>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Conduta à prova de roedores:6 maneiras de se livrar de ratos em seus dutos de ar


Pragas como roedores adoram se infiltrar em sua casa, especialmente em condições climáticas extremas, quando procuram abrigo. Infelizmente, uma vez dentro, eles se refugiam em seus dutos e causam todos os tipos de problemas.

Os roedores podem mastigar qualquer coisa que encontrarem, incluindo diferentes componentes de CA. Eles podem mastigar os dutos de ar e qualquer material isolante que os cubra, afetando o funcionamento e o desempenho do seu sistema HVAC.

Além disso, essas pragas também são prejudiciais à sua saúde. Os roedores abrigam germes nocivos e podem espalhar doenças como o hantavírus. Além disso, os dutos ficarão contaminados e não poderão circular ar fresco, deteriorando a qualidade do ar interno.

Pode ser realmente frustrante quando pequenos roedores passam a residir em seus dutos. Da eliminação de pragas ao desenvolvimento de dutos à prova de roedores, veja como resolver esse problema.

5 sinais de que você tem roedores em dutos


Os roedores podem entrar por espaços de rastreamento e sótãos. Eles também podem entrar em sua casa através de lacunas e rachaduras em linhas de encanamento, fiação elétrica, chaminés, lareiras internas e conexões de gás. Uma vez dentro, eles são encontrados principalmente em sótãos, armários e no porão.

Se houver roedores em sua casa, você notará os seguintes sinais indicadores:

1. Ruídos de rastreamento e roer


Ratos e camundongos percorrem seus dutos e sótãos, criando ruídos rastejantes. Você também ouvirá roedores roendo seus dutos, especialmente à noite, o que pode perturbar seu sono.

2. Odor Pútrido


Um dos principais sinais de roedores pendurados em seus dutos é o cheiro pútrido. Pragas mortas que os roedores usam como comida e excrementos de ratos podem espalhar esse odor. À medida que os dutos de ar circulam o ar condicionado, esse odor se move para toda a sua casa.

3. Infestação de insetos


Se você notar uma infestação repentina de insetos, principalmente besouros e mariposas, ao redor de suas aberturas, isso indica a presença de roedores.

4. Aumento dos sintomas de alergia


A presença de ratos em bombas de calor pode trazer uma série de germes que podem se espalhar pela sua casa, deteriorando a qualidade do ar interno. Como resultado, você pode sentir um aumento nos sintomas de alergia e outros problemas respiratórios.

5. Marcas de rastreamento


Os roedores deixarão pegadas e marcas de mordida em seus dutos e aberturas à medida que se movem. Quaisquer marcas desse tipo indicam que eles estão morando dentro de sua casa.

Como fazer prova de roedores em seus dutos


Uma vez confirmado que há ratos em seus dutos de CA, você deve começar a agir imediatamente. Depois disso, você também deve tomar medidas para proteger seus dutos de roedores para evitar esse problema no futuro.

Coisas que você vai precisar

  • Armadilha para ratos
  • Isca (bacon, queijo, manteiga de amendoim)
  • Lanterna
  • Luvas de borracha
  • Sacos plásticos descartáveis
  • Sabão antibacteriano
  • Rede de arame fino
  • Lanterna
  • Persianas verticais
  • Saída de ar e tampas de chaminé

1. Livrando-se de roedores


Livrar-se de ratos pode ser complicado, mas com armadilhas para camundongos efetivamente colocadas, elas podem ajudar a afastar esses pequenos invasores.
  1. O primeiro passo é desligar o sistema HVAC e deixá-lo esfriar completamente.
  2. Retire as tampas de ventilação e carregue as armadilhas para ratos com queijo ou manteiga de amendoim para atrair roedores.
  3. Em seguida, coloque as armadilhas dentro do duto de cada ventilação.
  4. Verifique as armadilhas com frequência pela manhã e à noite.
  5. Se você encontrar os animais mortos, descarte-os em sacos plásticos. Certifique-se de usar luvas durante todo o processo.
  6. Agora, tire as luvas e lave as mãos com sabão antimicrobiano.
  7. Continue este processo até ter certeza de que todos os roedores foram capturados.

Importante :Você não deve usar pesticidas ou veneno de pragas, pois os ratos podem morrer dentro dos dutos, e localizá-los seria um desafio. Além disso, o pesticida pode circular em sua casa por meio de dutos, causando problemas de alergia.

2. Selar todos os pontos de entrada


Para evitar esse incômodo e minimizar o uso de energia, você deve começar descobrindo todos os pontos de entrada e corrigindo-os.

Os ratos podem entrar pelas aberturas de admissão e aberturas de ventilação externas se houver furos e rachaduras na tela protetora. Além disso, sótãos e espaços de rastreamento são bastante fáceis para os roedores acessarem se não forem devidamente isolados.

Verifique o telhado e as saídas de ar quanto a lacunas entre o duto e a parede. Anexe malha de arame sobre essas lacunas para manter os ratos fora dos dutos de ar. Remende buracos e rachaduras em torno de molduras de portas e janelas, canos, paredes, lareiras e vigas de telhado.

Se você encontrar outros buracos onde os roedores possam entrar, sele-os também com tela. Isolar seu sótão também é importante; aqui está o nosso guia completo sobre isolamento de sótão.

3. Limpe os dutos


Como os roedores viviam nos dutos, é necessário que você limpe seus dutos para remover quaisquer restos. Você deve pedir a um profissional para fazer uma limpeza completa. Fazer a rota DIY não é uma boa opção. Se você tentar aspirá-lo sozinho, piorará a situação. Aspirar apenas move pelos de rato, mofo, bactérias e outros contaminantes em vez de eliminá-los. E toda vez que você ligasse a unidade, estaria inalando todas essas partículas. Parece assustador, certo?

Portanto, é melhor deixar um profissional fazer esse trabalho. Eles usam ferramentas e equipamentos projetados para remover detritos dos dutos de ar. Eles também aplicam biocidas para matar germes.

4. Repare e sele o duto


Os roedores podem roer dutos de ar, fios e danificar o material de isolamento. A vedação de seus dutos fornece uma maneira eficaz de impedir que ratos, pássaros e outros insetos entrem e causem danos à sua unidade. Ao mesmo tempo, seu sistema de aquecimento e resfriamento funcionará com mais eficiência, pois também elimina problemas de fluxo de ar.

Entre em contato com um profissional ou inspecione você mesmo os dutos. Se houver danos graves, todo o duto pode precisar ser substituído.

Se você mesmo estiver selando os dutos, use uma lanterna e procure por rachaduras e buracos visíveis. Para lacunas que não são visíveis, coloque a mão sobre o duto para sentir se algum ar está vazando.

Depois de encontrar vazamentos de ar, use fita adesiva para selar as costuras longitudinais. Tenha em mente que é uma solução temporária e se desgastará com o tempo. Uma opção melhor é usar um selante de duto. Você aplica nos buracos e lacunas usando um pincel ou espátula e endurece após a secagem. Para selar totalmente o seu duto, o isolamento é uma obrigação. Pegue o isolamento de fibra de vidro, enrole-o ao redor do duto e sele-o com fita adesiva.

Além disso, assegure-se de que todas as conexões nas aberturas e registros estejam devidamente vedadas no ponto em que encontram o piso, as paredes e o teto.

5. Cubra os respiradouros


Cubra e proteja as saídas de ar para deixar seus dutos à prova de roedores. Instale a ventilação de ar e as tampas da chaminé para bloquear o ponto de entrada. Certifique-se de que as tampas de ventilação estejam instaladas com segurança, pois pequenos roedores podem entrar puxando a tampa.

Além disso, tente cobrir as grades de ventilação com persianas verticais, pois elas ajudam a evitar que os animais se aninhem em torno de aberturas e dutos. Telas de malha ou especiais também ajudarão a manter os roedores afastados.

6. Foco na manutenção de HVAC


Manter a manutenção regular do HVAC pode ajudá-lo a evitar a infestação de roedores no futuro.

Mantenha a área ao redor de sua unidade de climatização externa limpa. Apare qualquer vegetação para evitar que ratos e outros animais se aconcheguem e façam um ninho ao redor do seu ar condicionado. Além disso, corte os galhos longos das árvores, pois os roedores podem entrar no sótão movendo-se ao longo dos galhos. Reduza a umidade ao redor da unidade AC externa. Não deixe que a água da chuva forme poças perto do sistema. Água parada ou pingando pode atrair roedores e outras criaturas.

É bom ter seu aparelho de ar condicionado verificado por profissionais uma vez por ano. Eles procurarão qualquer atividade de pragas em aberturas e sistemas de dutos e os removerão em tempo hábil.

Para obter um guia detalhado sobre ajustes de CA, leia este artigo.

Manter bichos e roedores fora de sua unidade HVAC pode ser um desafio; no entanto, com a ajuda deste guia prático, você poderá facilmente proteger seus dutos à prova de roedores e desfrutar de um clima doméstico perfeito, mantendo seus sistemas HVAC em perfeitas condições.