>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Dicas de instalação DIY para amplificadores estéreo de carro

O guia definitivo para instalação de amplificadores automotivos


Se você gosta de trabalhar em seu carro, provavelmente deseja atualizar seu sistema de som automotivo por conta própria.

Esta é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre como seu estéreo funciona e como obter o melhor som dele. A instalação de um amplificador e alto-falantes que o acompanham também permite desenvolver algumas habilidades úteis que você pode usar para futuras atualizações e ajustes.

Embora este trabalho seja complicado, se você se sentir confiante em suas capacidades de fiação, vá em frente! E se você precisar de ajuda ao longo do caminho, não hesite em entrar em contato com os especialistas em som automotivo aqui da AudioMotive.

Pronto para começar?

O que você precisa


Os amplificadores de carro geralmente não vêm com fiação, então você precisará comprar fiação para conectar seu amplificador ao sistema estéreo do carro.

Fios de alimentação e terra


Para fornecer energia ao seu novo amplificador, você precisará conectá-lo ao sistema elétrico do seu veículo com fios de alimentação e terra.

Esses fios devem ser grossos o suficiente para lidar com a demanda de energia do amplificador. Um fio que não seja grosso o suficiente pode causar problemas para a operação do seu amplificador ou, no mínimo, impedir que ele acabe com sua potência nominal.

Consulte as instruções do seu amplificador para determinar o tamanho de fio recomendado a ser usado. O tamanho do fio é medido em diâmetros, geralmente chamado de bitola. Quanto menor o número do medidor, mais grosso será o fio.

Tire um tempo para medir a distância entre a bateria do carro e o amplificador para que você possa obter o comprimento certo dos fios.

Um fusível em linha


Um fusível em linha no cabo de alimentação principal, a menos de meio pé da conexão com a bateria, é obrigatório. Este fusível protege você, seu carro e seu sistema estéreo de um curto-circuito que pode causar um incêndio.

Um fusível típico de 16 a 20 pés é seguro usando um dos seguintes:
  • Fusível de 25 A para fiação de bitola 10
  • Fusível de 60 A para fiação de bitola 8
  • Fusível de 100 A para fiação de calibre 4
  • Fusível de 250 A para fiação de bitola 1/0

Como alternativa, procure kits de fiação de amplificador que atendam às especificações do seu amplificador. Os kits de fiação do amplificador incluem fusíveis e fios de alimentação, aterramento e de ativação correspondentes em um pacote conveniente para ajudar a remover qualquer potencial de confusão ou dano.

Cabos RCA e fios de alto-falante


Os amplificadores normalmente requerem cabos RCA para obter sinais de entrada da saída do receptor estéreo. Os cabos RCA vêm em pares estéreo e em uma variedade de comprimentos.

Ao passar fios de alto-falante da saída do seu amplificador para os alto-falantes, você pode usar qualquer tamanho de fio de calibre 18 a 14. Para subwoofers, use fios entre calibre 16 e 12.

Seu guia passo a passo


Depois de preparar todos os seus componentes e fiação, é hora de começar a trabalhar!

OBSERVAÇÃO :As especificações de instalação dependem do equipamento de amplificador que você comprou e da marca do seu veículo. Na dúvida, chame os profissionais!

Etapa 1:desconecte a bateria do carro


Seu carro deve ser estacionado em uma superfície plana com o freio de estacionamento acionado. A partir daqui, abra o capô e desconecte a bateria, começando pelo terminal negativo. Isso ajudará a evitar curtos e choques elétricos enquanto você instala seu amplificador!

Etapa 2:monte o amplificador


Escolha um local seguro para montar seu amplificador com segurança. O fabricante geralmente inclui algumas recomendações em suas instruções incluídas.

Como regra geral, os amplificadores produzem muito calor, então eles precisam de alguns centímetros de espaço de ar em todos os lados para ajudar a se refrescar. Não monte o amplificador de cabeça para baixo! Embora você possa economizar espaço, o calor emitido apenas irradiará de volta para o amplificador, causando superaquecimento e criando risco de incêndio.

Você também precisa garantir que haja espaço suficiente para conectar a fiação e ajustar os controles. Mas isso não é tudo! Seu amplificador também deve estar a pelo menos um metro do seu estéreo para evitar interferência e ruído radiante. Aparafusar o amplificador diretamente no chassi de metal do seu carro também é um convite para problemas de ruído. Use ilhós de borracha ao redor dos parafusos de montagem ou monte em uma placa de madeira antes de prendê-la ao corpo do seu carro.

Possíveis locais para montar seu amplificador incluem:
  • No firewall do lado do passageiro, use fios curtos e patch cords
  • Na área do porta-malas/escotilha
  • Sob um assento

Observe que você precisará ocultar a fiação para segurança e aparência. Dependendo do local escolhido, você precisará passar a fiação sob o painel, o kickpanel, a placa da porta ou o painel de acabamento do pilar. Esses painéis geralmente podem ser removidos desaparafusando e/ou levantando-os nas bordas.

Use braçadeiras de plástico para prender a fiação, especialmente se estiver atrás do painel, para garantir que os fios não interfiram em nenhuma parte móvel do veículo.

Etapa 3:Instale o fio de alimentação


Você precisará direcionar o fio de alimentação da bateria do carro, através do firewall do carro e através do corpo do carro até o amplificador.

Para fazer isso, encontre um ilhó não utilizado no firewall para passar o fio. Alternativamente, você pode encontrar um com fios passando e espaço suficiente para o fio de alimentação passar também.

Se não houver ilhós existentes para usar, faça um furo no firewall, verificando em ambos os lados para garantir que você não perfure fios elétricos ou linhas de gás. Use um ilhó no novo orifício para evitar danos ao fio que passa pelo orifício.

Etapa 4:instale o suporte do fusível


Se o seu fio de alimentação já tiver um suporte de fusível instalado, você pode pular esta etapa.

Se não, tudo bem. Encontre um local para instalar o porta-fusíveis perto da bateria do carro, idealmente a menos de 6 polegadas da bateria. Fixe o suporte com um parafuso ou braçadeira.

Corte um pequeno pedaço da extremidade do fio de alimentação. Esta peça deve ser longa o suficiente para alcançar o porta-fusível da bateria do carro. Use um decapador de fios para retirar o isolamento de ambas as extremidades do pedaço de fio recém-cortado.

Pegue um anel de terminal do seu kit de fiação e prenda-o em uma extremidade deste pequeno pedaço de fio. Fixe o porta-fusível na outra extremidade.

Retire o isolamento da extremidade do fio de alimentação e conecte-o à outra extremidade do porta-fusível.

Etapa 5:Conecte o fio de alimentação


Conecte o fio de alimentação ao terminal positivo da bateria.

Para um poste de bateria montado na parte superior, prenda um terminal de anel na extremidade do cabo de alimentação, se ainda não estiver conectado. Remova a porca do terminal da bateria, coloque o anel do cabo de alimentação sobre o parafuso que prende o terminal da bateria ao poste da bateria. Em seguida, substitua a porca.

Adaptadores de terminal estão disponíveis para veículos com postes de bateria de montagem lateral.

Passe um fio sobre o cabo de alimentação até atingir o firewall e corte para caber. Em seguida, passe o fio de arame sobre o fio curto conectado ao suporte do fusível e à bateria.

Etapa 6:Instale o fio terra


Encontre um parafuso na estrutura de metal do seu carro perto do amplificador. Se você não conseguir encontrar um, faça um furo para um, certificando-se de não perfurar nenhum fio, linha ou tanque de gasolina.

Prenda um terminal de anel no cabo de aterramento curto. Raspe a tinta e limpe a sujeira do local do parafuso para que a conexão do fio terra fique em metal nu. Em seguida, aparafuse o terminal firmemente ao chassi de metal do carro.

Aterramento solto ou inadequado é a principal causa de problemas de amplificador para estéreos de carro.

Etapa 7:Conecte os cabos RCA, alto-falante e de ativação remota


Conecte esses cabos do amplificador à parte traseira de sua unidade principal estéreo. Se sua unidade principal não tiver uma saída de ativação remota, você precisará conectar o fio de ativação ao terminal de saída com fusível do fio de alimentação.

Conecte os fios dos alto-falantes frontal, traseiro e subwoofer do amplificador aos alto-falantes correspondentes.

Depois que todos os fios estiverem conectados, verifique se toda a fiação está firme e segura.

Etapa 8:ativar


Defina todos os ganhos do amplificador para o mínimo e desligue todos os filtros, reforço de graves e EQ. Certifique-se de que o fusível principal esteja seguro. E reconecte o cabo negativo da bateria do seu carro.

Ligue o seu veículo e o rádio. Verifique a luz de alimentação do amplificador. Aumente o volume da música e verifique se o som está saindo de cada alto-falante.

Teste o sistema estéreo usando as configurações de balanço, fade e subwoofer na unidade principal. Verifique se cada alto-falante está funcionando sem estática ou distorção.

Defina o ganho do amplificador para corresponder ao nível de entrada do amplificador com o nível de saída do receptor.

Se tudo soar bem, reinstale o estéreo e os painéis.

Solução de problemas


Os problemas comuns que ocorrem com as instalações de amplificadores de carro DIY incluem:
  • Necessidade de redefinir o código de segurança antifurto do rádio de fábrica;
  • Um sistema elétrico com defeito;
  • Nenhum som vindo dos alto-falantes; e
  • Ruído vindo dos alto-falantes.

Para corrigir rapidamente esses problemas ou evitá-los completamente, obtenha ajuda especializada.

Visite os especialistas em instalação de amplificadores automotivos para atualizações e instalações profissionais e sem preocupações de estéreos automotivos.