>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão da lente Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD

Tamron SP 15-30mm F/2.8



Plano de fundo


Enquanto eu estava no WPPI no ano passado, conheci nossa ilustre editora administrativa Darlene Hildebrandt. Andamos um pouco pela exposição e fui apresentada a várias pessoas por Darlene. Conversamos com algumas pessoas da Tamron e tomamos alguns de seus lanches e café que eles ofereceram em seu estande. Uma das vantagens de escrever para a Escola de Fotografia Digital é ter acesso a novos equipamentos e softwares para revisão. Foi lá no WPPI que eu vi pela primeira vez a Tamron SP 15-30mm F/2.8 (para ser bem sincero, eu nem sabia que existia!). Algumas semanas depois, uma lente emprestada chegou ao meu apartamento no Brooklyn, e passei a semana seguinte levando-a para um casamento, uma viagem para Seattle, uma sessão de retratos com uma bailarina, um ensaio com uma blogueira de moda, um baile de espartilho , e uma festa de ioga. Aqui estão alguns dos meus pensamentos nesta revisão da mini lente:

Tiffany a bailarina (@glitteringpointe) linda do outro lado da Tamron SP 15-30mm f/2.8. Tirada a 1/1000 de segundo em f/2.8, ISO 250

O que significam todas as letras e números?


Esta é uma Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD. Vamos definir alguns dos elementos nomeados dessa lente para sabermos com o que estamos lidando:
  • Tamron: Uma empresa japonesa que fabrica lentes fotográficas.
  • SP:Desempenho Superior. Esta é a versão da Tamron de uma lente da série L para Canon. Essas lentes têm nitidez superior em comparação com suas outras lentes, além de uma abertura máxima maior e outros elementos que a tornam um corte acima.
  • 15-30 mm: Isso às vezes é chamado de lente “ultra-wide”. Esses tipos de lentes podem fornecer um ângulo de visão muito amplo e geralmente apresentam alguma distorção quando em sua distância focal mais extrema (15 mm). Essas lentes são normalmente usadas para fotografia de paisagens, algumas fotografias de eventos e fotos de interiores.
  • f/2.8 :a lente tem uma abertura máxima de f/2.8, em qualquer distância focal que você usar dentro de seu alcance.
  • Di:integrado digitalmente. Essa lente é feita para câmeras full frame (mas também pode funcionar em câmeras com sensor recortado).
  • VC:compensação de vibração. Esta é a versão da Tamron de IS (Estabilização de Imagem) em uma lente Canon e VR (Redução de Vibração) em uma lente Nikon. Existem motores dentro da lente que estabilizam automaticamente a lente à medida que você fotografa em velocidades mais lentas do obturador, permitindo que você obtenha imagens mais nítidas.
  • USD:unidade ultrassônica silenciosa. Uma designação USD significa que a lente tem foco mais rápido e sem ruído.

Basicamente esta lente é uma fera. Está no topo da cadeia alimentar em termos de qualidade, construção e desempenho.

Tarisa, a noiva, descendo a escada em espiral no Tribunal de Santa Bárbara. Tirada em 1/640 em f/2.8, ISO 1000.

Como se sente e funciona


Esta lente parece um tanque. É super sólido, pesado e durável. Eu não tinha preocupações em trazê-lo para fora em algum clima em Nova York (e Seattle), já que ele tem revestimento de lente e construção resistente à umidade para manter a água afastada (ainda – não o deixe cair em uma piscina). A extremidade frontal tem um enorme elemento de lente bulbosa que parece impressionante quando na câmera.

Como eu usei a lente ao longo de minhas várias filmagens, havia uma coisa engraçada com a qual eu tinha que me acostumar, e era que a direção em que eu girava a lente para aumentar ou diminuir o zoom era oposta à das minhas lentes Canon. Houve alguma “aprendizagem” envolvida ao usar a lente.

Uma coisa que eu gosto nas lentes grande angulares, e fotografar com uma grande abertura em f/2.8, é a vinheta natural que ocorre. Eu acho que é temperamental, legal e natural.

1/4000 em f/2.8, ISO 100, em 15mm. Observe a vinheta natural nas bordas desta foto não editada.

Uma área que eu acho que a lente teve um desempenho espetacular foi fotografar em ambientes com pouca luz, quando eu tive que focar no escuro. Eu realmente notei isso porque todas as outras lentes que eu uso sempre acabam “procurando” um pouco no escuro antes de focar, ou simplesmente não focam. Então foi extremamente satisfazendo pressionando meu botão de foco e tendo a lente travada imediatamente. Não há nada mais embaraçoso do que dizer às pessoas para esperarem um momento enquanto você tenta focar no escuro e acabar com uma imagem borrada de qualquer maneira.

Focar no escuro foi uma brisa neste baile de espartilho e vestido.

Minha última observação foi que esta é uma lente grande e pesada. Esta não é uma lente que eu levaria para viajar pelo mundo. Para este nova-iorquino, que não tem carro e viaja com tudo nas costas, eu definitivamente podia sentir o peso dessa lente ao longo do dia enquanto subia e descia as escadas em metrôs, aeroportos e shows. Para o resto de vocês, viajantes não urbanos, jogue isso na sua bolsa, coloque-o no seu carro e você ficará bem.

Nitidez


Embora isso não seja algo que eu normalmente noto em uma lente, a Tamron SP 15-30mm é consistentemente nítida de ponta a ponta. A falta de nitidez nas bordas é uma reclamação ouvida com frequência em relação às lentes ultra largas. Eles funcionam razoavelmente bem no centro da imagem, mas tendem a ficar um pouco confusos à medida que você se aproxima das bordas. Você pode ver na foto da bailarina e no recorte que acompanha as fotos a consistência da lente na imagem (abaixo). Novamente, mais um ponto a favor da Tamron SP contra o debate de grandes nomes.

Prós e contras da Tamron SP 15-30mm f/2.8


Vista de Seattle pelos olhos da Tamron SP 15-30mm f/2.8

Prós:

  • Ótimo foco com pouca luz habilidade.
  • Mantém a abertura em f/2.8 toda a distância focal (acredito que este seja o único lente ultra grande angular para fazer isso com estabilização de imagem).
  • É resistente às intempéries .
  • Tem um corpo sólido e durável .
  • Preço: Essa lente é cerca de US$ 400 mais barata que sua rival da Canon, a 16-35mm L f/2.8, quase US$ 500 a menos que a versão da Nikon.

Contras:

  • É pesado.

Tiffany a bailarina pendurada em uma fonte vazia. Tirada a 1/400 em f/4.5, ISO 100, 15mm.

Pensamentos gerais


Esta é realmente uma ótima lente e a Tamron está fazendo questão de se diferenciar da concorrência por ser a lente mais barata com a abertura mais ampla, foco mais rápido, além de incorporar estabilização de imagem. Eu definitivamente usaria isso para fotografia de interiores o tempo todo e para grandes paisagens urbanas ou naturais. Eu não levaria isso para longas viagens ao exterior por causa de seu tamanho e peso.

Na Amazon.com você pode encontrar o suporte da Canon aqui ou o suporte da Nikon aqui.


Revisor de resumo Phillip Van Nostrand Data de revisão Item revisado Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD LensAvaliação do autor 4.5