>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão da lente Tamron SP 150-600mm f/5-6.3 Di VC USD






A versão da Tamron SP 150-600mm f/5-6.3 Di VC USD testada neste teste foi para as montagens Canon DSLR e é compatível com corpos de sensores crop e full frame. A lente também é compatível com corpos Nikon e Sony.

Em um corpo de câmera de fator de corte da Canon, a lente fornece uma equivalência de campo de visão de 240-960mm. A lente possui focagem rápida e silenciosa, compensação de vibração e revestimento de lente eBAND (largura de banda estendida e dependência angular), além do revestimento convencional BBAR (anti-reflexão de banda larga). Esses revestimentos são projetados para reduzir reflexos e fantasmas e aumentar o contraste. A lente tem uma construção à prova de umidade e possui 20 elementos de lente em 13 grupos, incluindo três elementos de baixa dispersão (LD) e um diafragma de íris com nove lâminas de abertura arredondadas.

O que está na caixa


A lente, um grande pára-sol, um colar de montagem de tripé removível e um grande guia ou manual desdobrável.

Especificações da lente testada

  • Distância focal (quadro completo):150-600 mm
  • Abertura máxima:f/5.0-6.3 Mínima:f/32.0-40.0
  • Tipo de montagem da câmera:formato Canon EF
  • Compatibilidade:Filme de 35 mm / Sensor Digital Full-Frame, Canon (APS-C), Canon (APS-H)
  • Ângulo de visão:16° ​​25′ – 4° 8′
  • Distância mínima de foco 2,7 m (8,86 pés)
  • Proporção máxima de reprodução:1:5
  • Elementos/grupos de lente 20/13
  • Lâminas de diafragma:9
  • Frente da rosca do filtro:95 mm
  • Dimensões (DxL):4,16 x 10,15 pol. (105,6 x 257,8 mm)
  • Peso:4,30 lb. (1,95 kg)

Manuseio e recursos


Esta é uma lente bastante grande em comparação com a lente da série Canon 100-400 f/4-5.6 push-pull L e pesa 4,3 libras em comparação com a Canon 100-400 em 3,2 libras. A Tamron usou plásticos de alta qualidade para o barril da lente para manter o peso baixo. Se essa lente tivesse sido feita toda em metal, seria muito mais pesada e não seria tão bem equilibrada.

A lente se estende até 600 mm

A lente foi testada usando uma Canon 5D Mk III e uma Canon 7D. Achei a lente razoavelmente bem equilibrada enquanto segurava a mão. Pode ser um pouco difícil durante a filmagem prolongada, portanto, é aconselhável um tripé com uma cabeça de tripé menor estilo gimbal.

Liga o barril da lente

A lente está equipada com montagem em tripé, colar de lente com pés. Uma placa de lente longa estilo Arca Swiss foi montada para todos os testes baseados em tripé.

A lente tem três interruptores; cada um é um interruptor de duas posições que é montado embutida no barril da lente. Os interruptores têm um clique positivo e um feedback audível quando operados. Os interruptores são para:Foco automático/Foco manual, Compensação de vibração ativada ou desativada e limite de foco. Uma trava de lente em 150 mm também é fornecida.

Deslocamento do zoom da lente


O barril da lente tende a aumentar o zoom por um longo período de tempo quando posicionado em um ângulo agudo para baixo. Há também um pouco de zoom quando apontado diretamente para cima. Quanto maior o ângulo, maior a fluência. Estender um dedo indicador para segurar o barril da lente logo além do anel de zoom evita qualquer deslizamento quando a lente é portátil. A Tamron forneceu uma trava de barril de lente que manterá a lente travada na posição de distância focal de 150 mm. Isso é bom durante o transporte, mas a Tamron deveria ter considerado tornar a lente bloqueável em todas as principais posições de distância focal.

Foco


O foco automático é rápido e bastante preciso. A lente usa um motor de focagem USD (Ultrasonic Silent Drive). O barril da lente possui um interruptor limitador de foco de dois estágios com alcance limitado completo e de 15 metros (49,2 pés) ao infinito. Este é um recurso muito bom que evita que a lente percorra toda a faixa de foco, especialmente quando o assunto está além de 15 metros.

A focagem manual é razoável, pois o anel de focagem é amortecido e muito suave. A posição do anel de focagem manual pode ser melhorada à medida que o colar da lente atrapalha. Para operação manual, é preferível girar o colar 180 graus ou removê-lo completamente. Os ajustes de foco manual podem ser feitos nos modos de foco automático ou manual, pois o manual em tempo integral é totalmente suportado. A distância mínima de foco é de 8,9 pés/2,7 metros fornece uma ampliação de 1:5. Uma janela de foco fornece distâncias em metros e pés desde a distância mínima de foco até o infinito.

A banda de rodagem do filtro frontal é de 95mm e o elemento frontal não gira durante a focagem. Este é um recurso bem-vindo, especialmente para uso de filtro ND polarizado e dividido/graduado.

TESTES


Ferramenta de Calibração Micro Focus

Configurei a lente para testar a precisão do foco automático. Usando um microfoco LensAlign Mk II foram feitos ajustes em 150mm e 600mm. Em 150mm nenhum ajuste foi necessário enquanto em 600mm um -5 foi necessário para corrigir um pouco de focagem traseira.

O motor Ultrasonic Silent Drive (USM) na lente é muito silencioso ao focar e a velocidade é comparável à lente Canon 100-400mm f/4.05.6 IS L. Em 600 mm, a lente primeiro se retrai para a distância de foco mais próxima antes de se estender para o foco no assunto distante. No geral, não afeta a velocidade do foco, pois esse fenômeno é controlado pelo corpo da câmera. Esse problema foi predominante usando os dois corpos da câmera.

Foco manual


Como mencionado anteriormente, o anel de foco manual está em uma posição desconfortável para o meu gosto. A rotação total é de 120 graus e muito gerenciável em distâncias focais mais curtas, mas não é tão bem ajustada em distâncias focais superiores a 450 mm, e o foco parece ter um leve deslocamento lateral.

Uma vez que o foco é estabelecido em um assunto, variar a distância focal não mantém o foco. A refocagem é necessária para qualquer alteração na distância focal.

Foco automático


A lente foi testada usando o ponto de foco central mais preciso da Canon 5D MarkIII, bem como o grupo de assistência ao foco.

Com ambos os corpos, os métodos de foco “One Shot” (AF-S na Nikon) e “AI Servo” (AF-A na Nikon) tiveram um bom desempenho de distâncias focais de 150 mm a 400 mm. De 500 mm a 600 mm, a lente não rastreou bem no modo AI Servo devido à alta ampliação, mas funcionou bem no modo One Shot (AF-S). A lente era errática e, se ela perdesse o foco no assunto, raramente se recuperava para travar novamente. A refocagem era a única maneira de rastrear um assunto em movimento novamente. A perda de rastreamento é mais aparente para assuntos que estão se aproximando da lente e menos problemática para assuntos que se movem da esquerda para a direita, ou vice-versa.

Compensação de vibração


O desempenho geral da estabilização de imagem foi muito bom. Em distâncias focais de 150 a 500, a lente mantém a estabilidade 2 a 3 pontos abaixo da diretriz de velocidade do obturador manual de 1/distância focal como a velocidade mínima do obturador. Segurando a mão em ISO 200 enquanto olha pelo visor, nota-se uma mudança de imagem quando os motores VC (IS) entram em ação.

Aqui estão algumas imagens da lua cheia (cortadas e dimensionadas para o mesmo tamanho de quadro) As configurações usadas foram:ISO 250, f/6.3, a 1/400 de segundo, em distâncias focais de 600mm, 500mm, 400mm e 300mm. O VC (IS) funciona muito bem e é um prazer de usar.

Distância focal 300mm

Distância focal 400 mm

Distância focal 500mm – alguma aberração cromática é visível

Distância focal 600mm – alguma aberração cromática é visível e há uma ligeira queda na nitidez

Resultados do teste


Todos os testes em ambiente controlado foram feitos em estúdio com luzes constantes e um gráfico de teste conforme mostrado abaixo.


Os pontos ideais


f/8.0 de 150-250mm:em 300mm há perda de nitidez tanto no centro quanto nas bordas. Em 400-600mm o centro é nítido com alguma queda em direção às bordas.

Durante os testes, f/11 foi encontrado como uma boa abertura de 300-600mm. Em 600 mm, a queda da borda é pronunciada, mas isso também é um fator de aberração cromática. Na abertura mais ampla na faixa de 150-300mm, a lente tem melhor nitidez geral de 200-300mm do que em 150-200mm.

As configurações de abertura de f/8 a f/11 fornecem o melhor desempenho em todo o quadro em um sensor full frame. f/5.6 a f/6.3 são boas no centro. Em uma câmera de fator de corte como a 7D, a nitidez da borda é aceitável na faixa de f/6.3 a f/8.0 em distâncias focais de 300mm e superiores, enquanto f/5.6 a f/6.3 é aceitável em distâncias focais de 300mm e abaixo.

Distorção de pincushion


Há uma pequena quantidade de distorção de almofada de alfinetes em toda a faixa de distância focal desta lente. Essa distorção, no entanto, é mínima e muito facilmente corrigida usando a correção de lente no Adobe Camera Raw ou no Lightroom.

Queda de exposição na borda


Apenas testes visuais foram realizados para este teste. A lente lida muito bem com a queda de luz. É mais perceptível em f/22, mas não é problema em f/20. No corpo 7D os quadros capturados em f/22 foram aceitáveis ​​sem nenhum corte aplicado. f/20 é uma abertura muito segura para máxima “profundidade de campo” e mínima queda de borda.

Aberração cromática


Há franjas em aberturas de f/16 a f/22 em distâncias focais de 400-600mm. Pronunciando-se progressivamente à medida que a distância focal aumenta, deve-se notar que, embora haja aberração cromática, não é ruim em comparação com outras lentes desta classe e pode ser considerada baixa.

Aberração cromática em 300mm

Aberração cromática em 400mm

Aberração cromática em 500mm

Aberração cromática em 600mm

Prós e contras

Prós

  • Ótimo custo-benefício
  • Muito boa qualidade de construção
  • Foco bem amortecido
  • Nitidez central em toda a faixa
  • Operação muito silenciosa
  • Compensação de vibração muito boa (estabilização de imagem)
  • Baixa distorção e aberração cromática

Contras

  • Posição e direção de rotação do anel de foco
  • Mudança de imagem quando VC (IS) se envolve
  • Diminuição da nitidez da borda em 600 mm em um corpo de quadro inteiro
  • A velocidade do foco diminuiu em distâncias focais mais longas

Conclusão


Você pode concluir desta lista de contras, e algumas das críticas, que a Tamron 150-600mm não é excepcional, mas isso seria muito errado. Existem muito poucas lentes perfeitas e as questões devem ser levadas em consideração com base em sua importância para o tipo de fotógrafo que usará essa lente e o tipo de fotografia que fará com ela. Esta lente tem um ótimo desempenho e o preço é imbatível. Usada corretamente e tendo em mente suas pequenas limitações, essa lente fornecerá imagens excelentes e é uma lente altamente recomendável. É uma lente portátil ideal para fotógrafos de natureza e esportes.

Veja o preço da Tamron SP 150-600mm f/5-6.3 Di VC USD na Amazon.

Exemplos de imagens


Canon 7D em tripé, a 600mm, ISO 250, f/9, 1/640th. Como tiro.

Imagem acima, cortada para preencher o quadro.

Mesma imagem recortada para mostrar os detalhes da cabeça – tamanho do recorte 280 x 187 pixels, depois ampliado para 600 pixels (maior que 200% de ampliação)

Canon 7D, a 500mm, portátil, ISO 2000, f/6.3, 1/125th

Canon 7D, a 450mm, portátil, ISO 250, f/6.3, 1/1000th

Canon 7D, a 600mm, em tripé, ISO 250, f/6.3, 1/200th

Imagem acima, cortada para preencher o quadro.

Canon 7D, a 600mm, portátil, ISO 250, f/6.3, 1/800th

Um comunicado de imprensa recente da Tamron anunciou – TAMRON GANHA TIPA AWARD 2014 PARA SP 150-600MM F/5-6.3 DI VC USD (MODELO A011) “BEST EXPERT DSLR LENS” Esses prêmios são concedidos anualmente pela Technical Image Press Association (TIPA) aos melhores produtos de fotografia e imagem.
SummaryReviewer Shiv VermaData da revisão Item revisado Tamron SP 150-600mm f/5-6.3 Di VC USD LensAvaliação do autor 4.5