>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Para que serve o cabo de fibra óptica?


O cabo de fibra óptica está se tornando um substituto cada vez mais comum para o fio de cobre padrão tradicional. Ambos os materiais são usados ​​para transmitir sinais de um local para outro, mas uma linha de fibra óptica tem vantagens significativas em relação ao seu antecessor, incluindo a capacidade de transportar uma quantidade maior de largura de banda por uma distância maior em velocidades mais rápidas, tudo por um custo de manutenção menor e com maior resistência à interferência eletromagnética de objetos como rádios e outros cabos.

Função


Enquanto os cabos de fio de cobre usam pulsos eletrônicos como meio de sinal, os cabos de fibra ótica usam pulsos de luz em diversos ambientes que variam de sistemas telefônicos a televisão a cabo e tecnologia médica e de engenharia. Compostas por fios de vidro puro que podem ser tão finos quanto um fio de cabelo humano, as linhas de fibra óptica têm um transmissor em uma extremidade que processa os dados inseridos e os transforma em um pulso de luz que, posteriormente, percorre o cabo até seu destino. O processo é possível por causa da reflexão interna total, uma ocorrência óptica em que um raio de luz reflete de volta para o meio que o contém, como o vidro, quando atinge o meio em um determinado ângulo.

Sistemas de Comunicação


Redes e telecomunicações são duas áreas onde os cabos de fibra óptica são condutores de sinal ideais. A capacidade da luz de percorrer grandes distâncias através de linhas ópticas sem enfraquecer torna os sistemas adequados para comunicação de longa e curta distância. Além disso, as fibras de vidro individuais podem transmitir pulsos de luz independentes em vários comprimentos de onda, o que permite que cada fio transporte fluxos simultâneos de dados em vários canais. A resistência do material à interferência elétrica também aumenta a clareza dos sinais propagados, já que cabos próximos e ruídos ambientais não os afetam.

Televisão a cabo


O uso de cabos de fibra óptica na indústria de televisão a cabo começou em 1976 e se espalhou rapidamente devido à superioridade do novo meio sobre o cabo coaxial tradicional. Não só o sistema baseado em vidro é mais barato e capaz de transmitir sinais mais claros mais longe do sinal de origem, mas suas perdas de sinal substancialmente reduzidas diminuem o número de amplificadores necessários para cada cliente de uma média de 35 para apenas alguns. Além disso, o cabo de fibra óptica permite que os provedores de cabo ofereçam serviços mais personalizados para bairros separados, porque apenas uma linha óptica é necessária para cada 500 residências.

Imagens


Outro uso popular do cabo de fibra óptica é na geração de imagens. Em um ambiente médico, um endoscópio é um instrumento de diagnóstico que permite aos usuários ver através de pequenos orifícios no corpo. Em outros ambientes, onde o dispositivo também é chamado de boroscópio ou fibroscópio, fica mais fácil observar áreas que são difíceis de alcançar ou ver em circunstâncias normais. Todas as versões de endoscópios se parecem com um tubo longo e fino, com uma lente em uma extremidade através da qual a luz é emitida pelo feixe de fibras ópticas agrupadas dentro do invólucro.

Usos adicionais


Cada vez mais indústrias estão confiando em cabos de fibra óptica por causa dos benefícios do material. Por exemplo, a tecnologia dos computadores e da Internet melhorou devido à transmissão aprimorada de sinais digitais por fibras ópticas. Ainda melhor do ponto de vista financeiro, o serviço geralmente é mais barato porque os sinais de fibra óptica permanecem fortes por mais tempo, exigindo menos energia ao longo do tempo para transmitir sinais do que os sistemas de fio de cobre, que precisam de transmissores de alta tensão.