>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Lente favorita do escritor:Olympus Zuiko 12-40mm f/2.8


Uma das principais razões pelas quais eu construí meu kit mirrorless com equipamentos Olympus foi a ampla variedade de lentes de alta qualidade. De primes rápidos a zooms convenientes, eles têm todas as distâncias focais importantes cobertas. Foi só quando peguei a Olympus Zuiko 12-40mm f/2.8, porém, que realmente experimentei o verdadeiro potencial desse micro sistema de quatro terços. Desde que comprei a lente há alguns meses, ela raramente saiu do corpo da minha câmera. A ótica não é apenas incrível, mas apresenta muitos benefícios surpreendentes. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais ela se tornou minha lente favorita.





Qualidade da imagem


A Olympus 12-40mm tem uma distância focal efetiva de 24-80mm tornando-a extremamente versátil. Isso atende bem às minhas necessidades, pois fotografo uma grande variedade de assuntos. Com uma abertura constante de f/2.8, é possível fotografar com abertura total em toda a faixa. Ao contrário de outras lentes de kit, não há necessidade de parar para obter um desempenho ideal. Os resultados são estelares abertos, sem aberração cromática ou difração perceptível. Isso o torna um cavalo de batalha para trabalhos com pouca luz, seja em ambientes internos ou externos.



De canto a canto, a 12-40mm é a lente mais nítida que já tive. Isso o torna inestimável para trabalhos de paisagem e viagens, principalmente quando se deseja grande profundidade de campo e foco crítico. Fiz comparações lado a lado com DSLRs e lentes profissionais e, a meu ver, as lentes da Olympus são mais nítidas. Concedido, estes não eram testes científicos, mas para mim, um estudo do mundo real é talvez mais valioso do que qualquer gráfico estático. Embora muitas lentes de zoom comprometam a clareza por conveniência, esta lente tem a rara combinação de ambos.


Tamanho e custo


Quando comparado com a oferta equivalente para DSLRs, vários benefícios adicionais são revelados. Por exemplo, a Canon 24-70mm f/2.8 pesa 28,40 onças (805 g), mais que o dobro da Olympus com 13,47 onças (382 g). Depois de um longo dia de caminhadas e viagens, com equipamento nas costas, isso faz uma grande diferença. Com o kit mais leve, estou pronto para ir mais longe e mais rápido. Também é pequeno o suficiente para me acompanhar todos os dias, reduzindo bastante as oportunidades perdidas. Além da economia de peso, também tem um preço bastante razoável. A versão Canon e Nikon desta distância focal custa em média $ 1899, enquanto este modelo Olympus pode ser adquirido por cerca de $ 899.


Macro Surpresa


Talvez o benefício mais inesperado seja a capacidade de filmar close-ups extremos. Na verdade, vendi recentemente minha lente macro Canon de 100 mm, pois ela atende às minhas necessidades macro. Com uma distância mínima de focagem de 20 centímetros (7,9 polegadas), é ideal para flores, plantas e borboletas. Ter esse tipo de capacidade em uma única lente possibilita fazer mais enquanto viaja mais leve.


Mudar para foco manual


O foco manual é ativado puxando suavemente o cilindro da lente para baixo. Sem botões para encontrar ou apertar, isso pode ser feito sem tirar os olhos do visor. Juntamente com o pico de foco, nunca foi tão fácil obter um foco nítido manualmente. Eu particularmente gosto desse recurso ao fazer exposições múltiplas criativas. Isso envolve o foco automático para a primeira foto, seguido por uma mudança para o foco manual para criar propositalmente um segundo quadro fora de foco.


Construído para aventura


Quando combinada com um corpo à prova de intempéries, a lente completa uma combinação robusta que pode suportar chuva forte, neve, poeira e até condições de congelamento. Pude testar as capacidades à prova de intempéries do sistema durante um show aéreo na praia. Enquanto a chuva caía do céu tempestuoso, vários usuários de DSLR arrumaram freneticamente seus equipamentos e se dirigiram para a cobertura. Enquanto isso, continuei a filmar a ação e capturei algumas fotos únicas com nuvens escuras sinistras. Claro que eu poderia comprar e usar uma capa de chuva que é razoavelmente eficaz. Eles são desajeitados o suficiente, no entanto, para afetar negativamente minha técnica de tiro.


Bom bokeh


Apesar do que alguns críticos relataram, é bem possível alcançar profundidade de campo rasa com um sistema micro 4/3. É certo que o fundo não ficará tão fora de foco quanto uma lente equivalente em uma câmera full frame, mas absolutamente faz o trabalho. Com essa lente específica em f/2.8, achei o bokeh muito agradável. Na verdade, não tenho problemas em alcançar essa lente se for necessária uma profundidade de campo rasa.


Fast to Focus


Talvez não haja sensação pior do que lutar para encontrar o foco enquanto a luz mágica desaparece. Ao contrário de muitos zooms, esta lente não busca foco. Esteja você usando uma câmera com detecção de contraste ou de fase, ela trava no assunto e rápido. Isso beneficia não apenas o trabalho ao ar livre, mas também as situações internas quando os níveis de luz são muito baixos.


Sem concessões


Eu usei muitas lentes ao longo da minha carreira, muitas das quais foram estelares. Ainda assim, essa lente realmente brilha não apenas por sua qualidade óptica, mas também por seu alcance focal versátil. Você pode usá-lo para praticamente qualquer coisa, tornando-o a primeira lente que você pegará na maioria das situações. Normalmente, uma lente com tantos recursos teria o preço de outros compromissos, mas esse não é o caso da 12-40mm. A Olympus fez um excelente trabalho ao criar o que considero a lente perfeita para usuários de micro 4/3.

Interessado em conferir a Olympus Zuiko 12-40mm f/2.8? Obtenha um preço na Amazon aqui.