>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Guia de câmera full frame mais barata (DSLR econômica e sem espelho)


Este é um guia para as opções de câmera full frame mais baratas em 2022, para garantir que você obtenha o melhor retorno possível!

As câmeras full-frame costumavam ser o domínio do fotógrafo profissional ou do amador rico, mas graças a um punhado de opções acessíveis, esse não é mais o caso :-)

"Mais barato" é um termo relativo, mas entendi que significa as melhores câmeras full frame abaixo de US$ 1.000.

Confira nossas recomendações de câmeras full frame abaixo, para obter fotos incríveis e ainda economizar dinheiro.

Câmeras Full Frame mais acessíveis em 2022

Imagem Produto Recursos
Sony a7 ii NOSSA ESCOLHA Nº 1
  • Compacto e leve
  • Ótimo foco automático
  • À prova de intempéries
  • Opções de lente
Canon EOS RPTOP RATED
  • Compacto e leve
  • Ótimo foco automático
  • À prova de intempéries
  • Excelente ergonomia
Nikon D610GRANDE VALOR
  • Excelente ergonomia
  • Slots de cartão duplo
  • À prova de intempéries
  • Opções de lente
Canon 6DGRANDE VALOR
  • Excelente ergonomia
  • Ótimo foco automático
  • À prova de intempéries
  • Opções de lente

1. Sony a7 ii Todos os melhores + mais baratos


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
A Sony a7 ii ganhou as manchetes em 2014 como a primeira câmera com sensor full frame sem espelho com estabilização de imagem no corpo de 5 eixos.

Desde então, vários novos modelos de câmeras alfa da Sony roubaram as manchetes, mas a verdade é que a a7 ii ainda é uma excelente câmera, e é nossa escolha como a opção número um de 'câmera full-frame mais barata'.

(Você provavelmente pode encontrar versões recondicionadas ou usadas do Sony a7 original, mas desaconselhamos. O a7 ii é uma câmera muito mais capaz.)

O recurso de estabilização de imagem principal oferece compensação equivalente ao uso de uma velocidade de obturador 4,5 pontos mais rápida.

O que isso significa na prática é que os fotógrafos de vídeo não precisam contar com estabilizadores de câmera ao tentar capturar imagens em velocidades mais lentas do obturador, e os fotógrafos não precisam confiar em ISOs mais altos para capturar fotos - se você tiver uma mão firme, você pode atirar tão devagar quanto 1/2 seg e obter um tiro nítido!

No modo Fast Hybrid AF, o a7 ii usa suas 117 fases e 25 pontos de detecção de contraste para travar em um assunto e nunca deixá-lo ir - na verdade, é o mesmo sistema híbrido encontrado nas câmeras sem espelho Sony A7R e A7S mais caras.

O disparo contínuo de 5 qps pode não parecer muito aqui em 2022, mas permite capturar ação suficiente, com cada foto em foco nítido.

Se 5ps é suficiente para você é uma decisão pessoal – pode não ser suficiente para fotógrafos esportivos, mas para todos os outros, é adequado.

O Sony a7 ii possui um sensor Exmor CMOS de 24,3 MP combinado com um processador BIONZ X, permitindo capturar imagens JPEGS e RAW não compactadas de 14 bits.

Quanto aos recursos de vídeo, o a7ii pode capturar o formato XAVC S de alta taxa de bits, que permite a gravação de imagens Full HD a 50Mbps (60p/50p, 30p/25p, 24p).

Há também uma configuração S-Log 2 Gamma, o que significa uma faixa dinâmica 1.300% mais ampla, o que permite mais flexibilidade na pós-produção.

O desempenho ISO é adequado para a maioria dos usos - não é alucinante, mas também não é desleixado.

Com uma faixa de ISO50-25600, a a7 ii é mais confortável em ISO800, com ruído subindo rapidamente acima disso.

Sony a7 ii + Leica 50mm Summilux F/1.4 ASPH | © Jay Cassirio

A Sony a7 ii pode gravar nativamente em ISO50. Isso permite que você fotografe com aberturas maiores mesmo sob luz solar intensa, o que significa que você pode tirar proveito de mais bokeh e separação de assunto.

(Se você precisa de um melhor desempenho ISO alto e tem um orçamento maior, o Sony a7 iii é uma excelente escolha.)

Você também pode adaptar a maioria das lentes de outras marcas para usar na a7 ii, permitindo que você aproveite o pico de foco mesmo com lentes vintage que não suportam AF.

A recuperação de realces é sempre mais difícil, mesmo para câmeras mais caras. O a7 ii permite que você recue sobre uma parada de detalhes, mas é isso.

Então, como você decide entre a Sony a7 ii e a Canon EOS RP? Ambos podem definitivamente ser rotulados como “câmeras full frame acessíveis”…

A Sony é muito mais barata, mas a Canon oferece mais recursos, um sensor mais novo, mais pontos AF, melhores cores/tons de pele e melhor ergonomia.

No entanto, e este é um grande problema – as únicas lentes mirrorless da Canon atualmente disponíveis são grandes e caras , e totalmente inadequado para um órgão orçamentário como o RP.

Claro, você pode adaptar lentes Canon EF-mount, mas seria bom ter mais lentes mirrorless nativas disponíveis.

A Sony, por outro lado, oferece tantas lentes excelentes, várias das quais são pequenas, leves e acessíveis, e a combinação perfeita para o a7 ii.

Como este artigo é sobre economizar dinheiro, temos que recomendar o Sony a7 ii sobre o RP por esse motivo.

Comprar o RP é apenas metade da batalha – adicionar algumas lentes pode realmente explodir seu orçamento!

Clique no botão acima para ver o preço mais recente do a7 ii, que inclui até uma lente zoom decente! Realmente é um custo benefício incrível.

2. RP da Canon EOS


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Lançada em 2019, a câmera full frame sem espelho EOS RP Canon é a mais nova adição a este guia e uma ótima relação custo / benefício.

Pairando em torno da marca de US $ 1.000, não é o quadro completo mais barato da lista, mas por tudo o que oferece, você definitivamente deve considerá-lo.

(Eu vinculei a um modelo reformado na tentativa de economizar mais dinheiro - se você quiser um novo, aqui está a melhor opção.)

Com apenas 485g, a EOS RP é a câmara mirrorless mais leve e compacta da Canon, tornando-a perfeita para viajar.

Ele usa o novo suporte RF, permitindo que ele use as novas lentes RF sem espelho full-frame… mas, infelizmente, há apenas algumas para escolher.

As lentes RF da Canon tendem a ser grandes e pesadas, portanto, ter um corpo de câmera leve/pequeno como o RP é uma faca de dois gumes. Estamos ansiosos para que a Canon planeje lançar mais lentes “apropriadas” ainda este ano.

Ter pontos AF que cobrem 88%W e 100%H da área do sensor é realmente libertador - o sistema Canon Dual Pixel CMOS AF rastreia seu assunto com facilidade, tornando-o excelente para capturar ação em movimento rápido - a única desvantagem é apenas ter 4 fps.

No modo de disparo contínuo, a EOS RP pode tirar até 50 fotos consecutivas no formato RAW a 4 fps antes que o buffer da câmera fique cheio e a velocidade de disparo diminua.

A Canon EOS RP possui apenas um slot para cartão (assim como a Sony e a Canon neste guia), o que pode ou não ser um fator decisivo para alguns fotógrafos profissionais.

(As câmeras mais caras Canon EOS R, Nikon Z6 ou mesmo as câmeras sem espelho full frame Z7 também não oferecem slots para cartões duplos - se for essencial para você e você estiver com um orçamento apertado, a Nikon D610 é a mais barata opção que faz.)

A detecção de rosto e olhos é um recurso útil (como nas câmeras Sony) e muito bem implementado. Funciona bem com pouca luz e mesmo com lentes EF adaptadas.

A EOS RP apresenta alguns ótimos recursos embutidos que são raros em uma câmera desse preço, full frame ou não – Wi-Fi, Bluetooth, Time-Lapse, Focus Bracketing e Tethering são úteis para fotógrafos e cinegrafistas.

Quanto à seleção de lentes, infelizmente este é o calcanhar de Aquiles da EOS RP – no momento em que escrevo, a Canon oferece apenas uma lente que a maioria consideraria acessível – a RF 35mm f/1.8.

Todas as outras lentes RF são grandes e caras... o que meio que derrota o objetivo de encontrar o corpo de câmera mais barato.

Adaptar as lentes Canon EF é sempre uma opção, e muitos usuários serão forçados a fazer isso, pelo menos no futuro próximo.

Quanto à qualidade de imagem, a EOS RP beneficia das cores deslumbrantes e incomparáveis ​​da Canon. Mais notavelmente, os tons de pele estão entre os melhores de qualquer sistema de câmera.

Os JPEGs diretos da câmera parecem vívidos e nítidos, e os arquivos RAW têm alcance dinâmico suficiente para torná-los maleáveis ​​com o software de pós-produção certo.

Amostra de Canon EOS RP

O desempenho ISO alto é um pouco melhor do que o Sony a7ii, com sensibilidade variando de 100 a 40.000 ISO (extensível de 50 a 204.800).

(Se você precisar de um melhor desempenho ISO alto de uma câmera full frame Canon mirrorless e tiver um orçamento maior, sempre há a Canon EOS R6.)

Outra grande vantagem da EOS RP é a ergonomia da câmera – tudo fica ótimo na mão, com uma pegada mais alta do que as câmeras sem espelho da Sony.

Os botões são melhores do que na Sony, e há uma tela LCD inclinável que pode ficar voltada para a frente para selfies e vlogs.

O que pode incomodar os cinegrafistas, no entanto, é que o RP grava vídeo 4K até 25fps com um corte de 1,75x e sem AF de detecção de fase.

Em suma, a Canon EOS RP é um corpo full frame sem espelho repleto de recursos com tecnologia suficiente para durar anos de fotos felizes.

É ótimo de segurar e possui um sistema de menus muito mais simples do que qualquer câmera Sony. Se você pode viver com a seleção limitada de lentes acessíveis, eu recomendo que você dê uma olhada.

3. Nikon D610


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Esta é a câmera que usei profissionalmente como fotógrafa de casamento por 6 meses e gostei muito.

A Nikon D610 é uma câmera full frame muitas vezes esquecida lançada em 2013. Ela oferece excelente desempenho e é surpreendentemente acessível.

Ela substituiu a Nikon D600, que foi lançada após a Nikon D700 – ambas as câmeras podem ser encontradas ainda mais baratas que a D610 de segunda mão, mas eu ainda recomendo a D610 como a melhor opção.

No coração da câmera está um glorioso sensor CMOS de formato FX de 24,3 megapixels e processador de imagem EXPEED 3, capaz de produzir JPEGs e RAWs com detalhes requintados e ampla faixa dinâmica.

As câmeras full frame oferecem um alcance dinâmico mais recuperável (a quantidade de detalhes contidos em sombras/destaques), o que significa que você pode "empurrar e puxar" arquivos para outros extremos em software como o Lightroom.

Nikon D610 + 35mm f/1.4

A Nikon D610 não oferece tanto alcance dinâmico quanto as câmeras full frame mais caras da Nikon, mas o que ela oferece é suficiente para a maioria dos fotógrafos. O DR também é muito mais do que qualquer câmera APS-C e está no mesmo nível das câmeras sem espelho full frame da Canon a esse preço.

Outro grande benefício da Nikon D610 é o quão leve e compacta ela é para uma DSLR full frame – pesando apenas 760g, você pode conectar uma lente principal leve da Nikon a ela e ter uma configuração ideal para fotografar o dia todo.

O balanço de branco na D610 é preciso mesmo nas situações mais desafiadoras – eu fotografei com a câmera em Auto-WB 100% do tempo e não tive problemas.

O foco automático de 39 pontos combinado com 6fps pode não mudar o jogo, mas é definitivamente adequado para uma câmera full frame tão barata.

O foco automático funciona bem até uma abertura f/8 mesmo ao usar um teleconversor 2X, permitindo estender a distância focal de suas lentes sem afetar o desempenho.

Depois, há gravação de vídeo full HD em até 1920 x 1080/30p e uma função de fotografia com lapso de tempo útil que permite criar filmes dramáticos que se movem de 24 a 36.000 vezes a velocidade normal.

Tudo pode ser visto em um grande LCD de 3,2 polegadas que parece ótimo, mesmo sob o sol forte da manhã.

As câmeras full frame também oferecem uma faixa ISO mais ampla, o que significa que você pode capturar imagens com pouca luz sem precisar recorrer a velocidades mais lentas do obturador ou flash.

A Nikon D610 possui uma ampla faixa de sensibilidade de ISO100 a 6400 (expansível de ISO50 a ISO25.600).

Senti-me à vontade para entregar imagens de até ISO12.800 aos clientes, embora algum ruído fosse definitivamente aparente, principalmente nas sombras. (Uma rápida conversão em preto e branco faz com que essas imagens pareçam muito melhores!)

Nikon D610 + 35mm f/1.4

Fotografando até ISO6400, todas as imagens são nítidas e livres de artefatos. As cores ficam incríveis e os tons de pele sempre reproduzidos fielmente – veja acima.

(Se você tem um pouco mais de dinheiro para gastar e precisa de um melhor desempenho ISO alto, considere a Nikon D750 (revisão) - outra DSLR full frame de grande valor.)

Em suma, a Nikon D610 é uma excelente DSLR. Oferece desempenho estelar e excelente custo-benefício, mesmo aqui em 2022.

Clique no botão acima para descobrir o quão barato você pode comprar um novo na Amazon.

4. Cânone 6D


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Fotografei com a Canon 6D por alguns meses no verão passado e adorei. Também usei a mais recente Canon 6d Mark ii (review), que é uma boa atualização, embora bem mais cara.

A 6D foi lançada em fevereiro de 2013, mesmo mês em que a Nikon D600 chegou às prateleiras. Isso deu início às guerras de corpo de câmera full-frame do orçamento!

Com seu sensor CMOS full frame de 20,2 MP e processador de imagem DIGIC 5+, a Canon 6D é capaz de produzir belos JPEGs direto da câmera e RAWs com um nível decente de dados para pós-produção.

A qualidade de imagem em todas as DSLRs full-frame da Canon é muito boa, com cores incomparáveis ​​com qualquer outra marca.

Os tons de pele ficam ótimos, com um certo calor nos arquivos, típico dos sensores da Canon.

Canon 6D + 24-105mm f/4

A faixa ISO padrão de 100-25600 é expansível até 50 e até 102.400. Os arquivos mais limpos existem abaixo do ISO800, mas o ISO pode ser aumentado e ainda produzir arquivos que você pode entregar a um cliente.

Como em todas as DSLRs da Canon, a ergonomia da 6D é ótima. Há vedação contra intempéries (assim como as outras câmeras recomendadas neste guia), um sistema de menu simples, aderência profunda e duração decente da bateria.

O LCD traseiro não pode inclinar nem girar como a Canon EOS RP e a Sony a7 ii, mas ainda é vívido e nítido, mesmo sob sol forte.

Também é 4:3 em vez de 3:2 (como na 5D Mark III), dando a você um pouco mais de espaço ao revisar fotos.

Depois, há Wi-Fi, GPS, controles de vídeo totalmente manuais, conversão RAW na câmera, modos de compactação de vídeo IPB e All-I, modo HDR de exposição múltipla (somente JPEG) e um dos modos de obturador silencioso mais silenciosos que já visto em uma DSLR.

O que não é amar? Bem, há apenas um slot de cartão que pode preocupar alguns fotógrafos de casamento, e os 11 pontos AF com 4,5 fps não são uma opção para fotógrafos esportivos.

(Se você tem um orçamento maior e precisa de melhor AF, a Canon 6D Mark ii oferece Dual Pixel AF e é uma ótima atualização completa.)

Canon 6D + 16-35mm f/2.8L II

Não há vídeo 4K na Canon 6D, mas a Canon 6D Mark ii, Nikon D610 e Sony a7 ii também não possuem vídeo 4K.

Ao todo, por pouco mais de US$ 850, você recebe uma câmera infernal e o acesso mais barato às invejáveis ​​lentes Canon EF.

Se você está procurando uma DSLR full-frame barata da Canon, esta é a nossa escolha do grupo. Clique no botão abaixo para saber quanto custa no seu país.

Perguntas frequentes


Qual ​​é a DSLR full frame da Nikon mais barata?

A câmera DSLR full frame da Nikon mais barata atualmente disponível é a Nikon D610. Você pode encontrar modelos D600 recondicionados mais baratos, mas não recomendamos esta câmera.

Vale a pena usar uma câmera full frame?

Se você precisa da melhor qualidade de imagem ISO alta, do campo de visão mais amplo, da contagem de megapixels mais alta e da maior faixa dinâmica, uma câmera full frame vale o custo de uma câmera APS-C.

Qual ​​é a menor câmera full frame?

A Sigma FP é uma câmera de 24,6 megapixels com um sensor Bayer full-frame de 35 mm. Ela pesa apenas 370g, tornando-a a menor e mais leve câmera full frame.

Quanto custa uma câmera full frame?

As câmeras full frame variam de cerca de US$ 700 a muitos milhares de dólares. Felizmente, alguns podem ser encontrados por menos de câmeras APS-C.

Palavras Finais


Por que comprar uma câmera full-frame em 2022?

Bem, se você busca o melhor desempenho com pouca luz, as distâncias focais mais amplas, a faixa dinâmica mais ampla e, sem dúvida, a melhor qualidade geral de imagem, simplesmente não há como superar o sensor de quadro completo de 35 mm.

Claro, o sensor APS-C ainda é ótimo, e alguns corpos de câmera com sensor de corte são realmente melhores do que os seus homólogos de 35 mm.

No entanto, poder comprar uma câmera full-frame mirrorless ou DSLR por menos de US $ 1.000 aqui em 2022 é realmente uma oportunidade boa demais para ser desperdiçada.

Deixe-me um comentário com todas as perguntas, e bons tiros!