>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> fones de ouvido

Revisão Haval H9 – Todo o luxo a preços econômicos

Análise dos proprietários do Haval H9


Até o momento, a Haval é a marca premium da Great Wall Motors, ambas baseadas na China. Um pequeno fato que muita gente não sabe é que a Haval vende mais de um milhão de veículos por ano, tornando-se um titã na indústria automobilística, mas que poucas pessoas ouviram falar.

Provavelmente há alguma desconfiança, na indústria e na mente do público, em possuir um veículo tão desconhecido. Mas se olharmos para trás alguns anos e algumas décadas, veremos outros fabricantes de automóveis como Subaru, Hyundai e KIA, todos experimentando ceticismo semelhante nos primeiros dias de suas fases de exportação de carros.

O maior apelo da Haval é que eles são um veículo bem especificado que vem com uma enorme quantidade de extras por um preço muito acessível. O mais recente Haval H6 2021 também é um ótimo exemplo disso.

O Haval H9 não é exceção. Eu tenho meu H9 agora há cerca de seis meses e o levei em todos os tipos de viagens rodoviárias, acampamentos, viagens para a neve e esqui. Então, sinto que estou bastante qualificado agora para comentar sobre os recursos do carro, benefícios, onde ele se destaca e onde talvez possa haver mais trabalho.

O H9 é essencialmente uma cópia de um Toyota Prado, embora muitas pessoas demorassem a dizer isso. Recentemente, aventurei-me a esquiar, e o cara que fiscalizava os veículos no portão disse:“Que veículo é esse? Parece um Prado.” Não há dúvida de que há muito estilo e semelhanças entre os dois veículos.

Meu entendimento é que a Haval adquiriu um engenheiro da Toyota e também um engenheiro da ZF, fabricante de caixas de câmbio para fazer o H9.

Interior


O interior da cabine é muito bem decorado. O veículo que tenho é o H9 Ultra, que inclui um teto solar completo e muitos outros recursos que realmente são impressionantes, considerando o quão acessível esse veículo é.

O tecido dos assentos não é de couro, mas ainda estou para conhecer alguém que possa reconhecer isso imediatamente, e eles certamente são muito confortáveis.

Os dois bancos dianteiros incluem opções de aquecimento e refrigeração. Há também suporte lombar embutido para ambos.

Existe uma função de massagem, que efetivamente apenas pega o apoio lombar e cria pressão em diferentes pontos ao longo do apoio lombar para criar e aliviar algum fluxo sanguíneo em torno da parte inferior e do meio das costas.

É eficaz o suficiente para viagens longas, mas certamente não substitui uma massagem Shiatsu.

O volante de direção está equipado com todos os recursos normais que você precisa usar, incluindo controles do telefone, alguns controles de configurações e controles de volume. Há também um recurso de botão de volante aquecido, que devo dizer que durante o inverno foi uma revelação absoluta para mim, e eu certamente consideraria comprar outros carros com ele em vez daqueles que talvez não oferecessem um recurso tão simples.

Há luzes LED coloridas embutidas nas portas e algumas no teto, que acendem quando as luzes principais estão acesas à noite. Eu chamo de 'festa Uber' quando isso está ligado, mas é uma adição de bom gosto.

Todas as funções automatizadas, como limpadores de chuva automatizados e luzes automatizadas, funcionam como padrão.

Há faróis de neblina e um botão de luz vermelha traseira para condições de neve e neblina.

Os bancos dianteiros do motorista são totalmente elétricos e há controles laterais adicionais no banco do passageiro, permitindo que o passageiro traseiro controle a posição e o posicionamento do banco dianteiro. Isso é particularmente comum em veículos de luxo, onde o passageiro traseiro pode querer mover o assento da frente para longe deles, supondo que não haja ninguém sentado naquele assento.

O Ultra vem com um sistema de som da marca Infinity completo, e devo dizer que o subwoofer embutido no sistema é particularmente impressionante.

Conforto


Os bancos de passageiros da segunda fila também incluem aquecimento dos bancos, embora não sejam controlados individualmente. Portanto, se você ligar o aquecimento dos bancos na segunda fila, ambos os bancos aquecerão. Os bancos traseiros da segunda fila também têm controle total sobre a temperatura do ar condicionado com um console de controle na parte de trás dos apoios de braço da primeira fila.

Há um slot USB no console traseiro também para passageiros traseiros, bem como um plugue de 12v, se você quiser encaixar mais.

Os bancos da terceira fila são elétricos com controles logo atrás do lado do passageiro e também na área mais traseira na abertura do porta-malas. Isso dá muita comodidade para as pessoas, seja tentando levantar os bancos pela porta lateral ou abrindo a porta traseira e levantando os bancos a partir daí.

Certamente há espaço suficiente lá, mas certamente está envolvido na correspondência, excederia a maioria dos outros sete lugares em que viajei. Mas certamente é mais adequado para distâncias curtas para adultos e distâncias médias para crianças pequenas, conforme necessário.

Há porta-copos na frente, na segunda fila, e também porta-copos disponíveis para os assentos pop-up da terceira fila.

A única reclamação que tenho sobre os bancos da terceira fila é que você precisa mover levemente os bancos da segunda fila para frente nos trilhos antes de levantar os bancos traseiros. Como o ângulo dos bancos de passageiros da segunda fila desce em ângulo, isso dificulta a elevação da terceira fila pelos motores elétricos.

Este não é um grande negócio, mas tornaria a localização dos interruptores elétricos ainda mais conveniente se você ainda não precisasse passar para a primeira fila e mover os assentos um pouco para a frente. Uma vez que os bancos são levantados, você pode colocar os bancos do passageiro da segunda fila de volta na posição, sem problemas.

Na parte traseira do porta-malas, existem ferramentas e subsídios de segurança na porta traseira, que é uma abertura estilo porta de celeiro. E também há um plugue elétrico completo (não um slot DC típico de 12 volts), mas um plugue completo disponível se você tiver uma pequena geladeira ou laptop ou qualquer plugue elétrico convencional regular que você precise conectar na parte traseira.

Segurança


Existem recursos de segurança comuns, incluindo aviso de saída de pista, desligamento automático do motor quando você está parado e eles têm o recurso de freio de mão de retenção automática. Existem airbags e airbags de cortina até os bancos da 3ª fila.

Modos de condução


Há um modo econômico e, em seguida, todos os mostradores que você precisa selecionar, o modo que deseja usar, incluindo auto, esporte, neve, lama, areia e tração nas quatro rodas baixa. Obviamente, você não pode engatar a tração nas quatro rodas baixa, a menos que esteja em uma posição estacionária.

A interface de mídia é aceitável e contém acesso a todos os recursos de que você precisa, embora existam alguns recursos, como aquecedores de banco dianteiros, que se beneficiariam mais de um interruptor dedicado em vez de ter que entrar na interface para selecionar suas preferências de configuração de assento. Não é grande coisa, mas são as pequenas coisas que tornam a vida um pouco mais simples.

O modelo que tenho tem câmara de marcha-atrás e acredito que os modelos mais recentes tenham câmara frontal, beneficiando ainda das funcionalidades Apple CarPlay e Android Auto no sistema de infoentretenimento. Uma pequena característica deste Haval H9 é que ele também possui um slot para cartão SD e ainda possui um slot para CD. O slot para cartão SD permite inserir filmes na maioria dos formatos e reproduzi-los no sistema de infoentretenimento enquanto o carro está parado. O sistema estéreo infinito do carro torna a exibição de filmes uma experiência bastante impactante e envolvente, mas é claro, apenas quando você está parado.

Há também um painel 4WD de estilo mais analógico permanente acima de todos os outros controles.

Motor H9 Haval


E, finalmente, o motor e a unidade. Bem, o motor é um turbo de 2 litros, turbo único, e é gerenciado por uma caixa de câmbio ZF, que é bem conhecida para uso em Jaguar, BMW e outros veículos de última geração.

Embora a caixa de câmbio não seja uma invenção nova, ela certamente faz um bom trabalho ao percorrer as oito marchas disponíveis.

É um veículo pesado com cerca de duas toneladas. E o motor tem que fazer muito trabalho para manter as velocidades e a aceleração de um veículo tão pesado. Provavelmente vale a pena notar que eu saí de um BMW 335i com 300 cavalos de potência, seis cilindros e um turbo duplo, para o Haval H9, que é cerca de 50kw a menos. Então, sempre haveria uma surpresa. A principal preocupação é o turbo lag. Embora isso possa ser gerenciado alterando manualmente com as pás do volante. Se você for rápido o suficiente para isso com a troca de remo.

Você também pode comprar um iDrive externo ou similar para ajudar a gerenciar qualquer turbo lag, mas não tenho certeza do efeito na garantia ou legalidade lá. Faça sua pesquisa.

Normalmente, só acho que isso é um problema ao entrar em rotatórias ou paradas onde o carro ainda está na segunda marcha e não desceu o suficiente para a primeira marcha para acelerar no cruzamento. Acho que um controlador de aceleração como o EVC iDrive, Ultimate9 ou similar pode ajudar.

Você se acostuma a planejar isso, mas isso pode ser algo que eles melhoram nos modelos futuros. When it comes to open road driving, it’s very comfortable, there’s loads of space for everybody in the vehicle, and it’s a nice quiet drive. Surprisingly quiet considering the size and amount of wind resistance that it has to push through.

On drives of four to five hours, or even an eight-hour driving day, I’ve never left the vehicle feeling tired or cramped. Rather, I feel quite refreshed with light steering, which at times is a little too light, but certainly makes for easy driving on those longer trips.

Engaging sport mode on the gearbox produces a surprisingly more sprightly drive compared to auto mode. So, if you are in a hurry or want to make the most of some open road adventurous driving, the option is certainly there for you.

Four-wheel drive is surprisingly engaging and effective, and there are plenty of videos online showing how tough and durable this truck actually is, and how efficient the four-wheel-drive features are.

While I have recovery tracks and a recovery kit in the back, I think it would be extreme circumstances that require me to pull those out and use them.

The gear changing shifter is a little bit confusing and does take some getting used to.

Once you understand it, it’s fine. But there are times when I’m sitting idling and I pull down on the gear changer which changes to manual, and then when I accelerate, I wonder why I’m stuck in first gear. A quick pull down on the gear changer fixes this, but that takes a little bit of getting used to.

Fuel consumption is certainly average and that’s understandable, even though the engine is only a 2-litre, it does require quite a lot of effort to get this thing going. Not that you feel that as the driver. In fact, it feels very light under your touch, but the 80-litre capacity fuel tank certainly takes some filling up. I think that is something you have to accept when you buy a four-wheel-drive truck of this size.

Summing it up – Haval H9 Review Recommendations


In conclusion, the finish internal finish of the Haval H9 is really excellent, the sound system is satisfying, the drive is comfortable and the space is capacious.

The four-wheel-drive feature is very capable, the ZF gearbox changes smoothly and there’s very little I’ve thrown at this truck that it can’t handle yet. It has fueled and will continue to fuel many great family adventures. And I don’t mind giving it a hard time. From time to time, there seem to be a few electrical gremlins. No problems with the main electrics, but just some software things where at times I’ve turned the car on and the clock has been out, and yet after stopping at the next stop and returning to the vehicle and starting the vehicle again, the clock has come back to the correct time without needing any manual adjustment.

That’s really been the only thing that stood out to me as a concern, but other than that it’s been a consistent drive and quite faithful.

I would certainly recommend a test drive of the H9, and if you have the extra few grand try to spring for the moonroof and the upgraded stereo in the Ultra. Although the moonroof is really just a nice thing to look at but offers very little value for your driving or even passenger experience.

There’s no doubt that Haval has made a stamp for their future, and what I expect to see is that they will continue to take more market share as they expand internationally. Possibly not in the United States, but certainly in other countries. One report said that the Bangladesh army is now switching from Prados to H9. And the H9 and Haval brand are starting to make a big impact in Australia and New Zealand.

I look forward to seeing where the brand goes and would certainly look forward to seeing how the H9 view evolves over the coming years.

Alguma pergunta? Please do file them in the comments below and I’ll do my best to answer.