>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Quão bem o isolamento da sua casa... isola?




A menos que sua casa seja um celeiro, provavelmente tem isolamento.

Ter um isolamento adequado é importante para manter o calor no interior durante o inverno e no exterior durante o verão. Isso nos ajuda a ficar confortáveis ​​e evita que nossos sistemas HVAC trabalhem muito.

O problema é que seu isolamento pode não estar isolando você muito bem.

Renovações domésticas, instalação desleixada, códigos de construção frouxos antes dos anos 2000 - uma variedade de fatores pode afetar o desempenho do seu isolamento. E como a maior parte do isolamento fica em nossos sótãos, espaços de rastreamento e paredes, qualquer problema com ele está muito "fora da vista, fora da mente". Tudo o que você sabe é que é difícil ficar confortável durante temperaturas extremas e suas contas de serviços públicos são sempre altas.

O que você deve fazer sobre esses problemas depende de você, sua casa e sua situação de isolamento. Dito isto, saber um pouco mais sobre o que o isolamento faz (e o que não faz) pode ajudá-lo a determinar se é hora de fazer alterações.

O que é isolamento e o que não é


O isolamento tradicional de fibra de vidro ou celulose cria uma barreira térmica. Como tal, mantém o calor dentro ou fora da envolvente do edifício da sua casa. Seu objetivo é inibir o movimento do calor - é isso.

Não é uma barreira de ar. O ar ainda pode passar pela fibra de vidro e celulose, e o ar contém calor. Portanto, quanto mais ar passa pelo seu isolamento, mais calor seu isolamento precisa bloquear. Quando esse ar é significativamente mais quente do que o ar do outro lado do isolamento - como o ar interno durante o inverno ou o ar externo durante o verão - é mais difícil para o isolamento manter o calor dentro (ou fora).

Aqui está uma maneira de pensar nisso. Digamos que você esteja isolando um pequeno galpão. De um lado do galpão, há um grande buraco que leva ao ar livre. Em vez de pregar uma tábua sobre o buraco, você apenas enfia uma manta de fibra de vidro contra ela. Feito, certo? Bem, não exatamente.

Toda vez que você liga um aquecedor de ambiente dentro do galpão, parece que ele nunca desliga. A razão é que o ar quente criado pelo aquecedor escapa rapidamente pelo orifício na parede - pouco importa que o isolamento esteja lá.

Aqui está a lição:para otimizar a eficácia de sua barreira térmica (isolamento), você também deve otimizar sua barreira de ar.

Mas o que é uma barreira de ar?

Vedação de ar:o elo comum entre isolamento e conforto


Como escrevemos antes, o ar quente se move da parte inferior de uma estrutura para o topo ou, no verão, do topo de uma estrutura para a parte inferior. Respectivamente, conhecemos esses fenômenos como efeito de pilha e efeito de pilha reversa.

No contexto do isolamento, isso significa que você deve priorizar as áreas acima do teto (isolamento do sótão) e abaixo do piso (isolamento do espaço de rastreamento). Depois disso, vá para as paredes. Se a maioria das casas já tem essas coisas cobertas, o que eles fazem, onde está o problema?

Insira a vedação de ar. A maioria das casas faz têm isolamento no sótão, espaço de rastreamento e paredes, mas raramente contêm barreiras que impedem que o ar quente penetre nas aberturas e rachaduras ao redor:
  • Conduta
  • Encanamento
  • Fios e cabos
  • Fãs de banho
  • Iluminação e ventiladores de teto
  • Portas do sótão
  • Tomadas elétricas

Essas podem parecer pequenas lacunas e rachaduras. Individualmente, eles são. Cumulativamente, no entanto, eles podem equivaler a deixar uma janela aberta o ano todo! Isso é conhecido como "vazamento de ar" e evitá-lo é fundamental para melhorar o conforto, reduzir suas contas de energia e obter o máximo de seu isolamento.

As casas mais antigas geralmente têm um isolamento ruim e nenhuma vedação de ar. Veja como corrigir isso:


Ok, casas pré-2000 não são necessariamente "antigas". Uma casa de dois andares revestida de masonita construída em 1980 não é tão antiga quando comparada a um rancho de tijolos dos anos 60 ou a um bangalô dos anos 20. Dito isto, a construção de casas nos últimos anos quase nunca priorizou a vedação a ar do envelope.

Os valores R de isolamento típicos também costumavam ser muito mais baixos do que são agora. O valor R do seu isolamento refere-se ao nível de resistência térmica que ele fornece. Quanto maior o valor R, mais eficaz é o isolamento. O valor R do isolamento em casas mais novas é muitas vezes mais que o dobro do que você encontra em casas mais antigas!

Hoje em dia, as melhores práticas para selar e isolar adequadamente a envolvente do edifício da sua casa incluem:
  • Vedação de todas as penetrações do sótão e do porão com espuma: Você precisa fazer isso antes de adicionar isolamento. Em casas existentes, você pode remover temporariamente o isolamento do sótão e do espaço de rastreamento, selar as aberturas e substituir o isolamento.
  • Insistindo em um valor R em torno de 40: Após a vedação do ar no sótão e no espaço de rastreamento, você pode colocar o isolamento antigo de volta e soprar isolamento adicional em cima dele. Seu objetivo deve ser isolar até um valor R em torno de 40. Depois disso, adicionar mais isolamento resulta em retornos decrescentes.
  • Escolher isolamento soprado em vez de mantas: O isolamento da bateria é significativamente propenso a erros. Por um lado, é difícil instalar corretamente. Você tem que cortá-lo para caber em um espaço perfeitamente; caso contrário, você acaba com lacunas onde o calor pode se mover livremente! Os batts também se movem de sua posição quando você faz coisas como instalar iluminação embutida ou adicionar um ventilador de teto a uma sala.
  • Execução da vedação de ar guiada pela porta do soprador: Em casas mais antigas, essa é uma ótima maneira de identificar áreas onde muito ar está escapando. Além dos maiores vazamentos de ar no piso e no teto, o teste da porta do ventilador geralmente descobre outras fontes de vazamento:lacunas em torno de janelas, portas, tomadas elétricas e encanamento do banheiro são os culpados comuns.

Outras correções menos comuns incluem atualizar o isolamento da parede e substituir os dutos dentro do envelope do edifício. Em comparação com as atualizações acima, essas alterações geralmente são mais caras e não resultam na mesma economia de energia e melhorias de conforto.

Atualizar o isolamento de sua parede para reduzir sua conta de energia é como substituir janelas antigas porque você está preocupado que elas não sejam eficientes em termos de energia. A economia que você obtém provavelmente não justificará a despesa que você incorre.

E o isolamento de espuma em spray?


Estamos felizes que você perguntou! O isolamento de espuma de spray é uma barreira térmica e de ar completa. Você não precisa fazer nenhuma vedação de ar extra porque a espuma de spray se encaixa em todas as lacunas e rachaduras e bloqueia o movimento do ar.

O isolamento de espuma de spray vem em duas variedades:célula fechada e célula aberta. Ambos são ótimos. A espuma de spray de célula fechada é impermeável ao ar e à umidade, tornando-a uma ótima opção para projetos de encapsulamento de espaço de rastreamento. Ele também tem um valor R de cerca de 6,5 por polegada. A espuma de spray de célula aberta não é impermeável à umidade, mas também é mais barata. Dá-lhe um valor R de cerca de 3,6 por polegada. Para aumentar o valor R, basta borrifar em uma camada mais espessa.

Em seu sótão, você aplica espuma de spray no teto em vez de no chão. Em seu espaço de rastreamento, você pode aplicá-lo nas paredes. Ao fazer isso, você está estendendo o envelope da sua casa para incluir a área delimitada pela espuma de spray.

Aqui é quando é uma boa ideia usar isolamento de espuma em spray em vez de fibra de vidro ou celulose:
  • Seu manipulador de ar e dutos estão em seu sótão: Quando você tem um equipamento HVAC em seu sótão, ele está sujeito a temperaturas extremas que o tornam menos eficiente. Ao aplicar espuma em spray e trazer seu manipulador de ar e dutos para o envelope do edifício, você pode evitar que seus dutos fiquem muito quentes ou muito frios e prolongar a vida útil do seu equipamento. Para sótãos, recomendamos espuma de spray de célula aberta especificamente porque não impede a umidade. Quando houver um vazamento no telhado, você saberá e poderá consertá-lo.
  • Você está terminando seu sótão: Se você está transformando seu sótão em um espaço útil, a espuma em spray é o caminho a seguir! Em comparação com a adição de isolamento de manta ao teto do sótão, é mais fácil de aplicar e muito mais eficaz.
  • Você está encapsulando seu espaço de rastreamento: Usar espuma de spray de célula fechada nas paredes do forro é uma ótima maneira de interromper o movimento do ar e impedir a entrada de umidade. Para este projeto, a espuma em spray de célula fechada é uma opção melhor porque ajuda a manter o espaço de forro seco.

O isolamento tradicional de fibra de vidro e celulose ainda faz um ótimo trabalho, mas a espuma em spray realmente é útil para projetos como esses. Se o seu manipulador de ar estiver em seu espaço de rastreamento e você não planeja terminar seu sótão tão cedo, soprar fibra de vidro no sótão funcionará bem. Por outro lado, se você tem muita umidade no espaço de rastreamento e seu isolamento de fibra de vidro está caindo, spray de espuma nas paredes como parte de um projeto de encapsulamento irá ajudá-lo imensamente.

Tudo depende de seus objetivos, seu orçamento e os problemas que você está tentando resolver.

Vedação de ar + isolamento =maior conforto


Qualquer que seja a rota que você escolher, essa é a melhor ordem de operações. Selo de ar primeiro; então isole. Caso contrário, será difícil tornar sua casa mais confortável.

E embora o conforto seja importante, há algo mais a ter em mente:quanto mais efetivamente isolarmos, menos energia usaremos. Aquela coisa amarela no seu sótão não está lá apenas para evitar que você congele no inverno. Também o ajuda a encher os seus bolsos e reduz a sua pegada ambiental.

Há muito o que amar nessa coisa amarela. O conforto é apenas parte da equação.