>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Telemóveis

Tudo sobre os filtros HEPA


Vamos supor que a maioria de nós já ouviu falar sobre filtros HEPA até agora. Seja em relação ao HVAC/AC ou purificador de ar ou aspirador de pó, você pode até usá-los dentro de sua casa. Mas a questão aqui é, o quanto você sabe sobre isso. Você já ouviu falar ou tem algum conhecimento geral sobre isso também? Você tem dúvidas ou perguntas sobre isso para as quais deseja respostas? Se for esse o caso e você quiser saber mais sobre esses filtros HEPA que estão na moda hoje em dia, continue rolando para baixo. Preparamos uma lista de perguntas e suas respostas para ajudá-lo a saber tudo sobre os filtros HEPA.

O que é um filtro HEPA?


HEPA significa filtro “High-Efficiency Particulate Air”. Esses filtros são feitos de fibra de vidro ou material sintético que são bem alinhados para criar uma malha. Os filtros HEPA são os que podem capturar partículas com tamanho de até 0,3 mícrons, com eficiência de 99,97%. Estes são usados ​​para fins residenciais e comerciais e são principalmente preferidos em fábricas, laboratórios e hospitais. Os filtros HEPA são altamente capazes de limpar o ar e torná-lo mais saudável para respirar.

Alguns filtros recomendados para purificadores de ar:
  1. Filtro de substituição do purificador de ar LEVOIT
  2. Germ Guardian FLT4825 HEPA GENUINE Filtro de substituição do purificador de ar
  3. Filtro de carvão ativado série 1000 Philips AC1215
  4. Mi Air Purifier HEPA Filter

Onde os filtros HEPA são usados?


Os filtros HEPA são usados ​​para controle de contaminação, ou seja, ajudam no controle de poeira, sujeira, bactérias, vírus e outros micropoluentes. Inicialmente, os filtros HEPA deveriam ser usados ​​em fábricas, hospitais, laboratórios, etc. Mas agora, esses filtros também são usados ​​para fins comerciais e residenciais. Os filtros HEPA mantêm o ar interior mais limpo e saudável, aliviando alergias e problemas de asma. Alguns dos produtos de consumo em que esses filtros são usados ​​incluem purificadores de ar, HVAC/AC, aspiradores de pó e veículos.

Filtro HEPA vs Outros filtros


As partículas poluentes maiores presentes no ar podem ser capturadas por quase todos os tipos de filtro de ar. Mas, as partículas menores geralmente não são filtradas na maioria dos filtros. Um filtro HEPA vem como um salvador aqui. Esses filtros são capazes de capturar até mesmo micropartículas de até 0,3 mícrons. Os filtros HEPA têm uma eficiência de 99,97% quando se trata de filtragem de ar. Outros tipos de filtros de ar como fibra de vidro, eletrostáticos, filtros plissados, etc. são muito comumente usados ​​em HVAC/AC mas, para que os filtros HEPA sejam usados ​​nesses sistemas, você precisará modificar o equipamento. Portanto, os filtros HEPA raramente são usados ​​em sistemas de resfriamento/aquecimento instalados em edifícios residenciais.

Melhores filtros de aspirador de pó HEPA recomendados para você:
  • Kenmore 53294 Style O HEPA saco de pano de pano
  • Atrix – Filtro de Vácuo VACBP610P
  • Filtro do aspirador de pó HEPA de substituição EnviroCare

Quando substituir um filtro HEPA?


Quando usados ​​em edifícios residenciais, os filtros HEPA podem durar de 2 a 3 anos de uso regular. Mas, quando usados ​​em prédios comerciais, os filtros HEPA precisam ser verificados a cada seis meses. Mesmo se você estiver usando um filtro HEPA em sua casa para seu HVAC/AC, purificador de ar ou aspirador de pó, verifique o filtro uma vez a cada seis meses. Se os filtros estiverem muito sujos ou danificados de alguma forma, você precisa limpá-los ou substituí-los o mais rápido possível. Caso continue usando seus eletrodomésticos com filtro sujo, os poluentes vão se misturar com o ar dentro de sua casa. Isso resultará em diminuição da qualidade do ar e risco de problemas de saúde.

Posso limpar ou lavar filtros HEPA?


Sim, se você estiver usando um filtro HEPA em qualquer um de seus eletrodomésticos, poderá limpá-los ou lavá-los quando estiverem sujos. No entanto, a limpeza deve ser feita com muito cuidado para que o filtro não seja danificado no processo. Um filtro HEPA pode ser limpo e reutilizado várias vezes.

Como limpar filtros HEPA?


O processo de limpeza de um filtro HEPA depende do tipo de filtro HEPA que você está usando. Para fins de limpeza, um filtro HEPA pode ser dividido em duas categorias, ou seja, filtro permanente e filtro lavável.

O filtro HEPA lavável pode ser limpo colocando-o sob água fria. Apenas lembre-se de não tocar no filtro com as mãos. Leia sempre o manual de instruções que acompanha o filtro para certificar-se de limpá-lo da maneira correta, sem causar danos a ele.

Os filtros HEPA permanentes podem ser limpos com um aspirador. Nunca use água para limpar um filtro permanente. Mantenha o aspirador a uma distância adequada para aspirar a poeira e os detritos do filtro. Siga as diretrizes de limpeza mencionadas no manual que o acompanha.

Os filtros HEPA podem capturar nanopartículas?


Sim, os filtros HEPA podem capturar nanopartículas, o que significa partículas tão pequenas quanto 0,01 mícron. Isso significa que os filtros HEPA podem capturar partículas do tamanho de vírus, até mesmo o vírus Covid-19. Combinar o filtro HEPA com um filtro de carvão ativado é a melhor maneira de se livrar do máximo de partículas poluentes e obter ar limpo dentro de sua casa.

Os filtros HEPA podem liberar partículas sujas de volta ao ar?


Quando os filtros HEPA ficam sujos e entupidos, eles podem liberar um pequeno número de partículas sujas de volta ao ar. Mas isso acontece apenas quando o filtro recebe fluxo de ar na direção oposta e isso só pode acontecer se você reinserir o filtro na direção errada. Lembre-se que um filtro de ar deve ser manuseado com cuidado e nunca reutilizado sem limpá-lo. No entanto, a quantidade de poluentes liberados é muito pequena e não representa nenhum risco à saúde. Para evitar isso, certifique-se de manter os filtros limpos e substituí-los de tempos em tempos.

Diferença entre HEPA e True HEPA


À medida que os filtros HEPA se tornaram populares, diferentes variações deles também entraram no mercado, como “estilo HEPA”, “tipo HEPA” e o mais comum, “True HEPA”. Mas, é preciso lembrar que estes são apenas os filtros que não cumpriram o padrão que é exigido por um filtro para se tornar um filtro HEPA.

Para se tornar um filtro HEPA, alguns critérios devem ser atendidos como 99,97% de eficiência, capacidade de reter partículas de tamanho de até 0,3 mícrons e construção do filtro hermético. Se um filtro não atender a qualquer um desses critérios, ele não pode ser chamado de filtro HEPA.

Portanto, quando você estiver procurando por um filtro, certifique-se de obter o “filtro HEPA” e não o “True HEPA”, que não é o que afirma ser.