>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Análise da câmera sem espelho Sony A6000 e imagens de exemplo




Se o Sony A7R é um campeão dos pesos pesados ​​em seu auge, o Sony A6000 é o irmão mais novo com uma estrutura mais enxuta, pés mais rápidos e alguns truques na manga que o irmão mais velho não se preocupou em aprender.

Tendo passado quase um ano com a A7R como minha câmera principal, fiquei muito familiarizado com o atual sistema Sony Alpha, então comecei a trabalhar com a A6000. Aqui está a minha análise do Sony A6000, juntamente com um monte de imagens de exemplo da minha viagem mais recente.

Para esta foto usei minha Canon 24-105mm com o odiado adaptador Metabones.

Ostentando um sensor APS-C de 24,3 megapixels, esta câmera sem espelho acumula muita potência em uma pequena caixa e o E-Mount (como o A7R) significa que você tem um bom vidro Sony / Zeiss para escolher. Você também pode usar um adaptador para o E-Mount que permitirá que você use uma ampla variedade de lentes. Se você já possui um bom vidro Leica, Nikon ou Canon para câmeras APS-C, pode jogá-los no A6000 com o adaptador certo.

O preço está certo


Por pouco menos de US $ 800, você pode sair com a Sony A6000 e a lente do kit de 16-50 mm, ou obter o corpo apenas por cerca de US $ 600. Para uma qualidade de imagem como essa em um pacote pequeno que possui muita versatilidade, esse é um preço interessante. Quando você o compara com o A7R full frame e o A7S, é uma pechincha total.

Qualidade da imagem


Vamos ser sinceros, a Sony é líder mundial quando se trata de sensores de imagem e sabe como tirar o máximo proveito deles. Embora você não obtenha ruído ultrabaixo ou nitidez semelhante ao A7R do A6000, certamente obterá ótima qualidade de imagem e nitidez suficiente para atender à maioria dos requisitos. Esse sensor tem a mesma capacidade de extrair detalhes de sombra como o A7R (embora com mais ruído do que seu equivalente), mantendo os tamanhos dos arquivos em um nível muito mais gerenciável, mas muito digno de impressão.

Esta foto foi feita com a lente do kit E PZ 16-50mm F3.5-5.6 OSS

Foco mais rápido


Um dos principais recursos de venda do A6000 é seu foco automático híbrido super rápido e rastreamento de foco. Embora esses sejam recursos que eu raramente usaria, posso ver a atração pelo esporte, fotógrafos da vida selvagem e pais que esperam capturar imagens de seus filhos brincando. Com uma taxa de rajada de 11 fps, você terá uma boa chance de capturar esses momentos dourados.

Forma pequena


Na verdade, prefiro a sensação do A6000 ao A7R. Esta câmera é claramente pequena, leve e discreta. A A7R foi projetada para tirar proveito de grandes lentes grande angulares e teleobjetivas, para que nunca pareça grande o suficiente. O A6000, no entanto, parece exatamente certo para seu propósito e para mim, que é obter a melhor qualidade de imagem do menor pacote possível.

Com a lente do kit 16-50mm, esta câmera parece e se sente maravilhosamente em miniatura. À medida que mais lentes premium de montagem tipo E forem disponibilizadas pela Sony/Ziess, você poderá obter uma qualidade de imagem muito melhor, mas ainda manter esse formato pequeno perfeito. Duvido que os preços desse vidro premium sejam pequenos.


A lente do kit de 16-50 mm




Muitas vezes acho que as lentes do kit têm uma má reputação. Eles são deliberadamente feitos para se sentirem surrados ao lado de seus irmãos mais luxuosos, mas se você souber extrair o melhor do seu copo, poderá obter uma qualidade de imagem decente do 16-50mm.

A abertura mais nítida foi f/8 com uma queda muito perceptível na qualidade da imagem quando você seleciona aberturas mais amplas ou mais estreitas. Infelizmente há uma vinheta de borda bem perceptível mesmo em f/8, o que achei muito ruim da Sony. Não é uma ótima lente por esse preço, mas se você estiver preparado para fazer alguns ajustes no post, obterá algumas fotos decentes. O principal desafio com essa lente econômica é obter um foco preciso com o patético anel de foco da miséria.

OSS – Optical Steady Shot


Aparentemente, a estabilização de imagem é realizada dentro das lentes Sony que possuem esse recurso, mas habilitar/desabilitar o OSS deve ser feito no menu. Eu prefiro um interruptor na lente para ligar e desligar esse recurso.

Se você planeja filmar em um tripé, deseja que o OSS seja desligado. É realmente apenas qualquer uso para fotos com a mão. Aqui está um exemplo do OSS ligado e desligado enquanto usado em um tripé. Você pode ver que os números na régua parecem muito mais nítidos com o OSS desligado. Você encontrará os mesmos resultados da maioria das câmeras que possuem alguma forma de estabilização de imagem.


Qualidade do vídeo


Enquanto o A6000 grava vídeo superior ao A7R, na verdade não é tão bom quanto a qualidade de vídeo que você pode obter com a câmera mirrorless A5100 ainda mais barata que possui o codec XVID. Você deve se perguntar com o que a Sony está brincando com essas configurações bobas. Tenho certeza de que seria uma coisa pequena incluir a gravação de vídeo XVID no A6000, mas a Sony, em sua sabedoria, decidiu renunciar a isso para tornar o A5100 mais atraente.


O Sony A5100 como alternativa


A única coisa que me impediu de escolher o A5100 em vez do A6000 foi a falta de botões e mostradores dedicados para controlar suas configurações. Embora tenha exatamente o mesmo sensor de 24,3 MP, o A5100 é ainda menor que o A6000 e isso significa que você é forçado a entrar no sistema de menus para brincar com suas configurações. Isso teria resultado em mim tendo uma birra de frustração completa no topo de uma montanha e lançando o A51000 de um penhasco, então eu escolhi o A6000 devido aos seus dois mostradores e três botões personalizáveis, muito mais amigável, mas cara, eu sinto falta daquele codec XVID.

O visor da mediocridade


Se você estiver mudando de DSLR para um Sony Mirrorless, esteja preparado para ficar completamente desapontado com a piada terrivelmente pixelizada de um visor eletrônico. Os usuários de DSLR vão olhar através dessa coisa e sentir que não há chance de sua imagem sair bem. Não se assuste. Basta usar o visor para definir seu foco e visualizar suas configurações, mas não pense nem por um segundo que seu adorável arquivo RAW se parecerá remotamente com a atrocidade granulada exibida através desse olho mágico.

Aparentemente, o visor do RX1 é infinitamente melhor, mas por quase US$ 2.800 deveria ser. Se você pode viver com o EVF coxo do A6000, que é o mesmo do A7R, muito mais caro, você ficará bem. Demorei um pouco para me acostumar quando mudei de DSLR, mas depois de ver esses lindos arquivos RAW, você voltará.


Acessórios de sapata para o Sony A6000


Os fanáticos por flash ficarão encantados ao saber que o A6000 possui um slot de sapata multi-interface na parte superior da câmera. Isso também é ótimo para cinegrafistas que desejam adicionar o microfone externo. Infelizmente, não há controles de nível de áudio de software ao gravar vídeo no A6000 e isso é uma grande decepção. Mais uma vez, a Sony poderia ter incluído esse software que está disponível no A7R, mas, em sua sabedoria, decidiu não fazê-lo.

Aplicativos para o Sony A6000


Como toda a linha alfa atual, o A6000 permite que você instale aplicativos da Sony para funcionalidade estendida (e custo). O aplicativo Time Lapse teve uma atualização há alguns meses que o tornou muito mais utilizável. Outros aplicativos incluem controle remoto, trilhas de estrelas e um monte de outras ideias horríveis que eu nunca vou me preocupar em baixar ou usar.


Flash integrado


O A6000 tem um flash embutido que aparece dramaticamente. Você pode até inclinar o flash para apontar para o teto para refletir a luz.

Tela inclinada




Como o A7, A7R e A7s, o A6000 possui uma tela de inclinação que você pode inclinar para fotos baixas ou altas e ainda poder ver a tela confortavelmente. Eu amo esse recurso e, embora o A6000 tenha uma tela menor que o A7R, ele funciona bem enquanto se encaixa no quadro menor do chassi. Quando as câmeras a esse preço parecem ser capazes de incluir essa tecnologia, fico perplexo por que empresas como Canon e Nikon excluem esse recurso em suas câmeras de ponta.

Embora eu esteja satisfeito que o A6000 tenha uma tela de inclinação, deve-se dizer que a qualidade da imagem das telas é bastante ruim em comparação com as telas que você verá no Olympus OM-D EM1. Ouvi um boato de que a Sony fabrica essas telas para a Olympus, então por que não incluir essa tecnologia no A6000? Talvez isso tivesse aumentado o preço para um lugar onde a Sony não se sentisse confortável.


Dificuldades na vida da bateria


Embora nem de longe a longevidade de uma bateria Canon DSLR, as baterias FW50 duram mais na A6000 do que na A7R. Assim como o A7R, você também não receberá um carregador de bateria com o A6000, portanto, suas opções são conectar o cabo do carregador diretamente à câmera ou comprar um carregador de terceiros. Eu recomendaria o último, pois você logo desgastará o soquete multi/carga da câmera.

Ruído do obturador


Este não é um problema com o A6000. Ao contrário de seu irmão mais velho barulhento, o A7R, que tem um ruído de obturador super alto (que eu adoro), o A6000 tem um obturador muito silencioso para que você não assuste os coalas.

O que eu amo na câmera sem espelho Sony A6000

  • O formato pequeno fica ótimo na mão – é discreto
  • Excelente qualidade de imagem se você não precisar de full frame
  • Usa as mesmas baterias que a atual família Alpha de câmeras mirrorless
  • A tela inclinada é muito útil para fotos baixas
  • Preço competitivo
  • Tem um flash embutido
  • Grava vídeo de 59 qps em AHCD
  • Apresenta as lentes E-Mount
  • sapatilha MU
  • Posso atribuir qualquer configuração aos três botões de função personalizados

O que eu odeio na câmera sem espelho Sony A6000

  • Nenhum nível digital como no A7R
  • Sem controle de nível de áudio como no A7R
  • Nenhum codec XVID como no a5100, que é mais barato
  • Exibição de baixa qualidade tanto no EVF quanto na tela inclinada
  • Não consigo reverter a operação de discagem EV
  • Eu odeio a posição do seletor de modo, continuo batendo nele por engano quando mudo minha configuração de abertura porque é onde meu polegar cai naturalmente
  • Não há configuração C1, C2 no seletor de modo. Eu tenho que cavar no menu para chamá-los.

Você deve comprar o A6000?


Sinceramente. A faixa dinâmica é surpreendentemente boa com ótima recuperação de realces e detalhes de sombra.

Isso depende de suas necessidades. Se, como eu, você usa a A7R como sua câmera principal, a A6000 é a escolha lógica para sua câmera de backup. Ele compartilha o mesmo menu, baterias, montagem de lente e pode ser configurado para ser quase idêntico em operação ao A7R.

Se você é um usuário de DSLR que está acostumado com o tamanho do sensor APS-C, a principal coisa com a qual você terá dificuldades é o EVF. Depois de se acostumar com isso, você desfrutará da qualidade de imagem superior, dos controles personalizáveis ​​e, acima de tudo, do tamanho adorável desta câmera de economia de pulso. Fotografe com um desses por uma semana e depois tente voltar para sua DSLR desajeitada. Sua câmera antiga parecerá um bloco de brisa.

Os cinegrafistas da Canon encontrarão poucas razões para mudar devido ao codec médio e à falta de controles de nível de áudio no A6000.

Os compradores de primeira vez vão adorar esta câmera por causa de sua qualidade de imagem, portabilidade e preço.

Com esse resumo bem pensado, estou premiando o Sony A6000 com quatro de cinco estrelas. Eles poderiam ter alcançado cinco estrelas com um LCD de melhor qualidade que incluía a funcionalidade de tela sensível ao toque.
SummaryReviewer Gavin HardcastleData da revisão Item avaliado Câmera sem espelho Sony A6000Avaliação do autor 4