>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Lente favorita do escritor – Nikon 16-35mm f/4


Rodeo Beach, Condado de Marin, Califórnia

Perguntar-me qual lente é a minha favorita é como me perguntar qual dos meus dois filhos eu mais amo. A resposta simples é:“aquele que vai me dar a foto que eu quero!” Eu também vou te dizer, depende do assunto que estou fotografando. Se estou fotografando um retrato, é mais provável que escolha minha 85mm f/1.4. Mas, principalmente, eu sou um fotógrafo de paisagens, então, ao rever algumas das minhas imagens favoritas, direi que a maioria foi feita usando minha AF Nikkor 16-35mm f/4G ED.

À medida que cresci como fotógrafo, devo admitir que me apaixonei cada vez mais pelo ponto de vista ultra grande angular. Gosto de ver as coisas nessa perspectiva e usar a grande angular para enfatizar os objetos em primeiro plano. Eu também possuo a lente 14-24mm f/2.8, mas uma coisa diferencia a 16-35mm para mim – essa é a facilidade com que os filtros podem ser usados. Mais sobre isso daqui a pouco.

Primeiro, algumas especificações técnicas:

  • Distância focal:16-35mm
  • Abertura máxima:f/4
  • Abertura mínima:f/22
  • Formato:FX
  • Redução de vibração:sim
  • Dimensões:3,2 pol. (82,5 mm)
  • Peso:24 onças. (680g)
  • Preço:US$ 1.259


    Cortesia de Nikon

Cobertura de ângulo ultragrande


Como fotógrafo de paisagens, adoro usar a perspectiva de uma lente ultra grande angular para distorcer a perspectiva e enfatizar objetos em primeiro plano. Muitas vezes acho que 24 mm não é largo o suficiente para fazer o que eu gostaria. Além disso, o zoom de 2x para 35mm adiciona uma boa versatilidade na grande angular das coisas. Posso ir de ultra-amplo em 16mm a moderadamente amplo em 35mm, sem precisar trocar as lentes para meu zoom de médio alcance. Isso me dá um pouco mais de flexibilidade do que a 14-24mm.

Embora essa lente possa ser um pouco mais larga, existem várias compensações que tornam a 16-35mm mais atraente. Além disso, acho que a lente é nítida em toda a faixa, com muito pouca ou nenhuma aberração cromática (franjas de cores que podem ocorrer em áreas de alto contraste). Embora a abertura máxima de f/4 possa dar uma pausa a alguns fotógrafos (acreditando que f/2.8 é uma necessidade), acho que, na maioria das vezes, estou fotografando essa lente montada em um tripé e parada para máxima profundidade de campo . Ser capaz de fotografar em f/2.8 não é um requisito para mim. Tenha em mente, estou usando esta lente em uma Nikon D810. Se você estiver usando um corpo DX, a cobertura da lente não será tão ampla.

Escola de Lower Fox Creek

Usando filtros


Como fotógrafo de paisagens, a capacidade de usar filtros não é pouca consideração. Embora eu tenha filtros para minha lente 14-24mm, eles são bem grandes. Se estou tentando viajar com pouca bagagem, nem sempre consigo encaixá-los na bolsa, e esses filtros só cabem no 14-24mm. Meu kit de filtro de 100mm se encaixa em todas as minhas lentes, exceto na 14-24mm, então é mais econômico em termos de espaço se eu carregar apenas aquele kit e usar minha 16-35mm como minha opção ultra-larga quando um filtro é necessário. O 16-35mm leva um filtro de 77mm para parafusos ou um anel de montagem de 77mm se eu estiver usando meus filtros drop-in. Isso combina com a maioria das minhas outras lentes, tornando-a conveniente em termos de compatibilidade com acessórios.

Cabo Kiwanda, Oregon

Estabilização de imagem


Embora normalmente não seja considerado necessário em uma lente ultra grande angular, a inclusão de VR ou redução de vibração (às vezes também chamada de estabilização de imagem) é uma boa vantagem para essa lente. Outros fabricantes de lentes também começaram a incluí-lo em seus concorrentes nesta faixa. Como eu disse, geralmente estou em um tripé ao fotografar com essa lente, mas há momentos em que é necessário segurar a mão. Ter a opção de ligar o VR para me dar uma ajuda extra para estabilizar a câmera me dá uma grande sensação de segurança de que minhas imagens serão nítidas. Isso é de particular importância quando se está em uma ponte, que pode vibrar devido aos carros na estrada, ou ao fotografar em um local onde não são permitidos tripés.

Catedral de Aprendizagem, Universidade de Pittsburgh

O resultado final


Para mim, é tudo sobre a imagem. Tamanho e peso são um segundo distante. A lente é nítida? Sim. O campo de visão é o que eu quero? Sim. Posso usá-lo com meus filtros para obter minha imagem final? Sim. São as respostas positivas a essas três perguntas que fazem desta lente a minha favorita para fotografar paisagens. Volte e fale comigo sobre minha lente de retrato favorita outra hora.

Great South Bay, NY