>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Melhores técnicas de controle de temperatura de estufa para ajudar suas plantas a prosperar durante todo o ano


Depois de pegar o bug da jardinagem, você sabe que sempre há algo novo para experimentar quando se trata de cultivar plantas. Talvez você tenha começado com plantas de casa e agora queira cultivar vegetais ou flores. Se isso está em sua mente, você definitivamente precisa de uma estufa.

Cultivar plantas em uma estufa é o sonho de todo jardineiro. É um excelente espaço que permite o crescimento durante todo o ano, independentemente do clima exterior. Eles também são ótimos para plantas tropicais e subtropicais que florescem em ambientes quentes e úmidos.

Para que suas plantas prosperem, você precisa saber como manter as condições perfeitas de crescimento dentro de sua estufa. A temperatura, assim como a umidade, são os principais fatores envolvidos na criação de um bom ambiente para as plantas. Você precisa mantê-lo suportável durante o verão e aquecê-lo o suficiente durante os meses mais frios.

Agora, quais são as principais técnicas de controle de temperatura de estufas para manter a temperatura ideal para suas plantas? Vamos descobrir!

Qual ​​é a temperatura e umidade ideais da estufa?


No verão , a temperatura ideal da estufa é 75-85 F durante o dia e 60-75 F à noite. Temperatura da estufa no inverno deve ser 65-70 F durante o dia e 45 F à noite.

Embora diferentes plantas tenham necessidades variadas, essas faixas de temperatura são adequadas para a maioria das plantas de estufa. Temperaturas fora dessa faixa normalmente levariam a um crescimento lento ou interrompido e baixa qualidade da colheita.

Os produtores acham que os níveis de umidade da estufa de 50-60% são perfeitos para a maioria das variedades de sala de cultivo. Plantas tropicais como Monstera, Peace Lily ou English Ivy podem tolerar altos níveis, mas ultrapassar 80% causará problemas como o crescimento de mofo. Aqui estão algumas dicas sobre como aumentar a umidade para as plantas.

Ferramentas de controle de temperatura de efeito estufa


Antes de mergulhar direto no aquecimento ou resfriamento de sua estufa, vamos primeiro aprender sobre algumas das ferramentas de controle de temperatura de estufa necessárias para alcançar as condições ideais:

· Termômetro digital e higrômetro


O uso de um termômetro e higrômetro de estufa permitirá que você monitore duas variáveis ​​críticas no desenvolvimento da planta – temperatura e umidade.

Enquanto você pode usar um termômetro e higrômetro tradicional, um digital fornecerá leituras mais precisas. Além disso, eles vêm principalmente como dispositivos 2 em 1, para que você não precise comprar dispositivos separados. Eles também medem os níveis mínimo/máximo de temperatura e umidade durante um período de 24 horas. Os modelos inteligentes ajudam você a acompanhar as estatísticas e monitorar a temperatura constantemente por meio de um aplicativo móvel.

· Dispositivos inteligentes de controle climático


Os controladores inteligentes de CA, como o Cielo Breez, funcionam com sistemas de aquecimento e resfriamento sem dutos, oferecendo uma excelente opção para acabar com todos os seus problemas de temperatura. Além da regulação da temperatura, os controladores inteligentes também fornecem controles de umidade da estufa.

A maior vantagem de usar um dispositivo inteligente é que você não precisa verificar suas plantas a cada poucas horas. Em vez disso, com um controlador de CA inteligente, você pode monitorar e fazer alterações usando seu telefone. Por exemplo, se estiver muito úmido em sua estufa, você pode ativar o modo seco do seu AC e definir seus níveis preferidos remotamente.

Como as plantas têm diferentes intervalos diurnos e noturnos, você pode usar recursos de agendamento para atender a isso. No inverno, quando o calor é necessário apenas à noite, você pode configurar sua unidade para ligar após o pôr do sol e desligar automaticamente ao nascer do sol. Com o Comfy Mode da Cielo, você pode definir gatilhos inteligentes. Por exemplo, se a temperatura cair abaixo de 65 F, você pode configurá-lo para desligar sua unidade ou apenas ligar o ventilador.

· Alarme de temperatura de estufa


Os sistemas de alarme de temperatura de estufas podem identificar problemas como flutuações de temperatura e notificá-lo em caso de mudanças extremas, tornando-os uma importante ferramenta de controle de temperatura de estufas.

· Abridor Automático de Ventilação


Os abridores de ventilação automáticos permitem que o ar quente escape de uma estufa enquanto deixa o ar fresco entrar. Isso promove a circulação de ar dentro de sua estufa.

Os abridores de ventilação automáticos não usam eletricidade. Em vez disso, eles abrem e fecham dependendo da temperatura interna. Quando o calor se acumula dentro do mecanismo do cilindro do abridor, a ventilação começa a abrir. Depois que o calor diminui, ele fecha.

É uma ferramenta popular entre os jardineiros, pois pode funcionar mesmo quando você está ausente, evitando o superaquecimento e mantendo as plantas seguras.

Como aquecer sua estufa


Durante o dia, a estufa gera calor suficiente para manter suas plantas aquecidas, mesmo no inverno. No entanto, a temperatura da estufa no inverno cai drasticamente durante a noite, o que requer uma solução de aquecimento. Dependendo das condições climáticas, você pode utilizar o calor gerado ao longo do dia ou instalar um sistema de aquecimento de estufa separado.

1. Isolar para prender o calor


Manter sua estufa o mais hermética possível ajudará a reter o calor e mantê-la aquecida à noite.

Sele o telhado e as paredes com calafetagem de silicone para evitar a perda de calor através de pequenas rachaduras e fendas. Camada dos lados e do telhado de sua estufa com plástico bolha. O plástico bolha é um tipo de material isolante que pode irradiar calor em sua estufa por horas, mesmo após o pôr do sol. Isolar a parede norte com madeira compensada ou outro material espesso também ajuda a reter o calor, pois este lado recebe luz mínima e impede que os ventos frios do norte penetrem.

Em áreas onde as temperaturas não caem muito, isolar sua estufa será suficiente para mantê-la aquecida sem nenhum equipamento de aquecimento.

2. Use bombas de calor sem dutos


As bombas de calor sem dutos são um sistema de aquecimento de estufa ideal para alcançar o efeito de aquecimento desejado para o crescimento das plantas.
  • Os mini-splits sem dutos são um dos tipos mais comuns de bomba de calor e fornecem resfriamento e aquecimento. Eles são altamente eficientes em termos energéticos e têm um processo de instalação simples que você pode até fazer DIY! Eles são a melhor opção se você estiver procurando por uma unidade de aquecimento avançada para sua estufa.
  • As bombas de calor de janela são outra opção de aquecimento popular. São unidades compactas com todos os seus componentes dentro de uma caixa. Ao instalar uma unidade de janela, certifique-se de selar todas as lacunas para evitar a entrada de ar frio. Se usar uma bomba de calor de janela não for uma opção, você pode optar por uma unidade de parede. É semelhante à unidade de janela, mas é feita para ficar dentro de uma abertura na parede em vez de uma janela.
  • As bombas de calor portáteis são unidades pequenas, compactas e autônomas que podem ser facilmente levadas para qualquer lugar. Não requerem instalação; eles só têm um tubo de escape que precisa ser ventilado para fora através da janela ou abertura na parede.

O benefício mais importante de escolher bombas de calor sem dutos é que você pode facilmente torná-las inteligentes! Com controladores AC inteligentes, você pode controlar sua unidade com seu telefone, usar o agendamento para definir diferentes temperaturas diurnas e noturnas para suas plantas e manter o clima perfeito em sua sala verde.

3. Escolha aquecedores elétricos


Aquecedores elétricos podem aquecer pequenos espaços com eficiência, circulando ar quente. Eles são uma opção portátil que é ideal para pequenas estufas. A maioria dos jardineiros prefere aquecedores elétricos porque são uma opção segura e limpa, em oposição aos aquecedores à base de combustível. Eles não liberam produtos químicos perigosos; no entanto, eles podem representar um risco de segurança. Para evitar isso, opte por um que vem com um interruptor de segurança.

4. Use o sistema de aquecimento hidrônico


Os sistemas de aquecimento hidrônico usam tubos de água quente para aquecer sua estufa até a temperatura desejada. Esses sistemas incluem uma caldeira, um sistema de tubulação de água quente e um controlador. A caldeira aquece a água, que é então distribuída através de um sistema de tubulação instalado no subsolo. Um controlador com um monitor de sensor de temperatura é usado para acompanhar as configurações de temperatura.

5. Composto para aquecer


A compostagem refere-se a um processo de reciclagem de matéria orgânica, como resíduos de cozinha e quintal em fertilizante para plantas. Na presença de umidade e oxigênio, bactérias, fungos decompõem a matéria do composto. Esta matéria orgânica é então adicionada ao solo para melhorar sua fertilidade. Durante este processo, muito calor é gerado. A pilha de compostagem pode ficar acima de 100 F, e esse calor pode ser utilizado para aquecer sua sala de cultivo.

Você pode começar a compostar em sua estufa dedicando um espaço onde você coleta os resíduos. O centro da estufa é ideal, pois ajudará a irradiar o calor de forma mais uniforme.

Este método não é adequado se você não gosta da ideia de resíduos dentro de sua estufa. Além disso, pode atrair pragas ou roedores, o que pode ser um incômodo.

6. Adicionar massa térmica


Um dos métodos de aquecimento mais fáceis é criar uma massa térmica. Refere-se a materiais que podem absorver calor e liberá-lo quando necessário. Por exemplo, a água tem uma alta massa térmica, então você pode utilizá-la para aquecer sua estufa.

Para criar massa térmica, encha grandes recipientes ou barris com água e coloque-os em áreas onde o sol brilha a maior parte do dia. Em seguida, coloque uma tampa solta e deixe-os lá durante o inverno. O sol aquecerá a água e o calor será irradiado de volta para a estufa à noite.

Observação:ao usar esse método, troque a água toda semana para evitar o crescimento de bactérias, algas ou fungos.

Como regular o calor em sua estufa


Embora os condicionadores de ar da sala de cultivo sejam a escolha ideal, existem outras maneiras baratas de manter sua estufa funcionando de maneira ideal no verão. Métodos simples de resfriamento, como sombrear sua estufa ou usar ventiladores, também funcionarão.

1. Ar Condicionado com Efeito Estufa


Se você mora em um clima quente e úmido, onde outros métodos de resfriamento provavelmente não funcionarão, a instalação de um ar condicionado na sala de cultivo é a melhor opção. Eles removem o excesso de calor e possuem um recurso de desumidificação que ajuda a aliviar os problemas de alta umidade.

Unidades compactas como mini-split, janela AC ou sistemas portáteis são dispositivos de controle de temperatura de estufa perfeitos para os meses de verão. Eles fornecem uma maneira simples, mas eficiente de resfriar sua sala de cultivo. Você também pode torná-los inteligentes combinando-os com controladores inteligentes e automatizando totalmente o ambiente da estufa.

2. Sombreie sua sala de cultivo


O sombreamento é um método econômico que pode ajudar a evitar que os raios solares intensos entrem através do vidro. Você pode usar um pano de sombra, aplicar uma sombra líquida (uma solução diluída com água para obter a densidade de sombra desejada) na superfície externa ou cultivar trepadeiras como ipomeia ou flor da lua para reduzir o calor do verão.

Ao sombrear sua estufa, certifique-se de filtrar apenas a luz e não bloqueá-la completamente, pois as plantas precisam de muita luz solar para crescer.

3. Ventile sua estufa


Durante os meses quentes de verão, abra as portas e janelas de sua estufa para facilitar a ventilação natural. Se a sua estufa tiver paredes de polietileno e um telhado, você pode enrolá-las para liberar o ar quente. Algumas estufas têm telhados articulados que podem ser abertos e fornecem circulação de ar. Você também pode optar por uma estufa de teto aberto ou com paredes laterais para abri-las facilmente quando necessário.

A instalação de exaustores em sua sala verde pode melhorar ainda mais a ventilação. Eles empurram o ar quente e retêm o ar frio dentro. Outro tipo de ventilador de estufa são os ventiladores de fluxo de ar horizontal (HAF). Eles misturam o ar quente perto do telhado com o ar mais frio do solo para fornecer um ambiente de crescimento uniforme.

Para aumentar o fluxo de ar, você também deve fazer uso de aberturas. Instale aberturas de teto e parede em sua estufa. Como o ar quente sobe, ele escapará pelas aberturas acima e o ar fresco e fresco entrará pelas aberturas das paredes. Isso garantirá a ventilação cruzada em sua sala verde.

Observação:o posicionamento do ventilador é importante; eles devem ter 1,5 a 1,8 m de altura na frente das aberturas para extrair ar frio. Certifique-se de que não estão no chão ou colocados no telhado; caso contrário, você não obterá o efeito desejado.

4. Use sistemas de nebulização ou neblina


Folhas murchas e queimadas são sinais indicadores de estresse térmico nas plantas. Pulverizar suas plantas durante altas temperaturas ajudará a evitar que suas plantas sequem em calor severo. Você pode tentar um sistema de nebulização ou nebulização que produz névoa fina em intervalos regulares para controlar a temperatura da estufa.

Observação:ao usar um sistema de nebulização, concentre-se na limpeza regular para evitar o crescimento de fungos ou algas em sua estufa .

5. Acalme-se


O amortecimento é uma técnica que envolve colocar água em superfícies duras, como encenação e caminhos. Quando a água fria evapora, proporciona um efeito de resfriamento na estufa.

Então, com que frequência você deve umedecê-lo? Uma vez pela manhã e outra à noite funciona bem.

6. Use o Opticlimate em sua estufa


Opticlimate é um kit de estufa climatizada especialmente concebido para o controlo da temperatura de estufas. Ele esfria, desumidifica, filtra e circula o ar frio em sua estufa. Ele também possui alguns recursos avançados, como uma função de resfriamento lento para facilitar lentamente as plantas no ciclo diurno e noturno.

7. Opte por um método de parede molhada


Uma parede molhada é um dispositivo de resfriamento que consiste em uma bomba de água que circula a água através da parede e um ventilador para resfriar a água evaporada. Ao usar este método, você terá que ficar de olho nos níveis de umidade. Assim que a umidade do ar aumentar, corte o fornecimento de água para a parede molhada.

Sua estufa retém o calor no interior e, em um dia quente e brilhante, a temperatura interna pode subir rapidamente para 100 F, o que está longe de ser o ideal. A temperatura pode se igualar ao ambiente externo nas noites de inverno, criando um ambiente de congelamento dentro da estufa. Quando os níveis de umidade da estufa estiverem muito altos, suas plantas não poderão respirar adequadamente e também causarão o crescimento de fungos. Se o teor de umidade for muito baixo, as folhas começarão a secar e suas plantas murcharão.

Todas essas condições extremas podem causar sérios danos às suas plantas, atrofiando seu crescimento e até matando-as se não forem tomadas medidas imediatas. Portanto, criar uma estufa climatizada é muito importante para manter suas plantas saudáveis ​​e aumentar o rendimento das colheitas.