>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Quadro completo ou recortado? Um breve guia para tamanhos de sensores de câmera


Tudo costumava ser tão simples. Quando as DSLRs apareceram pela primeira vez, havia muito pouca discussão sobre o tamanho do sensor, principalmente porque havia muito pouca diferença no tamanho do sensor. A primeira DSLR full frame surgiu em 2002 na forma da Contax N Digital. Com preço de US $ 7 mil, dificilmente foi um sucesso, mas abriu as portas para as possibilidades de diferentes tamanhos de sensores, a ponto de hoje, onze anos depois, termos uma escolha desconcertante de sensores e megapixels para escolher. Hoje, vamos dar uma breve olhada nos tamanhos dos sensores e o que eles significam para você.

Em primeiro lugar, vamos dar uma olhada em quais são os tamanhos comuns para DSLRs. A maneira mais fácil de descrever o tamanho do sensor é pelo fator de corte. Esta medida por quanto o sensor cortaria um quadro de filme de 35 mm.
  • Full Frame maior tamanho de formato não médio disponível em DSLRs. É assim chamado porque tem o mesmo tamanho de um quadro de filme de 35 mm, ou seja, 36 mm x 24 mm.
  • O próximo tamanho são os sensores da série 1D da Canon, que têm um fator de corte de 1,3x. Em seguida, temos as câmeras de fator de corte de 1,5 seguidas por 1,6x. Eles são comumente conhecidos como sensores APS-C e talvez sejam os sensores mais comuns em uso atualmente.
  • A seguir, temos os sensores de 4/3" e micro 4/3", que têm um fator de corte de 2x e são mais comumente encontrados em câmeras Olympus e Panasonic e, principalmente, na nova geração de câmeras sem espelho.
  • l>


Escolha um sensor por ~dgies, no Flickr

Então, o que é esse fator de colheita e por que ele me afeta?

Bem, apesar dos diversos tamanhos de sensores, os fabricantes ainda definem suas lentes em relação a uma câmera de filme 35mm. Então, quando você vê uma lente de 24 mm, significa que é 24 mm em uma câmera de 35 mm ou full frame. No entanto, se você estiver usando um sensor menor, por exemplo, uma câmera APS-C, será necessário adicionar o fator de corte. Então, quando você usa essa lente de 24 mm em sua câmera de corte 1,5x, ela realmente oferece o mesmo campo de visão de uma lente de 36 mm em uma câmera full frame, no entanto, a perspectiva, ou seja, a compressão da imagem não muda.

A maneira mais fácil de pensar nisso é pegar uma impressão fotográfica de 36x24cm e cortá-la em 1,5x. A perspectiva da imagem permanecerá a mesma, mas você verá um recorte mais próximo da foto.


Tamanho do Sensor Canon Compare usando a imagem do pássaro de Mark J M Wilson, no Flickr

Existem vantagens e desvantagens para este fator de cultura.

Em primeiro lugar as vantagens. Essa lente longa que você está usando, digamos uma 300mm f4, agora oferece o equivalente a 450mm em uma câmera APS-C e 600mm em uma câmera 4/3. Esta é uma grande vantagem para fotógrafos de esportes e vida selvagem que podem se aproximar de seus assuntos sem gastar grandes somas em lentes mais longas. Enquanto a abertura permanece a mesma, a profundidade de campo muda. Por exemplo, se você estiver usando uma 300mm f2.8 em um sensor de 1,5x, sua profundidade de campo em 2,8 será o equivalente a f4.

A outra vantagem principal é que, para lentes projetadas para câmeras full frame, você está usando apenas a área central dessa lente, ou seja, a área mais nítida, o que significa que suas bordas podem ser mais nítidas do que as de uma imagem full frame.

Por fim, com os tamanhos de sensor menores, é possível que os fabricantes produzam lentes menores e mais compactas, embora isso até certo ponto anule a vantagem anterior.

A grande desvantagem de qualquer fator de corte está na extremidade grande angular do espectro da lente. Aqui, sua bela largura de 14 mm agora fornecerá apenas um campo de visão equivalente a uma lente de 21 mm. Isso pode ser uma grande desvantagem para fotógrafos de paisagem e urbanos que precisam desse amplo campo de visão. Dito isto, a maioria das empresas de lentes produz grandes angulares especializadas para tamanhos de sensores menores.


Full Frame Sensor vs 1.6 crop[/url] por Steve Koukoulas, no Flickr

Então agora chegamos ao outro grande problema com sensores – densidade de pixels. A maioria de nós ainda pensa em nossas câmeras em termos de megapixels, o que é bom, mas o que você também deve considerar é quantos pixels existem em um determinado tamanho de sensor.

Por exemplo, vamos pegar 18mp. 18mp em um sensor full frame serão mais espaçados do que os mesmos pixels em um sensor APC-S. Em um sensor de 4/3”s, os pixels terão quase metade da distância entre eles que o equivalente em full frame. Isso é importante porque, em seus termos mais simples, quanto mais próximos os pixels estiverem empacotados, maior a probabilidade de eles introduzirem ruído.

Outro fator é que sensores maiores geralmente têm pixels maiores. Isso significa que eles podem não apenas coletar mais luz, mas também dar a eles um maior alcance tonal. Isso, na prática, significa que o quadro completo geralmente oferece uma faixa dinâmica mais alta do que seus primos de sensores menores.

Esta não é uma descrição exaustiva do efeito do tamanho do sensor, existem muitos fatores que podem afetar a qualidade final da imagem e apenas alguns deles estão relacionados ao tamanho do sensor, os itens acima são talvez os mais significativos.