>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

POSTERIZAÇÃO DE IMAGEM


A posterização ocorre quando a profundidade de bits aparente de uma imagem foi diminuída tanto que tem um impacto visual. O termo posterização é usado porque pode influenciar sua foto de maneira semelhante à aparência das cores em um pôster produzido em massa, em que o processo de impressão usa um número limitado de tintas coloridas. Esse efeito varia de sutil a bastante pronunciado, embora a tolerância de uma pessoa à posterização possa variar.

Qualquer processo que "estica" o histograma tem o potencial de causar posterização. O alongamento pode ser causado por técnicas como níveis e curvas no Photoshop ou pela conversão de uma imagem de um espaço de cores em outro como parte do gerenciamento de cores. A melhor maneira de evitar a posterização é reduzir ao mínimo qualquer manipulação de histograma.

A inspeção visual de uma imagem é uma boa maneira de detectar a posterização, porém a melhor ferramenta objetiva é o histograma. Embora os histogramas RGB mostrem casos extremos, os histogramas de cores individuais são o meio mais sensível de diagnóstico. Os dois histogramas RGB abaixo demonstram um caso extremo, onde um histograma anteriormente estreito foi esticado para quase três vezes sua largura original.


Antes

Depois (Posterizado)
Observe o sinal revelador de posterização à direita:pontas verticais que se parecem com os dentes de um pente. Por que se parece com isso? Lembre-se de que cada canal em uma imagem de 8 bits só pode ter intensidades de cor discretas de 0 a 255 (consulte "Compreendendo a profundidade de bits"). Um histograma esticado é forçado a espalhar esses níveis discretos em uma faixa mais ampla do que existe na imagem original. Isso cria lacunas onde não há mais nenhuma informação de intensidade na imagem. Como exemplo, se tivéssemos que pegar um histograma de cores que variasse de 120 a 130 e depois esticá-lo de 100 a 150 (5x sua largura original), haveria picos a cada incremento de 5 (100, 105, 110, etc) e sem pixels no meio. Visualmente, isso forçaria as cores a "saltar" ou formar etapas no que, de outra forma, seriam gradações de cores suaves. No entanto, lembre-se de que todas as imagens digitais têm níveis de cor discretos - somente quando esses níveis se dispersam o suficiente é que nossos olhos são capazes de percebê-los.

Original
Posterizado
A posterização ocorre mais facilmente em regiões de transições de cores graduais, como céus suaves. Essas regiões exigem mais níveis de cores para descrevê-las e, portanto, qualquer diminuição nos níveis pode ter um impacto visual na imagem.

DICAS ÚTEIS

  • O uso de imagens com 16 bits por canal pode reduzir bastante o risco de posterização, pois isso fornece até 256 vezes mais níveis de cores do que 8 bits. Realisticamente, você pode esperar de 4 a 16 vezes mais níveis se sua imagem for originada de uma câmera digital, já que a maioria captura de 10 a 12 bits por canal no modo RAW - independentemente de você ter salvo ou não como um arquivo de 16 bits arquivo.
  • As camadas de ajuste no Photoshop diminuirão a probabilidade de realizar desnecessariamente as mesmas manipulações de imagem mais de uma vez.
  • Mesmo que sua imagem original tenha 8 bits por canal, realizar todas as edições no modo de 16 bits praticamente eliminará a posterização causada por erros de arredondamento.
  • Trabalhar em espaços de cores com gamas amplas pode aumentar a probabilidade de posterização porque eles exigem mais profundidade de bits para produzir o mesmo gradiente de cores.