>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Propósito da roda de cores


A roda de cores é uma ferramenta inestimável para qualquer designer gráfico. Mesmo sendo uma forma simples com um número variável de cores em seu interior, é um formato que mostra claramente as relações entre as cores. Se um designer conhece os princípios por trás do volante, ele pode usá-lo como uma referência útil de como as combinações de cores funcionam.

Cores primárias


As cores principais em cada roda são vermelho, azul e amarelo. Estes são os tons primários que são usados ​​para fazer todas as outras cores. Eles estão posicionados em um arranjo triangular, as pontas das seções de cores convergindo apenas no centro exato da roda. A roda de cores mais básica tem apenas essas três cores, cada uma ocupando um terço do espaço total; outras rodas de cores adicionam mais tons, mas fazem isso misturando as três primárias.

Cores secundárias e terciárias


Entre as cores primárias estão as três cores secundárias, cada uma entre duas das cores primárias. Essas cores são feitas de uma mistura igual de duas primárias. Laranja é feito de vermelho e amarelo, verde é feito de amarelo e azul e roxo é feito de azul e vermelho. A roda fica muito mais complexa quando as cores terciárias, contendo todas as misturas possíveis entre os espaços da roda de cores, são consideradas. Há um número infinito desses tons.

Relações de cores


A razão pela qual a roda de cores é uma ferramenta importante para os artistas é porque ela exibe as relações entre as cores. Em geral, a forma como as cores contrastam entre si pode ser definida como análoga ou complementar. Análoga refere-se às cores que estão próximas umas das outras na roda, que são semelhantes em tom. As cores complementares, por outro lado, estão em frente umas das outras na roda. As cores complementares são tão diferentes umas das outras quanto possível e criam um efeito dissonante.

Temperatura de cor


Outra ideia importante que a roda de cores exibe de forma vívida é o conceito de temperatura de cor. A roda é dividida em duas metades de temperatura, com as cores vermelho, laranja e amarelo representando as cores “quentes”, e verde, azul e roxo sendo os tons “frios”. As temperaturas são outro conceito usado para determinar como as cores funcionam umas com as outras; eles também estão associados aos efeitos viscerais das cores e aos sentimentos que as pessoas associam a elas.

Harmonia e dissonância de cores


O impacto das combinações de cores que um designer usa é informado pelas teorias apresentadas pela roda de cores. Se um artista quiser criar um efeito harmônico visualmente agradável, ele usará cores análogas. Se ele quiser criar uma imagem chocante e desconfortável, usar cores complementares pode funcionar bem. E as temperaturas das cores podem ser usadas para potencializar esses efeitos. A roda de cores fornece a qualquer artista uma referência visual concisa para essas teorias