>> Tecnologia eletrônica >  >> ótica >> Microscópios

O que é o filtro azul para em um microscópio

? Estudantes da ciência comumente observar microscópio desliza através de uma lente clara e são muitas vezes desconhecem a finalidade do filtro azul que acompanha até mesmo os microscópios mais baratos. Esta peça azul é um item fundamental para qualquer cientista que trabalha em aplicações típicas de microscopia que necessita para melhorar a iluminação do microscópio para aumentar a resolução ea nitidez da imagem. Aumento da resolução

Ao tentar aumentar a resolução , diminuindo o comprimento de onda da luz utilizada na observação microscópica tem o maior efeito sobre a resolução, em comparação com outros métodos comuns de mudar o ângulo de incidência ou índice de refração. Uma vez que o comprimento de onda mais curto da luz visível é azul, todos os microscópios agora incluem um filtro azul em seu projeto básico . Os microscópios menos caros são acompanhados por um filtro mais grosso e mais escuro, enquanto as lentes de maior qualidade melhorar a qualidade da luz para compensar a aberração lente devido à filtragem de cores.
Análise de sangue

Em baixos níveis de luz , é aconselhável inserir um filtro azul para o condensador de campo claro para a observação de amostras, tais como a camada de sangue seco . Tipicamente , nestas condições , a luz cria um efeito de amarelecimento no slide , que podem prejudicar a observações e interpretação de dados . Devido ao seu curto comprimento de onda, filtros azuis alterar o efeito da lâmpada, trazendo a luz mais perto de um branco natural e projetar uma imagem verdadeira da amostra.
Ampliação detalhada

ampliação simples , sem aumentar detalhe é inútil em revelar a estrutura de pequenos objetos . Filtragem da luz através de um único comprimento de onda aumenta a abertura numérica , o que produz uma imagem que é ampliada e distinto. Filtros azuis alcançar um poder de resolução de 200 nanômetros , que é a resolução máxima em que dois objetos podem ser observadas , simultaneamente, sem parecer fora de foco ou como um único objeto .
Rheinberg Iluminação

filtros azuis são tipicamente usados ​​para a microscopia de campo claro , no entanto , uma técnica de iluminação de campo escuro emprega o uso de filtros azuis inseridos antes do condensador a fim de colorir os raios de luz de alta abertura com um matiz diferente do que os raios de luz a partir da abertura . Isso aumenta o contraste entre uma amostra e seu fundo. É importante lembrar que este método é afetado pela baixa resolução aparente e é frequentemente atingida por baixa intensidade de luz na imagem final de algumas amostras.