>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão da câmera full frame sem espelho Sony A7RII


Você já teve a sensação de que está sendo interpretado pelos fabricantes de câmeras? A Sony parece não ter vergonha em fornecer regularmente sua tecnologia aos consumidores, ansiosos pela próxima melhor coisa em qualidade de imagem.

Se você não se importa que sua nova câmera se torne um dinossauro seis meses depois de comprá-la, a Sony é a marca da câmera para você. Veja bem, a Sony tem sido muito astuta ao lançar uma ampla gama de novas câmeras sem espelho, de tal forma que você provavelmente precisará de mais de uma delas, se quiser aproveitar seus melhores recursos.

O Sony A7RII Mirrorless Full Frame Body continua essa tendência de ganhar dinheiro. O A7R era como o protótipo final, com muitos problemas de usabilidade, mas produzia imagens lindas. O próximo grande rebatedor foi o A7S com seu incrível desempenho com pouca luz e funcionalidade limitada de gravação de vídeo 4K (eu digo limitada, porque não pode fazer gravação 4K interna).

Entre no Sony A7RII – o próximo monstro de resolução da Sony.



Como você deve saber, mudei da Canon para o sistema Sony A7R assim que foi lançado e, no geral, estou muito satisfeito com os resultados, mesmo que a funcionalidade real da câmera possa ser dolorosamente irritante às vezes.

Imagem cortesia da Sony

Por $ 4.000 CDN ($ 3.198 USD) o Sony A7RII de 42 Megapixels traz muito poder de fogo em um pacote muito pequeno, quando você olha para as especificações. Se o seu cartão de crédito está tremendo na expectativa de comprar esta câmera, há algumas coisas que você pode querer considerar antes de gastar seu dinheiro.

Vou abordar a questão de saber se você deve ou não comprar esta câmera com base na suposição de que provavelmente existem três tipos de compradores para esta câmera:
  1. Usuários existentes da Sony A7R considerando a atualização.
  2. Usuários de DSLR pensando em mudar para o lado escuro.
  3. Novos compradores de câmeras sem investimento atual em nenhum sistema.


#1 – Usuários existentes do Sony A7R considerando a atualização


Se você já possui o Sony A7R, aqui estão quatro razões principais para desembolsar muito dinheiro para a atualização:
  1. Se você fotografa muito trabalho com a mão e deseja a estabilização de imagem de 5 eixos.
  2. Você deseja gravar um vídeo em 4K (veja abaixo minha opinião sobre isso).
  3. Você valoriza o obturador silencioso por menos vibração e, portanto, imagens mais nítidas.
  4. Você valoriza o novo foco automático Eye Detect.

Se nenhum dos recursos listados acima tiver grande importância para sua fotografia, provavelmente é melhor manter seu A7R e gastar seus dólares de atualização em alguns dos novos e impressionantes vidros Zeiss para E-Mount que estão disponíveis agora ou serão lançados em breve . A gama de lentes Batis e Loxia são uma força a ser reconhecida. Além disso, perceba que, com base no histórico da Sony, provavelmente haverá um Sony A7RIII nas prateleiras antes de você encher seu primeiro cartão de memória.

Mas e os megapixels extras?


A diferença entre 36mp e 42mp não é grande coisa. Em termos realistas, tudo o que isso significa é que você poderá fazer impressões um pouco maiores com o A7RII e terá um pouco mais de resolução para brincar ao cortar. Para ter uma ideia de quão grande é a diferença, dê uma olhada nesta comparação.


E o obturador silencioso?


Eu estava muito ansioso para descobrir quanta melhoria de nitidez eu poderia esperar do novo obturador silencioso (e, portanto, livre de vibração) no A7RII.

Usando a lente Zeiss Loxia f/2.8 35mm, tirei as fotos acima na A7RII e na A7R, com configurações e ponto de foco idênticos. A única diferença foi que o A7RII foi configurado para o modo de disparo silencioso e, portanto, não sofreu com a notória vibração de choque do obturador do A7R, o que é um problema para exposições rápidas e ao usar lentes telefoto.

Os resultados foram impressionantes. Aproximando o zoom de 100%, posso ver uma imagem significativamente mais nítida produzida pela A7RII, ao fotografar à luz do dia com velocidades rápidas do obturador.

Ambas as fotos usaram a Zeiss Loxia 35mm em f/11 com foco ajustado manualmente no mesmo ponto. Nenhuma nitidez foi adicionada na pós-produção.

Após a comparação acima, pensei em fazer a mesma coisa com pouca luz, com exposição longa, para ver se o aumento de nitidez era consistente.

Com esta foto pós-sol de Bryce Canyon, o aumento de nitidez no A7RII é muito menos significativo. Com zoom de 100%, mal consigo ver uma imagem um pouco mais nítida produzida pela A7RII, mas a diferença não é tão significativa em situações de pouca luz com exposições longas. Depois de adicionar um pouco de nitidez no Adobe Camera RAW, não há diferença de nitidez visível entre a imagem A7R e A7RII ao fotografar longas exposições com pouca luz.

100% de ampliação. Ambos fotografados com lente Sony FE 55mm em f/11. Nenhuma nitidez foi adicionada na pós-produção.

Ele tem melhor desempenho de ruído, certo?


Quando soube que o A7RII tinha um desempenho de ruído muito melhor do que o A7R, fiquei muito animado para ver como ele se sairia com a astrofotografia.

Em meus testes, quase não pude ver nenhuma melhoria em relação ao A7R ao aumentar o ISO até 3200 durante longas exposições para astrofotografia. Não me entenda mal, a A7R já era bastante impressionante na astrofotografia quando combinada com boas lentes f/2.8. Mas, se você está pensando em atualizar principalmente para o suposto melhor desempenho de ruído, pode estar se decepcionando.


E a opção de alimentação USB?


Se eu quisesse carregar um tijolo o dia todo, ainda estaria fotografando com uma DSLR.

Concedido, esta é uma grande melhoria na A7R que não permitiria que você usasse a câmera quando conectada a uma fonte de alimentação USB, mas eu só uso esse recurso ao fotografar uma sequência de lapso de tempo maior do que a mísera uma hora fornecida pelo baterias fracas da Sony, que eu estouro como Tic Tacs.

Uma solução melhor seria fornecer baterias mais duradouras. O A7RII tem um corpo maior que sua versão anterior, então que tal uma bateria maior?

E o intervalo dinâmico?


Em meus testes não pude ver nenhuma melhora na faixa dinâmica entre o A7RII e o A7R em casos de uso reais. Por casos de uso reais, quero dizer os limites pelos quais você pode recuperar detalhes de sombra e destacar detalhes em suas fotos. É típico subexpor deliberadamente suas fotos, para que você possa recuperar os detalhes da sombra durante o processamento e normalmente não precisará se preocupar com realces estourados.

Eu deliberadamente subexpus essas fotos para evitar destaques estourados. Eu sabia que poderia recuperar o detalhe da sombra na pós-produção. Mostrado na metade inferior das imagens, aumentei a exposição em ridículos três pontos no ACR, depois reduzi os controles deslizantes de Brancos e Destaques em três pontos. Não vejo diferença perceptível na faixa dinâmica entre as câmeras, mas a imagem A7RII é consideravelmente mais nítida nesta exposição rápida, como mencionado anteriormente, por causa do obturador silencioso.

Eu tentei isso muitas vezes com o A7RII e o A7R, e minha conclusão é que ambos tiveram um desempenho igualmente bom. Tenho certeza de que haverá algum teste científico que comprove que o A7RII tem melhor alcance dinâmico, mas quando se trata do que você observará com seus próprios olhos, duvido que você veja alguma diferença perceptível entre as duas câmeras na maioria das situações.

Se outros usuários estão observando melhor alcance dinâmico em exposições rápidas, me pergunto se o que eles estão vendo é realmente o aumento da nitidez no A7RII, que simplesmente grava mais detalhes do que o A7R ao fotografar no modo de obturador silencioso.


A estabilização de imagem de 5 eixos


Esta é uma característica muito boa. Se você estiver usando lentes prime adaptadas sem redução de vibração, você realmente verá o benefício desse recurso ao fotografar com a câmera de mão com pouca luz, onde fotos de outra forma podem acabar sendo muito úteis.

Você também poderá capturar vídeos portáteis mais suaves com a estabilização de imagem ativada e, com o botão de função personalizada adicional no corpo da câmera, você pode atribuir facilmente IS a esse botão, para economizar vasculhando os menus para ligá-lo e desligado. Esta é uma grande melhoria em relação ao A7R.

O sistema de menus do Purgatory


A única queixa consistente entre todos os revisores da série A7 nos últimos dois anos foi o atroz sistema de menus da Sony. Eles deveriam ter lidado com esse problema há muito tempo, mas decidiram que não valia a pena se preocupar com essa atualização.

A Sony não parece usar nenhum tipo de lógica sensata sobre onde eles colocam os itens do menu. Por exemplo, você esperaria que qualquer coisa relacionada ao foco automático fosse agrupada em um menu - mas não, ele está espalhado por todo o lugar como se estivesse tentando deliberadamente testar sua paciência. Coisas como essa são um verdadeiro desânimo para profissionais que não têm tempo a perder com a pesquisa de menus.

Controle a Sony e resolva isso! Felizmente, fornecerei um layout muito melhor GRATUITAMENTE se isso significar que não preciso mais sofrer com o menu da miséria.

Foco automático muito melhor


Sejamos honestos, o foco automático na A7R é bem ruim, quando comparado às câmeras DSLR de última geração. Se você está pensando seriamente em usar o A7RII para retratos, a nova função de foco automático Eye Detect é uma grande atração e funciona muito bem. Se você fotografar principalmente paisagens, esse recurso por si só pode não valer a pena a atualização.


Ele faz vídeo em 4K certo?


Bem, tipo isso. Se você quiser vídeo 4K full frame, provavelmente vai querer comprar o A7SII, porque a filmagem full frame 4K que eu gravei com o A7RII parece mais com 1440p ampliado e fica bem suave.

Você obterá a qualidade de imagem 4k adequada ao fotografar no modo Super 35, mas basicamente está fotografando no modo de sensor de corte, então perde uma parte importante do quadro para obter essa qualidade de vídeo 4K nítida. A outra desvantagem é que o modo Super 35 mais bonito sofre de um obturador de rolamento ruim.

Mais uma vez, este é outro exemplo de como a Sony lança sua tecnologia em diferentes modelos de câmera, garantindo que você precise comprar mais de uma câmera se quiser todos os recursos mais interessantes. Dito isto, a Sony ainda está oferecendo um valor melhor do que seus concorrentes quando se trata de quanto você está obtendo pelo seu dinheiro.

Melhor renderização de cores?


Foi dito que o A7RII produz cores melhores que o A7R, mas ainda não vi nenhuma melhoria nas fotos de teste que fiz. Sempre fiquei muito feliz com as cores produzidas pela minha A7R, mas por mais que tente, não consigo ver nenhuma diferença (boa ou ruim) nas cores produzidas por nenhuma das câmeras. Meus exemplos acima podem mostrar um tom de cor ligeiramente diferente, mas estou colocando isso na diferença de tempo entre as fotos enquanto eu configurei tudo.


O EVF não é incrível?


Houve muito hype sobre a qualidade de imagem aprimorada no EVF (Electronic View Finder) do Sony A7RII e, embora seja definitivamente melhor do que o A7R, tudo não passa de nada quando você digita e amplia a imagem para que você pode definir com precisão seu foco manualmente.

Infelizmente, a qualidade de imagem ampliada do novo EVF ainda parece um saco de caranguejos esmagados, e não achei mais utilizável do que o A7R para esse propósito específico. Tentei visualizar nos modos Normal e Alta qualidade, e minha conclusão é que o novo EVF não corresponde a todo o hype. Desculpe Sony Fanboys.

Onde você realmente percebe a resolução aprimorada do EVF é durante a reprodução, e isso pode ser muito útil quando você precisa verificar o foco após o disparo. Isso é algo que faço com muita frequência ao trabalhar com lentes Samyang mal feitas que têm uma qualidade de construção terrível, mas produzem imagens incrivelmente nítidas quando focadas corretamente (especialmente para astrofotografia). Então, nesse aspecto é ótimo, mas não pense nem por um segundo que será mais fácil definir o foco perfeito usando a ampliação EVF.

Imagem cortesia da Sony

É maior e mais pesado que o A7R


A primeira coisa que notei assim que segurei o A7RII foi o quão maior e mais pesado ele parecia. Embora eu tenha gostado do tamanho um pouco maior do A7RII, não fiquei muito feliz com o peso adicional.

Uma das principais atrações dos sistemas de câmeras sem espelho é seu tamanho pequeno e, mesmo com o peso adicional de carregar muitas baterias sobressalentes, ainda é um alívio não carregar um bloco de brisa (bloco de concreto) de uma DSLR.

Se a Sony pudesse manter o mesmo peso leve para essas câmeras, mas torná-las um pouco maiores e mais ergonomicamente agradáveis ​​para o tamanho médio das mãos, acho que elas ganharão muitos novos negócios.

#2 – Usuários de DSLR pensando em mudar para o lado escuro


Se você está pensando em abandonar o navio de outro sistema de câmera, há algumas coisas que você precisa considerar antes de comprar a marca Sony. Para a maioria dos amadores, esses problemas não são tão importantes, mas para os profissionais, eles podem ser decisivos.
  • Nenhum segundo slot para cartão de memória
  • Sistema de menu tedioso e lento induz birras violentas
  • Tempos de resposta lentos ao alterar as configurações, gravar no cartão, visualizar e usar aplicativos
  • A duração da bateria oferece no máximo uma hora de filmagem
  • Tamanho pequeno não é confortável para longos períodos fotografando com câmera de mão, a menos que você tenha mãos pequenas
  • A vedação do tempo é patética na série A7, nem teste

Adapte seu vidro DSLR




No lado positivo, agora existem muitas opções de adaptador de lente disponíveis de diferentes fabricantes, alguns dos quais agora podem lidar com foco automático. Se você possui muito vidro DSLR caro, provavelmente poderá adaptá-lo ao sistema Sony E-Mount. Eu pessoalmente segui esse caminho, mas comecei a investir gradualmente em vidro Zeiss nativo para a Sony porque o tamanho volumoso das lentes DSLR adaptadas torna uma experiência muito desconfortável e minha bolsa da câmera precisa ficar menor, não maior.

Existe realmente alguma competição?


São escolhas muito pequenas no campo DSLR se você precisar de grandes megapixels. A Canon 5DSR oferece mais pixels, mas ainda não a vi produzir melhor qualidade de imagem do que a A7RII, especialmente quando se trata de fotos com pouca luz e desempenho ISO. A Nikon D810 ainda é o rei da faixa dinâmica no mundo DSLR, mas fica atrás da A7RII quando se trata de foco manual preciso usando Live View, eles nem possuem telas flip!

Nenhuma das câmeras DSLR de ponta atualmente grava vídeo 4K.

Se você está superando sua DSLR atual ou pensando em adicionar uma segunda câmera, que pode produzir imagens excelentes, a Sony A7RII é uma escolha lógica se você puder pagar o preço pedido.

3 – Novos compradores de câmeras sem investimento atual em nenhum sistema


Imagem cortesia da Sony

Se você ainda não investiu em nenhum sistema de câmera e está pensando em investir nesta câmera, posso resumir todo o espírito da série Sony A7 para você em uma frase.

Qualidade de imagem sobre funcionalidade . É disso que se trata. A série de câmeras Sony A7 não pode competir com câmeras DSLR de ponta em termos de funcionalidade e confiabilidade em situações de disparo de alta pressão. Mas quando se trata de qualidade de imagem, nitidez e desempenho com pouca luz, a Sony esmaga a concorrência com domínio implacável.

Se você é um fotógrafo de paisagens, realmente não há concorrência nessa faixa de preço. A Sony A7RII produzirá imagens espetacularmente nítidas e detalhadas quando combinadas com lentes de boa qualidade.

O que você precisa da sua câmera?


Sua decisão de comprar ou não esta câmera depende inteiramente do seu estilo e requisitos de fotografia. Quer fotografar casamentos e eventos esportivos onde a confiabilidade é primordial? Compre uma DSLR de ponta. Quer fotografar paisagens deslumbrantes com a máxima nitidez? Não fica muito melhor que o A7RII pelo preço pedido atual.

Mas espere, e o A7R?


Se o preço de US$ 3.200 do A7RII (somente corpo) colocar muita pressão em sua conta bancária, recomendo que você considere seriamente economizar algum dinheiro para o vidro Zeiss e procure um bom A7R usado. Deve haver alguns fãs da Sony por aí, vendendo seus agora obsoletos Sony A7Rs por amendoins. Pegue uma dessas por uma pechincha e você ainda pode ter dinheiro sobrando para uma Zeiss Loxia 21mm f/2.8, e talvez até a Sony FE 55mm f/1.8, que são excelentes lentes.

A atração do vidro superior


Imagem cortesia de Zeiss

Quando a linha Sony A7 foi lançada, quase não havia lentes nativas para escolher. Agora há cada vez mais lentes de alta qualidade da Sony e da Zeiss que são tão boas que vejo alguns fotógrafos comprando o sistema A7 simplesmente para aproveitar lentes como a Zeiss Batis 85mm e a Sony SEL35F14Z Distagon T FE 35mm f/1.4, que estão rapidamente se tornando lentes lendárias.

O Sony A7RII recebe 4,5 estrelas




Por que não 5 estrelas? De certa forma, a Sony ouviu seus usuários e corrigiu, ou contornou, muitos dos problemas expressos pelos usuários do A7R. No entanto, o sistema de menus ainda é atroz, e o vídeo 4K full frame é uma decepção.

Eu teria colocado mais valor na faixa dinâmica aprimorada em relação aos poucos megapixels extras, e não houve melhoria na duração da bateria, embora a A7RII seja uma câmera maior que sua antecessora.

Talvez a Sony resolva todos esses problemas no A7RIII e, com base na história recente, essa câmera deve estar nas lojas antes que a próxima sequência de Star Wars seja lançada.

Observação especial: Todas as fotos de teste criadas para a revisão foram feitas antes da atualização de firmware mais recente, que agora permite que o A7RII grave arquivos RAW não compactados de 14 bits.
SummaryReviewer Gavin HardcastleData da revisão Item revisado Câmera sem espelho Sony A7RIIAvaliação do autor 4.5