>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Tripés

Guia do tripé da câmera


Um tripé de câmera nem sempre pode ser necessário para fazer uma fotografia. No entanto, assim que você precisar de um, ele rapidamente se tornará o equipamento mais importante que você pode possuir!

Um tripé confiável não é apenas mais importante do que uma lente nítida ou um sensor de alto megapixel, mas também é responsável pela segurança real de seu equipamento - ou seja, não deixar sua câmera e lente caras baterem em pedras ou pavimento.

Simplificando, um dos melhores investimentos de longo prazo que um fotógrafo pode fazer é um tripé de câmera robusto e confiável. Pode não ser um investimento glamoroso, comparado a uma lente exótica ou um novo corpo de câmera, mas é tão importante quanto.

Este guia de tripé de câmera é tudo o que você precisa saber sobre nossos amigos de três patas.

Vamos mergulhar direto!

7 benefícios de usar um tripé


Star Trail no Vale da Morte | Nikon D750 + Rokinon 14mm f/2.8 UMC (comparação/revisão aqui!) 1 hora de tempo total de exposição, f/4, ISO 1600 | Slik 700DX

A primeira coisa que um fotógrafo precisa entender é por que e quando você deve usar um tripé de câmera?

A resposta a esta pergunta pode variar um pouco para diferentes fotógrafos e pode levá-los a comprar um tripé especializado de uma maneira ou de outra.

Portanto, antes mesmo de verificar a nitidez na parte traseira de sua câmera, suas fotos podem começar a ser mais pensadas e criativas!

Vejamos mais alguns benefícios de conectar sua câmera a um tripé.

1) Fotografe em velocidades mais baixas do obturador


Exposição longa da paisagem urbana do sul da Califórnia | Nikon D750 + Nikon 24-120mm f/4 VR | 10 seg, f/16, ISO 100 | Slik 700DX, coluna central elevada para disparar sobre uma cerca de arame

Quando você simplesmente não pode segurar uma câmera na mão devido a uma velocidade de obturador extremamente longa (como durante a astrofotografia noturna), um tripé é obviamente um requisito absoluto.

É verdade que a estabilização de imagem (seja na câmera ou na lente) pode fazer coisas incríveis para os fotógrafos hoje em dia, às vezes até permitindo algumas fotos com a mão em meio segundo.

No entanto, se a velocidade do obturador for medida em segundos inteiros, você deve usar um tripé.

Além disso, se você deseja capturar uma exposição muito longa durante o dia, para um efeito criativo de desfoque de movimento, ter um tripé será realmente necessário.

2) Melhore a nitidez e os detalhes nas imagens tudo Velocidades do obturador


Mesmo durante o dia, e mesmo com uma lente ou câmera estabilizada, o uso de um tripé ainda pode ajudá-lo a eliminar pequenas quantidades de trepidação que podem afetar a nitidez geral da imagem, mesmo que de maneira mínima.

Além disso, segurar a mão, com ou sem estabilização, nem sempre é confiável. Você pode capturar 3-5 imagens, e apenas 1-2 delas ficam perfeitamente nítidas. Com um tripé (mais a técnica adequada!), você pode confiar que cada tiro que você faz é nítido.

3) Melhore a profundidade e a qualidade da imagem por meio de aberturas ideais/ISOS baixos


Piscinas do pôr-do-sol e da maré | Sony RX10 MK2 | 5 seg., f/9, ISO 100 | Slik 700DX

Muitos fotógrafos iniciantes podem nem perceber que precisam de um tripé se fotografarem com a câmera no modo Automático (também conhecido como modo Green Box) e deixarem que ela escolha uma abertura e ISO mais brilhantes para eles.

Infelizmente, essas configurações da câmera simplesmente não são ideais para detalhes de imagem nítidos e limpos.

Usando um tripé, geralmente é possível fotografar em ISO 100, f/8 ou f/11, e em qualquer velocidade do obturador, em vez de, digamos, ISO 400-800 e f/2.8-3.5, na mão.

Desta forma, consegue-se uma imagem “mais limpa” (menos “ruidosa”, devido ao ISO mais baixo), e uma imagem com maior profundidade de campo, devido à menor abertura.

Além disso, a maioria das lentes atinge a máxima nitidez quando "parada" para suas aberturas menores também - fotografar sua lente "aberta" (ou seja, na abertura máxima) geralmente não significa a foto mais nítida possível, se esse for seu objetivo, é claro.

4) Melhore a precisão no enquadramento e composição para imagens macro e telefoto


As lentes macro oferecem uma ampliação incrível para imagens impressionantes em close-up. Sem um tripé, enquadramento e foco precisos são difíceis | Nikon D300 + Sigma 150mm f/2.8 EX Macro | 1/45 seg, f/4, ISO 400 | Slik Lite CF-422

Como mencionei anteriormente, ter um tripé não é apenas uma questão de nitidez – é também fazer com que você diminua a velocidade e pense no enquadramento de cada foto que você tira.

De fato, quando se trata de "fotografia especial", como imagens macro ou supertelefoto, um tripé não é apenas uma ferramenta útil para ajudá-lo a enquadrar uma foto com cuidado, pode se tornar uma necessidade absoluta.

Com imagens macro e supertelefoto, você está lidando com ótica de alta ampliação. Isso torna extremamente difícil segurar sua foto com a mão e obtê-la perfeitamente enquadrada e focada.

Mesmo com autofoco e estabilização de imagem, um fotógrafo macro descobrirá que um tripé é uma grande conveniência ao trabalhar com reprodução/ampliação de 1:1 ou próximo.

Um fotógrafo de supertelefoto que está trabalhando com lentes maiores que 300-400mm (sem falar 800-100mm!) também descobrirá que um tripé é extremamente benéfico.

Algumas teleobjetivas gigantes são tão grandes que realmente não são práticas de usar sem um tripé e uma cabeça de cardan, ponto final. (Falaremos sobre gimbal e outros tipos de cabeças de tripé mais tarde.)

5) Empilhamento de foco, agrupamento de HDR e outras imagens compostas


Composição de cachoeiras do Grand Canyon:capturei uma imagem em f/8 para obter nitidez ideal e outra imagem em f/22 para obter o máximo de desfoque de água, depois combinei as duas imagens usando máscara de camada simples no Photoshop | FotoPro tripé de viagem em fibra de carbono.

Assim que um fotógrafo decide capturar mais de uma foto e combiná-la posteriormente no Photoshop, as coisas ficam realmente complicadas (na verdade, quase impossíveis) sem um tripé de câmera.

Esteja você fazendo uma sequência muito simples entre colchetes para criar uma imagem HDR ou usando uma técnica um pouco mais complexa, como empilhamento de foco ou outros truques de composição que envolvem mascaramento de camadas e quadros de “placa”, tendo um forte (e pesado ) tripé é uma grande ajuda.

[Related:Aurora HDR Review – um software simples para criar ótimas imagens HDR.]

6) Costura Panorâmica com Cabeça de Tripé “Nodal Slide”


Panorama de Yosemite | Nikon D750 + Tokina 17-35mm | f/4 | 1/25 seg, f/16, ISO 100 | Polarizador circular, Slik Lite CF-422

Semelhante à criação de imagens compostas, qualquer fotógrafo que se dedique à “costura” de imagens panorâmicas descobrirá que ter um tripé de câmera forte, ou mesmo o que é chamado de “cabeça nodal”, pode ser muito útil.

Usar um tripé para criar imagens panorâmicas garantirá que você obtenha uma sobreposição consistente em todos os seus quadros e que toda a imagem panorâmica permaneça perfeitamente nivelada (desde que você nivele o tripé/cabeça primeiro!).

7) Autorretratos


Autorretrato em Alabama Hills, Eastern Sierra | Nikon D750 + Laowa 12mm f/2.8 | 1/4 seg., f/8, ISO 3200 | Slik 700DX

Por último, mas não menos importante, não posso seguir em frente sem mencionar a “selfie”. Embaraçosamente, uma vez eu usei um tripé real de 5 libras como um “bastão de selfie” em 2010, antes que fosse algo para fazer com o seu smartphone.

Eu nunca fiz isso de novo, no entanto, eu carrego 2-3 tripés comigo em todas as minhas aventuras com o propósito específico de documentar o ambiente de trabalho em que estou fotografando e para fotos de grupo com outros fotógrafos.

Como configurar um tripé para estabilidade ideal


(NÃO é uma maneira segura de configurar um tripé! Não tente isso em casa!) | Na foto:tripé de fibra de carbono FotoPro

Se minha experiência como fotógrafo de paisagem, marinha e paisagem noturna me ensinou alguma coisa, é como NÃO montar um tripé se você quiser que seu equipamento de câmera tenha uma vida longa e saudável.

Tenho vergonha de admitir que já tive tripés derrubados algumas vezes ao longo dos anos. Por favor, aprenda com minha “sabedoria”!

Aliás, aqui está a foto resultante do meu tripé precário montado acima. Talvez você concorde que valeu a pena?!

Tenha cuidado ao fotografar paisagens marinhas; leva apenas um segundo para o seu tripé (e câmera) ser derrubado por uma onda! | Nikon D750 + Rokinon 14mm f/2.8 | 0,8 seg, f/16, ISO 100 | FotoPro tripé de fibra de carbono

Aqui está o que posso dizer sobre a maneira mais segura de configurar e usar um tripé, para sua própria segurança e para a segurança de seu equipamento de câmera.

A maneira correta de montar e desmontar um tripé


Ordem de operação de trava de torção do tripé, para preservar a vida útil dos calços de trava de perna de plástico (Foto:Slik Lite CF-422)

Depois de configurar seu tripé, sempre verifique o aperto das travas das pernas e a posição do pé antes de montar sua câmera. Empurre as três pernas individualmente com um pouco mais de força/peso do que o próprio peso da sua câmera e certifique-se de que cada perna/pé não afunde ou escorregue.

Embora a maioria das pernas de tripé com trava de torção tenha um design anti-rotação, ainda é uma boa ideia bloqueá-las e desbloqueá-las na ordem mostrada no diagrama acima.

Tripés de baixo orçamento podem ficar emperrados se torcidos de forma muito agressiva e, depois de emperrados, continuarão a emperrar com mais e mais frequência.

Isso não é um problema tão grande nos tripés de marca caros e sofisticados, como Really Right Stuff ou Gitzo, é claro, mas ainda é um bom hábito.

Como posicionar as pernas do tripé


Meu nível de olho é de cerca de 6 pés, o que é suficiente para este tripé de viagem Slik Lite CF-422, mas apenas com a coluna central estendida.

Você só deve usar um tripé na altura máxima, muito menos com a coluna central para cima, quando não houver vento .

Isso é especialmente verdadeiro para tripés de viagem leves, como o tripé de viagem de ~ 2 lb na foto acima.

Além disso, nunca deixe sua câmera sem vigilância, mesmo quando achar que está calmo. Se estiver realmente ventando, considere abaixar as pernas do tripé em pelo menos uma seção e, melhor ainda, abaixe o ângulo das pernas também.

Por fim, com vento extremo, pendure um peso, como a bolsa da câmera, na coluna central. A maioria das colunas centrais agora tem ganchos para esta finalidade.

Configuração do tripé Seascape:tenha cuidado! “Afunde” preventivamente os pés/pernas do tripé na areia um pouco antes de montar a câmera | Câmera de filme de 35mm, filme de transparência Fuji Velvia, tripé de fibra de carbono Giottos

Cuidado, serviço e manutenção adequados do tripé


Escusado será dizer que você deve cuidar do seu equipamento de câmera. No entanto, os tripés são especialmente propensos a serem “abusados” devido à sua própria natureza:eles ajudam um fotógrafo a fotografar em condições de sujeira, areia, água e outros tipos de ângulos/posições malucas.

Inevitavelmente, seu tripé pode precisar de cuidados ou até mesmo desmontagem e manutenção. Um tripé muito barato, especialmente, pode quebrar após apenas alguns meses de abuso sem os devidos cuidados.

Vamos dar uma olhada em como lavar um tripé e o que pode ser feito para prolongar sua vida útil.

i) Nunca aperte demais as pernas de torção


Teste a aderência das pernas empurrando cada perna para baixo para ver se elas comprimem quando totalmente travadas. O aperto excessivo das pernas com trava de torção pode levar ao enfraquecimento da capacidade de travamento das pernas ao longo do tempo.

ii) Esteja atento aos elementos


A segunda dica mais importante é esta:sal e poeira arruinarão até mesmo os melhores tripés antes do tempo. O cuidado adequado ajudará um bom tripé a durar para sempre e até prolongará bastante a vida útil dos tripés mais baratos.

Ao fotografar na areia, sempre estenda a parte inferior das pernas do tripé primeiro, para evitar que muita areia entre nas articulações das pernas.

Lave seu tripé após todos os encontros com sal. Pode ser contra-intuitivo pensar em mergulhar as pernas do tripé em um chuveiro ou sob qualquer água corrente, mas na verdade é muito melhor lavar o sal e a areia. Se você permitir que eles endureçam e se acumulem em seu tripé, ele acabará quebrando.

Tente não deixar seu tripé ficar tão molhado que a água entre nas pernas, é claro. Alguns fotógrafos podem decidir fotografar com o tripé quase completamente submerso em um lago ou rio, e tudo o que posso dizer é que espero que a foto valha a pena!

Se você fizer isso, certifique-se de enxaguar o tripé depois e deixe-o secar completamente. Se for preciso, desmonte as pernas completamente, ou em uma junta, para que o ar seco possa entrar nas pernas.

Esses pequenos calços de plástico geralmente são a pior coisa de um tripé barato:eles podem ficar ásperos, emperrados e/ou completamente destruídos.

Se você precisar desmontar completamente o tripé para limpeza, certifique-se de desmontar cuidadosamente uma junta de cada vez. Coloque cada articulação de volta antes de iniciar a próxima articulação, especialmente se você perder pequenas coisas facilmente!

Às vezes, os tripés de trava de alavanca podem ficar um pouco soltos e podem precisar ser apertados com uma chave Allen.

Como escolher o melhor tripé de câmera para você


ESQUERDA- tripé de viagem ultraleve:Slik Pro CF-614 (Descontinuado, modelo atual:Slik CF-634) | DIREITO - tripé para serviço pesado:Slik Pro 700DX AMT

Então, qual tripé ou tripés de câmera eu recomendo? Não vou tentar convencer todos os fotógrafos de que devem possuir um tripé de US$ 1.000 e uma cabeça esférica de US$ 500. Isso seria uma expectativa totalmente irreal não apenas para o seu orçamento, mas também para suas necessidades reais de filmagem.

A verdade é que você não precisa gastar muito para obter um tripé sólido, durável e com imagens nítidas.

Você pode obter um ótimo tripé por menos de US $ 100, esteja procurando um tripé de viagem leve ou um tripé grande e pesado.

Se você puder saltar para cerca de US $ 300, poderá obter um tripé ainda melhor, mais forte, mais durável e mais leve também.

Não há um único tripé que eu possa recomendar a todos os fotógrafos. Vamos passar por uma variedade de diferentes categorias de tripés para que você possa escolher o certo para suas necessidades pessoais e orçamento ... mas primeiro, uma pergunta importante:

Com que frequência você usará seu tripé?


Alguns fotógrafos podem usar seu tripé apenas uma vez por mês, em condições climáticas favoráveis. Outros podem precisar usar seu tripé duas vezes por semana, às vezes na praia, outras vezes nas dunas de areia ou em outras condições difíceis.

Esta é a razão pela qual alguns tripés podem durar muitos anos para alguns fotógrafos, enquanto outros podem achar que o mesmo tripé quebra em menos de 6 meses. Tudo se resume às horas que você registra com o tripé e ao abuso que é tratado.

Com isso dito, vamos dar uma olhada em nossas recomendações.

Slik Lite AL-420 | Melhor Tripé de Viagem Leve e Compacto


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
O ponto principal de um tripé de viagem é que ele não pesa quase nada, é compacto o suficiente para caber dentro de uma mala de mão e ainda é alto o suficiente para ser mais útil do que, digamos, um Gorillapod ou um tripé de mesa.

No entanto, muitos dos tripés de marca genéricos e falsificados que afirmam ser tripés de “viagem” na verdade não são tão leves (geralmente mais de 3 libras) e também são bastante curtos e simplesmente instáveis. Não se deixe enganar só porque um tripé tem “viagem” em seu nome. Na verdade, cuidado!

Seu tripé de viagem ultraleve ideal deve estar na faixa de ~ 2 lb (900g), alto o suficiente para ficar na altura dos olhos e forte o suficiente para suportar uma câmera decentemente grande (embora você não consiga gerenciar uma DSLR de quadro completo com um f / 2.8 zoom).

Se você estiver com um orçamento de US $ 100 para um tripé de viagem ultraleve, confira o Slik Lite AL-420 (que às vezes você pode obter por cerca de US $ 70) ou o Sirui T-004X. Para um tripé verdadeiramente “minúsculo”, confira a série Slik Sprint Pro.

Se você puder investir um pouco mais, a fibra de carbono Slik Lite CF-422 é um incrível conjunto de pernas que são, simplesmente, a maneira mais leve de um tripé chegar ao nível dos olhos de uma pessoa de 6 pés de altura. Ele também inclui uma lanterna LED embutida na coluna central!

Outra boa opção nessa categoria se você estiver disposto a investir um pouco mais é o novo Peak Design Travel Tripé, que tive a sorte de revisar recentemente.

Induro CLT103 | Nossa escolha nº 1 do melhor tripé de uso diário


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
É claro que, como você precisa ser bastante gentil com um tripé de viagem, ele não é um bom tripé para todos os dias.

Para abusos frequentes e diários, a maioria dos fotógrafos deseja algo mais forte, mais alto e geralmente mais indestrutível do que um tripé de viagem leve.

Se você conseguir economizar e obter as pernas e a cabeça do tripé separadamente, o tripé de fibra de carbono CLT103 “Stealth” da Induro é uma das melhores opções na faixa de preço abaixo de US $ 300. Novamente, você terá que comprar uma cabeça separadamente.

As opções da Induro geralmente marcam todas as caixas certas quando se trata de materiais, design ideal, altura e durabilidade geral.

Em geral, um tripé comum é algo na faixa de 3-4 libras que pode, de preferência, chegar ao nível dos olhos sem a coluna central estendida.

Se você estiver com orçamento limitado, as únicas marcas que oferecem qualidade confiável a um preço mais barato são Slik e Manfrotto. Compre um conjunto de pernas na faixa de US $ 100-200 e, novamente, compre sua cabeça separadamente.

Slik Pro 700DX AMT | Melhor escolha de valor | Tripé alto e forte


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Qualquer fotógrafo sério que usa um tripé com frequência deve possuir um tripé grande, alto, forte e até pesado. Por que pesado? Porque é menos provável que voe com um vento forte, é claro! É mais provável que mantenha todas as suas fotos perfeitamente enquadradas quando você estiver fazendo imagens compostas ou HDR entre colchetes.

Simplificando, se você não estiver caminhando longas distâncias, se estiver apenas fotografando de uma vista de carro, é ótimo ter uma dessas feras por perto.

Você pode comprar um Slik 700DX por menos de cem dólares, ou um Manfrotto 055-series. Ambos são vendidos apenas pernas.

No entanto, se você gosta da ideia de “indestrutível” e alto, mas ainda quer um tripé leve em vez de um pesado, recomendo qualquer coisa da Feisol Tournament Series, como o CT-3442 e o CT-3342, que custam cerca de $ 400 cada.

Esses tripés são extremamente duráveis, rígidos e ainda pesam menos de 3 libras. É isso que o dinheiro extra compra para você!

Oben BE-126 | Melhor cabeça de bola de tripé


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Se você comprou um conjunto de pernas separadamente e deseja obter uma ótima cabeça esférica, será ainda mais exigente quando se trata de nomes de marcas e confiabilidade.

A marca relativamente acessível que sempre recomendo, devido à sua construção durável e bom funcionamento, é a Oben.

Sua série Arca-Swiss de cabeças esféricas são ótimas, desde o leve BE-108 (US$ 70) ou BE-117 (US$ 85) até o mais pesado BE-126 (US$ 110), BC-139 (US$ 150) ou BC-166 ( $ 170).

Uma coisa a notar – as cabeças da série Oben “BA” são aquelas que não possuem grampos e placas Arca-Swiss.

Benro TSL08 | Melhor tripé abaixo de US$ 100


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Se você estiver com um orçamento extremo, não se preocupe, ainda poderá encontrar boas opções, esteja procurando algo leve ou pesado.

O irmão acessível da série de fibra de carbono Slik Lite é a série Slik Lite AL (alumínio), e para um tripé de caminhada/viagem ultraleve, o AL-420 oferece boa resistência, durabilidade e altura por cerca de US $ 100.

Infelizmente, a cabeça que o acompanha não é ideal para câmeras grandes, mas funcionará muito bem para câmeras compactas sem espelho.

Na categoria grande e alto (e pesado), a Slik cobriu você mais uma vez com uma opção testada e comprovada que resistiu ao teste do tempo - o tripé Slik AMT 400DX, irmão mais novo do 700DX por cerca de US $ 100, incluindo uma cabeça de 3 vias.

Novamente, não sou o maior fã da cabeça de 3 vias Slik que vem com as pernas 400DX, mas essas pernas são tão duráveis ​​que é difícil não recomendar o kit inteiro.

Por fim, uma das melhores opções que atendem muito bem os quesitos qualidade/design, apesar de ser uma das marcas mais novas do mercado, é o tripé de alumínio Benro Slim TSL 08. Inclui um bom conjunto de pernas e uma cabeça de bola Arca-Swiss padrão novamente por cerca de US $ 100.

Mas trate bem o Benro Slim, já que não é uma marca;-)

Manfrotto 209 | Melhor tripé de mesa


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Um tripé de mesa é algo que você sempre pode ter com você, não importa onde você vá. Eles são tão leves e pequenos que você pode colocá-los em um bolso lateral em qualquer bolsa de câmera ou até mesmo em um bolso grande de calça ou jaqueta.

Heck, se você usar sua câmera em volta do pescoço com uma alça tradicional, você pode simplesmente deixar um tripé de mesa preso à câmera!

O Joby Gorillapod é uma escolha muito popular por sua adaptabilidade versátil. Você pode envolvê-lo em torno de uma grade, poste, galho de árvore, qualquer coisa.

No entanto, os modelos que não incluem uma cabeça tornam muito difícil obter o ângulo perfeito da câmera. Certifique-se de escolher um dos modelos que incluem uma cabeça, como o GorillaPod 3K Kit por cerca de US $ 45 (a cabeça é boa o suficiente para uma câmera Gopro ou compacta), para o GorillaPod 5K Kit, que é forte o suficiente mesmo para uma câmera completa câmera de quadro, com uma lente pequena.

Confira nosso guia detalhado do Gorillapod para obter mais informações sobre cada modelo e alguns usos criativos que nem sempre incluem uma câmera…

Meu tripé de mesa favorito, no entanto, é o Manfrotto 209, que geralmente guardo na bolsa da minha câmera para quando surgir a oportunidade.

Palavras Finais | Já ouviu falar o suficiente sobre tripés?!


Um pôr do sol de lapso de tempo | Nikon D750 + Nikon 70-200mm f/2.8 | 200mm | 1/200 seg., f/5.6, ISO 100

Espero que meus anos de experiência com tantos tripés diferentes possam ajudá-lo a evitar os erros que cometi e investir no modelo perfeito para o seu estilo de filmagem e orçamento.

Se eu puder oferecer mais algum conselho, é simplesmente que não posso enfatizar o suficiente como é importante economizar e comprar algo bom na primeira vez .

Você não precisa gastar uma fortuna para obter qualidade durável e duradoura. Na verdade, mesmo se você estiver com um orçamento extremo, ainda poderá encontrar opções de boa qualidade!

Você pode ter que estar disposto a carregar um tripé um pouco maior e mais pesado no início, enquanto economiza para algo um pouco mais “exótico”, mas pelo menos você terá um tripé que é confiável e nunca deixa você ( ou seja, seu equipamento de câmera) para baixo.

De qualquer forma, se o tripé perfeito para você é apenas uma escolha média-leve, alta, rígida e durável, ou uma opção ultraleve mais uma opção maior e mais pesada, acredito que agora você tem tudo o que precisa para tomar todas as decisões certas. Boa sorte e boas aventuras!