>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão da Lente Macro Tamron 16-300mm F/3.5-6.3


Todas as imagens de teste são apresentadas sem alteração de cor, nitidez, contraste ou clareza, exceto onde indicado. Apenas pequenos ajustes na exposição foram feitos para testar as imagens. Equipamento usado para esta revisão e testes – Canon 7D e um tripé Manfrotto 190.

Não há como negar que qualquer lente capaz de fotografar em uma ampla gama de condições estará sempre em alta demanda e muito popular. As chamadas “lentes tudo-em-um” são definitivamente uma ótima maneira de ser flexível em mais situações sem carregar muito equipamento.



Uma das mais recentes adições da Tamron a esta categoria é a 16-300mm F/3.5-6.3 Di II VC PZD Macro. Não se preocupe, todas essas cartas terão explicações em breve. É uma lente que é comercializada como uma opção para fotografar cenas de grande angular, além de aumentar o zoom para esses close-ups dramáticos. Destina-se a quem deseja levar o mínimo de equipamento possível, mas ainda manter uma qualidade consistente por meio de uma enorme variedade de distâncias focais.

Especificações da lente


Aqui está o âmago da questão para esta lente. As especificações são retiradas diretamente do site da Tamron USA. Observe que a lente com a qual trabalhei era uma montagem da Canon e essas especificações são para montagens da Nikon, mas os números devem ser muito semelhantes.



Vamos falar sobre todas aquelas letras na lateral da lente que foram mencionadas anteriormente e repassar seus significados. A designação “Di-II” significa simplesmente que a lente se destina ao uso com câmeras digitais SLR. O “VC” significa que a lente está equipada com um recurso de compensação de vibração (estabilizador de imagem) e o “PZD” indica que a lente possui o mecanismo de foco automático Piezo Drive proprietário da Tamron.

Ajustar e finalizar


A lente enviada da Tamron USA, incluiu um belo para-sol e, claro, tampas frontais e finais. Tomando a lente na mão, você realmente sente o peso. Minha primeira impressão foi que parecia um pouco pesada, mas depois de mais manuseio, prefiro chamar o peso da lente de substancial em vez de pesado. A Tamron lista a lente como pesando 19 onças (540g), que é realmente mais leve do que algumas outras lentes de alcance de zoom e abertura semelhantes.







Para a quantidade de poder de zoom que foi embalado dentro, fiquei muito surpreso com a compacidade de cisalhamento desta lente. O 16-300 mm da Tamron tem pouco menos de quatro polegadas de comprimento e 3,9 polegadas (9,9 cm). Aqui está uma comparação lado a lado com minha fiel Canon 28-135mm.



A lente parece muito sólida na mão e se encaixa com segurança na câmera sem chocalhos ou lacunas. Todos os controles na lente são muito nítidos em sua função e estão bem posicionados para fácil operação sem olhar.



A borracha usada para o zoom e o anel de foco tem mordida suficiente para ajustar a lente com segurança, sem a sensação excessivamente emborrachada e pegajosa das lentes de alguns fabricantes. Direto da caixa, notei que o zoom estava muito apertado - e quero dizer apertado. No entanto, ao longo do uso da lente por algumas semanas, o aperto diminuiu rapidamente e o zoom permaneceu muito responsivo e firme durante o uso.

Balance e peso


O equilíbrio na lente é aceitável mesmo quando totalmente estendida para 300 mm. Atribuo isso ao perfil relativamente fino que mantém a maior parte do peso próximo à câmera e torna essa lente muito ágil. Dito isto, você ainda definitivamente saberá que está conectado à sua câmera. Sempre pratique uma boa mecânica de fixação da câmera ao usar esta e outras lentes maiores no campo por longos períodos de tempo.


Desempenho e qualidade da imagem


Agora para as coisas boas. Fiquei bastante impressionado com o desempenho geral da imagem da lente Tamron 16-300mm. A nitidez foi muito melhor do que eu esperava para uma lente zoom variável de alcance tão amplo, mesmo ao fotografar no máximo f/3.5. A reprodução de cores foi muito boa, beirando a soberba, e o bokeh foi surpreendentemente cremoso.





Este rolo de fita foi filmado em 16 mm e depois novamente em 300 mm.





Havia muito pouca vinheta nas bordas das fotos e pouca aberração cromática discernível. A falta dessa aberração é possivelmente devido à escolha da Tamron de incluir três elementos de lente asférica dentro do conjunto de vidro interno. Embora debatido, as lentes asféricas são conhecidas por produzir menos distorção óptica e aberrações do que os elementos convencionais de lentes redondas. Ainda assim, no ângulo mais amplo de 16 mm, há alguma distorção de barril pequena, mas perceptível, e escurecimento das bordas das imagens tiradas na distância mínima de foco de 15,3 polegadas (38,9 cm).



Além disso, em aberturas mais amplas, novamente há uma pequena, mas ainda perceptível, suavização das bordas das imagens. Aqui estão cinco imagens tiradas em diferentes aberturas. Observe o aumento da suavidade da borda à medida que o tamanho da abertura aumenta.

f/44

f/22

f/16

f/10

f/6.3

O foco automático proprietário Piezo Drive parece estar à altura da aclamação do fabricante. O foco automático é muito rápido e preciso. O mecanismo de foco em si é muito silencioso, mas há um som de clique um pouco audível que está presente ao operar no modo AF-Servo (AF contínuo), mas não é alto o suficiente para causar pânico nos fotógrafos da vida selvagem e da natureza.

A Tamron possivelmente atingiu um home run com o sistema de estabilização de imagem nesta lente. Referido como Controle de Vibração pela Tamron, a estabilização de imagem nesta lente é excelente.



Ao olhar pelo visor enquanto engaja e desengata o VC, você pode realmente ver uma suavização imediata e substancial da trepidação da câmera. Embora definitivamente não seja um substituto para um bom tripé e mãos firmes, o VC fez uma diferença notável na nitidez das imagens tiradas em velocidades mais lentas do obturador com pouca luz.

Pequenos detalhes


Como acontece com a maioria dos equipamentos, as pessoas atribuem graus variados de importância aos detalhes minuciosos. Aqui estão alguns pequenos pontos que me impressionaram sobre a Tamron 16-300mm.
  • Dicas para tirar fotos melhores incluídas – A Tamron optou por incluir dicas para fotografar melhor com a papelada que acompanha a lente. Embora essas dicas sejam muito básicas, achei um gesto positivo da empresa educar as pessoas que compram seu produto.
  • Função de bloqueio de zoom – Um zoom bloqueável é muito útil quando você está caminhando ou caminhando com uma lente maior fixada em sua câmera. A gravidade e a vibração estenderão lentamente uma lente apontando para baixo. A trava elimina a constante puxada do barril da lente. Eu, no entanto, gostaria que o bloqueio pudesse ser usado em toda a faixa de zoom e não apenas em 16 mm.
  • Apertos de dedo mais profundos na tampa da lente – Eu sei, esse é um detalhe extremamente pequeno e neurótico. De qualquer forma, parece que a Tamron melhorou suas tampas de lente com clipes mais fáceis de prender e remover da lente. Esse recurso também reduz a chance de atrapalhar a remoção de uma tampa.
  • Elementos de lentes asféricas – Os prós e contras das lentes asféricas são deliciosamente discutíveis entre os fotógrafos. Ainda assim, os elementos de lente asférica na Tamron 16-300mm parecem reduzir algumas distorções.
  • Foco automático de substituição manual s – Este é um recurso útil. Ele permite que você ajuste o foco manualmente enquanto ainda estiver no modo de foco automático. Isso economiza um pouco de tempo e também facilita a manutenção do foco mental durante a composição.


Linha de fundo


Todas as lentes são amadas, odiadas e tudo mais. Independentemente da sua inclinação, a Tamron 16-300mm F/3.5-6.3 Di II VC PZD Macro parece ser uma forte candidata para quem procura ter uma lente para cobrir quase tudo o que vai fotografar. É uma lente zoom bem construída e razoavelmente compacta que pode fotografar paisagens e zoom alto com boa nitidez de imagem e cor. Fotógrafos de vida selvagem e de rua acharão esta lente excelente para assuntos de longo alcance onde a trepidação da câmera pode fazer ou quebrar uma fotografia. No geral, esta é uma lente que eu ficaria feliz em ter na minha bolsa.

Estas são algumas imagens de amostra tiradas com a Tamron 16-300mm F/3.5-6.3 Di II VC PZD Macro e processadas no Adobe Lightroom 5.








SummaryReviewer Adam WelchData da revisão Item revisado Tamron 16-300mm F/3.5-6.3 Macro LensAvaliação do autor 4.5