>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

HISTOGRAMAS DA CÂMERA:LUMINOSIDADE E COR


Esta seção foi projetada para ajudá-lo a desenvolver uma melhor compreensão de como a luminosidade e a cor variam em uma imagem e como isso se traduz no histograma relevante. Embora os histogramas RGB sejam os histogramas mais usados, outros tipos são mais úteis para fins específicos.

A imagem abaixo é mostrada ao lado de vários outros tipos de histograma que você provavelmente encontrará. Mova o mouse sobre os rótulos na parte inferior para alternar o tipo de histograma de cores exibido. Quando você muda para um dos histogramas de cores, uma imagem diferente será mostrada. Essa nova imagem é uma representação em escala de cinza de como a intensidade dessa cor é distribuída por toda a imagem. Preste atenção em como cada cor altera a distribuição de brilho na imagem e como as cores de cada região influenciam esse brilho.




Escolha: Vermelho Verde Azul TODOS

Toque ou passe o mouse sobre a imagem
para visualizar como luminosidade

HISTOGRAMAS DE LUMINÂNCIA


Os histogramas de luminância* são mais precisos do que os histogramas RGB na descrição da distribuição de brilho percebida ou "luminosidade" em uma imagem. A luminosidade leva em consideração o fato de que o olho humano é mais sensível à luz verde do que à luz vermelha ou azul. Veja o exemplo acima novamente para cada cor e você verá que os níveis de intensidade do verde dentro da imagem são mais representativos da distribuição de brilho para a imagem colorida. Isso também se reflete no fato de que o histograma de luminância também corresponde ao histograma verde mais do que qualquer outra cor. A luminosidade prevê corretamente que o gradiente escalonado a seguir aumenta gradualmente em luminosidade, enquanto uma simples adição de cada valor RGB daria a mesma intensidade em cada retângulo.
Mais escuro Mais leve
Como é produzido um histograma de luminância? Primeiro, cada pixel é convertido para representar uma luminosidade baseada em uma média ponderada das três cores naquele pixel. Essa ponderação assume que o verde representa 59% da luminosidade percebida, enquanto os canais vermelho e azul representam apenas 30% e 11%, respectivamente. Mova o mouse sobre "converter em luminosidade" na imagem de exemplo acima para ver como fica esse cálculo quando executado para cada pixel. Uma vez que todos os pixels tenham sido convertidos em luminosidade, um histograma de luminância é produzido contando quantos pixels estão em cada brilho - idêntico a como um histograma é produzido para uma única cor.

*Nota Técnica :Estritamente falando, eles deveriam ser chamados de "histogramas de luminosidade". Infelizmente, os termos "luminosidade" e "luminosidade" são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, inclusive pelo Photoshop, embora cada um descreva um aspecto diferente da intensidade da luz. A luminância refere-se à quantidade absoluta de luz emitida por um objeto por unidade de área, enquanto a luminosidade refere-se ao brilho percebido desse objeto por um observador humano.

Uma diferença importante a ser tirada do cálculo acima é que, enquanto os histogramas de luminância acompanham a localização de cada pixel de cor, os histogramas RGB descartam essa informação. Um histograma RGB produz três histogramas independentes e, em seguida, os soma, independentemente de cada cor ter vindo ou não do mesmo pixel. Para ilustrar este ponto, usaremos uma imagem que os dois tipos de histogramas interpretam de maneira bastante diferente.



A imagem acima contém muitas manchas de cor pura. No interior de cada patch de cor, a intensidade atinge um máximo de 255, portanto, todos os patches têm recorte de cor significativo e apenas nessa cor. Embora esta imagem não contenha pixels brancos puros, o histograma RGB mostra um corte forte - tanto que, se fosse uma fotografia, a imagem apareceria significativamente superexposta. Isso ocorre porque o histograma RGB não leva em consideração o fato de que todas as três cores nunca são cortadas no mesmo lugar.

O histograma de luminância conta uma história totalmente diferente, não mostrando nenhum pixel perto do brilho total. Ele também mostra três picos distintos - um para cada cor que ficou significativamente cortada. Uma vez que esta imagem contém principalmente azul, depois vermelho e muito menos verde, as alturas relativas mostram claramente qual cor pertence a onde. Observe também que a posição horizontal relativa de cada pico está de acordo com as porcentagens utilizadas na média ponderada para o cálculo da luminância:59%, 30% e 11%.

Então qual é o melhor? Se nos preocupamos com o recorte de cores, o histograma RGB nos avisa claramente, enquanto o histograma de luminância não fornece bandeiras vermelhas. Por outro lado, o histograma de luminância nos diz com precisão que nenhum pixel está perto de preto ou branco completo. Cada um tem seu próprio uso e deve ser usado como uma ferramenta coletiva. Como a maioria das câmeras digitais mostra apenas um histograma RGB, esteja ciente de suas deficiências. Como regra geral, quanto mais intensas e puras forem as cores em sua imagem, mais a luminância e o histograma RGB serão diferentes. Preste muita atenção quando o seu assunto contiver tons fortes de azul, pois raramente você poderá ver o recorte de canal azul com histogramas de luminância.

HISTOGRAMAS DE CORES


Enquanto os histogramas RGB e de luminância usam todos os três canais de cores, um histograma de cores descreve a distribuição de brilho para qualquer uma dessas cores individualmente. Isso pode ser mais útil ao tentar avaliar se as cores individuais foram cortadas ou não.
Ver canal: Vermelho Verde Azul TODOS Luminosidade


Ver Histograma: RGB Luminosidade


As pétalas das flores vermelhas pegaram luz solar direta, então sua cor vermelha ficou cortada, mesmo que o resto da imagem permanecesse dentro do histograma. As regiões onde os canais de cores individuais são cortados perdem toda a textura causada por essa cor específica. No entanto, essas regiões cortadas ainda podem reter alguma textura de luminância se as outras duas cores também não tiverem sido cortadas. O recorte de cor individual geralmente não é tão censurável quanto quando todas as três cores são recortadas, embora tudo isso dependa do que você deseja transmitir.

Os histogramas RGB podem mostrar se um canal de cor individual é cortado, no entanto, eles não informam se isso se deve a uma cor individual ou a todas as três. Os histogramas de cores amplificam esse efeito e mostram claramente o tipo de recorte. Mova o mouse sobre os rótulos acima para comparar a luminância e os histogramas RGB, para visualizar a imagem em termos de apenas um único canal de cor e para visualizar a luminância da imagem. Observe como a distribuição de intensidade para cada canal de cor varia drasticamente em regiões de cores quase puras. A intensidade e a pureza das cores nesta imagem fazem com que os histogramas RGB e de luminância sejam significativamente diferentes.

Para obter informações adicionais sobre histogramas, visite a parte 1 deste tutorial:
"Noções básicas sobre histogramas de câmera - tons e contraste"