>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

O que faz uma placa gráfica de computador?


As placas gráficas de computador, também conhecidas como placas de vídeo, permitem que o computador exiba informações no monitor. Muitas placas de vídeo podem realizar tarefas mais complicadas, como exibir a mesma saída em vários monitores, exibir saídas diferentes em monitores diferentes ou assistir TV no computador. Todas essas funções fazem das placas gráficas um dos componentes de computador mais versáteis.

Unidade de processamento gráfico (GPU)


A GPU é o "cérebro" da placa gráfica. A GPU processa todos os dados enviados para a placa gráfica, desde imagens até sombreamentos 3D complexos, e os envia para o monitor para serem exibidos.

BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída)


O BIOS é essencialmente as instruções que o computador precisa saber como usar a placa gráfica. Sem o BIOS, tanto o hardware quanto o software não conseguiriam interagir com uma placa gráfica.

Memória


As placas gráficas têm seus próprios bancos de memória, chamados de memória de vídeo. As placas gráficas normalmente não têm mais de 1 Gigabyte (GB) de RAM, mas existem algumas placas gráficas de última geração no mercado com consideravelmente mais memória. A memória permite que a GPU armazene informações para uso ou manipulação.

Saídas


À medida que mais e mais opções de monitor se tornaram disponíveis, as placas gráficas tiveram que acompanhar a utilização de mais e diferentes tipos de conexões de saída. O plugue VGA foi o padrão por muito tempo, mas agora novos formatos foram introduzidos, como S-Video, DMI e HDMI, que permitem melhores exibições gráficas nesses monitores.

Refrigeração


Embora o resfriamento não seja um grande problema para uma placa gráfica de baixo custo, ele pode ser um componente essencial para placas gráficas de última geração. O processamento de imagens 3D complexas pode gerar imensas quantidades de calor, muitas vezes exigindo um meio para resfriar a placa gráfica para evitar danos ao computador. Dissipadores de calor e ventiladores são os métodos mais comuns.