>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Por que os alto-falantes do carro estão estalando e como corrigir isso?


Imagine que você está dirigindo um carro em um clima bonito e ouvindo sua música favorita, e então você começa a ouvir esse barulho irritante saindo dos alto-falantes.

Isso acontece com tanta frequência, e muitas pessoas estão se perguntando por que os alto-falantes do carro estão estalando e como evitá-lo.

Os alto-falantes do carro estão estalando principalmente devido à má conexão entre o alto-falante e o amplificador. Outra razão para os alto-falantes estalar são as bobinas de voz danificadas que podem entrar em contato com o ímã. Além disso, os alto-falantes podem estalar quando o amplificador muito poderoso os alimenta e, na verdade, as bobinas de voz tentam mover o cone além de seu limite.

No artigo abaixo, abordaremos essas causas com mais detalhes e também explicaremos como lidar com alto-falantes estalantes e como evitar que os alto-falantes do carro estalem.

Por que os alto-falantes do meu carro estão estalando?


O alto-falante rachado geralmente significa que algo está errado com a conexão dos fios dos alto-falantes. Existem duas causas principais para que a conexão dos alto-falantes seja ruim:
  • Rasgado fios do alto-falante. Isso acontece principalmente com a instalação de áudio em carros antigos, onde ao longo dos anos os cabos são danificados nos pontos apertados das portas, que são abertas e fechadas milhares de vezes em um ano. Para obter a melhor experiência de áudio, vale a pena substituir os alto-falantes de fábrica por fios OFC de alta qualidade que estão disponíveis na Amazon.
  • Conectores danificados . Os chicotes do lado do rádio geralmente estão em boas condições, a menos que estejam bem apertados no painel. Os conectores que estão danificados são mais frequentemente nos alto-falantes porque ficam soltos quando os fios dos alto-falantes se movem. Por exemplo, alto risco são os alto-falantes montados nos decks traseiros e, se você tiver esse problema, tente substituir os conectores danificados por conectores fortes FIXITOK spade .

Se ambos os fios e conectores foram verificados e estão em boas condições, outro motivo para o alto-falante estalar é a bobina de voz danificada.

A bobina de voz é colocada dentro do ímã. Há um pequeno espaço entre uma bobina de voz e um ímã, e quando a bobina de voz está fora do centro, ela pode tocar o ímã e criar um ruído crepitante.

Este contato cria um atalho. Embora os atalhos não durem mais do que uma fração de segundo, isso é suficiente para o alto-falante estalar.

Existem alguns motivos pelos quais a bobina de voz pode estar fora da posição:
  • Quando o cone ou a suspensão do alto-falante foi reparado e montado de volta com a bobina de voz colocada fora de posição contra o ímã.
  • O alto-falante pode estar com defeito do fabricante.
  • Quando a bobina de voz foi substituída e a nova e foi colocada incorretamente.

Também acontece que os alto-falantes estalam porque estão conectados ao amplificador com defeito ou pré-saídas danificadas. Normalmente, quando o amplificador está danificado, os alto-falantes não tocam, mas nem sempre é esse o caso.

Os amplificadores podem produzir sinais em um volume baixo sem problemas, mas quando os alto-falantes do carro estalam em volume alto, pode ser um sinal de um amplificador danificado.

Se você tiver um problema com pré-saídas, um amplificador terá que ser reparado ou, na pior das hipóteses, substituído, dependendo do nível de dano.

Estalos podem danificar os alto-falantes do carro?


Quando o alto-falante estalar, ele já pode estar quebrado. E se não, o mais perigoso para o alto-falante é a corrente interrompida que sobrecarrega a bobina de voz e, com efeito, pode danificar a parte elétrica ou mecânica do alto-falante.
  • Os danos mecânicos estão relacionados a cones quebrados ou rachados que são esticados demais devido a movimentos instáveis ​​da bobina de voz.
  • Os danos elétricos do alto-falante significam que a bobina de voz foi danificada ou queimada.

Se você ouvir sons de estalo ou crepitação do alto-falante, tente alocar este alto-falante e não o use até corrigir o problema. Caso contrário, você coloca em risco não apenas o alto-falante em si, mas também outras partes do sistema de áudio do seu carro.

Como consertar alto-falantes de carro estalando?


Qualquer alto-falante de carro danificado pode ser consertado, e é uma questão de tempo e custo. Reparando alto-falantes típicos de carro nem sempre vale a pena o esforço, pois esse reparo será caro quando realizado por profissionais.

Normalmente, consertamos alto-falantes caros ou únicos, a substituição original é difícil de encontrar.

Reparar a bobina de voz é o reparo mais complicado do alto-falante. Se você não tem experiência com eletricidade e sistemas de áudio, recomendo deixar isso para profissionais.

Quando você repara a bobina de voz em casa, ainda existe o risco de que os alto-falantes montados não soem exatamente como o novo ou os sons podem ser distorcidos.

No entanto, quando seu alto-falante tiver cone ou arredores danificados , repará-los ou substituí-los é relativamente fácil e pode ser feito em casa. Se você quiser saber como consertar um cone de alto-falante rachado, confira este artigo sobre como consertar o cone de alto-falante danificado.

Como consertar os alto-falantes do carro?


Ouvir a excelente qualidade da música enquanto dirige é a melhor forma de relaxamento enquanto dirige um carro. No entanto, não podemos remover completamente o risco de os alto-falantes começarem a estalar.

Existem muitas causas que podem criar esse problema, mas existem várias etapas simples que podem reduzir significativamente a probabilidade de estalar os alto-falantes do carro em volumes baixos ou altos.

Verifique os cabos do alto-falante que vão do amplificador ou rádio ao alto-falante .


Procure danos mecânicos na blindagem, corrosão ou desgaste geral. Acontece que, com o tempo, os fios dos alto-falantes se soltam, portanto, verifique se todas as conexões estão estáveis. As conexões de cabos são especialmente cruciais para subwoofers, onde fortes vibrações podem fazer com que as conexões se soltem.

Use filtros High Pass para todos os alto-falantes do carro .


Filtros ajustados corretamente eliminarão muitos graves que chegam aos alto-falantes da porta, o que pode causar distorção. A maioria dos alto-falantes do carro não é projetada para graves fortes e profundos, e forçar baixas frequências a esses alto-falantes pode causar estresse excessivo e, finalmente, danos. Se você deseja ter graves, a maneira mais simples é instalar o subwoofer e isolar apenas frequências acima de 80Hz nos alto-falantes da porta.

Reduza os graves em volume alto e aumente em volume baixo .


Quando você ouve música alta e ouve a distorção do som, isso pode ser causado por muito baixo para a capacidade dos alto-falantes. Faça ajustes nos graves e agudos na unidade principal de acordo, e você deve reduzir o risco de som crepitante.

Evite música com reforço de graves .


Muito baixo nunca foi bom para a qualidade da música e, a menos que você esteja participando da competição, isso deve ser evitado. Muito baixo sobrecarrega os alto-falantes e qualquer nível de volume, e não importa quão bons sejam os alto-falantes. Quando tocada por muito tempo, a música sobrecarregada com graves leva a danos permanentes nos alto-falantes.

Resumo


Ter uma boa música em seu carro é uma das maiores conquistas que podem tornar seu passeio confortável. Muitas pessoas cometem alguns erros simples que resultam em distorção dos alto-falantes quando em volume alto ou, às vezes, em volume baixo.

Outros podem instalar sistemas de som complexos que custam muito, mas ainda não conseguem obter uma saída clara.

Isso pode ser resultado de muitos problemas na configuração do sistema do carro, ou mesmo no próprio carro, mas essas poucas maneiras devem permitir que você reduza a probabilidade de os alto-falantes começarem a estalar.