a capacidade eletrônica de um circuito.

Porque ele quadra (recorta) os picos e vales da forma de onda de tensão, o cone se move rapidamente (quase infinitamente rápido), rasgando nesse processo.

Da mesma forma, faz com que a bobina fique imóvel para frente ou para trás. Isso faz com que a bobina de voz se aqueça e perca sua forma.